terça-feira, 25 de julho de 2017

Divisão de base

Abaixo segue uma compilação de dados que eu fiz do Manchester City, demorei alguns meses para finalizar.

Esse quadro é referente ao número de minutos em campo dos jogadores da base do City desde 2008/09 por partidas oficiais durante a temporada. Aqui vale sempre ressaltar que para mim o Luca Scapuzzi, Patrick Roberts e o Kelechi Iheanacho não são considerados jogadores da base porque eu praticamente só ouvi falar deles quando jogaram pelo time principal.

Foram 29 jogadores que atuaram por 5.377 minutos, isso daria um pouco mais de 5 partidas inteiras se o time fosse formado por jogadores apenas da base. Pouco provável que esse panorama mude no curto prazo, talvez os três que jogaram contra o United (Adarabioyo, Diaz e Foden, esse tem que fazer sua estreia oficial ainda) possam ganhar alguns minutos esse ano.


Se clicar na imagem, ela se expande.

4 comentários:

  1. Boyata, Mascos Lopes, Weiss, Rekik, Guidetti, Brandon Baker .... tantas promessas que não vingaram no time principal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Honestamente, não é uma provocação, é que realmente não entendo se você está sendo irônico ou não, fiquei em dúvida mesmo, mas eu acho que alguns desses jogadores da lista que coloquei não teriam mesmo chance num time de meio de tabela.

      Só que esse processo acelerado de investimento do clube em contratação de jogador matou até aqueles que poderiam ter composto elenco. Bem ou mal o Denis Suárez é jogador do Barcelona, o Guidetti tem jogado pelo Celta de Vigo e o lateral direito do Tottenham, Kieran Trippier, foi da nossa base, mas nunca aproveitado.

      A pressão para mudar de patamar muito rapidamente fez com que o clube esquecesse a base e trouxe jogadores com mais bagagem, alguns que não são fora de série.

      Por exemplo, eu gosto de citar dois jogadores de meio de campo: Javi Garcia e Fernando Reges. São jogadores comuns, com rodagem tudo bem, mas que qualquer base de clube grande no mundo deve ter uns cinco ou seis no elenco.

      Acho que nos próximos anos serão raros os jogadores da base que serão usados com constância no time principal. O Pep está rejuvenescendo muito o elenco e com qualidade, o jogador terá que ser pica das galáxias para jogar. O Phil Foden está recebendo muitos elogios, é provável que o vejamos hoje em campo e pode ser ele o cara a quebrar essa barreira de vez, só que é muito jovem, pode ser emprestado nas próximas janelas.

      abs!

      Excluir
  2. Cara tenha paciência,falo isso pois sei que é tão complicado e deve ser para os jogadores da base e torcedores mais antigos do City pois o Clube está numa transição de crescimento no mundo,isso acontecendo, logo verás um ou outro jogador da base no elenco.
    Está equipe sub 18 tá cheio de talentos é só esperar.(Brahin,Foden,Sancho e Adarabioio).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha para mim Paciência é um bairro na Zona Oeste do RJ e só....rs.

      Falando sério, eu sei que demora mesmo para esses jogadores realmente estarem aptos para integrar de vez o primeiro time, mas eu acho que os treinadores podem dar uma mãozinha, dar uma moral mesmo. Tem dois casos que eu me lembro e fui procurar as informações certinhas para não falar besteira:

      Quando o City venceu o Tottenham por 6-0 em 2013/14, o Guidetti esteve no banco nesse jogo. O City fez 5-0 e tinhas duas modificações para fazer ainda, isso faltava mais de meia hora, o Pellegrini colocou o Javi Garcia e o Milner. O sueco não iria mostrar o melhor futebol do mundo nesses minutos que poderia jogar, mas o pessoal da base poderia mirar um exemplo ali. Mesma coisa naquele jogo que não valia nada contra o Celtic no Etihad.

      O Foden esteve no banco e o Guardiola só fez uma alteração: saiu o Maffeo, entrou o Navas (bem verdade que o Adarabioyo jogou os 90 minutos), poderia ter entrado, não iria mudar o preço do petróleo, mas acaba dando, eu acho pelo menos, um aumento na moral dos jogadores da base.

      E o Sancho parece que vai meter o Wazari. Arsenal, Tottenham e Borussia estão circulando o moleque.

      Excluir