quinta-feira, 10 de abril de 2014

Liga dos Campeões 2013/14 - Parte II

Pouco mais de uma mês para o término da temporada na Europa e já é possível fazer uma projeção melhor sobre em qual pote o Manchester City tem mais chances de estar no sorteio dos grupos da próxima Liga dos Campeões. Para a fase de grupos, 22 clubes se classificam diretamente pelas suas ligas nacionais e os dez restantes passarão pela fases eliminatórias para compor os 32 times.

O campeão da atual Liga dos Campeões também se classifica, como dos quatro semifinalistas apenas o Chelsea não se classificou matematicamente, por enquanto. Os azuis de Londres tem boa vantagem para o primeiro time fora da zona de classificação no campeonato inglês, então não deverão ficar de fora. Os semifinalistas da Liga Europa foram conhecidos hoje e o Sevilla eliminou o Porto e pode ainda ultrapassar o Manchester City no ranking de pontos da UEFA, para isso tem que ser campeão e vencer as três partidas que restam na competição, nesse caso não dependeria dos pontos dos outros times espanhóis. Mas se for vice campeão, o coeficiente dos outros semifinalistas da Espanha podem ajudar para tirar a posição do City. Secar um pouco a Espanha então.

Todos os times que serão analisados já estão na frente do Manchester City no ranking de coeficientes da UEFA, fora o Sevilla, mais nenhum clube conseguirá nos passar nesse ranking. O sorteio da UEFA leva em consideração esse ranking e divide os 32 classificados em 4 potes de 8 times, se todos na frente do City se classificassem para a competição, estaríamos no pote 3 por causa da 22ª colocação.

TIMES CLASSIFICADOS

São sete os times que já tem vaga garantida na Liga 2014/15: Barcelona, Bayern, Real Madrid, Benfica, Atlético de Madrid, PSG e Juventus.


SEM CHANCE

O Milan, atual 11º colocado tanto nesse ranking quanto no campeonato italiano, é o único time matematicamente eliminado da Champions e com poucas chances de jogar a Liga Europa. Decadência do Império do Silvio Berlusconni.

O Valencia não pode perder nenhum ponto mais por estar a 18 pontos atrás do Athletic de Bilbao com 6 rodadas para acabar a Liga espanhola, o primeiro critério de desempate é o confronto direito, foram dois empates em 1-1. E para piorar a vida deles, vão jogar contra o Atlético de Madrid e Real Madrid, ambos na disputa pelo título espanhol. Estão fora.


ZONA DE CLASSIFICAÇÃO

Sem considerar a Premier League, esses são os times que tem grandes chances de jogarem a próxima Liga:

- Porto - Com seis pontos a mais que o quarto colocado e quatro jogos por fazer, não terá problema para assegurar uma das vagas de Portugal, a segunda posição está longe, o Sporting tem oito pontos a mais. Mas terão que se contentar em jogar a fase de Play Offs, ou seja, podem levar a vaga no campeonato e cair antes da fase de grupos, pode ter um adversário difícil no sorteio;

- Borussia Dortmund e Schalke 04 - segundo e terceiros colocados na Bundesliga e tem 10 e 7 pontos a mais que o quarto e quintos colocados. Com cinco jogos por fazer, teriam que estar com muita vontade de entregarem as vagas. Com essas posições entram direito na fase de grupos.


NA BRIGA

São os times que ainda sonham com uma vaga, mas na realidade fria, estão bem distantes de conseguirem essa vaga:

- Lyon - Em quinto lugar, tem que tirar 9 pontos em seis rodadas do terceiro colocado Lille. Na próxima rodada receberão o virtual campeão PSG, vida nada fácil para eles;

- Inter de Milão - O outro time de Milão está a 14 pontos em seis rodadas da zona de classificação. Têm que se preocupar mais em garantir uma vaga na Liga Europa porque estão dois pontos a frente apenas da Lazio;

- Sevilla - Com 6 jogos por fazer, tem que tirar 6 pontos do Athletic de Bilbao, sendo que ainda jogarão com eles na casa do rival. E o mais importante, ainda não roubaram nossa 22ª colocação no ranking de pontos da UEFA. Fiquemos de olho neles;

CAMPEONATO INDEFINIDO

Na Ucrânia (Shakhtar Donestk), na Suíça (Basel) e na Rússia (Zenit) os campeonatos ainda estão muito indefinidos e não sei como ficará a situação do Shakhtar. A região de Donestk está sofrendo manifestações separatistas como na Crimeia e pode ser possível de algumas partidas serem adiadas se o movimento crescer.

PREMIER LEAGUE

Manchester City, Liverpool e Chelsea parecem ter assegurado as três primeiras colocações e com isso estariam na fase de grupos. A briga pela última vaga está em Arsenal e Everton. O time de Londres não irá jogar nesse final de semana porque tem semifinal da Copa da Inglaterra, com isso o Everton igualará o número de jogos e com um empate ficará com o mesmo número de pontos e jogos, mas com um saldo de gols melhor que o adversário.

Para a gente é melhor que o Everton fique com a vaga já que ambos os times de Liverpool tem ranking piores que a gente. Caso isso aconteça, o City ganharia três posições no ranking e na minha projeção inicial ficaria na 15º colocação. Com o Arsenal levando a vaga, estaríamos em 16º.

As chances de ficarmos no pote 2 são imensas. Já tem dois times eliminados (Milan e Valencia), dois prestes a serem (Lyon e Inter) e de dois a três ingleses com mais pontos que o City que ficarão de fora da próxima edição. O nosso problema agora é secar o Sevilla, que seja eliminado logo.

No dia primeiro de maio terá mais uma parte da Liga dos Campeões 2014/15.


PREMIER LEAGUE CUP SUB 21

Na primeira partida da decisão da Copa, o Manchester City vencer de virada, após estar dois gols atrás, o Reading por 3-2 no Etihad Stadium, gols de Devante Cole (2) e Marcos Lopes (p). A finalíssima será no sábado dia 19 de abril no estádio Madjaski. O técnico Pellegrini e vários jogadores do time principal estiveram no estádio para darem aquela força para a base.

Não consegui descobrir se tem regra do gol fora de casa, de qualquer modo vamos partir para a vitória para ganhar o primeiro título da equipe EDS na temporada, ainda tem a Copa Senior de Manchester e o Premier League sub 21 para brigarmos. Será que os meninos conseguem o Treble? Sem pressão, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário