quinta-feira, 27 de julho de 2017

Massacre no Coliseu.

O Manchester City na madrugada dessa quinta feira não tomou conhecimento do atual campeão europeu e colocou quatro gols na rede do Real Madrid. Os gols foram marcados por Otamendi, Sterling, Stones e Brahim Diaz. Oscar Rodríguez descontou no final. Tirando esse exagero meu, já que placar em jogos de pré temporada não querem dizer nada, vocês gostaram do jogo? Eu gostei bastante.

Guardiola escalou o time com 3 zagueiros (algo que pelo o que eu vi na escalação o United e o Barcelona fizeram num jogo mais cedo), Walker e Danilo ficaram mais livre para chegar no ataque, mas sem se descuidarem da defesa. Yaya fez o "volante", De Bruyne e Foden ficaram responsáveis por armar as jogadas com o Gabriel Jesus mais pelo lado do campo e Aguero na posição costumeira dele.

Dessa vez o Foden não se destacou, normal para a idade, irá variar muito ainda, em compensação o De Bruyne foi a cara a servir os companheiros, Sterling e Stones podem agradecer seus gols a ele e, mais uma vez, o belga acertou a trave, algo em que ele está se tornando especialista, infelizmente. Os dois atacantes não tem nada de grande a se destacar, tiveram algumas chances de gol, mas não conseguiram guardar.

O Ederson foi muito bem defendendo o nosso gol, vários chutes que ele mostrou segurança e me deu um alento que não sofreremos gol a cada chute ao nosso gol como foi o caso com Bravo na temporada passada. Será que o chileno está tenso nas suas férias? O problema do Ederson foi com os pés mesmo, ele precisou dar chutão para frente porque não conseguiu opção em algumas oportunidades e entregou a bola diretamente no pé de um jogador do Real no segundo tempo, que por pouco não saiu gol. Acho que o maior problema não é o goleiro ter habilidade ou não, é coisa de treinamento mesmo, saber onde está os companheiros, para onde eles tem que correr nessas situações, pré temporada serve para isso, fazer esses treinamentos.

Os três zagueiros que formaram o trio foram Kompany pela direita, Stones centralizado e Otamendi na esquerda. O time realmente pareceu mais seguro, falta ajustes, mas talvez o mais interessante disso foi que em vários momentos da partida, um desses três fez uma marcação pressão quase na área do Real, muito possivelmente os outros dois protegiam a defesa nessas horas. E com jogadores mais jovens na ala, o time pode realizar mais essa pressão, o que fará que o time recupere mais rapidamente a posse de bola.

Imaginem esse esquema contra o Brighton, por exemplo, na estreia. Com um time menos qualificado que o Real, rifarão a bola com muita frequência e teremos mais chance de para atacar. No futebol americano, muitas vezes o time que está no ataque enrola o jogo para manter a defesa do adversário mais tempo em campo, se cansam mais e ficam exaustos mais cedo, será que é essa a intenção do Guardiola? Cansar mais rapidamente possível os oponentes.

Danilo fez sua estreia contra o ex time, foi bem no lado esquerdo e deverá ser o titular na estreia no dia 12 de agosto porque Mendy ficará até três semanas para se recuperar de uma lesão na coxa. Será que o City pediu um desconto na hora da negociação com o Mônaco. Pô, o "produto" veio com defeito, Procon neles!

O City mudou três peças no intervalo e uma das alterações foi a entrada do Mangala no lugar do Kompany com a ida de Otamendi para a direita. O único jogador que vou falar mal nesse jogo é o Magala mesmo. Gente, ele tem dificuldade muito grande de matar a bola, ela não fica perto dele e faz umas faltas bobas, não vejo a hora de conseguir mandar ele para um futebol turco da vida. O Nasri também também entrou no intervalo.

Na sua primeira temporada no City ele usou a camisa 19, depois mudou para a 8, nessa sua volta, no primeiro jogo foi o 22, mas o Mendy chegou e ele passou a ser o camisa 11. Se o Kolarov ainda estivesse por lá, que número ele seria. Eu acho que há uma possibilidade de ficar em Manchester ainda, muito pequena, mas há. O salário dele é alto e ele está com um problema de não ter comparecido num exame anti doping, acho que ninguém vai querer contratar o francês até essa situação for resolvida. Só que ele está muito atrás na lista do City no momento: ele jogou porque David Silva, Gundogan e Fernandinho não foram usados.

Não foi o dia do Foden, mas foi o do Brahím Diaz que fez um belo gol ao tabelar com Patrick Roberts e chutar de fora da área com categoria. Um jovem que apareceu no City nesse jogo foi Demeaco Duhaney (18), lateral direito que não me lembro de ter viajado num primeiro momento com o clube para os EUA, acho que sem ninguém para substituir o Walker, o Guardiola mandou buscar alguém da base.

E o gol do Real, vocês acharam falha do Daniel Grimshaw? Na hora achei que foi erro dele, mas os replays mostram que a bola fez uma curva forte. Tentando descobrir a altura dele, mas não achei. Parecia baixo. O outro goleiro, Arijanet Muric, parece ser bem mais alto.

Agora sobre o último amistoso em solo americano contra o Tottenham em Nashville no sábado às 17 horas, horário local, pelo site do torneio, aqui no Brasil seria às 19 horas, na programação dos canais Esporte Interativo está que haverá transmissão da partida a partir das 18 horas, horário daqui. Amanhã devem ter uma posição melhor sobre isso.

Ah, e a segunda camisa é tão bonita quanto a azul. Tomara que a terceira também seja e lá sei vai muitos reais gastos em camisas de futebol nessa temporada.

E notícias sobre jogadores: Fernando está muito perto de jogar pelo Galatasaray com os clubes já tendo acertado o valor da transferência e City quer £ 14 m pelo Delph com o Stoke tendo uma oferta de £ 10 m recusada. Acertem em £ 12 m e fim de papo.

2 comentários:

  1. Gostei do jogo, beleza é só um amistosão pra americano ver não é pra se empolgar mesmo. Mas o que me incomoda é essa quantidade de jogadores em campo, que no decorrer da temporada nõs não vamos ouvir falar mais. Espero qu contra o Tottenham o time já seja bem mais próximo daquele que vai estrear na Pl.

    Grimshaw falhou sim, estava adiantado pra cacete (pqp, corneta da porra...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa. Tenho informações seguras que o Dênis está à caminho de Manchester. Dênis titular...rs

      Excluir