sábado, 12 de abril de 2014

EPL # 34 - Liverpool Vs Manchester City

No domingo pela manhã, o Manchester City e Liverpool farão o que a imprensa está apelidando de "O Jogo do título" e, claro, estão dando aquela forcinha para o time que não ganha o campeonato inglês há 24 anos, mesmo gasto muito dinheiro nesse período. Com transmissão do Fox Sport e acompanhamento do Live Blogging, o jogo em Anfield começará às 9:37.

Esse horário quebrado é uma forma encontrada pela futebol inglês de homenagear os 25 anos da tragédia de Hillsborough, quando 96 torcedores do Liverpool morreram devido a super lotação do estádio. Após anos acusando o hooliganismo de ser o responsável pelo problema, o governo inglês, após um relatório independente, pediu desculpas aos torcedores do Liverpool e apontou a polícia como principal culpada pelas mortes.

Não será a primeira vez que o City entrará em campo adversário sobre forte emoção dos torcedores. Em 2008, o time, então dirigido por Sven Goran Eriksson, foi até Old Trafford na rodada que lembrava os 50 anos da tragédia de Munique. Os times entraram em campo com uniformes da época e foi respeitado um minuto de silêncio. Torcedores do Manchester City tiveram um comportamento irrepreensível ao unirem aos rivais para lembrar os mortos. O resultado final foi vitória do City por 2-1, gols de Vassell e Benjani.

Sobre o jogo de domingo, ambos os treinadores avisaram que manterão a postura dos seus times, que privilegiam o futebol ofensivo. Será que eles farão isso? Para o Liverpool só a vitória interessa porque assim eles se tornarão responsáveis unicamente pelo seu futuro no campeonato, já para o City o empate ainda deixa o time dependendo apenas dos seus resultados para levantar o título.

Nesse jogo está confirmada a volta de Sergio Aguero ao elenco do City, apenas Nastasic continua de fora e não tem previsão de volta porque a equipe médica não conseguiu identificar o problema que o zagueiro sérvio tem no joelho. Espero que nossos torcedores entendam que a volta do Aguero não signifique o retorno do cavalheiro num cavalo branco para salvar a donzela em perigo. Não devemos contar que termos ele em campo é garantia de vitória.

Nessa temporada ele está indo e voltando para o departamento médico, desde o jogo contra o Barcelona pela Liga dos Campeões ele não joga e antes dessa partida também havia ficado de fora por 5 jogos. Ele pode estar 100% recuperado, mas não está com 100% de ritmo de jogo. Fosse eu o Pellegrini continuaria apostando no esquema 4-5-1, com Dzeko liderando o ataque, é nosso melhor atacante no momento, e essa tática se mostrou eficaz na maior parte dos jogos, quando só tínhamos um atacante em reais condições de jogo.

Aguero tem que ficar no banco no meu entendimento, mas se realmente optar pelo 4-5-1, Pellegrini não deverá encher o banco com três atacantes, ou Jovetic ou Negredo deverá ficar nas arquibancadas. É uma escolha difícil, mas tivesse que escolher, eu deixaria "A Besta" de fora nesse jogo. A fase está muito ruim para ele, perdeu alguns gols ele o goleiro, deixa ele se recuperar na quarta feira contra o Sunderland em casa.

Eu achava que seria melhor entrar com Garcia para proteger mais a defesa contra o ataque do Liverpool, mas acho eu podemos manter cinco homens no meio e forçar sobre o lado esquerdo deles. Esse lateral Joe Flanagan não me convenceu e quem sabe com alguém em cima dele o jogo todo, ele entrega? Talvez a melhor escolha seja colocar o Milner, que além de apoiar ao ataque, sabe que tem uma função tática muito importante e não se esquecerá de defender.

Na temporada os dois times fizeram juntos 237 gols, o Manchester City fez 138 gols em 40 partidas e o Liverpool poderá chegar a marca centenária se fizer um gol no jogo, mas para isso precisarão de 39 partidas, cinco a mais que o City precisou para quebrar essa barreira. Ambos os times estão com média para igualar ou quebrar o recorde de gols em uma temporada da Premier League, hoje pertence ao Chelsea com 103 gols em 2009-10. Liverpool tem 90 e o Manchester City, 84.

Se preparem que veremos muito nesse jogo, os feitos do Liverpool serem extrapolados. Já estão criando um clima de Liverpool, o herói, e o City, o bandido. Todos os jogadores deles serão da base inclusive o Suarez, Sturridge, Phillippe Coutinho e os nossos serão os mercenários que não tem amor nenhum ao clube, como o Nasri que saiu do Arsenal por dinheiro e não pelos três títulos que ganhou desde que saiu de Londres.

Pelas entrevistas do City, todos os jogadores já têm na cabeça que a vitória é importante, mas o empate não será o fim do mundo, jogar com a cabeça parece ser o lema do elenco para esse jogo. Amanhã a pressão será diferente da que costumamos ver nos estádios ingleses, mas nossos jogadores são experientes para saberem suportar isso. Ficar tocando a bola no começo do jogo pode ser interessante, irritar os jogadores e torcida, fazer o nervosismo crescer neles.

Para quem quiser brincar de resultados, pode baixar o simulador da Premier League 2013-14 aqui.

Pelo amor de Deus, vamos evitar tomar cartões amarelos muito cedo na partida como nos últimos jogos. Isso atrapalha nossa capacidade de marcar e assim os caras irão ter liberdade para jogar. Se Zabaleta tomar um amarelo amanhã, é quando fecha a data limite, ficará fora das partidas contra o Sunderland e WBA. Ele está com esses 9 cartões a bastante tempo, mas evitou o décimo.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Richards, Kompany, Demichelis, Lescott, Boyata, Clichy, Kolarov, Navas, Silva, Nasri, Milner, Toure, Garcia, Fernandinho, Rodwell, Aguero, Dzeko, Negredo, Jovetic.

BOLÃO SKYBLUES BRASIL:

34ª rodada - 12/04/2014
Arsenal2v0West Ham United
Crystal Palace2v0Aston Villa
Fulham1v1Norwich City
Liverpool1v3Manchester City
Manchester United2v0Hull City
Southampton3v0Cardiff City
X
Stoke City2v1Newcastle United
Sunderland1v3Everton
Swansea City0v2Chelsea
West Brom1v2Tottenham Hotspur

Jogos atrasados da 26ª rodada

Everton2v1Crystal Palace
Manchester City3v0Sunderland
X




Nenhum comentário:

Postar um comentário