domingo, 27 de março de 2022

Nada a reportar...ou quase nada.

 Eu queria falar sobre o jogo do Manchester City contra o Birmginham hoje, infelizmente essa partida não aconteceu porque houve um surto de covid nas jogadoras do elenco adversário, então foi um final semana bem chato, sem atuação do City. Em outra partida da competição o United venceu o Everton por 3 a 1 e abriu três pontos da gente, isso não é tão ruim assim na nossa luta para nos classificarmos para a próxima Liga dos Campeões.

Isso porque o United tem 3 pontos, um jogo a mais e 4 gols de saldo mais que a gente, o jogo que devemos é em casa contra o lanterna (sempre lembrando que elas venceram as líderes Arsenal por 2 a 0), se tudo der certo, vamos vencer essa partida e dá para fazer um saldo de gols legal. Em dezembro fora de casa vencemos por 3 a 2 aos 89 minutos, o time estava depenado, a Gerogia Stanway jogou de lateral direita, a Ruby Mace na esquerda e mesmo assim vencemos. E como temos jogos mais fáceis que o United, elas pegarão o Chelsea, entendo que estamos em grande vantagem para pegar a terceira e última vaga para a próxima competição europeia.

Levamos um susto no sábado com o jogo da Inglaterra, Grealish e Sterling foram banco e entraram no segundo tempo, Foden foi titular e eacho que jogou os 90 minutos, Stones seria titular, mas a escalação teve que ser refeita porque ele sentiu um incômodo e Gareth Southgate tirou ele do time. Bem, qualquer torcedor do City pensou: "Ih, rapaz, hoje só temos o Laporte e Aké em condições de jogo...". Depois da partida Southgate disse que foi apenas uma precaução e deveria estar pronto para jogar o próximo amistoso inglês, contra a Costa do Marfim. Prefiro que isso não aconteça, deixa ele descansar mais um pouco porque tem partida importante contra o Burnley no sábado e depois aquela sequência gostosa de Atlético de Madrid, Liverpool, Atlético de Madrid e Liverpool, esse pela Copa da Inglaterra. Essa sequência é bem mais punk do que aquela no começo da temporada: Chelsea, PSG e Liverpool, todos fora de casa, onde saímos com uma vitória, uma derrota e um empate.

Muitas especulações sobre a chegada de Haaland, a saída do Gabriel, Juventus poderia ser seu destino, e renovações contratuais de Mahrez, Gundogan e Rodri. Nada sobre uma extensão contratual do Guardiola, até agora vai até 2023, talvez se o Haaland chegar, quem sabe ele não queira colocar a caneta no papel logo;

Fui!

domingo, 20 de março de 2022

City avança na(s) Copa(s) da Inglaterra.

 O dia do Manchester City teve três jogos e por muito pouco não foi de 100% de aproveitamento, só a equipe da base ficou no empate, os times feminino e masculino venceram e se classificaram para as semifinais da Copa da Inglaterra.

No estádio da Academia as meninas meteram mais um 4 a 0 no Everton com facilidade, gols de Lauren Hemp (2), Caroline Weir e Ellen White foram as autoras dos gols. Arsenal, Chelsea e West Ham foram os times que avançaram, agora resta saber quando será o sorteio para definir os confrontos porque o site da federação inglesa não informa, as semifinais serão jogadas nos dias 16/17 com o local ainda não confirmado, coisa bem diferente da versão masculina. Na próxima quarta feira jogaremos nossa partida adiada da Liga e voltaremos a enfrentar o Everton, novamente no estádio da Academia, uma vitória nos deixa com o mesmo número de pontos e jogos do United, o problema é o saldo de gols 19 para o United contra 13 para a gente, mas iremos descontar pelo menos.

No segundo jogo do dia, nós visitamos o Southampton no sul do país e vencemos por 4 a 1 (Sterling, De Bruyne, Foden e Grealish) com uns "pequenos" sustos do time da casa que meteu bola na trave no zero a zero, quase emaptou no 2 a 1. O Guardiola não escalou o nosso melhor time, Foden e Mahrez, por exemplo, começaram no banco e ajudaram bastante com essa vitória pois nos tiraram de uns momentos de tensão.

Gabriel Jesus foi bem na partida, ele deu o passe para o primeiro gol e sofreu um pênalti claro para marcamos o segundo, ele jogou na direita do nosso ataque, acho que é a posição que ele rende mais, tem uma especulação que ele poderá sair para a Juventus, disposta a pagar £ 65 milhões, não sei se ele vai, mas tenho certeza que por esse valor não é, impossível alguém pagar isso tudo para um jogador do City.

Nós tivemos erros muito bobos durante a partida, por exemplo uma bola que tentávamos sair jogando o De Bruyne esperou a bola chegar no seu pé enquanto um cara do Southampton vinha com sede ao pote para roubar e conseguiu. E o gol deles, para mim, foi um erro do goleiro com azar do Laporte, o Steffen saiu do gol, só que não parecia que queria chegar na bola e não chegou mesmo, o ponta do Southampton conseguiu cruzar e a bola bateu no pé do Laporte para entrar calmamente no nosso gol. Que bobeira monstra nossa. O goleiro se recuperou depois com uma defesa a queima roupa do Che Adams.

O placar não indica totalmente o quê foi o jogo, poderia der ficado ruim para a gente, pelo menos saímos classificados e agora enfrentaremos o Liverpool e a sequência de partidas após a data FIFA vai ser um desgate físico e emocional para todos. Tirando o Bunrley (fora de casa), temos isso aqui: 05/04 Atlético (C), 10/04 Liverpool (c), 13/04 Atlético (f) e semifinal em Wembley contra o Liverpool nesse final de semana seguinte. Que delícia de semanas para o meu coração.

E para finalizar, o time da base com McAtee, Delap, Egan-Riley, Mbete, Laiva, Edozie ficou no empate em zero a zero diante do Liverpool no Etihad e agora tem 8 pontos de frente para o West Ham, mas ele farão mais cinco jogos enquanto nós só temos mais três (Arsenal e Leeds fora, Everton na última rodada em casa). Nem Cole Palmer nem Kayky estiveram presente nos dois jogos do City. Pelo o quê eu li, não foi um grande jogo nosso.

Agora temos a data FIFA no masculino, jogos só em abril e para quem for de São Paulo, Recife e Londrina poderá ir a exposição da Taça da Premier League que o City e o Fernandinho trarão para o país.

sábado, 19 de março de 2022

Copa da Inglaterra, muita Copa da Inglaterra.

 Meu Deus! Posterguei o máximo que eu pude para escrever esse post para os jogos do Manchester City nesse domingo e são três jogos! Então vamos por lá e falar por ordem cronológica que as partidas se iniciarão.

Pelas quartas de final da Copa da Inglaterra, o City receberá o Everton no estádio da Academia às 9:30 com transmissão pelo site e/ou Player da Federaçã Inglesa e esse será o terceiro confronto entre as duas equipes na temporada e o quarto acontecerá no meio de semana, dia 23, também em Manchester em partida adiada do campeonato inglês. E o Everton não parece ser um adversário para a gente.

Na estreia do campeonato inglês vencemos por 4 a 0 fora de casa com um time ainda cheio de problemas de lesões. Vicky Losada (ausente amanhã), Janine Beckie, Bunny Shaw e Steph Houghton (fora do jogo) marcaram nossos gols. E em partida da Copa da Liga, competição que sagramos campeões duas semanas atrás, foi uma vitória em casa por 5 a 1 com gols de Caroline Weir, Shaw, Lauren Hemp, Jess Park e Ellen White. Nove gols em duas partidas e apenas um sofrido e com o Everton apenas em nono lugar em campeonato com doze times, eu não espero muita dificuldade.

No caminho para essa fase vencemos o Nottingham por 8 a 0, com direito a Hat Trick da Georgia Stanway e um 4 a 1 no United fora de casa, num jogo que atuamos mal no primeiro tempo, mas nos acertamos no segundo e passamos o trator com 4 gols nessa etapa. Se o City vencer o Everton poderá enfrentar o Arsenal que já venceu o Coventry por 2 a 0, Chelsea/Birmingham (esse aqui lanterna do campeonato com apenas uma vitória, sobre o líder Arsenal por 2 a 0! E única derrota do Arsenal na competição) ou Ipswich Town (terceira divisão)/West Ham. Estou curioso para saber como estará o Chelsea após as sanções impostas pelo governo inglês ao clube, medidas que sou contrário porque vão mais prejudicar os trabalhadores do clube que o dono.

Mais tarde, ao meio dia, jogaremos contra o Southampton no St Mary em jogo com transmissão dos canais ESPN e o serviço de Streaming Starplus. Nessa partida o único problema para Guardiola é a ausência do Rúben Dias, que o treinador falou que se recupera bem do seu problema físico, motivo da sua saída no intervalo do jogo contra o Peterborough United na rodada anterior e o desfalque dele nos jogos seguintes.

Nesse jogo poderemos ter a volta do Zack Steffen que já esteve no banco na partida contra o Crystal Palace, na sua ausência na rodada anterior, Guardiola preferiu manter o Ederson como titular e no Scott Carson, ele mostrava que levava a sério a partida, num momento que o City não estava conseguindo de forma fácil os resultados.

O Southampton tirou 4 pontos da gente nessa temporada, eles tem "ajudado" bastante o Liverpool, e o City de Guardiola pode bater uma marca inédita em uma única temporada com o espanhol no comando do nosso time: três partidas seguidas sem marcar um único gol. O time ficou em dois zero a zero seguidos, Sporting (jogo pouco importante) e Crystal Palace (jogo muito importante), mas pensando de forma positiva, um zero a zero pode nos classificar...rs. A única sequência de três jogos sem marcar foi com a final da Liga dos Campeões 20/21, a Supercopa 21/22 e a estreia na Premier League, perdemos as três partidas por 1 a 0.

Como esse jogo é o último antes da parada data FIFA não acredito que o Guardiola colocará um time mais ou menos, ainda mais que o Southampton já nos complicou bastante nessa temporada, vai ser uma pena para os jogadores da base, que poderiam ser usados já que nessa competição se pode fazer até cinco substituições. Se tivesse que apostar apenas dois viajariam para o sul: Luke Mbete, para termos 4 zagueiros no elenco, ele esteve no banco contra o Palace, e se tiver condições de jogo o Cole Palmer, mas talvez ele fique em Manchester para jogar mais tempo contra o Liverpool, ele perdeu muitos jogos por uma lesão não explicada.

O Chelsea bateu o Middlesborough hoje por 2 a 0, Crystal Palace e Everton abrem a rodada de domingo em Londres e Nottingham Forest e Liverpool fecham, o sorteio será realizado antes desse último jogo. O vencedor de Southampton e City é a bolinha de número 4 e as duas semi finais serão jogadas em Wembley, como de costume. Além do jogo do City, essa partida do Liverpool vale a pena ver por causa do estilo de jogo do Nottingham, dirigido pelo Steve Cooper, técnico campeão sub 17 na Índia em 2017 com o Phil Foden sendo o cara do torneio, eu já vi o Swansea dele no passado e gostei e os jogos que vi do Nottingham na atual, o time parecia ser certinho e está na luta por uma das 4 vagas dos play offs para subir para a Premier League.

E para finalizar o dia, jogo às 15:30 no Etihad entre City e Liverpool, o nosso time lidera com alguma margem a Premier League 2, o West Ham tem sete pontos a menos e um jogo a mais por fazer, uma vantagem boa para gente que depois de amanhã teremos mais 3 jogos por fazer, são 14 clubes inscritos para participar. Nosso último jogo foi contra o Crystal Palace em Londres e vitória de 2 a 1 com dois gols do Liam Delap e passes do James McAtee, eu acho que os dois estarão no Etihad e não no St Mary´s. Para jogar pouco no time principal e melhor jogar 90 minutos na base e ajudar o time a conquistar o bicampeonato.

Eu acho que esse jogo está no CityTv, também conhecido como City+, acho que rola uma assinatura, mas como meu cartão é apenas nacional para mim fica ruim.

Três jogos e três vitórias, por favor gente, eu quero ter um domingo feliz porque às 16 horas até às 18 eu tenho certeza que estarei xingando Deus e o mundo.

quarta-feira, 16 de março de 2022

Notícias Manchester City - 16/03/2022

 Ainda chateado com o empate entre Crystal Palace e Manchester City, não com o jogo em si, eu achei que tivemos chances reais de gol, duas bolas na trave, uma tentativa de lobbie do De Bruyne, Bernardo tentou cortar o goleiro e adiantou a bola, alguns chutes do Mahrez e mais, jogamos no campo deles o tempo todo, realmente dava medo o contra ataque e falhas de passes dos nossos defensores.

A questão de não realizar alteração do Guardiola, eu achei irrelevante, o time estava bem em campo, ninguém me pareceu cansado, acredito que ele via o time com chance de marcar pelo menos um gol, pode ter pensado que colocar alguém do banco, frio, não conseguiria dar mais força naquele momento. Podemos fazer vários "SE", o certo é que perdemos dois pontos e o Liverpool, com um jogo a menos, está a 4 pontos da gente, jogarão essa tarde em Londres contra o Arsenal, que está em crescimento e luta com vontade por uma vaga na Liga dos Campeões, tomara que Mikel Arteta se lembre de seu passado no Everton e no City (meu desespero batendo.)

Também hoje tem jogo do time feminino do City contra o Reading pelo campeonato inglês, a partida começará às 16 horas no estádio da Academia e não terá transmissão pelo Starplus, talvez pelo App da FA. A goleira Ellie Roebuck está confirmada depois de ter saído na vitória sobre o Tottenham com a visão turva, a jovem Khiara Keating está de sobreaviso.

Se vencer o sétimo colocado, o City pula da quinta para a quarta colocação e ficará a apenas dois pontos do United, que enfrentará o West Ham (sexto colocado) em Londres. Dependendo do resultado do United, essa vantagem de dois pontos para a gente pode ser com um jogo a mais feito pelo United que terá que enfrentar o Chelsea mais para a frente. Esse jogo entre West Ham e United começará meia hora mais tarde. Veremos se o time feminino do United aguenta a pressão porque o masculino não, deu adeus a Liga dos Campeões, pode perder a vaga na próxima temporada e não vai levar nenhum troféu nessa temporada, mais uma vez, a quinta seguida.

domingo, 13 de março de 2022

Premier League: Crystal Palace vs Manchester City

 Segunda feira é dia de visita a Londres. O Manchester City jogará contra o Crystal Palace na capital inglesa em jogo com transmissão dos canais ESPN e o serviço de streaming StarPlus. Partida se iniciará às 17 horas.

Temos boas notícias para essa partida, quase todos os nossos jogadores estarão livres para jogar, apenas Rúben Dias não foi visto nos treinamentos nos últimos dias, mas ele já se era de esperar que ficaria de fora por um período mais longo que os demais. Zack Steffen, Nathan Aké, João Cancelo e Cole Palmer voltaram a participar dos treinos com os companheiros e eles se somam ao Kyle Walker que não jogou contra o Sporting por suspensão, com essa quantidade toda de jogadores liberados a participação do pessoal da base deve se tornar menor nos próximos jogos, acredito que apenas o Luke Mbete deva estar 100% com os profissionais porque precisamos de quatro zagueiros nos treinos e jogos.

O desafio de amanhã é evitar perder pontos para um time que nos venceu no Etihad por 2 a 0, jogamos com menos um desde o final do primeiro tempo, quando já estava 1 a 0 para eles, jogamos no ataque naquele dia, infelizmente não deu. A partida é muito importante porque o Liverpool venceu fora de casa o Brighton por 2 a 0, logo eles continuam na nossa cola.

Essa partida será a nossa última partida da Premier League antes da parada da data FIFA, pois na semana que vem teremos o confronto das quartas de final da Copa da Inglaterra contra o Southampton no sul do país, hoje eles perderam em casa para um dos três times na zona de rebaixamento, ou seja, vão meter um Tottenham para cima da gente e jogar a partida da vida deles.

Para esse jogo contra o Crystal Palace, Guardiola não mexerá na estrutura do time, ele vai manter os dois zagueiros porque é o que ele tem, o Walker e Cancelo deverão jogar onde eles tem jogado com o Rodri na frente da zaga e De Bruyne com Bernardo na armação. Na frente eu jogaria com Foden (aquele falso nove maroto), Mahrez e mais um, pode ser o Grealish (que foi muito bem contra o United, com certeza top três de melhores jogos dele com a camisa do City até agora) ou Sterling. Acredito que o Gabriel Jesus, que não foi convocado por Tite, deverá ficar mais um tempo no banco em jogos importantes, temos que tomar cuidad com sua confiança, não deixar se abater.

O Palace faz uma campanha segura com o Patrick Vieira no comando, uma décima primeira posição com 33 pontos, bem longe da zona da degola. São três partidas com invencibilidade para eles com dois vitórias, ambas fora de casa, e um empate diante do Burnley, esse aqui no Selhurst Park.

Superliga Feminina

Com um gol da Caroline Weir no segundo tempo, o Manchester City venceu fora de casa o Tottenham e entrou de vez na briga por uma das vagas na próxima Liga dos Campeões.

O time de Gareth Taylor não teve problemas na defesa para vencer, o time se comportou bem e não sofreu pressão, no ataque fora poucas oportunidades, a melhor antes do gol foi uma falta da Weir que bateu caprichosamente no pé da trave.

A jogada do gol surgiu de uma arrancada da Lucy Bronze pela direita, ela tocou para a Jess Park (entrou no segundo tempo) cruzar, a goleira só conseguiu espalmar a a nossa senhora gols de cobertura aproveitou o rebote para marcar. Agora o time tem um jogo a menos que o Tottenham e o United, com dois e cinco pontos atrás respectivamente, próximo jogo será contra o Reading na quarta feira, no estádio da Academia.

Não sei se a goleira Ellen Roebuck poderá jogar, ela teve que sair de campo hoje após um choque e falar que a visão estava meio turva, nos treinamentos durante a semana, ela já tinha coledido com a Bunny Shaw. A jovem Khiara Keating saiu do banco para completar os minutos finais, está de sobre aviso para ser a titular nesse jogo de quarta. 

Jogos da base

O Manchester City passeia nas competições de base, é líder na Premier League 2 com 10 pontos a mais que o segundo colocado (West Ham), mas temos dois jogos a mais e na Sub 18 seção Norte, 7 pontos a frente do Liverpool com o mesmo número de jogos, na parte Sul da competição, Southampton e West Ham brigam pelo título. Lembrar que levamos os três canecos da Premier League na temporada passada: profissional, Premier League 2 e sub 18, temos chance de repetir.

Na Premier League 2 vencemos por 2 a 1 fora de casa o Crystal Palace com dois gols do Liam Delap com dois passes do James McAtee. Jogadores com partidas no time principal que atuaram, além dos dois citados: CJ Egan-Riley e Samuel Edozie, ou seja, não foi um time tão forte assim. Só tínhamos 4 jogadores no banco.

No sub 18 vencemos o Everton por 1 a 0 em casa, gol de Joel Ndala. O nome que eu mais conheço do time é o português Carlos Borges que não jogou nessa partida pois estava com o time sub 23 contra o Palace e entrou no segundo tempo

Próximo jogo na EPL 2 será contra o Liverpool no dia 20/03 e no site da Premier League fala em jogo no Etihad, não será utilizado por um tempo já que na Copa da Inglaterra a partida será fora de casa e parada data FIFA.  O sub 18 enfrentrá o Nottingham fora de casa.

sábado, 12 de março de 2022

Superliga: Tottenham vs Man City

 Nesse domingo em Londres, o Manchester City tentará se aproximar de uma das vagas para a próxima Liga dos Campeões, o time de Gareth Taylor enfrentará o Tottenham em jogo que começará às 9:30 com transmissão do serviço de Streaming StarPlus.

Essa será a terceira partida entre City e Tottenham na temporada, no jogo de ida do campeonato perdemos por 2 a 1 (Lauren Hemp) em casa com o time todo depenado pelo departamento médico e um segundo gol contra da nossa goleira após a jogadora do Tottenham usar a mão para desviar a bola em direção ao nosso gol. Como o trio de arbitragem não vi esse lance é algo que eu não consigo explicar nem em 10 mil anos de vida, esse empate nos deixarei bem mais colocados em Manchester United e o próprio Tottenham.

Recentemente as equipes se enfrentaram na semi final da Copa da Liga e com o time bem mais completo, passamos com tranquilidade em casa por 3 a 0, gols marcados por Jesse Park, Bunny Shaw e Lauren Hemp. A final da competição foi na semana passada e as meninas viraram para cima do Chelsea após estarem perdendo por 1 a 0, terminou o jogo 3 a 1 e caneco para Manchester. O interessante desse jogo foi a mesma coisa que aconteceu contra o Unite no jogo anterior: começamos muito mal a partida, tomamos um gol e começamos a crescer mais para o final da etapa, no segundo tempo o time foi dominante nesses dois confrontos. Taylor deve estar bem bolado com isso porque vai ter jogo que não dará para buscar o resultado.

Stephen Houghton está de fora de mais uma partida com problema no tendão de Aquiles, ela está na luta para tentar estar em condições para joga a Eurocopa no meio do ano. Vicky Losada será outra ausência, assim com a de longo prazo, Chloe Kelly, que de acordo com o treinador está cada vez mais perto do retorno após cirurgia de ligamento cruzado do joelho.

Mais uma vez o destaque para mim vai para a Lauren Hemp, tem sido nosso motor em quase todas as partidas, precisa melhorar a finalização, o gol perdido contra o Chelsea, o placar ainda estava 1 a 0 para elas, poderia ter nos custado aquele título, ficar livre daquele jeito e acertar a trave é algo que não dá para passar pano.

Na nossa luta pela terceira vaga para a Liga dos Campeões esse confronto é o último contra adversários direitos e depois disso só enfrentaremos times que estão atrás da gente no momento, United e Tottenham terão que enfrentar as duas equipes que lutam pelo título: United visitará o Chelsea e o Arsenal terá seu clássico contra o Tottenham na sua casa. Dá muito para buscar essa vaga depois de um começo de temporada muito ruim. 

O United venceu o Reading por 3 a 1 fora de casa e pegará o West Ham no meio de semana, também fora de casa, com 31 pontos contra 23 nossos e dois jogos a mais que a gente, um tropeço contra os Hammers não cairia mal não.

Olha dá para ganhar tranquilamente amanhã, acho o nosso time bem melhor, acho ainda que dá para fazer saldo de gols, o resultado da Copa da Liga é muito mais real do que a partida do campeonato, espero que o time não dê mole e a goleira Ellie Roebuck, que é muito boa, não cometa falhas como aconteceram nas duas últimas partidas.

quarta-feira, 9 de março de 2022

City fica no 0 x 0 na Liga dos Campeões.

 Não que eu esparesse muito coisa desse jogo, nem dava tanta importância assim, mas ver esse jogo do City contra o Sporting hoje foi algo heróico, ainda bem que eu abri uma segunda tela para assistir ao mesmo tempo o jogo entre Real Madrid e PSG. Ficamos num 0 a 0 que só não foi pior porque ninguém se machucou ou foi suspenso para as quartas de final.

Dos 11 jogadores que começaram a partida de hoje, 10 nós podemos esperar em qualquer partida nossa na atual temporada, mas a vaga que sobrou me pegou de surpresa mesmo: CJ Egan-Riley, fez sua estreia na Liga dos Campeões, a sua segunda partida com a camisa do City, a outra foi em partida da Copa da Liga e novamente atuou na lateral direita. E foi bem no jogo, não comprometeu defensivamente e não ofereceu muita coisa no ataque. Até ontem ele estava na lista dos jogadores B que já tinha sido inscritos em algum momento da competição, só que no último jogo não estava mais. Hoje de manhã a UEFA atualizou a lista do elenco do City e ele estava lá.

Eu imaginava que Luke Mbete poderia começar a partida, ele entrou apenas no final do jogo no luga do Laporte e assim também fez sua estreia na maior competição de clubes da Europa. Quem também teve sua chance foi o James McAtee ao entrar no intervalo, tentou jogar e mostrou sua categoria, deu lampejos sobre o que poderemos esperar dele nos próximos anos. Imagina um meio de campo formado pro Fodenm Palmer e McAtee, tudo produzido na base do City.

Não tivemos muitas oportunidades de gol no jogo todo, mesmo com um goleiro do Sporting muito inseguro, Gabriel chegou a marcar, mas a revisão obrigatória do VAR anulou por impedimento. O nosso melhor momento foi já no final da partida, nos últimos 5 minutos, ali até ofeceremos lampejos do que é o City. E o Sporting veio para Manchester para sua torcida se divertir na arquibancada e fazer brilhar nosso goleiro.

Num lance cara a cara, acho que era o jogador inglês do Sporting, Marcus Edwards, teve a chance de marcar o gol da vitória, mas ele amarelou para o nosso goleiro, o cara cresceu e o atacante tremeu. Vocês estão achando que era o Ederson? O Steffen? Erraram feio, era o senhor Scott Carson! Ele entrou aos 70 e poucos minutos no lugar do brasileiro ( e falar para vocês que não me pareceu derespeito em nenhum momento a troca de goleiro, apenas uma homenagem com um ícone do City). Carson parecia um goleiro de Handebol e fechou o ângulo numa saída em X. No lance ele se chocou com o atacante e precisou ser atendido, Ederson ria no banco e o terceiro goleiro pensou em ir para o aquecimento, não foi necessário a troca.

Agora City se junta a Liverpool, Bayern e Real Madrid com as outras quatro vagas para a próxima fase sendo decididas na semana que vem com sorteio na sexta seguinte.

Guardiola avisou que ainda é cedo para garantir os retornos de Aké e Cancelo, nosso próximo jogo será apenas na próxima segunda, a evolução dos jogadores será acompanhada dia a dia.

terça-feira, 8 de março de 2022

Liga dos Campeões - Man City vs Sporting

 Para garantir a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões, o Manchester City recebrá o Sporting após vencer fora de casa por 5 a 0 o time português. A partida começará às 17 horas da tarde, com transmissão do canal Space e o streaming HBO Max.

Parece protocolar a ida para as quartas, mas na coletiva de hoje, onde Ederson acompanhou o Guardiola, o treinador nos contou que a situação do elenco não está muito boa não. Segundo ele temos 14 jogadores disponíveis para essa partida mais dois goleiros, o Zack Steffen continua a fora, se o Carson não jogou contra o Peterborough United não será numa partida dessa importância que ele fará mais um jogo pelo City.

E vou te falar uma coisa, o jornal MEN divulgou quais eram os jogadores no treino aberto para a imprensa e dos 14 jogadores, um era o Walker que está suspenso até a primeira partida das quartas se o clube avançar, devido a suspensão causada pela expulsão contra o RB Leipzig, questionado sobre o City ter recorrido, Guardiola disse que não estava satisfeito por isso, já que entendeu que foi um erro muito grande do nosso lateral direito. Outro presente no treinamento era o De Bruyne, mas ele tem dois cartões amarelos e na coletiva deu a entender que ele começará no banco para evitar uma suspensão boba, Cancelo também tem dois amarelos, só que ele está doente e perderá o jogo.

Além do Cancelo, do Walker e do Steffen confirmados fora, temos o Dias e Aké ausentes, sendo que o holandês poderá voltar mais cedo, amanhã ainda não seria hora para seu retorno, o Dias ficará mais tempo de fora, por isso que o Guardiola não deverá forçar a volta do Aké. Sem dois laterais direitos e dois defensores, o nosso treinador terá que se virá para fazer uma escalação da parte defensiva do time, eu imagino que o Mbete pode começar como titular, num esquema com três zagueiros ou com Stones ou Fernandinho na lateral direita e o jovem como companheiro de zaga do Laporte. Quem treinou com os profissionais foi o CJ Egan-Riley que jogou na direita contra o Wycombe pela Copa da Liga, pelo o quê me consta ele é zagueiro e foi improvisado por ali.

Joshua Wilson-Esbrand também jogou nessa partida da Copa da Liga, não estava no treinamento não, o cara sumiu de vez, não sei se está lesionado ou coisa parecida, já li fofoca sobre a situação contratual dele que acaba em junho e ele não assinou nada. Gostei do jogo dele naquele dia, mas se não quiser ficar e melhor nem dar oportunidade no time principal. Cole Palmer perderá mais um jogo, se tivesse em condições acredito que ele estaria em campo desde o início.

Para o ataque temos muitas opções, pode ser uma oportunidade de vermos o Foden como articulador do time junto com Fernandinho (ou Rodri) e Gundogan no meio e Sterling, Mahrez, Gabriel e Grealish lutariam por três vagas. Eu pouparia o Bernardo, deixa ele no banco, encheria de jovens nos relacionados e iria controlando o jogo, quando notasse que a coisa estava certa daria chance para o Delap e McAtee, acho que ambos estão sedentos por mais tempo de jogo.

A minha única preocupação para esse jogo é repetir 2017/18, eu acho, quando eliminamos o Basel no primeiro jogo ( 4 a 0 fora), perdemos para eles em casa e as duas seguidas nas quartas para o Liverpool, medo de um Deja Vu.

O Sporting tem três problemas de lesão e uma suspensão, o treinador no dia do jogo de ida tinha avisado que iria com os principais jogadores disponíveis porque, mesmo achando que a eliminação é certa, não quer jogar os jovens aos leões e ter um resultado pior ainda em Manchester do que em Lisboa.

Amanhã ficarei de um olho nessa partida e outro em Real Madrid e PSG, com a vitória por apenas 1 a 0 do time francês em casa, o confronto está abertíssimo.

domingo, 6 de março de 2022

E Manchester é azul!

E deu a lógica na tarde de hoje no Etihad. Em jogo do primeiro colocado contra o quarto, o Manchester City venceu por 4 a 1 para colocar 22 pontos de diferença para o "rival" que caiu para o quinto lugar. Kevin De Bruyne e Riyad Mahrez marcaram dois gols cada. 

Eu vou dizer para vocês que eu estava nervoso e fiquei assim durante boa parte do jogo, mas se tirar a emoção do torcedor da equação, uma pessoa neutra conseguiria cravar que o City iria vencer e pode dizer que seria com facilidade. O time abriu o placar logo cedo em grande jogada de Grealish e Bernardo Silva que achou o De Bruyne livre para fazer o 1 a 0. Que maravilha isso, daria para ter um alívio, só que não era o melhor momento do City durante o jogo, o United até conseguiu ficar a com a bola no campo de ataque por alguns períodos, nada muito longo, mas vocês sabem como é clássico: o time menor se supera. E foi isso que eles fizeram num contra ataque de Pogba com Sancho.

O ex base do City, que era muito vaiado, driblou seu marcador para bater cruzado, a bola bate no pé da trave para entrar. Na câmera de trás é possível ver que o Ederson ainda chega a triscar na bola, se tivesse uma envergadura é pouco maior...E o Sancho respondeu as vaias com ironia. A única outra coisa que fez na partida foi isolar um chute da grande área. Poderia estar brilhando no City de Guardiola se tivesse mais paciência, preferiu ir embora, até o Brahim Diaz que também quis sair, mas ficou mais tempo conosco, está em melhor momento que ele, afinal o Milan lidera o italiano, esse período a mais em Manchester deve ter o ajudado.

O empate só durou uns seis minutos e De Bruyne de novo nos colocou na frente, isso após uma blitz do City na área dele que começou com o Foden dando um chapéu no Lindelof e De Gea salvando seu chute de direita. Vou falar que depois que ele deu o lençol, achei que fosse bater ao gol, a matada que ele deu para dominar e ajeitar a bola foi muito importante pena que o De Gea estava bem colocado para defender. De Bruyne pegou o rebote de um chute do Bernardo após a defesa do goleiro e estufou as redes do United. A partir desse momento, o City começou a controlar o jogo e não sofrer pressão deles.

No segundo tempo, o City não deixou o United chutar ao gol, o lance mais perigoso deles foi um chute do Cancelo contra o nosso gol. Guardiola falou que os nossos 45 minutos finais foram os melhores da temporada, ele não tinha nem dúvida disso. E quem entrou em ação foi o Mahrez, o jogador admitiu que no primeiro tempo tocou pouco na bola, mas no segundo se colocou mais a disposição e deixou dois gols na rede dos caras.

O primeiro numa jogada ensaiada de escanteio com o De Bruyne onde pegou de primeira e o segundo já foi nos segundos finais quando recebeu passe e quebrou a linha de impedimento dos caras, o chute saiu forte e bateu na cara do De Gea antes de tocar as redes. O VAR analisou o lance, como faz com todo lance de gol, para verificar se houve ou não impedimento do argelino, o bandeira deu, mas foi um erro normal de jogo, nada absurdo, o VAR corrigiu e comemoramos o quarto gol e a vitória.

Em vários momentos da segunda etapa, o City trocava a bola para colocar o adversário na roda, era muito interessante ver o Bruno Fernandes correndo atrás como se fosse chegar em quem estava com a bola. E vou falar para vocês, se o Ronaldo estivesse no jogo, o resultado poderia ser bem pior para eles, aparentemente ele estaria com um problema no quadril, não tem nenhuma confusão com o Rangnick, imagina, o clima está ótimo no time que luta para conseguir ficar entre os quatro primeiros e ir para a próxima Liga dos Campeões.

O City tem agora quase uma semana de folga, jogo de verdade mesmo, só na segunda feira que vem contra o Crystal Palace. No meio de semana pegará o Sporting após vencer em Portugal por 5 a 0. Alguns jogadores poderão ser poupados, não acredito em chuva de jovens no time, pode ser que o Mbete jogue para não sacrificar ou o Stones ou o Laporte porque hoje não tivemos nem o Dias nem o Aké no banco. É possível que De Bruyne fique de fora pois Gundogan entrou no seu lugar com o belga sentindo um pequeno incômodo na perna. Acho que ninguém vê necessidade forçar para tê-lo em campo.

Demos mais um passe na luta para manter o título inglês, mas está longe de estar nas nossas mãos. O Liverpool está na cola e ainda temos o confronto direto logo ali em abril. Perder pontos não é uma opção no momento.

sábado, 5 de março de 2022

EPL # 28 - Manchester City vs Manchester United

 Antes de falar do Derby desse domingo é preciso falar de dois resultados do Manchester City no dia de hoje, que começou com uma vitória no sub 18, de virada, fora de casa e por goleada contra o United por 5 a 1, com três gols do jovem português Carlos Borges, o time lidera com folga na divisão norte da Premier League da categoria na luta pelo bicampeonato. E pouco mais tarde, o City venceu o Chelsea, também por virada, por 3 a 1, gols de Caroline Weir (2) e Ellen White, com isso levantou a taça da Copa da Liga pela quarta vez. E vamos ser sinceros? A Copa da Liga não aguentou ficar nem uma semana longe de Manchester, já quis voltar logo.

Olha, foram dois tempos bem distintos com o Chelsea melhor no primeiro e abrindo o marcador com uma falha entre a goleira Ellie Roebuck e a lateral esquerda Demi Stokes, bateram cabeça e a Sam Kerr marcou. Só que no segundo tempo jogamos muito, mas muito melhor mesmo e empatamos logo no ínicio com a Weir, a White aproveitou o rebote após grande jogada da Lauren Hemp e, com instinto de matadora, virou a partida e Weir aumentou a vantagem em sobra de um escanteio. Poderia ter sido mais, perdemos gol atrás de gol, dava para ter rolado uma humulhação no estádio do Wimbledon.

Agora o próximo jogo será fora de casa, dia 13 de março, contra o Tottenham, partida que vale muito, será quarto colocado, elas, contra o quinto, a gente. Se vencermos, ficaremos apenas dois pontos atrás do terceiro colocado, United, posição que garante uma vaga na próxima Liga dos Campeões. O início muito ruim está mudando e temos que aproveitar, ainda faltam oito jogos, dá para buscar muito essa vaga, ainda mais que após a rodada do próximo final de semana só pegaremos times de trás na tabela, United e Tottenham enfrentarão a dupla que briga pelo título: Chelsea e Arsenal, respectivamente.

Pronto! Falei dessas duas vitórias grandes e chegou ao momento de falar do jogo de domingo, mais um Derby, onde o City terá um grande problema: Rúben Dias, que saiu no intervalo contra o Peteborough United, está realmente fora dessa partida, será desfalque por 4 a 6 semanas. Aké também será desfalque por agora. Eu não posso criticar o Guardiola pela lesão do Dias, eu falei que queria o melhor time possível, mais forte também,  na Copa da Inglaterra para levantar a moral após jogos ruins e não dá para pensar numa escalação forte do City sem o Dias. Tudo bem, é uma perda enorme, mas confio muito na dupla Stones e Dias, que tem números ótimos quando começam jogando pelo City: 38 jogos, 29 vitórias, 7 empates e duas derrotas (nessa conta, eles podem ter começado com dupla de zaga, um trio com outro zagueiro ou numa das laterais). Com ausência de dois zagueiros, bem capaz de vermos o jovem Luke Mbete no banco, acho difícil que entre se precisarmos trocar Laporte ou Stones, Guardiola improvisaria o Fernandinho num jogo desse, talvez para não forçar esses dois defensores, Mbete poderia jogar na quarta contra o Sporting, está cinco a zero para a gente e partida no Etihad.

O meio de campo para mim tem que ser Rodri, por favor volte logo aos seus melhores dias, De Bruyne  e Bernardo, ele jogar mais a frente nem tem feito ele render tão bem quanto no início do campeonato. Com essa formação, infelizmente o Gundogan ficaria de fora, essa configuração com ele, De Bruyne e Bernardo não tem rendido legal no momento, talvez o Gundogan precise jogar na posição do belga, foi na sua ausência na temporada passada que ele cresceu muito e poderia até ter sido eleito o melhor do campeonato.

Na frente eu jogaria com Mahrez, Foden e mais um, não sei se seria Grealish ou Sterling pela direita ou o Gabriel de atacante com o Foden jogando na direita, o Foden será nosso futuro armador, mas com De Bruyne e Gundogan por ali, o treinador está preferindo usar ele mais a frente, acho que é questão de tempo para ele ser usado como o camisa 10 do City, no meio de semana ele jogou bem por ali, só que tenho que lembrar que o adversário não era parâmetro.

O United tem seus problemas e parece que o maior deles é a ausência do Cristiano Ronaldo para o jogo de amanhã. Falaram que ele não estava entre os jogadores relacionados e ele não foi visto na concentração do time vermelho. Isso aqui está me parecendo jogo de cena, como deixá-lo fora dessa grande partida? Só seria possível por lesão, o quê não parece ser o caso. Ralf Rangnick não será o técnico na próxima temporada, então não deve se importar muito com a opinião do Ronaldo, dizem que ele entende que o português não seria ideal para enfrentar nosso estilo de jogo, é uma opção arriscada, mas como o Rangnick já está de aviso prévio desde que foi contratado...Varane, Shaw e Cavani também não concentraram.

Um derby sempre me deixa apreensivo, ainda mais após uma vitória do Liverpool hoje sobre o West Ham por 1 a 0 , esse de amanhã será bem tenso. A vitória é importante, na questão de objetivo, para ambas as equipes, estou com a sensação que eles jogarão fechados na defesa, o quê não seria incomum, e vão aproveitar as bolas longos (bicos) do Bruno para a velocidade de Rashford, Elanga e Sancho. O Walker terá que estar 150% concentrado no jogo porque o Stones e Laporte jogarão no campo adversário grande parte do tempo.

Faltam poucas horas agora, nem falei que a partida será às 13:30 nos canais ESPN mais StarPlus, então é dormir e aproveitar o calor dos infernos que fará nesse domingo no Rio de Janeiro, isso na parte da manhã porque depois de meio dia não quero ser incomodado por ninguém. Será foco total nesse confronto.

sexta-feira, 4 de março de 2022

Final da Copa da Liga: Chelsea Vs Man City

 Nesse sábado às 14:15 o Manchester City enfrentará o Chelsea na final da Copa da Liga, o jogo acontecerá no estádio Plough Lane do AFC Wimbledon, perto de Londres o quê gerou críticas do nosso treinador, Gareth Taylor, por ser jogado em um estádio neutro, mas perto da casa do outro time.

Será a terceira vez que os clubes se enfrentarão nessa temporada, as outras duas pelo campeonato onde perdemos ambas, mas na primeira, em casa e tomamos 4 a 0, mais da metade do time estava no departamento médico, e na volta em Londres perdemos por apenas 1 a 0, com o time mais completo e jogando bem, deu esperança em recuperação, o quê vem acontecendo, naquele dia.

A capitão Steph Hougton continuará de fora após ter um problema no tendão de Aquilles, com isso é muito provável que a Alanna Kennedy volte a fazer a dupla de zaga com a Alex Greenwood, que originalmente é lateral esquerda, mas que por causa das ausências de muitas das nossas jogadoras, foi deslocada para o miolo da zaga e tem jogado muito bola mesmo, não sei se voltará para a lateral depois que tiver tudo ok, os jogos que eu vi como lateral ela foi bem, na zaga, excelente.

Havia a expectativa da volta da Chloe Kelly pois a vimos em treinamentos, muito de leve ainda, o Taylor disse que ela ainda perderá essa partida, lesões de ligamentos cruzados do joelho tem tempo de recuperação muito longo, quem sabe ainda pega o final do campeonato que acabará em maio.

Me parece que apesar de City e Chelsea terem uma certa dominância no futebol feminino inglês, essa seria a primeira final entre ambas. Ano passado os times se enfrentaram nas quartas de final e vitória do Chelsea na prorrogação por 4 a 2, a Lauren Hemp e a Kelly marcaram nossos gols e o o segundo gol do time visitante, jogo no estádio da Academia com portões fechados pela pandemia, saiu aos 89 minutos. O Chelsea seguiu até a final onde venceu o Bristol City por 6 a 0.

Para chegarmos a final, nos classificamos em primeiro lugar no grupo com 3 vitórias e uma derrota, para o United (bem lembrar, metade ou mais do time no DM nessa época), nas quartas vencemos o Bristol City por 3 a 1 (Bunny Shaw (2) e Vicky Losada) e o Tottenham por 3 a 0( Jess Park, Shaw e Hemp).

Os maiores vencedores da competição são o Arsenal com 5 títulos, City tem 3 e Chelsea,2. E mais ninguém levantou a taça. E isso não mudará amanhã.

Para quem quiser acompanhar o jogo de graça, poderá fazer a inscrição no site da FA e curtir. Eu tenho gostado bastante de ver nosso time em ação, no último jogo vencemos o United por 4 a 1, começamos mal a partida, entretanto metemos 4 gols no segundo tempo, que eu não vi porque tive que sair. Não acredito em mística, por isso vou ver o jogo todo, só que se achar, em algum momento, que devo sair de frente do computador para as nossas jogadores meterem muitos gols, o farei com a maior boa vontade do mundo.

terça-feira, 1 de março de 2022

City vence e está nas quartas de Copa.

 O Manchester City passou longe de fazer um grande jogo hoje contra o lanterna da segunda divisão, o Peterborough United, só que a diferença é grande e quando Phil Foden decidiu entrar no jogo, ele serviu Mahrez e Graelish (quase lançamento!) para eles marcarem os dois gols da nossa vitória. Agora o City é a bolinha de nº 3 do sorteio que será realizado na quinta feira.

Guardiola mexeu bastante no time titular para esse jogo, ele e sua comissão técnica escolheram o Ederson para a vaga do lesionado Steffen, Scott Carson ficou no banco mesmo, e o brasileiro fez uma defesa no primeiro tempo que nos garantiu no jogo ao colocar para escanteio um chute desviado na ponta da chuteira do Aké, esse formou a dupla com o Dias, mas ambos saíram no intervalo, infelizmente não foi algo pensado pelo treinador. Na coletiva pós jogo ele falou que o holandês sentiu um problema, ele sofreu uma cama de gato quase no final da primeira etapa, e o Dias não estava sentido bem nas pernas, entraram Stones e Laporte, não teriam preocupação se fosse essa a dupla para o Derby no domingo, mas ainda tem muito tempo até lá.

O nosso primeiro tempo foi bem fraco, era de se esperar que o Peterborough ficasse na defesa com os 11 jogadores, o time é fraco e qualquer tentativa de jogada seria "vamos tentar, gente", e poderiam ter entregado o primeiro gol logo cedo, acho que um ou dois minutos porque o goleiro foi chutar para frente e o Gabriel conseguiu colocar a bola para impedir e ela foi para trás, pena que para a linha de fundo. Essa foi a primeira participação de destaque do brasileiro e segunda, talvez a última, foi quase aos 45 quando recebeu de Cancelo, nessa partida na lateral direita porque o Walker estava suspenso pelo segundo amarelo, matou no peito, só que furou o voleio.

Foram esses lances, teve um chute em curva do Gundogan além de um cabeceio dele, nada muito digno de nota porque demos 9 chutes e nenhum deles no gol, o goleiro nem precisou suar muito. Pelo menos ficava a esperança que só daria para melhorar no segundo tempo. Demorou um pouco e uns sustos, bola que passou raspando e o Foden tirando de carrinho num lance que o adversário estava de frente para o Ederson, mas eventualmente o nosso gatoro maravilha resolveu.

Ele deu as assistências para Mahrez e Grealish, na primeira ele adiantou a bola, achei que não fosse chegar, mas chegou tocando para o argelino fazer a sua jogada registrada: pedalada, corte para trás e chute de sinuca por baixo das pernas do zagueiro. Entre o primeiro e segundo gol, ainda tivemos um contra ataque, talvez o único nosso no jogo, Grealish tocou para Mahrez, mas de direita, e com desvio não visto pelo juiz, a bola foi para fora. E para desafogar de vez, Foden lançou da linha do meio de campo, Grealish matou com classe e de canhota na saída do goleiro, deu números finais a esse jogo. 

Eu falei ontem no pré jogo que queria um time forte, jogando muita bola e goleando. Cara, eu não acertei em nada no jogo. Falar "pelo menos estava nas quartas" fico muito ruim, eu acho que tenho que esquecer essa partida e já pensar no Derby de domingo, o United estará descansado pois já foi eliminado da Copa da Inglaterra.

O único jogo que terminou até agora dessa fase, fora o nosso, foi a vitória do Crystal Palace sobre o Stoke City por 2 a 1 . No momento o Tottenham joga o segundo tempo da prorrogação contra o Middlesbrough e perde, fora de casa, por 1 a 0. Mais cinco minutos de jogo, veremos o quê acontecerá. (Atualização: O Middlesbrough avançou e o Conte vai dar novo piti! Esses caras nos ganharam duas vezes na temporada, que inferno!)