domingo, 12 de maio de 2013

Rumores cada vez mais fortes sobre a saída de Mancini.

Antes mesma da derrota na final da Copa da Inglaterra ontem para o Wigan, vários jornalistas já cravavam que o técnico Roberto Mancini não seria mais o técnico do Manchester City e o chileno Manuel Pelligrini, atualmente no Málaga, seria o nome para comandar o time na próxima temporada. E hoje esses rumores estão ganhando cada vez mais ecos.

Uma possível confirmação da saída do Mancini é um erro. Já disse isso mais de uma vez, não sou o maior fã dele, não entendo a torcida inglesa ter essa admiração, idolatria por ele, mas ele saindo, todo o trabalho de três anos vai ser jogado fora e o time vai ter que começar a montar novamente uma base porque eu acredito que se o Pelligrini ou qualquer técnico chegar, novos nomes vão ser contratados e teremos algumas baixas na equipe.

Mancini está reclamando que a diretoria não está fazendo nada para impedir esses rumores de serem ventilados e se mostra estressado com a situação. Se voltarmos três anos e meio no tempo, veremos que a diretoria do Man City parece ter uma tendência a não saber lidar bem com a situação de troca de técnico. Naquela vez Mark Hughes foi demitido e toda a imprensa assistia a nossa vitória contra o Sunderland sabendo que havia um "condenado a morte" como técnico.

Na entrevista coletiva de apresentação do Mancini, o ex diretor Garry Cook esbravejou, bateu na mesa para avisar que não houve trairagem na substituição de treinadores. O trabalho do Hughes era lastimável, não chega nem aos pés do trabalho do Mancini no City , era questão de tempo saber quando ele sairia, mas a diretoria não soube lidar com aquela situação.Naquele dia me pareceu que houve uma facada nas costas, como nessa situação, se for confirmada.

O engraçado dessa situação, até irônico, foi a troca do diretor de futebol do clube. Durante a janela de transferência do verão, Mancini reclamou muito do diretor na época, Brian Marwood, que ele não o estava apoiando na questão de contratar jogadores que ele pedia. Parecia que Mancini tinha ganho a queda de braço com Marwood quando este foi remanejado dentro do clube para supervisionar o projeto de Academia de futebol do City e o espanhol Txiki Begiristain foi contratado. Pouco antes o Ferran Soriano, também ex Barcelona, assumiu função no clube, voltado mais para a área comercial.

O apontamento de Begiristain, muito amigo de Soriano, foi elogiado por Mancini que deixou claro nas entrevistas que agora estava tratando com alguém que conhecia de futebol e transferências. Hoje me parece que ele foi afagar, ser amigo das pessoas erradas. E ele poderia ter noção disso, de acordo com um comentário do Leonardo Bertozzi da ESPN.

No seu Twitter ele falou sobre o livro de Soriano, " A bola não entra por acaso". Nele Soriano conta como aconteceu a mudança de treinador no Barcelona, a saída de Rijkaard e a chegada de Pepe Guardiola. Eu não li esse livro, agora estou curioso para saber o que aconteceu, deu a entender que alguém foi traído nesse história. O problema para alguns treinadores no Brasil é que esse livro virou mania entre os dirigentes nacionais, já li duas reportagens em portais diferentes com diretores de clubes diferentes falando que esse livro seria "a Bíblia da gerência de futebol".

Isso é especulação minha, mas eu acho que Marwood foi apenas o bode expiatório. A contratação da dupla do Barça já estava encaminhada e a função dele naquele momento era controlar os gastos a mando desse pessoal, até eles entenderem o que estava acontecendo com o clube.

Já se circula na imprensa que a demissão pode acontecer ainda nessa semana, talvez antes do jogo de terça, o mais certo é que não será Mancini o treinador durante a pós temporada. Qualquer técnico que chegar hoje no City, terá que cair matando. Sabemos que a reação da torcida com um resultado ruim logo de cara, pode inflamar ainda mais a ira dos torcedores. A situação do Rafa Benitez no Chelsea vai parecer um nada frente a uma possível no Manchester City.

Sabe uma coisa que passou apenas como um comentário pretensioso há cerca de três semanas, mas hoje ganha força de informação privilegiada? O Scott Sinclair disse que se o Mancini continuasse como treinador, ele iria procurar um clube para ser emprestado. Será que ele tem uma bola de cristal ou alguém já tinha conversado com ele sobre o assunto? Para mais informações de dentro do City, sigam ele no Twitter. Fica a dica.

PS: Acabei de ver o jogo do Málaga e me lembrei de uma coisa: se o Pelligrini realmente chegar, ele trará o Roque Santa Cruz? Grande atacante

Um comentário:

  1. Não vejo o porque uma possível saída do Mancini irá prejudicar todo o trabalho de três anos. Mudanças no elenco irão acontecer, com ou sem ele. E eu tenho minhas dúvidas se ele tem "o grupo na mão". Me parece que existe uma insatisfação de alguns jogadores com relação a ele. Tenho minha opinião, faz um bom trabalho na PL, mas para disputar competições européias, não acho que ele seja o cara certo. E não digo disputar uma UCL, para ganhar, mas pelo menos ter uma participação digna. Não passar da fase de grupos duas vezes não tem desculpa.

    ResponderExcluir