terça-feira, 21 de maio de 2013

Notícias do dia 21.05.2013

Hoje foi um dia de notícias grandes para o Manchester City. A viagem pós temporada para os EUA tinha uma razão, falar sobre o novo empreendimento do clube: uma franquia da Liga Americana de Futebol (MLS).

Em parceira com o New York Yankees (NYY), um time da Major League Baseball (MLB), o City comprou o direito de ter um time de futebol nos EUA. O clube inglês é o sócio majoritário nessa acordo. O nome do time é simples e serve para unir o Manchester City com a cidade de Nova Iorque: New York City Football Club. Só por questão de curiosidade, Nova Iorque é o nome do estado e da cidade, como Rio de Janeiro e São Paulo. Muitos se referem a cidade, em inglês, como New York City.

A marca dos Yankees é a mais valiosa em todos os esportes americanos, segundo a Forbes, com valor estimado de U$ 2.3 bilhões. A equipe já conquistou 27 vezes do título da MLB, a chamada Série Mundial (prepotência americana). Acho que muita gente não sabe, mas aquele boné que tem como logo um "N" e um "Y"  entrelaçados não se refere a cidade ou o estado de Nova Iorque, mas sim ao time dos Yankees. As pessoas podem não conhecer, mas esse boné você vê em qualquer lugar que você vá.



O time irá estrear na MLS na temporada 2015/16 e usará um estádio provisório até a construção de um próprio. Estão dizendo que o time de Nova Iorque poderá ser usado como uma espécie de time B do Manchester City, com jogadores jovens e aqueles voltando do departamento médico atuando por ele. Não sei se isso procede, o clube está criando toda uma estrutura em Manchester para a base e a liga americana talvez se compara com a segunda divisão da Inglaterra, ainda não é forte. Mas vamos ser qual é o futuro, acho que a maior vantagem para o City é se ligar a uma das maiores marcas do esporte mundial e estabelecer sua marca no mundo.

E uma boa piada está rolando na internet: assim como no Manchester City, o New York City faz jus ao nome. Já o New York Red Bull se assemelha ao United, os dois mentem no nome deles, um é de Nova Jérsei e outro de Trafford.

Outro anúncio foi o lançamento da camisa para a temporada 2013/14. Houve uma mudança de fornecedora de material esportiva, agora é a Nike e achei bem mais ou menos a camisa, a forma como o escudo está na camisa e aqueles detalhes em preto e branco nas mangas e na gola.



Acho que o maior problema dessa camisa é o preço. Já está em pré venda no site do City e o valor sem nada, sem escudo ou nome, é de £ 50,42, bem salgado. A camisa que eu comprei azul da umbro com o escudo e nome e número do Zabaleta saiu por £ 43,63, sem qualquer desconto ou promoção. E temos que colocar o frete ainda. Pelo menos com a Nike deveremos ter um maior número de lojas no Brasil com a camisa, com o valor bem alto também.

ARRECADAÇÃO COM TRANSMISSÃO DE TV.

Hoje de manhã postei os valores que o Manchester City recebeu da TV nas últimas três temporadas. Fiz um quadro resumo com essas informações:



O quadro mostra que o City recebeu menos dinheiro porque teve menos jogos transmitidos ao vivo e teve menos jogos na TV porque o time saiu da disputa pelo título muito cedo, logo as TV´s preferiram passar outros jogos que pudessem ter uma disputa ou dar mais audiência. 

50% do dinheiro da TV do Reino Unido é divido irmãmente, 25% depende do número de vezes que um jogo do seu time é transmitido (Facility Fees), o número mínimo pelo acordo da Premier League é de 10 jogos para qualquer equipe, e 25% varia de acordo com a colocação que o clube terminou, uma variação de £ 755 mil para cada lugar mais alto na tabela.

Já a cota das TV´s estrangeiras é divida igualmente entre os 20 times. O dono do Liverpool tentou mudar isso, mas recebeu um nome, inclusive dos diretores do United. 

O líder desse ano foi o United com quase £ 61 milhões, o lanterna o QPR, com £ 39 milhões. A variação entre eles foi de 53%,  se fizermos um comparativo com o futebol brasileiro, isso deve ser irrisório. Times menores no Brasil ganham da TV ajuda de custo, já li que um time pode receber R$ 2 milhões e times como Flamengo e Corinthians, R$ 70 milhões. 

Um comentário:

  1. NY Red Bulls. Se a história se repetir, eles vão pedir uniforme emprestado, como os nosso vizinhos fizeram um dia... Quanto a nova camisa eu gostei. Simples, mas bonita. Preço, não.

    ResponderExcluir