No próximo domingo o Manchester City irá decidir com o Sunderland em Wembley quem será o campeão da Copa da Liga Inglesa, competição diferente da tradicional Copa da Inglaterra, que está na fase de quartas de final e, por coincidência, ambos os times ainda estão vivos.
A primeira diferença que deve ser apontada entre as duas é a idade delas. A Copa da Inglaterra, organizada pela Federação Inglesa de futebol (FA, logo FA Cup) é o torneio de futebol mais antigo do mundo, com o primeiro torneio sendo realizado em 1871-72 e teve como o campeão o Wanderers FC (não existe mais) ao bater o Royal Engineers por 1-0. A Copa da Liga Inglesa, organizada pela Liga de Futebol da Inglaterra, é um pouco mais nova, primeira competição foi em 1960-61 e o Aston Villa foi o vencedor após duas partidas contra o Rotterhdam United, 2-0 para os vice na primeira e vitória por 3-0 (2-0 no tempo normal, 1-0 na prorrogação) na volta, no agregado, 3-2 para o time de Birmingham.
Por ser organizada pela Federação Inglesa, a Copa da Inglaterra conta com um número muito maior de times, de diversas divisões e até de outros países. Clubes do País de Gales e da Ilha de Guersey, no Canal da Mancha também jogam o torneio. Teoricamente, time até da última divisão pode jogar, mas isso não acontece, na temporada 2013-14, a menor divisão que teve representante foi a décima divisão. A competição começa em agosto com rodadas envolvendo esses times e os clubes da Premier League só entram na chamada Terceira Rodada, que é sempre realizada no começo do mês de janeiro do ano seguinte ao início da Copa da Inglaterra.
Por sua vez, a Copa da Liga Inglesa tem números mais modestos de participantes. Para jogar é preciso fazer parte de uma das quatro primeiras divisões inglesas, então o número total é de 92 times. Pode haver time da Ilha de Guersey e do País de Gales, basta estar numa dessas divisões e o último campeão é o Swansea, justamente de Gales. Os times da Premier League entram na segunda rodada, começo em agosto, ou na terceira rodada, se estiverem disputando algum torneio da UEFA, então jogam a primeira partida somente em setembro.
Os confrontos entre as equipes são decididos na base do sorteio aleatório, não dirigidos, é possível ter confrontos de times da Premier League entre eles nas fases iniciais, algo que considero muito positivo, porque times pequenos podem avançar para as fases mais agudas das Copas. Ambos torneios a decisão para saber qual time seguirá adiante é em uma partidas, com dois poréns:
- Na Copa da Inglaterra, o empate ocasiona uma partida extra com mando de campo invertido, sendo que o vencedor é decidido impreterivelmente nesse segundo jogo, mesmo que a partida vá para a decisão por pênaltis ( já aconteceu de um confronto ter vários empates e sempre jogar uma nova partida, acabaram com isso). Já na Copa da Liga Inglesa, o empate leva o jogo para a prorrogação, se persistir o empate, cobrança de pênaltis, é tudo no mesmo dia.
- Na fase de semi finais da Copa da Liga Inglesa, os finalistas são decididos em partidas de ida e volta, com o vencedor sendo aquele com melhor resultado no placar agregado.
Durante os primeiros anos de sua existência, a Copa da Liga não teve patrocínio, mas a partir de 1982 isso mudou:
1982-1986 - Milk Cup;
1986-1990 - Littlewoods Challenge Cup;
1990-1992 - Rumbelows Cup;
1992-1998 - Coca Cola Cup;
1998-2003 - Worthington Cup;
2003-2012 - Carling Cup;
2013-2016 - Capital One Cup;
A Copa da Inglaterra resistiu mais de 100 anos para vender o Naming Rights do seu torneio, mas sucumbiu a grana das corporações:
1994-1998 - The FA Cup sponsored by Littewoods;
1998-2002 -The AXA Sponsored FA Cup;
2006-2011 - The FA Cup sponsored by E. ON;
2011-1014- The FA Cup sponsored with Budweiser;
E agora a Federação Inglesa corre atrás de um novo patrocínio porque a cervejaria não irá renovar o contrato. Não sei qual é a politica de marketing da empresa, mas os últimos anos devem ter sido bons para a Budweiser em relação ao torneio. A intenção desses torneios é ter os Matadores de Gigantes nas finais, isso vende matéria de jornal, e em 2011 o Stoke foi vice e Wigan atual campeão.
Para se chegar à final da Copa da Liga Inglesa, um time da Premier League precisa jogar ou 5 ou 6 jogos, depende da fase que entra. Na Copa da Inglaterra, não havendo nenhum replay, um time da primeira divisão jogará cinco vezes. Ambas as decisões são jogadas em Wembley, assim como as duas partidas da semi final da Copa da Inglaterra.
As duas competições garantem aos seus vencedores a participação na Liga Europa da próxima temporada. Na Copa da Liga Inglesa, o vice campeão não fica com uma vaga se o vencedor já tiver classificado para competições da UEFA, essa vaga vai para o melhor colocado sem vaga da Premier League. Esse é o último ano que a UEFA permite ao vice campeão da Copa da Inglaterra (assim como todas as Copas Nacionais) se classificar para a Liga Europa, caso o vencedor consiga uma vaga para alguma competição europeia por outros meios, a vaga irá para o melhor classificado da Liga sem vaga. Acho bem escroto essa mudança.
Eu entendo assim: há uma dificuldade muito grande, em qualquer Liga Nacional, um time de menor investimento conseguir figurar entre os primeiros colocados. A gente acaba vendo uma tendência de sempre os mesmos times jogarem as competições da UEFA. Num torneio estilo Copa, a chance é maior deles surpreenderem e chegar a uma Liga Europa da vida. No modelo que será implantado em 2014-15, o time menor terá que ser campeão, ou seja, cria mais uma dificuldade. Eu acho justo recompensá-lo com a participação se forem vice campeões da Copa Nacional, é um melhor resultado que o quinto, sexto lugar 45 pontos atrás do líder.
O Manchester City tentará sua terceira conquista da Copa da Liga Inglesa, 1970 e 1976, o Sunderland quer perder a virgindade ( lembrar que o Wigan perdeu a deles para a gente na Copa da Inglaterra passada). Já na Copa da Inglarreta, nós levantamos o caneco em cinco ocasiões (1904, 1934, 1956, 1969 e 2011).
Durante a semana tentarei achar fatos e histórias sobre essas duas conquistas nossa da Capital One Cup ( até quando?).
Qualquer coisa que queiram acrescentar, tirar dúvidas, é só deixar um comentário!
Algumas perguntas sobre o futuro do Manchester City:
ResponderExcluir1º - Ferran Soriano e Txiki, além de implantar a filosofia 'Barcelonista' fora das quatro linhas, quer também que o time dentro de campo jogue da mesma forma que o Barça? De futebol de muita pressão sem a bola, no 4-3-3, com muito toque, etc... Ou o plano é manter nesse estilo do Pelle, com futebol ofensivo mas sem muita pressão sem bola e posse com ela?
2º - Draxler, Pogba, Jesé Rodríguez, Deulofeu e Koke: há alguma possibilidade de o City contratar algum desses na janela de transferências?