quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Escalação para a final.

Seguindo a semana de post sobre a Copa da Liga Inglesa, darei um palpite sobre quais 18 jogadores deveriam ser relacionados para a final de domingo. A ideia do blog é divulgar notícias do Manchester City e dar opinião sobre os assuntos, então a escalação é algo pessoal, não quer dizer que está certa ou errada, apenas o que eu gostaria de ver em campo. Digo isso para evitar possíveis xingamentos.

Quando a temporada começa, a Copa da Liga Inglesa não está nos planos de nenhum time, é a de menor prioridade para os torcedores. Pessoalmente, eu gosto porque são nesses jogos que os atletas da base ganham chance de se mostrar para os torcedores. Ao longo da temporada, a importância pode crescer, a medida do fracasso dos clubes em outras competições. Ainda bem isso não aconteceu para o Manchester City, estamos vivos em todos os torneios.

Para os cinco jogos que o time realizou pela competição, Pellegrini não utilizou seus jogadores principais, eles recebiam descanso nessas partidas. Até a última partida contra o West Ham 24 jogadores participaram de pelo menos alguns minutos da Copa da Liga. Mas chegou a hora da grande final, em um grande palco como Wembley e como o treinador deve escolher os 18? Há uma bipolaridade nessa escolha: continuar com aqueles que jogaram as fases iniciais ou, como é uma final, colocar o time mais forte possível?

Nesse tipo de decisão, 8 ou 80 seco, eu iria pelo lado sentimental e quem começou lá contra o Wigan, naquela terça feira a noite chuvosa, merece a chance disputar a decisão em Wembley. Eles batalharam para isso, merecem seus prêmios. Jogadores experientes definem em momentos de final? Sim, só que do outro lado também não temos muito deles para fazer uma diferença a favor do Sunderland.

Entre os 24, vou começar com quem eu não escolheria: Nastasic, Jovetic e Demichelis. Os dois primeiros devem estar lesionados e o Jo-Jo, eu perdi a paciência com ele. Cinco minutos no último jogo e já sentiu uma lesão, difícil confiar que ele poderá jogar 90 minutos. Demichelis só jogou uma única vez e entrou no meio do segundo tempo para jogar como cabeça de área, acharia muita sacanagem ele ter a chance de levar uma medalha por jogar uma única partida praticamente.

Na escolha do goleiro, eu não pensaria duas vezes: Pantilimon. Tem sido titular dos jogos de Copa e o único gol que o City levou na Capital One não foi ele que foi buscar a bola no barbante, foi na época do "castigo" de Joe Hart. Então Pantilimon titular e Hart no banco. Agora o ponto mais fraco na minha escalação para domingo: a defesa.

Eu acho que poderíamos usar o Richards nesse jogo. Nos últimos confrontos, ele tem ficado no banco e está na hora de jogar, mas não abriria mão do super Zaba no banco porque o argentino é o cara que você gostaria de ter do seu lado quando as coisas estão para ir para o brejo. Aqui o ponto que tenho certeza que levantará mais discussão, a zaga seria formada por Boyata e Lescott. A questão não é o zagueiro inglês, que muitos devem concordar comigo, que deveria ser titular até no time da Premier League, o "problema" é o jovem belga.

Boyata não é, nem de perto, um jogador que se encaixa no nível do atual City, ele começou na base do clube antes mesmo da chegada do Thaksin Shinawatra, ele é do tempo de outra filosofia no clube. Jogou muito pouco pelo City e pelos clubes para onde foi emprestado (pelo City, fez 29 partidas e duas expulsões), não deve ter seu contrato renovado ao final da temporada, mas durante o torneio, ele jogou todas os jogos, exceção ao primeiro jogo da semi final contra o West Ham, e poderia ter participado de toda a campanha se não fosse expulso infantilmente na Copa da Inglaterra. Muitas vezes o vimos jogando de lateral direito, ele quebra um galho lá, ele é zagueiro. Com o Richards na direita, ele jogaria na sua posição de origem e pode ter uma atuação melhor. Qualquer coisa, Pellegrini coloca o belga que vai estar no banco: o capitão Vincent Kompany.

Para fechar a zaga, Clichy no lugar de Kolarov. Com um time alternativo, talvez seja melhor colocar um jogador que, na teoria, prefere a defesa ao ataque.

Meu meio de campo seria formado por Garcia, Milner, Navas e Nasri. Garcia jogou todos os 5 jogos e tem crescido de produção nas últimas partidas. Milner é um cara que você sempre pode confiar. Vai ajudar tanto o time na defesa quanto no ataque. Uma combinação pela direita entre Navas e Richards pode dar certo se o lateral souber fazer as ultrapassagens e o Navas ajuda muito na defesa, não deixará livre a avenida que o lateral inglês costuma deixar por estar pouco concentrado no jogo.

Nasri jogou menos vezes que David Silva, então pela minha lógica, deveria ser o mágico o titular, mas enquanto David precisa descansar para a próxima sequência de jogos, Nasri precisa ganhar ritmo de jogo para os dois chegarem na ponta dos cascos contra o Barcelona, possivelmente os dois poderiam jogar juntos contra o Wigan no próximo final de semana.

No ataque não tem o que muito a escolher, vou de Dzeko e Negredo. Já falei Jovetic, eu não conto com ele e Aguero pode até jogar, mas não irá começar como titular, sairia do banco. Na volta da primeira contusão, o treinador já fez esse processo de introduzir aos poucos o jogador em campo, deve fazer isso novamente, se Kun tiver condições de jogo.

O banco seria formado por Hart, Zabaleta, Kompany, Kolarov, Fernandinho, Aguero e Marcos Lopes. Acho que o jovem jogador merece uma chance, fez boas partidas, inclusive o melhor em campo contra o West Ham em Londres e tem a simbologia dele ser um jogador da base vindo da nova filosofia que o clube está implantando. Se essa escalação acontecer e o City for vencedor, seriam 3 jogadores da base campeões (Richards, Boyata e Lopes). Não é muito, mas já começa a mostrar para o mundo que não queremos só comprar jogador, queremos desenvolvê-los.

Muitos podem se perguntar onde estão Yaya Toure e David Silva, infelizmente só posso escolher 18. Fiz uma escalação com os números frios de jogos, fui sentimental em alguns momentos também, sei que deixar esses dois cara fora pode trazer grandes problemas se precisarmos virar o jogo, mas acho que com os jogadores escolhidos daria para sobreviver contra o Sunderland.

E quais seriam os seus 18 para domingo?


TIMES EDS:

O time EDS do City comandado por Patrick Vieira no banco e Marcos Lopes no campo venceu o Atlético de Madrid na Espanha por 1-0, gol de Devante Cole, e está nas quartas de final da Liga dos Campeões para novos. Jogará contra o Benfica, também em partida única, e o vencedor enfrentará na semi final o ganhador de PSG e Real Madrid.

A semi final e a final serão jogadas em partidas únicas na Suíça, já o confronto contra o Benfica será em Manchester em data a ser definida (11, 12, 18 ou 19 de março). A princípio em nenhuma dessas datas o Etihad Stadium será utilizado, quem sabe o jogo poderá ser lá com entrada de graça.

No outro lado do chave, Barcelona x Arsenal e Chelsea x Schalke 04.

4 comentários:

  1. Meu irmão... Você é corajoso mesmo. Boyata e Richards? Esse último eu já perdi a paciência. Eu iria com o que temos de melhor. Zaba, Yaya, Silva. O Sunderland não é um time tão fraco assim, tem crescido nos últimos jogos, e depois quando eu lembro do Wigan... Dos citados por você, Pantilimon seria meu titular. É disputa de título, portanto não acredito e não posso aceitar que algum jogador irá fazer biquinho. Afinal, se o time for campeão, todos irão ganhar seu prêmio e sua medalha.

    ResponderExcluir
  2. O Rodwell está machucado (de novo ou ainda) ?

    ResponderExcluir
  3. O Sunderland eliminou United e Chelsea, e nós perdemos pra eles no 1º turno da PL. Não é tão simples. Eu iria de Lopes no time titular, é uma boa oportunidade pro garoto ganhar experiência. Pant, Richards, Kompany, Lescott, Clichy; Yaya, Javi García, Silva, Nasri; Lopes e Negredo.

    Lopes deve ganhar mais destaque no elenco na próxima temporada?

    ResponderExcluir
  4. Eu sou prepotente o suficiente para achar que o nosso time EDS bate o Sunderland...rs....Não gosto muito de ser politicamente correto não, mas tem hora que a coisa sai pela culatra como contra o Wigan, aí tem que aceitar.

    A questão não é só ter uma medalha, é mostrar para o mundo que você recebeu aquela medalha, todo mundo é vaidoso, gosta de receber elogios e os jogadores, acredito eu, recebem esses elogios com títulos.

    Nas últimas partidas o Rodwell ficou no banco em algumas e eu vi fotos dele treinado com o time, acredito que não esteja machucado, só o Pellegrini que não deve ter mais confiança em colocá-lo no time.

    O Sunderland vem de duas derrotas, uma em casa, seriam três seguidas se o jogo contra o City não tivesse sido cancelado e está na luta para não cair. Bater o Chelsea, eu reconheço que é mérito, mas eliminar o United hoje é chutar cachorro morto...rs.

    O Lopes vai ganhar ainda mais chance, ele tem feito por merecer. Desde o começo da temporada, ele tem recebido elogios do Vieira, Pellegrini, imprensa....pela dedicação. Ele parece ser um jogador realmente profissional.

    ResponderExcluir