domingo, 12 de outubro de 2014

Futebol em Manchester.

Há uma semana saiu um estudo de dois pesquisadores da Universidade de Manchester sobre a interação entre a sociedade local e o futebol. O ponto de partida deles se dá na primeira grande vitória de um clube local: o título da Copa da Inglaterra de 1904 pelo Manchester City.

Esse texto de 18 páginas as pessoas de Manchester se uniram naquela época para viajar ou, para aqueles que ficaram na cidade, saber o resultado da partida final. Como a conquista do Manchester City serviu para desenvolver a paixão dos mancunianos pelo futebol. E acabou servindo para os políticos da época fazerem média com uma população que sofria de desemprego, escassez de alimentos e moradias.

O interessante notar o conceito de diferenciação de preços já no começo do século 20. Para aqueles que gostam de acusar que o City é um time de modinhas é só ver a ocupação do estádio, com a segunda maior média de por público por muitos anos, apenas atrás do Aston Villa.

Outro ponto legal foi a composição de donos de ações do Manchester City, com um total de 212 detentores de ações contra apenas 1 hoje em dia. O City além de ter uma base de trabalhadores, tinha donos que eram trabalhadores.

Como eu falei, o texto de 18 páginas, todo em inglês, mas vale a leitura. Vai perder por volta de uma hora nessa brincadeira, mas vai ganhar muito conhecimento para discutir com aqueles trouxas que dizem que o clube era um nada antes de 2008.

Para fazer o download do pdf, basta clicar aqui. E depois me digam o que acharam de melhor sobre o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário