sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Final Copa da Liga Inglesa - Manchester City Vs Sunderland

No próximo domingo o Manchester City entra em campo para decidir seu primeiro título sobre o comando de Manuel Pellegrini. O adversário é o Sunderland, responsável pela eliminação do United na outra semi final. A partida terá início às 11 horas e terá transmissão ao vivo dos canais ESPN. Estarei acompanhando a partida com o Live Blogging também.

O Daily Mail cravou sobre a questão física dos jogadores e, apesar de não podermos contar com Jovetic e Nastasic, a boa notícia supera em muito a falta desses dois atletas: Sérgio Aguero está 100% liberado e está entre os convocados para a final. Na entrevista, o treinador falou que não sabe se ele irá começar como titular, eu prefiro que ele comece do banco. No jogo contra o Watford na Copa da Inglaterra, não era intenção do argentino jogar a partida toda, ele deveria ficar em campo por volta de 60, 70 minutos, mas como houve uma necessidade de virar aquele jogo, ele atuou os 90 minutos e acabou sentindo a lesão diante do Tottenham poucos dias depois.

Se começar como titular, pode ser preciso substituí-lo por não ter mais fôlego, num momento que podemos precisar dele, imagina forçar a musculatura dele novamente, não trará bons resultados. Caso essa situação aconteça com ele no banco, é possível ele jogar os minutos restantes do jogo e nos ajudar a conseguir um resultado favorável. A volta dele tem ser aos poucos, progressiva, isso até a pagina 5.

São dois jogos antes da partida decisiva contra o Barcelona. Pellegrini vai querer contar com ele nos 90 minutos desse jogo, todos nós estamos depositando no Aguero o fator decisivo para avançar de fase na Liga dos Campeões, então na partida de amanhã, ele tem que mostrar que aguenta os 30 a 45 minutos e no jogo contra o Wigan uns 70, pelo menos. O problema entre o jogo do Wigan e do Barcelona não teremos uma semana de descanso. Seria sensacional ter, mas não é possível.

Não teremos na próximas semanas esse intervalo tão grande entre as partidas, coisa que tivemos agora e todos os jogadores estão mencionando isso como um fator que pode ajudar o time. O calendário do City está bem apertado e qualquer período maior que três dias para fazer a recuperação, não viajar, tem que ser comemorado, ainda mais quando o jogo seguinte é uma final.

Manuel Pellegrini tem a chance de acabar com a sua seca de troféus. O último levantado por ele foi pela Copa Intertoto com o Villarreal em 2004. Essa pode ser uma razão dele colocar um time mais forte possível e não, como eu queria, escalar um time com os jogadores que atuaram mais vezes no torneio. Na coletiva pré jogo, ele falou sobre isso e argumentou que não há no elenco do City jogadores com o rótulo "Copa da Liga" ou "Premier League"... para ele alguns jogadores não puderam jogar a Copa da Liga porque estavam focados em outras competições e a sequência colocada de partidas exigia que eles tivessem um descanso.

Outra razão vem de Samir Nasri. Quando ainda jogava no Arsenal, eles tinham a chance, como o atual City, de vencer as quatro competições da temporada, mas a final contra o Birmingham não saiu como esperavam e a partir daquele momento o time desandou e o sonho do quádruplo foi por água abaixo. Uma derrota no domingo poderia ter o mesmo efeito no City, por isso a vontade de entrar com todas as armas possíveis. Esse jogo pode se um momento (negativo) de definição para o City.

A campanha do Manchester City é sensacional, jogou 5 partidas e só não venceu o Newcastle, mas o eliminou na prorrogação após o empate em 0-0 no tempo normal. O time sofreu apenas um gol nessas cinco partidas e o goleiro Pantilimon pode ser campeão sem levar nenhum gol porque quem sofre esse mísero gol foi Joe Hart. Acho muito provável de ser o romeno no gol, ele foi um dos selecionados a falar com a imprensa hoje por isso a aposta maior nele.

Mas na Final da Copa da Inglaterra passada, a expectativa era do Pantilimon ser o titular, após jogar todas as partidas da competição, só ter sofrido um gol, na semi final contra o Chelsea, mesmo jogo que ele nos salvou em pelo menos duas oportunidades. Roberto Mancini acabou escolhendo Hart, ninguém sabe se pela entrevista dada por Pantilimon onde avisava que iria procurar outro clube ou se o treinador já tinha a ideia de colocar o time mais forte possível e para ele isso começava no gol com o Hart. Acredito na primeira opção porque li na época, antes da partida, Mancini dizer que Pantilimon seria o titular.

Essa partida contra o Wigan vai servir para jogadores e torcedores, como eu, de exemplo. Eu tinha certeza que o título era nosso e só estava contando os minutos para subir e pegar a taça. Antes do jogo era uma surpresa pensar o título deles, durante o jogo não foi nada surpreendente, o Wigan jogou melhor, criou mais e fez um gol nos últimos minutos que não deixou o time acordar e reagir, ainda mais com um a menos em campo.

As regras para a decisão são simples. Se não houver vencedor nos 90 minutos, haverá uma prorrogação de mais 30 minutos, se nada for decidido em 120, vamos para os tiros livres direitos da marca do pênalti. O vencedor do torneio ganha uma vaga na Liga Europa 2014-15, o vice chupa o dedo. Se o vencedor já tiver garantido em alguma competição europeia, a vaga vai para o sexto colocado da Premier League. Atualmente é o Man United e é uma vaga a duas fases da fase de grupos, com jogos em 31/07 e 07/08, antes do começo da Premier League. Muito interessante jogar essas partidas.....

Caso o City não tome cinco gols de Borini final, artilheiro da Copa da Liga será do City. Dzeko e Negredo dividem a primeira colocação com seis gols cada. Espero que haja uma competição saudável entre os dois e não se neguem a tocar bola para deixar o outro com chance de marcar, isso mesmo se o placar já tiver definido.

Agora só resta esperar essas 39 horas passarem até o domingo, ansiosidade está grande, podia ser logo amanhã e acaba com isso.

JOGADORES RELACIONADOS:

Pantilimon, Hart, Zabaleta, Richards, Kompany, Demichelis, Lescott, Boyata, Kolarov, Clichy, Milner, Navas, Silva, Nasri, Toure, Fernandinho, Garcia, Rodwell, Aguero, Negredo, Dzeko, Lopes.

NOTÍCIAS DAS UEFA

- Por causa dos comentários críticos pela atuação do árbitro da partida contra o Barcelona, a UEFA puniu com 2 jogos de suspensão, quando não poderá ter contato com os jogadores no estádio e ele ainda estará sendo vigiado pelo próximo dois anos. Se não passar de fase, o segundo jogo deverá ser cumprido na temporada que vem, caso nos classifiquemos para alguma competição da UEFA;

- 76 times que participaram de competições da UEFA nessa temporada serão investigados a fundo pela entidade por não terem igualado despesa com as suas receitas, norma do Fair Play Financeiro. O Manchester City pode ser um deles. Os clubes serão divulgados em Abril e possíveis punições vão de advertência, multa, criação de teto salarial para o clube até ser barrado de jogar torneios da UEFA.

Ao todo, em 2013-14, 76 times jogaram a UCL e 194 a UEL, dando um total de 270 clubes. Setenta e seis representam quase um terço. Vamos ver quais serão as primeira vítimas da UEFA. Se o City for eliminado da próxima Champions, uma vaga inglesa pode acabar caindo no colo do United, fiquemos de olhos bem abertos!

PREMIER LEAGUE

Apesar de haver a final da Copa da Liga Inglesa, também acontecerão oito jogos da Premier League no final de semana, sequemos Chelsea, Arsenal e Liverpool, todos jogarão fora de casa. Aqui estão os meus palpites para o Bolão:

28ª rodada - 01/03/2014
Aston Villa1v2Norwich City
Everton2v0West Ham United
Fulham0v2Chelsea
Hull City2v0Newcastle United
Manchester UnitedvManchester City
Southampton1v2Liverpool
Stoke City0v1Arsenal
SunderlandvWest Brom
Swansea City1v2Crystal Palace
Tottenham Hotspur3v0Cardiff City
X

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Notícias 27.02.2014

- De acordo com o Daily Mail, Sergio Aguero está vencendo a corrida para poder jogar no domingo, esse é uma grande incetivo para a torcida do Manchester City;

- Já Jovetic e Nastasic não estariam relacionados para o jogo por causa de suas lesões. Amanhã a coletiva do Pellegrini teremos essas confirmações;

- O lateral esquerdo do Southampton, Luke Shaw, está na mira de vários times da Premier League, incluindo o City, ele está avaliado em £ 18 milhões. Vi alguns jogos desse cara e não é nada demais, não acho que seria um upgrade em relação aos dois que estão hoje no City;

- Joe Hart e James Milner são os representantes do Manchester City na seleção inglesa para o amistoso contra a Dinamarca no próximo dia 05. Joleon Lescott não está na lista de 30 jogadores convocados e só por um milagre para ele jogar a Copa do Mundo;

- O próximo jogo do City pela Premier League é apenas contra o Hull City no dia 15 de março. Em virtude da decisão da Copa da Liga Inglesa e o jogo contra o Wigan no dia 09, duas partidas tiveram que ser adiadas. Quando voltar a pensar no campeonato inglês, o City estará três jogos atrás do Chelsea, tomara que não sejam nove pontos de diferença.

- A partida desse final de semana seria um Derby e foi remarcada para o dia 25 de março. Do dia 09 seria contra o Aston Villa, sem nova data ainda. Caso vença o Wigan e jogue a semi final da Copa da Inglaterra, a partida contra o Liverpool também terá quer ser adiada. Já temos o jogo contra o Sunderland para encaixar em alguma data nos próximos dois meses. Irá ser tenso;

- No ranking de pontos da UEFA, o Tottenham, com a vitória e classificação na Liga Europa hoje, nos ultrapassou e agora estamos em 19º lugar. Se garantirmos a classificação para a próxima Liga dos Campeões.Ainda é possível perdemos mais algumas posições, se formos eliminados pelo Barcelona. Temos que ficar de olho quais serão os clubes classificados para podermos ficar no pote nº 2 na hora do sorteio e jogarmos contra adversários teoricamente mais fracos.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Escalação para a final.

Seguindo a semana de post sobre a Copa da Liga Inglesa, darei um palpite sobre quais 18 jogadores deveriam ser relacionados para a final de domingo. A ideia do blog é divulgar notícias do Manchester City e dar opinião sobre os assuntos, então a escalação é algo pessoal, não quer dizer que está certa ou errada, apenas o que eu gostaria de ver em campo. Digo isso para evitar possíveis xingamentos.

Quando a temporada começa, a Copa da Liga Inglesa não está nos planos de nenhum time, é a de menor prioridade para os torcedores. Pessoalmente, eu gosto porque são nesses jogos que os atletas da base ganham chance de se mostrar para os torcedores. Ao longo da temporada, a importância pode crescer, a medida do fracasso dos clubes em outras competições. Ainda bem isso não aconteceu para o Manchester City, estamos vivos em todos os torneios.

Para os cinco jogos que o time realizou pela competição, Pellegrini não utilizou seus jogadores principais, eles recebiam descanso nessas partidas. Até a última partida contra o West Ham 24 jogadores participaram de pelo menos alguns minutos da Copa da Liga. Mas chegou a hora da grande final, em um grande palco como Wembley e como o treinador deve escolher os 18? Há uma bipolaridade nessa escolha: continuar com aqueles que jogaram as fases iniciais ou, como é uma final, colocar o time mais forte possível?

Nesse tipo de decisão, 8 ou 80 seco, eu iria pelo lado sentimental e quem começou lá contra o Wigan, naquela terça feira a noite chuvosa, merece a chance disputar a decisão em Wembley. Eles batalharam para isso, merecem seus prêmios. Jogadores experientes definem em momentos de final? Sim, só que do outro lado também não temos muito deles para fazer uma diferença a favor do Sunderland.

Entre os 24, vou começar com quem eu não escolheria: Nastasic, Jovetic e Demichelis. Os dois primeiros devem estar lesionados e o Jo-Jo, eu perdi a paciência com ele. Cinco minutos no último jogo e já sentiu uma lesão, difícil confiar que ele poderá jogar 90 minutos. Demichelis só jogou uma única vez e entrou no meio do segundo tempo para jogar como cabeça de área, acharia muita sacanagem ele ter a chance de levar uma medalha por jogar uma única partida praticamente.

Na escolha do goleiro, eu não pensaria duas vezes: Pantilimon. Tem sido titular dos jogos de Copa e o único gol que o City levou na Capital One não foi ele que foi buscar a bola no barbante, foi na época do "castigo" de Joe Hart. Então Pantilimon titular e Hart no banco. Agora o ponto mais fraco na minha escalação para domingo: a defesa.

Eu acho que poderíamos usar o Richards nesse jogo. Nos últimos confrontos, ele tem ficado no banco e está na hora de jogar, mas não abriria mão do super Zaba no banco porque o argentino é o cara que você gostaria de ter do seu lado quando as coisas estão para ir para o brejo. Aqui o ponto que tenho certeza que levantará mais discussão, a zaga seria formada por Boyata e Lescott. A questão não é o zagueiro inglês, que muitos devem concordar comigo, que deveria ser titular até no time da Premier League, o "problema" é o jovem belga.

Boyata não é, nem de perto, um jogador que se encaixa no nível do atual City, ele começou na base do clube antes mesmo da chegada do Thaksin Shinawatra, ele é do tempo de outra filosofia no clube. Jogou muito pouco pelo City e pelos clubes para onde foi emprestado (pelo City, fez 29 partidas e duas expulsões), não deve ter seu contrato renovado ao final da temporada, mas durante o torneio, ele jogou todas os jogos, exceção ao primeiro jogo da semi final contra o West Ham, e poderia ter participado de toda a campanha se não fosse expulso infantilmente na Copa da Inglaterra. Muitas vezes o vimos jogando de lateral direito, ele quebra um galho lá, ele é zagueiro. Com o Richards na direita, ele jogaria na sua posição de origem e pode ter uma atuação melhor. Qualquer coisa, Pellegrini coloca o belga que vai estar no banco: o capitão Vincent Kompany.

Para fechar a zaga, Clichy no lugar de Kolarov. Com um time alternativo, talvez seja melhor colocar um jogador que, na teoria, prefere a defesa ao ataque.

Meu meio de campo seria formado por Garcia, Milner, Navas e Nasri. Garcia jogou todos os 5 jogos e tem crescido de produção nas últimas partidas. Milner é um cara que você sempre pode confiar. Vai ajudar tanto o time na defesa quanto no ataque. Uma combinação pela direita entre Navas e Richards pode dar certo se o lateral souber fazer as ultrapassagens e o Navas ajuda muito na defesa, não deixará livre a avenida que o lateral inglês costuma deixar por estar pouco concentrado no jogo.

Nasri jogou menos vezes que David Silva, então pela minha lógica, deveria ser o mágico o titular, mas enquanto David precisa descansar para a próxima sequência de jogos, Nasri precisa ganhar ritmo de jogo para os dois chegarem na ponta dos cascos contra o Barcelona, possivelmente os dois poderiam jogar juntos contra o Wigan no próximo final de semana.

No ataque não tem o que muito a escolher, vou de Dzeko e Negredo. Já falei Jovetic, eu não conto com ele e Aguero pode até jogar, mas não irá começar como titular, sairia do banco. Na volta da primeira contusão, o treinador já fez esse processo de introduzir aos poucos o jogador em campo, deve fazer isso novamente, se Kun tiver condições de jogo.

O banco seria formado por Hart, Zabaleta, Kompany, Kolarov, Fernandinho, Aguero e Marcos Lopes. Acho que o jovem jogador merece uma chance, fez boas partidas, inclusive o melhor em campo contra o West Ham em Londres e tem a simbologia dele ser um jogador da base vindo da nova filosofia que o clube está implantando. Se essa escalação acontecer e o City for vencedor, seriam 3 jogadores da base campeões (Richards, Boyata e Lopes). Não é muito, mas já começa a mostrar para o mundo que não queremos só comprar jogador, queremos desenvolvê-los.

Muitos podem se perguntar onde estão Yaya Toure e David Silva, infelizmente só posso escolher 18. Fiz uma escalação com os números frios de jogos, fui sentimental em alguns momentos também, sei que deixar esses dois cara fora pode trazer grandes problemas se precisarmos virar o jogo, mas acho que com os jogadores escolhidos daria para sobreviver contra o Sunderland.

E quais seriam os seus 18 para domingo?


TIMES EDS:

O time EDS do City comandado por Patrick Vieira no banco e Marcos Lopes no campo venceu o Atlético de Madrid na Espanha por 1-0, gol de Devante Cole, e está nas quartas de final da Liga dos Campeões para novos. Jogará contra o Benfica, também em partida única, e o vencedor enfrentará na semi final o ganhador de PSG e Real Madrid.

A semi final e a final serão jogadas em partidas únicas na Suíça, já o confronto contra o Benfica será em Manchester em data a ser definida (11, 12, 18 ou 19 de março). A princípio em nenhuma dessas datas o Etihad Stadium será utilizado, quem sabe o jogo poderá ser lá com entrada de graça.

No outro lado do chave, Barcelona x Arsenal e Chelsea x Schalke 04.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Manchester City e a Copa da Liga.

O post anterior foi escrito com a finalidade de comentar as diferenças entre as duas competições no formato de Copa na Inglaterra. Esse agora será usado para fazer um breve relato da participação do Manchester City nas finais da Copa da Liga Inglaterra, como preparativo para a final contra o Sunderland, no próximo domingo em Wembley.

Foi na década de 1970 que o Manchester City participou das suas únicas três finais da competição até voltar a disputar em 2014. Dessas três vezes que jogou o jogo decisivo, o Manchester City venceu em duas oportunidades (1970 - o campeão tinha direito a enfrentar o vencedor da Copa do Mundo, Pelé, Tostão, Rivelino e Cia arregaram - e 1976) e saiu derrotado em 1974. Foi um hiato muito grande da última final até hoje, eu nem era nascido ainda.

A curiosidade dessas três partidas foi que todas terminaram 2-1 para o campeão. É um bom palpite para domingo. Em 1970 o desafiante foi o West Brom e jogamos em frente a um pouco de 97.963 em Wembley (isso aí não temos torcida né? Time surgiu apenas em 2008.....idiotas). O City jogou a final após vencer o Southport (3-0), Liverpool (3-2), Everton (2-1), QPR (3-0), na semi final venceu no placar agregado de 4-3 o vizinho Manchester United.

Nesse primeiro título da Copa apenas um único jogador não era inglês, o zagueiro Arthur Mann, escocês. Jogadores importantes do City participaram dessa conquista como Colin Bell, Mike Summerbee e Joe Corringan. Graças a um gol de Mike Doyle, o City conseguiu o empate e Glyn Pardoe fez o da virada na prorrogação.




É interessante ver como o futebol de antigamente era em outro ritmo, sobrava espaço em campo e o esporro que Joe Corrigan toma no gol do WBA só é engraçado porque o time vence no final.

Em 1974 o adversário Wolverhampton levantou o caneco e tivemos que nos contentar com o vice campeonato. Nesse partida "apenas" 97.886 compareceram ao jogo (2008....imbecis). Para chegar a final, vencemos o Walsall depois de dois repalys após dois empates em 0-0, o City meteu 4-0 na terceira partida. O Carlisle United perdeu por 1-0, York City foi eliminado apenas no replay por 4-1. Para vencermos o Coventry City precisamos também do replay (4-2) e a semi final contra o Plymouth teve o placar agregado de 3-1.

Na grande final, do time que havia sido campeão 4 anos antes, o Manchester City ainda contava com seis jogadores (Glyn Pardoe, Mike Doyle, Tommy Booth, Mike Summerbee, Colin Bell e Francis Lee). Nesse time ainda jogava o atacante Denis Law, que no final daquela temporada foi fundamental ao fazer o gol de calcanhar que mandou o United para a segunda divisão. Foi uma troca justa: perdemos a Copa, mas rebaixamos o United.

O autor do nosso gol único na final foi Colin Bell, pena que aos 85 minutos os Lobos conseguiram desempatar. Um jogador do City deu uma assistência de calcanhar, teria sido Law? Pelo vídeo eu entendi que foi o camisa 11, Rodney Marsh. Law era o camisa 10.

Para finalizar, a nossa última participação em final foi na de 1976. Novamente Wembley teve um público discreto, coisa de 100 mil pessoas (jura mesmo, a data de de fundação do City é 2008? "Wankers!"). No caminho para enfrentar o Newcastle na final tivemos que passar pelo Norwich após dois replays, 6-1 no último, Nottingham Forrest (2-1), porrada no United por 4-0, vitória sobre o Mansfield Town por 4-2 e no agregado por 4-1 no Middlesbrough na semi final.

O goleiro Joe Corrigan e o meio de campo Alan Oakes estiveram no time titular novamente e assim como Mike Doyle e Tommy Booth, que jogaram as três finais de Copa da Liga que o City esteve, são os quatro únicos jogadores que fizeram parte dos dois únicos títulos de Copa da Liga que o City tem até o momento.

O gol da vitória foi marcado por Dennis Tueart. Como foi? Vocês precisam assistir ao vídeo abaixo:

Agora é espera domingo e torcer para colocarmos o time de 2014 entre os campeões da Copa da Liga Inglesa.

Acho que temos muitas chances, afinal sempre que o City foi para uma final da Copa da Liga Inglesa em ano que o somatório dos quatro dígitos deu um número primo, o Manchester City sagrou-se campeão! Vocês acham pouco? Para mim isso é sinal de título certo!

1970 = 1+9+7+0= 17 (sucesso)
1974 = 1+9+7+4= 21 (fracasso)
1976 = 1+9+7+6 = 23 (sucesso)
2014 = 2+0+1=4 =7 (??)

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Um pouco sobre as Copas Inglesas.

No próximo domingo o Manchester City irá decidir com o Sunderland em Wembley quem será o campeão da Copa da Liga Inglesa, competição diferente da tradicional Copa da Inglaterra, que está na fase de quartas de final e, por coincidência, ambos os times ainda estão vivos.

A primeira diferença que deve ser apontada entre as duas é a idade delas. A Copa da Inglaterra, organizada pela Federação Inglesa de futebol (FA, logo FA Cup) é o torneio de futebol mais antigo do mundo, com o primeiro torneio sendo realizado em 1871-72 e teve como o campeão o Wanderers FC (não existe mais) ao bater o Royal Engineers por 1-0. A Copa da Liga Inglesa, organizada pela Liga de Futebol da Inglaterra, é um pouco mais nova, primeira competição foi em 1960-61 e o Aston Villa foi o vencedor após duas partidas contra o Rotterhdam United, 2-0 para os vice na primeira e vitória por 3-0 (2-0 no tempo normal, 1-0 na prorrogação) na volta, no agregado, 3-2 para o time de Birmingham.

Por ser organizada pela Federação Inglesa, a Copa da Inglaterra conta com um número muito maior de times, de diversas divisões e até de outros países. Clubes do País de Gales e da Ilha de Guersey, no Canal da Mancha também jogam o torneio. Teoricamente, time até da última divisão pode jogar, mas isso não acontece, na temporada 2013-14, a menor divisão que teve representante foi a décima divisão. A competição começa em agosto com rodadas envolvendo esses times e os clubes da Premier League só entram na chamada Terceira Rodada, que é sempre realizada no começo do mês de janeiro do ano seguinte ao início da Copa da Inglaterra.

Por sua vez, a Copa da Liga Inglesa tem números mais modestos de participantes. Para jogar é preciso fazer parte de uma das quatro primeiras divisões inglesas, então o número total é de 92 times. Pode haver time da Ilha de Guersey e do País de Gales, basta estar numa dessas divisões e o último campeão é o Swansea, justamente de Gales. Os times da Premier League entram na segunda rodada, começo em agosto, ou na terceira rodada, se estiverem disputando algum torneio da UEFA, então jogam a primeira partida somente em setembro.

Os confrontos entre as equipes são decididos na base do sorteio aleatório, não dirigidos, é possível ter confrontos de times da Premier League entre eles nas fases iniciais, algo que considero muito positivo, porque times pequenos podem avançar para as fases mais agudas das Copas. Ambos torneios a decisão para saber qual time seguirá adiante é em uma partidas, com dois poréns:

- Na Copa da Inglaterra, o empate ocasiona uma partida extra com mando de campo invertido, sendo que o vencedor é decidido impreterivelmente nesse segundo jogo, mesmo que a partida vá para a decisão por pênaltis ( já aconteceu de um confronto ter vários empates e sempre jogar uma nova partida, acabaram com isso). Já na Copa da Liga Inglesa, o empate leva o jogo para a prorrogação, se persistir o empate, cobrança de pênaltis, é tudo no mesmo dia.

- Na fase de semi finais da Copa da Liga Inglesa, os finalistas são decididos em partidas de ida e volta, com o vencedor sendo aquele com melhor resultado no placar agregado.

Durante os primeiros anos de sua existência, a Copa da Liga não teve patrocínio, mas a partir de 1982 isso mudou:

1982-1986 - Milk Cup;
1986-1990 - Littlewoods Challenge Cup;
1990-1992 - Rumbelows Cup;
1992-1998 - Coca Cola Cup;
1998-2003 - Worthington Cup;
2003-2012 - Carling Cup;
2013-2016 - Capital One Cup;

A Copa da Inglaterra resistiu mais de 100 anos para vender o Naming Rights do seu torneio, mas sucumbiu a grana das corporações:

1994-1998 - The FA Cup sponsored by Littewoods;
1998-2002 -The AXA Sponsored FA Cup;
2006-2011 - The FA Cup sponsored by E. ON;
2011-1014- The FA Cup sponsored with Budweiser;

E agora a Federação Inglesa corre atrás de um novo patrocínio porque a cervejaria não irá renovar o contrato. Não sei qual é a politica de marketing da empresa, mas os últimos anos devem ter sido bons para a Budweiser em relação ao torneio. A intenção desses torneios é ter os Matadores de Gigantes nas finais, isso vende matéria de jornal, e em 2011 o Stoke foi vice e Wigan atual campeão.

Para se chegar à final da Copa da Liga Inglesa, um time da Premier League precisa jogar ou 5 ou 6 jogos, depende da fase que entra. Na Copa da Inglaterra, não havendo nenhum replay, um time da primeira divisão jogará cinco vezes. Ambas as decisões são jogadas em Wembley, assim como as duas partidas da semi final da Copa da Inglaterra.

As duas competições garantem aos seus vencedores a participação na Liga Europa da próxima temporada. Na Copa da Liga Inglesa, o vice campeão não fica com uma vaga se o vencedor já tiver classificado para competições da UEFA, essa vaga vai para o melhor colocado sem vaga da Premier League. Esse é o último ano que a UEFA permite ao vice campeão da Copa da Inglaterra (assim como todas as Copas Nacionais) se classificar para a Liga Europa, caso o vencedor consiga uma vaga para alguma competição europeia por outros meios, a vaga irá para o melhor classificado da Liga sem vaga. Acho bem escroto essa mudança.

Eu entendo assim: há uma dificuldade muito grande, em qualquer Liga Nacional, um time de menor investimento conseguir figurar entre os primeiros colocados. A gente acaba vendo uma tendência de sempre os mesmos times jogarem as competições da UEFA. Num torneio estilo Copa, a chance é maior deles surpreenderem e chegar a uma Liga Europa da vida. No modelo que será implantado em 2014-15, o time menor terá que ser campeão, ou seja, cria mais uma dificuldade. Eu acho justo recompensá-lo com a participação se forem vice campeões da Copa Nacional, é um melhor resultado que o quinto, sexto lugar 45 pontos atrás do líder.

O Manchester City tentará sua terceira conquista da Copa da Liga Inglesa, 1970 e 1976, o Sunderland quer perder a virgindade ( lembrar que o Wigan perdeu a deles para a gente na Copa da Inglaterra passada). Já na Copa da Inglarreta, nós levantamos o caneco em cinco ocasiões (1904, 1934, 1956, 1969 e 2011).

Durante a semana tentarei achar fatos e histórias sobre essas duas conquistas nossa da Capital One Cup ( até quando?).

Qualquer coisa que queiram acrescentar, tirar dúvidas, é só deixar um comentário!

Sorteio UEFA Euro 2016.

O sorteio da fase de classificação foi realizado agora a pouco e o importante não saber os grupos, mas sim como estão matando o futebol de todas as formas possíveis. O UEFA tem 54 países afiliados, Gibraltar foi o último associado. Como há um país sede (França), foram 53 para o sorteio, 8 grupos de 6 e 1 de 5.

O importante é que agora são 24 classificados ao invés de 16, ou seja, quase a metade vai jogar a Euro. Não que no outro formato houvesse muitas surpresas na classificação, mas agora os dois primeiros de cada grupo jogam a Euro, mais o melhor terceiro colocado e um play off classifica os restantes. Seleção de ponta tem que fazer muita merda para não ir agora. 

Esse aumento de países também aconteceu na Copa da Mundo e a primeira fase é cheio de jogo baba. Tem partida que será dura de ver como Argelia x Coréia do Sul ( se ferrou Beira Rio), Honduras x Equador ( Se tiver jogo na Arena da Baixada...), Japão x Grécia (isso com certeza não é presente de Natal).

Uma curiosidade do sorteio de hoje foi a impossibilidade de 4 seleções jogarem partidas por problemas políticos, se caíssem no mesmo grupo, seriam passadas para o grupo seguinte. Espanha x Gibraltar e Armênia x Azerbaijão não poderiam acontecer. E não que foram sorteados no mesmo grupo? Qual é a probabilidade desse evento acontecer no mesmo sorteio?

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Acabou o gás?

O Manchester City venceu o Stoke por 1-0 em uma partida que foi um sufoco, um desespero para assistir. Tensão pela forma que o time jogou e não conseguia tirar o zero do placar. Felizmente o placar foi favorável para o City que não deixou Chelsea e Arsenal abrirem vantagem na classificação.

O começo do jogo parecia City versus Barcelona, só que nós o Barça e Stoke a gente. Ficávamos com a posse de bola, mas não criávamos nada de produtivo e os visitantes tiveram duas chances para abrir o placar nos primeiros minutos, numa delas Hart espalmou um chute para fora. Foi a primeira e única intervenção do goleiro no jogo.

Era muito toque de bola nosso, sem objetividade nenhuma. Pellegrini colocou o de melhor em campo, para formar a nossa escalação perfeita só faltava o Aguero, mesmo assim o goleiro do Stoke, Begovic, só precisou defender um chute e de fora da área no primeiro tempo. O Stoke veio para jogar recuado e todos sabíamos que fariam isso, então se não acelerássemos o time nunca iríamos pegá-los com a defesa desprotegida. E fizemos tudo para agradar o jogo deles.

No final do primeiro tempo, o time melhorou, começou criar jogadas e chances de gol, infelizmente nenhuma foi aproveitada até o apito final da etapa. No segundo tempo o time de Mark Hughes esqueceu até de dar aquelas estocadas, era o jogo no campo deles, mas de novo o City era lento, sem criatividade e até nervoso porque jogadores estavam com medo de chutar. Algumas chances que preferiram dar um passe a mais ao invés de tentar o arremate.

Pellegrini tentava mudar o jogo com a entrada de Navas e Jovetic, mas pouco surtiram efeito. O montenegrino causou problema ao goleiro depois de um chute de fora da área, mas a sua participação durou menos de 15 minutos. Ele sentiu alguma lesão e saiu para a entrada de Garcia. Nos tempos de Mancini quando a situação estava ruim, apertávamos o botão ( que nem no desenho do Godzilla) e Yaya Touré vinha para nos salvar. Hoje o botão teve que ser acionado novamente.

Lance que começou numa tabela na entrada da área com Yaya, a bola foi passada para Kolarov cruzar. Touré acompanhava a jogada, teve que diminuir a passada para acertar o chute, mesmo assim Begovic ainda tocou na bola, mas ela morreu mansamente no gol. Pouco tempo depois Dzeko teve a chance para fazer o segundo, numa jogada semelhante, mas chutou a bola nas próprias pernas. Mesmo com o gol o clima ainda era de tensão.

Se vacilássemos, o Stoke poderia nos surpreender e empatar a partida. Os jogadores tentavam tranquilizar o jogo tocando a bola, envolvendo o Stoke. Só que com o Crouch na nossa área, muitas bolas eram levantadas para lá e isso não traz alívio algum. Sorte que a chance que eles tiveram, Ireland chutou para a fora e o jogo terminou 1-0 mesmo.

O mês de fevereiro acabou hoje para o City e não trará saudades para o time e torcedores. Esperamos que março o time de dezembro e janeiro volte a jogar. Começamos o próximo mês com a decisão da Copa da Liga Inglesa no dia 02. O nosso adversário, o Sunderland, perdeu para o Arsenal, nosso adversário na Premier League, por 4-1.

Outro oponente na briga pelo título inglês, o Chelsea quase deixou dois pontos em Stamford Bridge, mas venceu o Everton por 1-0 com gol aos 48 do segundo tempo. Eles continuam líderes com três pontos a nossa frente e um jogo a mais.

Uma pena sobre Jovetic. Mais uma contusão, se for muscular, ficará algum tempo de fora. "Sorte" que sai um , volta outro. Aguero deve estar liberado na próxima semana para jogar.

MELHOR EM CAMPO:

Live Blogging - Manchester City Vs Stoke City

 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

EPL # 27 - Manchester City Vs Stoke City.

Nesse sábado ao meio dia, o Manchester City enfrentará o Stoke City no Etihad Stadium. A partida terá a transmissão do canal FOX Sports e será acompanha pela live blogging do blog, que deverá começar meia hora antes do início da partida.

O mês de fevereiro não foi um dos melhores para a nossa equipe. Jogamos até agora 4 vezes, vencemos uma, empatamos outra e foram duas derrotas, para piorar só marcamos dois gols, foram bons gols porque com eles avançamos na Copa da Inglaterra ao derrotarmos o Chelsea. Devido a esse retrospecto, podíamos dar uma porrada no time do Mark Hughes para retornarmos ao nosso ritmo de jogo.

Não será dessa vez que Pellegrini contará com o atacante Sergio Aguero, que já está treinando com seus companheiros. Pela entrevista de hoje, o treinador deixou claro que o jogador irá retornar aos treinos na terça feira, devem ser aqueles treinos mais fortes, então a expectativa é de podermos vê-lo em campo contra o Sunderland no próximo domingo. Nastasic também continua de fora.

A expulsão de Demichelis contra o Barcelona foi comentada hoje pelos jornalistas e Pellegrini diz que confia muito no zagueiro. Não estava mal até levar o cartão vermelho, o que comprometeu a forma do City atuar na terça feira. Ele deve continuar formando a dupla titular com Kompany, apesar de eu e muitos acharem que a melhor parceira é entre o capitão e Lescott. Havia um boato de Kompany poderia ficar de fora do jogo por causa de uma lesão, isso foi descartado pelo treinador.

O Stoke City está em 14º lugar e só fez 27 gols em 26 partidas, entendo que não será um adversário que possam nos dar trabalho, ainda mais em Manchester, onde acumulamos vitórias contra eles. Logo, eu acho que seria importante haver um rodízio dos jogadores para poderemos chegar na reta final com um time mais inteiro. Seria um rodízio que parte da espinha dorsal do City ficasse no banco, caso alguma situação inesperada ocorra.

O City tem três pontos a menos que o líder e com um jogo a mais por fazer. Os quatro primeiros jogarão em casa nessa rodada, então a previsão que não aconteça alterações na parte de cima da tabela. O Chelsea terá o jogo mais complicado porque receberá o sexto colocado, Everton, às 9:45. Arsenal pega o Sunderland no Emirates na mesma hora do nosso jogo, os Black Cats poderiam fazer uma graça amanhã, para sair da zona de rebaixamento, e não no domingo que vem. O Liverpool jogará em Anfield apenas no domingo, contra o Swansea.

Mark Hughes ainda não superou a demissão do Manchester City e continua querendo enaltecer o seu trabalho na época que treinou o time. Ele ainda quer colocar pressão em Pellegrini, ao dizer que tem que fazer um bom trabalho para não ser demitido pelo dono do clube. Se não tem o que falar, que fique quieto. John Guidetti não poderá jogar por causa do acordo entre os dois clubes, também se pudesse ser relacionado entraria aos 92 minutos em campo. Lamentável.

A equipe EDS (sub 21) venceu o Newcastle, fora de casa, pela Copa da Premier League sub 21. 3-2, após estar perdendo por 2-0, gols de Bytyqi, Hiwula e Lopes, interessante foi saber que o artilheiro da equipe sub 18, Thierry Ambrose, começou como reserva e jogou os 10 minutos finais. O time espera na semi final o vencedor de Exeter City e Burnley.

PALPITES PARA O BOLÃO SKYBLUES BRASIL:

27ª rodada - 22/02/2014
Arsenal2v0Sunderland
Cardiff City1v1Hull City
Chelsea2v1Everton
Crystal Palace1v1Manchester United
Liverpool2v0Swansea City
Manchester City3v0Stoke City
X
Newcastle United3v1Aston Villa
Norwich City1v2Tottenham Hotspur
West Brom2v0Fulham
West Ham United2v2Southampton

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Richards, Kompany, Demichelis, Lescott, Boyata, Kolarov, Clichy, Nasri, Navas, Silva, Garcia, Toure, Fernandinho, Rodwell, Negredo, Dzeko, Jovetic

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Notícias 20.02.2014

- Má notícia: ainda não deve ser nesse final de semana que poderemos contar com Sérgio Aguero. O jogador usou sua conta no twitter para avisar que deverá treinar com a equipe a partir da próxima semana, com o objetivo de estar pronto para a final da Copa da Liga Inglesa;

- Boatos circulam na internet que poderemos ter mais uma baixa e essa tão importante quanto de Aguero. Kompany pode ter sentido mais uma lesão e ficaria de fora algumas semanas. Ele não teria participado do treino de hoje. Amanhã Pellegrini dará entrevista pré jogo contra o Stoke e esse assunto vai ser levantado.

Nesse lance que ele tira a bola brilhantemente de Messi, ele aparece com a mão na parte posterior da coxa esquerda ao final da jogada:

Habilidade de Kompany


- O jogo contra o Wigan pela Copa da Inglaterra já tem data e horário. Será no domingo dia 09 às 13 horas, horário de Brasília. A data foi escolhida pela BT Sports, canal de TV que transmitirá o jogo. A BT é parceira do City numa área de entretenimento no Etihad Stadium, então muita gente questionou porque da escolha desse dia para jogo, afinal pouco mais de 72 horas depois, jogaremos contra o Barcelona. A expectativa era desse jogo ser sábado.

Pessoalmente não vejo problema desse jogo ser no domingo. No meio da semana anterior a esse confronto, serão realizados jogos data FIFA e, por exemplo, Brasil, Argentina, Inglaterra, Costa do Marfim, Bélgica (se enfrentam por acaso) e Espanha jogarão na quarta feira, dia 05. Ou seja, só teremos os jogadores de volta no dia 06. Com a partida no domingo, ganharão um dia a mais de descanso. E vamos falar a verdade, vai ser um time misto para esse jogo contra o Wigan e os principais jogadores contra o Barça;

- Próximos três jogos do City, acredito que haverá um rodízio forte. São jogos contra o Stoke no Etihad pela Premier League, time com péssimo ataque, Sunderland pela decisão da Copa da Liga em Wembley e o Wigan em casa pela Copa da Inglaterra.Teoricamente são três jogos não complicados, que deixaria o time ficar focado para o jogo da volta contra o Barcelona, com os jogadores descansando a musculatura ou recuperando a forma física.

Já aviso logo. Para a final da Copa da Liga, sou muito a favor de usar os jogadores que participaram dos jogos anteriores, tipo Pantilimon, Boyata, Lescott, Garcia, Marcos Lopes...Jogadores que roeram o osso, participaram de quase todas as partidas e que na hora do filé mignon, não irão saborear? Acho isso muito errado, como aconteceu com o goleiro romeno na final da Copa da Inglaterra passada.

- Por causa dos comentários após o assalto que o Manchester City sofreu diante do Barcelona, Manuel Pellegrini poderá ser suspenso e multado pela UEFA, mesma entidade que puniu o clube com um valor maior do que o Porto porque voltou atrasado do intervalo e não fez som de macacos para atletas adversários como os torcedores portugueses;

- O time sub 18 do City perdeu em casa para o Fulham por 3-1 e está eliminado da FA Youth Cup. Por coincidência, ambos os times lideram suas divisões na Premier League Sub 18. Marcos Lopes poderia jogar, mas não foi utilizado. Semana que vem a equipe viaja para Madri onde enfrentará o Atlético de Madrid na primeira partida das oitavas de final da Liga dos Campeões para novos;

- Parte da pré temporada do Manchester City já está definida: mais uma viagem para os EUA. O torneio é chamado de Copa dos Campeões, será realizado em várias cidades entre as datas de 24/07 até 04/08. O City está no grupo B com Liverpool, Milan e Olympiacos da Grécia.

Essas são as datas:

27/07 - Milan no Heinz Field em Pittsburgh. Casa do Pittsburgh Steelers, time de futebol americano;

30/07 - Liverpool no Yankee Stadium. Será a nossa segunda partida nesse estádio de Baseball. No pós temporada passada, o time venceu o Chelsea por 5-3. O NY Yankees é dono de 20% do New York City FC e será a casa do NYCFC enquanto o estádio do time de futebol é cosntruído;

02/08 - Olympiacos no TCF Bank Stadium, campo do time de futebol americano da Universidade de Minnesota, na capital do estádio Minneapólis. Ainda bem que essa partida é no verão do hemisfério Norte, o estado fica na fronteira com o Canadá e é conhecido como a terra dos 10 mil lagos. Leitores, dever de casa para vocês: por em ordem alfabética todos esses lagos, entrega do trabalho até dia 30/07/2014, para eu usar no pré jogo.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Man City 0 - 2 Barcelona

Deve ser assim que se sente um torcedor de um time da Liga Espanhola quando enfrenta o Barcelona, puto com os erros de arbitragem a favor do time da Catalunha. O campeão deixa de marca uma falta em Navas e no lance seguinte marca um pênalti, que foi fora da área, no Messi. Sujeito deve ter ficado em dúvida e pensou em sueco: " é o Barcelona, é o Messi, vamos dar pênalti mesmo."

O Barcelona não fez nada demais para merecer esse placar. Ficaram trocando bola o tempo todo, mas sem objetividade nenhuma, mesmo com um a mais após a expulsão do Demichelis. Estou vendo o lance de novo da expulsão e "pênalti", o Demichelis bate na perna do Messi e ele ainda pisa fora da área, vergonha total!

Pellegrini tentou um esquema novo com Kolarov no lado esquerdo do meio de campo. A ideia era boa, mas o sérvio não foi bem. O gol cancelado deles foi mal anulado, mas já tinha feito a cagada, então tentaram compensar. E o segundo gol saiu já no final da partida num lance que o Clichy escorregou.

Até o Zico tá falando que foi fora da área. Vou torcer para a Imperatriz Leopoldinense não cair no carnaval depois disso.

Perdemos do Bayern na Fase de Grupos e vencemos lá com um time misto. Teremos Aguero nesse dia no Camp Nou. Eu acredito!

MELHOR EM CAMPO:

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Boas notícias!

Não será nesse jogo ( isso se Pellegrini não estiver na espera de mandar um: Ráááá! Pegadinho do Malandro!) que Sergio Aguero retornará ao time, pode ser contra o Stoke no final de semana. A boa, excelente notícia é a participação de Fernandinho na partida de amanhã, o jogador está convocado para o jogo e deu uma animada em todos os torcedores do City.

Ele já havia treinado com o grupo ontem e Pellegrini tinha avisado que se ele treinasse normalmente hoje, ele seria incluso nos jogadores que iriam enfrentar o Barcelona nessa terça feira. Participou sem apresentar nenhum problema e coube ao treinador dar essa notícia na entrevista pré jogo. A partir daí começou mais uma especulação sobre o esquema tática que será usado nesse confronto.

Costumeiramente o treinador coloca em campo um time no tradicional 4-4-2, é muito raro ele variar o esquema. Das 40 partidas desse ano, apenas 5 foi utilizado um esquema com apenas um atacante e cinco no meio: Chelsea em Londres, Bayern na Alemanha, Leiscester fora, Liverpool e Crystal nos jogos entre Natal e Ano Novo. Tirando a partida contra o Chelsea, no resto das vezes foi por necessidade ou conveniência. Mesmo com esse número baixo, há jornalistas que acreditam que o City jogará no 4-5-1 para ganhar o meio de campo.

Esse esquema não seria novidade no City, na época de Mancini, o treinador aproveitava muito a qualidade ofensiva de Yaya Toure para chegar mais a frente e conseguir nos dar a vitória. Foi altamente proveitoso esse resultado. Nesse esquema Fernandinho entraria na vaga de um dos dois atacantes, a critério de Pellegrini. Acho que poderia dar certo, meu único porém é utilizar Javi Garcia e Fernandinho desde o início do jogo.

O Garcia veio de contusão muscular e jogou os 90 minutos contra o Chelsea, quatro dias depois tem esse grande desafio. O Fernandinho não joga faz 15 dias por também problema muscular. Teríamos dois jogadores que se recuperaram a pouco tempo e pode ser necessário fazer alterações muito cedo, possibilitando uma dificuldade para modificar o esquema se for preciso, caso o resultado esteja desfavorável. Aí entra a participação dos médicos e fisiologistas do clube.

Importância de Fernandinho em números:

Jogos com ele: 26. Média de gols marcados: 3.2. Percentual de vitória: 81%. Pontos por jogo: 2.5.

Jogos sem ele: 5. Média de gols marcados: 0.8. Percentual de vitória: 20%. Pontos por jogo: 1.0.

Independente do time que entrar em campo, estou otimista e feliz. É o Barcelona, é o Messi. Eles estarão em campo no Etihad amanhã. Só para "comemorar" esse jogo, a imprensa inglesa trouxe a informação que há 15 anos completados nessa semana, o time estava na terceira divisão e vencia Macclesfield em Maine Road por 2-0. Quanta diferença.

Momento fofoca de tabloide sensacionalista: pode ser que o Sheik Mansour vá ao estádio para acompanhar essa partida. Até agora ele está invicto e com clean sheet: vitória de 3-0 sobre o Liverpool. Me falaram que ingresso só com cambista, acho que ele vai tomar um ágio ferrado nisso e o cara que vender o ingresso nunca mais vai precisar trabalhar na vida.

Matéria sobre o Fernandinho na globo: http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/02/fernandinho-poe-fim-estigma-de-brasileiros-em-manchester-e-vira-idolo.html

Que porra de sotaque é esse da mulher o primeiro vídeo?? É um português de Portugal carregado da onde?

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Richards, Kompany, Demichelis, Lescott, Boyata, Kolarov, Clichy, Nasri, Navas, Silva, Garcia, Toure, Fernandinho, Rodwell, Negredo, Dzeko, Jovetic.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Liga dos Campeões - Oitavas de Final - Manchester City Vs Barcelona

É logo ali! Há dois meses estamos na espera desse jogão, logo após o sorteio que definiu que o Manchester City iria enfrentar o Barcelona no mata-mata das oitavas de final. E estamos a pouco menos de 48 horas de um jogo que deve estar no Top 5 de partidas mais importantes para o clube e seus fiéis torcedores. Nessa terça feira, com transmissão dos canais ESPN, o City enfrenta o líder do campeonato espanhol em Manchester, o jogo começará às 16:45 e os canais ESPN farão um abre o jogo desde das 15 horas da tarde.

Nesses dois meses de espera, nós não podemos reclamar dos resultados. Foram 16 partidas com 13 vitórias, dois empates e uma única derrota. O que nos deixou bem angustiados foram as contusões. Primeiro Aguero, uma lesão muscular. A data para qual olhávamos era sempre o dia 18 de fevereiro. Terá chance de retornar para enfrentar Messi e Cia? Voltou, fez gols, salvou o time na Copa da Inglaterra, mas infelizmente a coxa voltou a ser um problema.

Depois foi a vez de Nasri, com um mês para o esse jogo, ele leva uma pancada forte contra o Newcastle. Vai se recuperar antes? Sim! Jogou 30 minutos contra o Chelsea no final de semana e pareceu não haver qualquer sequela no joelho. Fernandinho se machuca no último treino que o clube fez na preparação para o jogo diante do Chelsea, há 15 dias. Contaremos com ele na terça? Mistério de Pellegrini.

O treinador deu uma entrevista hoje sobre as condições de jogo de Fernandinho e Aguero, principalmente. O único 100% fora por lesão é o zagueiro Nastasic. Aguero não foi descartado, mas é mais complicado para ele jogar, não sei a real condição dele, se ele poderia ficar no banco, se puder é uma preocupação para o Barça. Tata Martino terá que dormir com essa incógnita. Já Fernandinho parece mais certo de ser relacionado.

O City fez treinou hoje no domingo, time focado mesmo, treinando até domingo, o brasileiro participou sem problema algum e se continuar assim no treino que acontecerá nessa segunda feira, irá dar uma moral e tanto para nosso time e torcedores. A ausência dele foi sentida contra o Chelsea e o Norwich, ambos pela Premier League.

A entrevista pré jogo que Pellegrini dará após o treinamento dessa segunda, deverá ser a mais concorrida. O Twitter do clube acompanha e vai passando o que é dito pelo treinador. Acho que será possível aquela baleia azul safada aparecer por causa da enorme quantidade de acessos. Vamos ficar aqui na torcida para que boas notícias saiam da boca do Pellegrini.

O time passou por um mau momento nas últimas semanas, mas essa vitória sobre o Chelsea levantou o astral, uma partida que não deixou o adversário jogar, com o comprometimento de todos os jogadores, vontade, aplicação tática, o time jogou mais leve. E as contusões estão diminuindo, o que trará menos desgastes para nossos jogadores.

Além de Nastasic, quem não poderá jogar é James Milner, suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos e pelo o que eu entendi das regras em inglês, Fernandinho e Zabaleta estão pendurados. Estão com dois e jogadores com números impares maiores ou iguais a três ficam fora do jogo seguinte. Preocupante, ainda mais o Zabaleta que poderá ter que enfrentar Neymar caindo mais pelo seu setor.

A diretoria está preparando um clima diferente de estádio, fez um concurso para a escolha de um mosaico na expectativa que possa trazer os torcedores para dentro do gramado, quem sabe atazanar um pouco o time adversário, a atmosfera no estádio não é de caldeirão, são poucas as vezes que a torcida participa do jogo. É uma tentativa para isso e o clube já está apoiando a ideia de alguns outros times da Premier League de haver lugares em pé. Todos os ingressos já foram vendidos.

Sobre o Barcelona, não quero falar muita coisa. Todos já conhecem eles, se você quiser notícias é só procurar na Internet, vai achar aos montes. Única coisa que comentaria é sobre o Daniel Alves falar que o City não tem classe. Depois dele fazer aquela dancinha imbecil com o Neymar e usar aquelas roupas patéticas, ele não pode falar mal da classe de ninguém.

Esse jogo marcará o primeiro confronto de Yaya Touré contra o seu ex time. Lá ele era apenas mais um jogador, foi mal aproveitado. Aqui ele é um dos caras, com a banca de ser eleito três vezes seguidas o melhor jogador africano do ano. Não deve have ressentimento entre eles, mas é sempre bom, e na verdade gostoso, sair por cima desses encontros.

Estou fazendo uma busca aqui para saber quantas vezes Man City e Barcelona já se enfrentaram, mas só encontro uma vez nos sites. Na verdade eu conheço duas partidas:

a primeira partida de futebol no Etihad (na época City of Manchester Stadium) em 2003-04, vitória nossa por 2-1, gols de Anelka e Sinclair. A segunda foi no troféu Joan Gumper em Barcelona. Vitória 1-0, gol de Martin Petrov. Foram duas partidas amistosas.

Sabemos que é o freguês então....

Quartas de final Copa da Inglaterra.

Após vencer e eliminar o Chelsea no sábado, o Manchester City foi sorteado contra Wingan com a partida sendo realizado ou no dia 08 ou 09 de março no Etihad Stadium, um final de semana que antecede o segundo jogo contra o Barcelona, dessa vez na Espanha, pela Liga dos Campeões da UEFA.

O mais incrível que teremos mais um jogo adiado pela Premier League. No dia 08 iríamos jogar contra o Aston Villa em casa, agora Deus sabe quando será realizada essa partida. Na rodada anterior da Premier League jogaríamos o Derby de Manchester, mas por causa da final da Copa da Liga Inglesa no dia 02 de março, esse jogo será agora no dia 25 de março, terça feira, alguns dias antes da nossa visita a Londres para enfrentar o Arsenal, dia 29.

E ainda não há data para o jogo cancelado contra o Sunderland. Situação tensa em?

Será a segunda vez que enfrentaremos o Wigan nessa temporada no Etihad, eles jogam na segunda divisão atualmente. No primeiro confronto o jogo valia pela Copa da Liga Inglesa e os batemos por 5-0, gols de Dzeko, Toure, Navas e Jovetic (2). Grande chance de Manuel Pellegrini colocar um time mesclado em campo para com intenção de poupar para o jogo de volta contra o Barcelona.

O time jogou naquele dia com Pantilimon, Richards, Boyata, Lescott, Clichy, Fernandinho, Garcia, Milner, Marcos Lopes, Jovetic e Dzeko. Entraram Toure, Navas e Aguero. Mais uma chance para o Marcos Lopes participar do time principal.

O Wigan é o atual décimo segundo colocado, com dois jogos a menos e a sete pontos da zona de classificação para os plays offs da segunda divisão. O autor do gol da final passada, Ben Watson, ainda é jogador do Wigan, treinado pelo ex jogador do City, Uwe Rösler. O artilheiro é o meio campista inglês Nick Powell com 10 gols, jogador emprestado pelo United. Para chegaram as quartas, eliminaram o Milton Keynes Dons, Crystal Palace e Cardiff, os dois últimos da Premier League.

A última decisão de Copa da Inglaterra foi esse mesmo jogo e infelizmente perdemos. Queria uma revanche na final, não é mais possível, então vamos atropelar eles de novo, como na Copa da Liga, para mostra que aquele dia foi apenas um lapso. Os vencedores de cada partida jogarão a semi final em Wembley, com confrontos definidos num sorteio no final de semana dos jogos das quartas de final. Bom sorteio, o que vocês acharam?

Outros jogos da quartas de final:

Arsenal / Liverpool Vs Everton;
Brighton and Hove Albion / Hull City Vs Sunderland;
Sheffield United / Nottigham Forrest Vs Sheffield Wednesday Vs Charlton

OFF City:

- Alguém é assinante da NET e usa o Watch ESPN? Não estou conseguindo acessar o site, quero saber se mais alguém está com esse problema.

- O Oliveir Giroud usou sua conta no Twitter para pedir desculpa a todas as pessoas do mundo porque, aparentemente, ele traiu a esposa numa noite anterior a um jogo do Arsenal. O interessante é que no Wikipedia já tem a "notícia" 5 minutos depois e com os seguintes dizeres, em inglês claro: " o jogador, que é casado, pediu desculpa por ter trepado com uma bem linda modelo feminina." A internet é sensacional.... 10 minutos essa frase foi retirada....hahahahaha

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Estamos nas quartas!

Com uma atuação brilhante, o Manchester City voltou a vencer na temporada e aumenta a moral para enfrentar o Barcelona pela Liga dos Campeões. Por 2-0, o time bateu o Chelsea e se garantiu nos sorteios das quartas de final da Copa da Inglaterra. Gols de Jovetic e Nasri. Sorteio será realizado amanhã, ao meio dia.

Bem diferente, mas muito diferente mesmo da partida pela Premier League, hoje o City não deu chances para o Chelsea. Acho que grande parte do nosso sucesso nesse jogo foi a escalação de um jogador que é limitado tecnicamente e contestado pela torcida, inclusive eu, mas fez uma excelente partida: Javi Garcia. O espanhol deve ter sido o cara do jogo se analisarmos taticamente as performances de hoje.

A função dele é destruir as jogadas, o tradicional cão de guarda. Essa é a função primária, a secundária é ser o cara para proteger a zaga e deixar Yaya Touré brilhar muito armando o jogo. Fez as duas de forma brilhante hoje. Não sofremos grandes sustos e o marfinense teve liberdade hoje para jogar. Não só a presença de Garcia garantiu a vitória, a modo como os demais jogadores entraram em campo, com mais determinação que o adversário o que faltou em campo no dia 03 de fevereiro.

Achei que Pellegrini iria dar uma poupada em alguns jogadores, mas ele não tirou o pé. Armou o time um pouco mais na defesa com Clichy e Garcia, mas nada de retranca. Uma proteção que não teve naquele jogo. A dupla de zaga ideal do City para mim é essa que jogou hoje: Kompany e Lescott. O Lescott é lento sim? Vai sofrer, se jogar contra Messi e Cia? Sim, mas que não vai. Tenho mais confiança nele do que no Demichelis.

O primeiro gol saiu na defesa com Clichy roubando a bola e carregando até o meio de campo. Daí a bola caiu nos pés do mágico Silva tocar para Dzeko dar uma bola açucarada a Jovetic, o montenegrino não perdeu como na jogada anterior e num chute cruzado, que bateu na trave ainda, fez um a zero para o time que queria e conseguia jogar. Os outros 11 jogadores estavam a passeio por Manchester.

O panorama para o segundo tempo não mudou em nada. Pantilimon precisou maior parte do tempo apenas tocar a bola e levantar os braços para catar os cruzamentos do Chelsea na nossa área. Para a nossa alegria, tivemos a volta de Samir Nasri. O francês jogou 30 minutos e mostrou vontade e categoria e para a felicidade de um jogador que volta de contusão, ele fechou o placar após uma tabela com David Silva.

Mesmo perdendo de 2-0, o Chelsea continuou a fazer nada em campo. Em nenhum momento parecia ter intenção de tentar empatar o jogo. Nós só tivemos que esperar o tempo passar e ainda um gol nosso foi anulado por impedimento, corretamente assinalado. Agora é descanar, ver quem iremos enfrentar após o sorteio ser realizado amanhã e focar no Barcelona, que vence o Rayo Vallecano no primeiro tempo por 1-0. Neymar no banco.

Vivos nas quatro competições do ano, o City jogará no dia 08 ou 09 de março com um dos seguintes adversários pela Copa da Inglaterra:

Sunderland (bateu o Southmapton por 1-0);
Wigan(venceu fora de casa o Cardiff, 2-1);
Sheffield Wednesday e Chartlon, jogo cancelado hoje.
Arsenal e Liverpool, Sheffield United e Nottihgham Forrest e Everton e Swansea jogam amanhã. Brighton and Hove Albion e Hull City na segunda feira.

Lembrando o nosso número no sorteio é a bolinha 1.

MELHORES EM CAMPO:

Live Blogging - Copa da Inglaterra - Manchester City Vs Chelsea

 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Copa da Inglaterra - 5ª Rodada - Manchester City Vs Chelsea

Manchester City e Chelsea voltam a se enfrentar nessa temporada, dessa vez pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra. O jogo será nesse sábado no Etihad Stadium, começará às 15:15, com transmissão dos canais ESPN e haverá cobertura do blog com o Live Blogging iniciando meia hora antes do pontapé inicial.

Há pouco menos de duas semanas os times também se enfrentaram em Manchester, partida pela Premier League, é o Chelsea venceu por 1-0. A minha expectativa não se cumpriu para esse jogo, achava que os visitantes jogariam recuados, se defendendo bastante e sairiam nos contra ataques. Eles não se esconderam do jogo e foram melhores que a gente na maior parte do jogo. Será que dessa vez o Mourinho irá jogar mais cautelosamente ou repetirá a tática nesse final de semana?

Assim como a gente, o Chelsea também tem problemas. A dupla de zaga pode ficar de fora, Gary Cahill e John Terry, e pelas prévias dos jornais ingleses, pode ser possível que alguns titulares sejam realocados para compor a defesa. O lateral direito Ivanovic pode fazer a dupla com o atual volante David Luiz, com o lateral direito que tem jogado na esquerda Azpilicueta voltando para a lateral direita e Ashley Cole saindo do banco para jogar na lateral esquerda. Pelo lado do City, Pellegrini pode dar boas notícias sobre os jogadores contundidos.

Ausente desde a vitoria sobre o Newcastle, Samir Nasri já está pronto para jogar e será usado amanhã em algum momento. O técnico não tem colocado jogadores que voltam de contusão de início então pode jogar uns 20 ou 30 minutos, depende da forma física dele. Javi Garcia também está liberado e também deve ganhar uns minutos em campo. Nesse jogo não teremos ainda Nastasic, Fernandinho e Aguero e segundo Pellegrini não deveremos contar com eles contra o Barcelona na terça feira. Todos já estão treinando, mas em ritmos mais leve.

Todos estamos na expectativa de Pellegrini estar só escondendo o jogo e podermos contar com o brasileiro e o nosso artilheiro contra o Barcelona. Já tê-los no banco daria um sopro de esperança para os torcedores. Confiamos muito nesses dois.

Titular amanhã confirmado só, acredito eu, James Milner. Ele está suspenso pelo acúmulo de cartões, então não poderá jogar contra o Barcelona, se o treinador estiver preocupado com o desgaste dos jogadores, não tem razão para não usá-lo. Possivelmente Pantilimon será o goleiro titular. O goleiro reserva na Premier League tem sido usado nos jogos de Copa. Mais uma chance para o romeno de 2.03 metros. Nessa temporada, já é aquela que ele mais jogou com a camisa do City, mais que dobrou seu número de atuações pelo clube depois que foi titular por causa das falhas de Hart.

Como é "jogo único" (empate leva para uma nova partida), Mourinho talvez coloque a força máxima já que o meio de semana dele estará livre, o Chelsea só jogará sua partida da Liga dos Campeões no dia 26 de fevereiro, na próxima semana. Alguns jornais escreveram que Pellegrini poderia poupar sua espinha dorsal. Kompany, Zabaleta, Silva e Yaya poderiam ficar de fora. Mas isso não está garantido. Em entrevista ao The Guardian, o chileno falou que vai jogar forte, da mesma maneira da partida anterior.

Como o time ganhou um descanso devido ao cancelamento do jogo do meio de semana pela Premier League, acho que o planejamento do City deve ter mudado. É possível jogar com força máxima amanhã e na terça. As duas partidas serão em Manchester e a seguinte também, contra o Stoke. Depois disso, o time não jogará no meio de semana, data dos outros jogos das oitavas da UCL, e voltará a campo apenas no domingo, dia 02 de março, para enfrentar o Sunderland pela final da Copa da Liga Inglesa.

Claro, tudo isso depende do estado físico dos jogadores. Para isso os médicos do clube tem uma série de dados que coletam para saber como está o atleta, torço muito para que eles saibam ler isso com precisão.

O sorteio das quartas de final será realizado no domingo, ao meio dia e meia. Com transmissão do site da Federação Inglesa ao vivo, o vencedor de City e Chelsea é a bolinha de nº 1. Tomara que esse número nos represente no domingo.

O Barcelona também entrará em campo no sábado, um pouco mais tarde. O jogo deles começará às 17 horas, pouco depois da nossa partida ter terminado.

Pela Premier League Sub 21, o time EDS venceu o Stoke por 1-0, gol de Devante Cole. No momento do gol, o City jogava com um a menos por causa de uma expulsão. Marcos Lopes jogou, perdeu um pênalti e não deve jogar amanhã. O nosso goleiro Ian Lawlor defendeu um pênalti quando o jogo estava 0-0. Essa foi a décima primeira vitória consecutiva do time EDS em todas as competições, agora estão em 2º lugar no campeonato. Os quatro primeiros passam para a próxima fase.

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Richards, Kompany, Demichelis, Lescott, Boyata, Clichy, Kolarov, Milner, Silva, Navas, Nasri, Toure, Garcia, Rodwell, Negredo, Jovetic, Dzeko

Belo comercial não?