sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Final Copa da Liga Inglesa - Manchester City Vs Sunderland

No próximo domingo o Manchester City entra em campo para decidir seu primeiro título sobre o comando de Manuel Pellegrini. O adversário é o Sunderland, responsável pela eliminação do United na outra semi final. A partida terá início às 11 horas e terá transmissão ao vivo dos canais ESPN. Estarei acompanhando a partida com o Live Blogging também.

O Daily Mail cravou sobre a questão física dos jogadores e, apesar de não podermos contar com Jovetic e Nastasic, a boa notícia supera em muito a falta desses dois atletas: Sérgio Aguero está 100% liberado e está entre os convocados para a final. Na entrevista, o treinador falou que não sabe se ele irá começar como titular, eu prefiro que ele comece do banco. No jogo contra o Watford na Copa da Inglaterra, não era intenção do argentino jogar a partida toda, ele deveria ficar em campo por volta de 60, 70 minutos, mas como houve uma necessidade de virar aquele jogo, ele atuou os 90 minutos e acabou sentindo a lesão diante do Tottenham poucos dias depois.

Se começar como titular, pode ser preciso substituí-lo por não ter mais fôlego, num momento que podemos precisar dele, imagina forçar a musculatura dele novamente, não trará bons resultados. Caso essa situação aconteça com ele no banco, é possível ele jogar os minutos restantes do jogo e nos ajudar a conseguir um resultado favorável. A volta dele tem ser aos poucos, progressiva, isso até a pagina 5.

São dois jogos antes da partida decisiva contra o Barcelona. Pellegrini vai querer contar com ele nos 90 minutos desse jogo, todos nós estamos depositando no Aguero o fator decisivo para avançar de fase na Liga dos Campeões, então na partida de amanhã, ele tem que mostrar que aguenta os 30 a 45 minutos e no jogo contra o Wigan uns 70, pelo menos. O problema entre o jogo do Wigan e do Barcelona não teremos uma semana de descanso. Seria sensacional ter, mas não é possível.

Não teremos na próximas semanas esse intervalo tão grande entre as partidas, coisa que tivemos agora e todos os jogadores estão mencionando isso como um fator que pode ajudar o time. O calendário do City está bem apertado e qualquer período maior que três dias para fazer a recuperação, não viajar, tem que ser comemorado, ainda mais quando o jogo seguinte é uma final.

Manuel Pellegrini tem a chance de acabar com a sua seca de troféus. O último levantado por ele foi pela Copa Intertoto com o Villarreal em 2004. Essa pode ser uma razão dele colocar um time mais forte possível e não, como eu queria, escalar um time com os jogadores que atuaram mais vezes no torneio. Na coletiva pré jogo, ele falou sobre isso e argumentou que não há no elenco do City jogadores com o rótulo "Copa da Liga" ou "Premier League"... para ele alguns jogadores não puderam jogar a Copa da Liga porque estavam focados em outras competições e a sequência colocada de partidas exigia que eles tivessem um descanso.

Outra razão vem de Samir Nasri. Quando ainda jogava no Arsenal, eles tinham a chance, como o atual City, de vencer as quatro competições da temporada, mas a final contra o Birmingham não saiu como esperavam e a partir daquele momento o time desandou e o sonho do quádruplo foi por água abaixo. Uma derrota no domingo poderia ter o mesmo efeito no City, por isso a vontade de entrar com todas as armas possíveis. Esse jogo pode se um momento (negativo) de definição para o City.

A campanha do Manchester City é sensacional, jogou 5 partidas e só não venceu o Newcastle, mas o eliminou na prorrogação após o empate em 0-0 no tempo normal. O time sofreu apenas um gol nessas cinco partidas e o goleiro Pantilimon pode ser campeão sem levar nenhum gol porque quem sofre esse mísero gol foi Joe Hart. Acho muito provável de ser o romeno no gol, ele foi um dos selecionados a falar com a imprensa hoje por isso a aposta maior nele.

Mas na Final da Copa da Inglaterra passada, a expectativa era do Pantilimon ser o titular, após jogar todas as partidas da competição, só ter sofrido um gol, na semi final contra o Chelsea, mesmo jogo que ele nos salvou em pelo menos duas oportunidades. Roberto Mancini acabou escolhendo Hart, ninguém sabe se pela entrevista dada por Pantilimon onde avisava que iria procurar outro clube ou se o treinador já tinha a ideia de colocar o time mais forte possível e para ele isso começava no gol com o Hart. Acredito na primeira opção porque li na época, antes da partida, Mancini dizer que Pantilimon seria o titular.

Essa partida contra o Wigan vai servir para jogadores e torcedores, como eu, de exemplo. Eu tinha certeza que o título era nosso e só estava contando os minutos para subir e pegar a taça. Antes do jogo era uma surpresa pensar o título deles, durante o jogo não foi nada surpreendente, o Wigan jogou melhor, criou mais e fez um gol nos últimos minutos que não deixou o time acordar e reagir, ainda mais com um a menos em campo.

As regras para a decisão são simples. Se não houver vencedor nos 90 minutos, haverá uma prorrogação de mais 30 minutos, se nada for decidido em 120, vamos para os tiros livres direitos da marca do pênalti. O vencedor do torneio ganha uma vaga na Liga Europa 2014-15, o vice chupa o dedo. Se o vencedor já tiver garantido em alguma competição europeia, a vaga vai para o sexto colocado da Premier League. Atualmente é o Man United e é uma vaga a duas fases da fase de grupos, com jogos em 31/07 e 07/08, antes do começo da Premier League. Muito interessante jogar essas partidas.....

Caso o City não tome cinco gols de Borini final, artilheiro da Copa da Liga será do City. Dzeko e Negredo dividem a primeira colocação com seis gols cada. Espero que haja uma competição saudável entre os dois e não se neguem a tocar bola para deixar o outro com chance de marcar, isso mesmo se o placar já tiver definido.

Agora só resta esperar essas 39 horas passarem até o domingo, ansiosidade está grande, podia ser logo amanhã e acaba com isso.

JOGADORES RELACIONADOS:

Pantilimon, Hart, Zabaleta, Richards, Kompany, Demichelis, Lescott, Boyata, Kolarov, Clichy, Milner, Navas, Silva, Nasri, Toure, Fernandinho, Garcia, Rodwell, Aguero, Negredo, Dzeko, Lopes.

NOTÍCIAS DAS UEFA

- Por causa dos comentários críticos pela atuação do árbitro da partida contra o Barcelona, a UEFA puniu com 2 jogos de suspensão, quando não poderá ter contato com os jogadores no estádio e ele ainda estará sendo vigiado pelo próximo dois anos. Se não passar de fase, o segundo jogo deverá ser cumprido na temporada que vem, caso nos classifiquemos para alguma competição da UEFA;

- 76 times que participaram de competições da UEFA nessa temporada serão investigados a fundo pela entidade por não terem igualado despesa com as suas receitas, norma do Fair Play Financeiro. O Manchester City pode ser um deles. Os clubes serão divulgados em Abril e possíveis punições vão de advertência, multa, criação de teto salarial para o clube até ser barrado de jogar torneios da UEFA.

Ao todo, em 2013-14, 76 times jogaram a UCL e 194 a UEL, dando um total de 270 clubes. Setenta e seis representam quase um terço. Vamos ver quais serão as primeira vítimas da UEFA. Se o City for eliminado da próxima Champions, uma vaga inglesa pode acabar caindo no colo do United, fiquemos de olhos bem abertos!

PREMIER LEAGUE

Apesar de haver a final da Copa da Liga Inglesa, também acontecerão oito jogos da Premier League no final de semana, sequemos Chelsea, Arsenal e Liverpool, todos jogarão fora de casa. Aqui estão os meus palpites para o Bolão:

28ª rodada - 01/03/2014
Aston Villa1v2Norwich City
Everton2v0West Ham United
Fulham0v2Chelsea
Hull City2v0Newcastle United
Manchester UnitedvManchester City
Southampton1v2Liverpool
Stoke City0v1Arsenal
SunderlandvWest Brom
Swansea City1v2Crystal Palace
Tottenham Hotspur3v0Cardiff City
X

Nenhum comentário:

Postar um comentário