segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Manchester City e a Copa da Liga.

O post anterior foi escrito com a finalidade de comentar as diferenças entre as duas competições no formato de Copa na Inglaterra. Esse agora será usado para fazer um breve relato da participação do Manchester City nas finais da Copa da Liga Inglaterra, como preparativo para a final contra o Sunderland, no próximo domingo em Wembley.

Foi na década de 1970 que o Manchester City participou das suas únicas três finais da competição até voltar a disputar em 2014. Dessas três vezes que jogou o jogo decisivo, o Manchester City venceu em duas oportunidades (1970 - o campeão tinha direito a enfrentar o vencedor da Copa do Mundo, Pelé, Tostão, Rivelino e Cia arregaram - e 1976) e saiu derrotado em 1974. Foi um hiato muito grande da última final até hoje, eu nem era nascido ainda.

A curiosidade dessas três partidas foi que todas terminaram 2-1 para o campeão. É um bom palpite para domingo. Em 1970 o desafiante foi o West Brom e jogamos em frente a um pouco de 97.963 em Wembley (isso aí não temos torcida né? Time surgiu apenas em 2008.....idiotas). O City jogou a final após vencer o Southport (3-0), Liverpool (3-2), Everton (2-1), QPR (3-0), na semi final venceu no placar agregado de 4-3 o vizinho Manchester United.

Nesse primeiro título da Copa apenas um único jogador não era inglês, o zagueiro Arthur Mann, escocês. Jogadores importantes do City participaram dessa conquista como Colin Bell, Mike Summerbee e Joe Corringan. Graças a um gol de Mike Doyle, o City conseguiu o empate e Glyn Pardoe fez o da virada na prorrogação.




É interessante ver como o futebol de antigamente era em outro ritmo, sobrava espaço em campo e o esporro que Joe Corrigan toma no gol do WBA só é engraçado porque o time vence no final.

Em 1974 o adversário Wolverhampton levantou o caneco e tivemos que nos contentar com o vice campeonato. Nesse partida "apenas" 97.886 compareceram ao jogo (2008....imbecis). Para chegar a final, vencemos o Walsall depois de dois repalys após dois empates em 0-0, o City meteu 4-0 na terceira partida. O Carlisle United perdeu por 1-0, York City foi eliminado apenas no replay por 4-1. Para vencermos o Coventry City precisamos também do replay (4-2) e a semi final contra o Plymouth teve o placar agregado de 3-1.

Na grande final, do time que havia sido campeão 4 anos antes, o Manchester City ainda contava com seis jogadores (Glyn Pardoe, Mike Doyle, Tommy Booth, Mike Summerbee, Colin Bell e Francis Lee). Nesse time ainda jogava o atacante Denis Law, que no final daquela temporada foi fundamental ao fazer o gol de calcanhar que mandou o United para a segunda divisão. Foi uma troca justa: perdemos a Copa, mas rebaixamos o United.

O autor do nosso gol único na final foi Colin Bell, pena que aos 85 minutos os Lobos conseguiram desempatar. Um jogador do City deu uma assistência de calcanhar, teria sido Law? Pelo vídeo eu entendi que foi o camisa 11, Rodney Marsh. Law era o camisa 10.

Para finalizar, a nossa última participação em final foi na de 1976. Novamente Wembley teve um público discreto, coisa de 100 mil pessoas (jura mesmo, a data de de fundação do City é 2008? "Wankers!"). No caminho para enfrentar o Newcastle na final tivemos que passar pelo Norwich após dois replays, 6-1 no último, Nottingham Forrest (2-1), porrada no United por 4-0, vitória sobre o Mansfield Town por 4-2 e no agregado por 4-1 no Middlesbrough na semi final.

O goleiro Joe Corrigan e o meio de campo Alan Oakes estiveram no time titular novamente e assim como Mike Doyle e Tommy Booth, que jogaram as três finais de Copa da Liga que o City esteve, são os quatro únicos jogadores que fizeram parte dos dois únicos títulos de Copa da Liga que o City tem até o momento.

O gol da vitória foi marcado por Dennis Tueart. Como foi? Vocês precisam assistir ao vídeo abaixo:

Agora é espera domingo e torcer para colocarmos o time de 2014 entre os campeões da Copa da Liga Inglesa.

Acho que temos muitas chances, afinal sempre que o City foi para uma final da Copa da Liga Inglesa em ano que o somatório dos quatro dígitos deu um número primo, o Manchester City sagrou-se campeão! Vocês acham pouco? Para mim isso é sinal de título certo!

1970 = 1+9+7+0= 17 (sucesso)
1974 = 1+9+7+4= 21 (fracasso)
1976 = 1+9+7+6 = 23 (sucesso)
2014 = 2+0+1=4 =7 (??)

4 comentários:

  1. Gostei. Essa dos números primos foi sensacional! Dá-lhe PVC!!! rs...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, gostei muito quando vc falou da fundação que os idiotas dizem que o City foi fundado em 2008, mas isso prova que o City tem História e Tradição.....

    Torcida Man City Brasil - O Céu é azul no Brasil tem facebook ? ?

    ResponderExcluir
  3. Proponho uma reflexão:

    Frase do Roy Keane: "Nós temos uma lavagem cerebral pela Premier League que é a melhor do mundo. Sem chance. É a melhor marca" (ele quis dizer que a Premier é o campeonato mais competitivo do mundo, mas não tem as melhores equipes).

    Essa frase define o que eu já 'suspeitava' a algum tempo, os times ingleses não têm o mesmo apelo q tem Bayern, Barça, Real e até msm o PSG, q apareceu agora. Os ingleses priorizam a Premier q a Champions, então geralmente eles formam times para ganhar na Inglaterra, com a Europa em 2º plano. Por mais q isso seja da cultura inglesa, é mt chato!!

    Só pra exemplificar: amanhã tem Galatasaray x Chelsea, jogaço, o reencontro de Drogba com o Chelsea e do Mancini com o Mourinho, mas Band e ESPN preferiram escolher Schalke 04 x Real Madrid, jogo q não promete nenhuma competitividade pra ser transmitido. Olha como os ingleses estão sem apelo popular no Brasil...

    Eu, como fã do futebol inglês, fico chateado com essa situação. Os times ingleses jogam mts vezes como pequenos contra os grandes de outros países. Olha a imagem q o Chelsea deixou a 2 temporadas, msm sendo campeão mas ficou a imagem do 'futebol arte' do Barcelona e do futebol espanhol contra o futebol feio e truncado da Premier League. Temporada passada, o Real dominou totalmente o United em pleno Old Trafford; e agora City e Arsenal foram HUMILHADOS dentro de casa para Bayern e Barcelona, além do United, q perdeu pro Olympiacos.

    Por mais q sejam tachados de 'modinhas', os novos torcedores são essenciais para o crescimento mundial de qualquer time europeu. E querendo ou não, a maioria opta por aqueles q se saem melhor na Champions League, pois é o principal torneio de clubes do planeta, sendo inclusive o único campeonato europeu q é transmitido em TV Aberta no Brasil. Esse futebol 'feio' q jogam os ingleses acaba afastando os novos torcedores. E querendo ou não também eles preferem os times que joguem um futebol atraente, times q jogam de igual pra igual contra qualquer outro (Bayern, Barça e Real jogam pra ganhar SEMPRE, seja o adversário que for)

    Outro exemplo: City e Arsenal são alguns dos poucos times elogiados por 'jogar bonito' na Inglaterra, mas quando jogaram contra Barça e Bayern, jogaram como times pequenos e foram massacrados. Pode-se comparar isso a Shakhtar e Olympiacos, que são 'reis' nos seus torneios nacionais mas qnd pega um time médio-grande na Champions, precisa jogar como time de pouca expressão, tipo como deixando a 'máscara cair'.

    Eu não sei o q causa esse 'complexo de inferioridade' nos times ingleses, talvez seja o 'medo' de alguns grandes jogadores de jogarem a Premier e n se adaptarem, ou o próprio estilo do futebol inglês. Sei q isso precisa mudar, pois a cada temporada os ingleses estão ficando cada vez mais para trás na Europa, e se continuar assim a própria Premier League pode acabar sofrendo as consequências.

    ResponderExcluir
  4. Entendi seu comentário concordo em alguns pontos, mas dizer que o City foi humilhado e massacrado no jogo contra o Barça??? Sem dúvida que o futebol do Real e do Barça são mais vistosos que a grande maioria dos times da PL, mas nem de longe foi o que eu vi naquela partida. Vc assistiu o mesmo jogo que eu?

    ResponderExcluir