sexta-feira, 31 de maio de 2013

Notícias sobre o Manchester City - 31.05.2013

Hoje foi divulgado o vídeo do balanço pós temporada pelo presidente do Manchester City, Khaldoon Al Mubarak. Ele falou sobre o futuro, planos para o estádio, contratações, Roberto Mancini...

A entrevista foi gravada em Nova Iorque, então tem pelo menos uma semana, então a questão do treinador e contratações devem ser resolvidas nessa semana que irá começar. Todos estamos ansiosos para saber quem chega e quem irá dar adeus ao clube.

Khaldoon foi cordial e agradeceu em nome do Sheik Mansour os serviços prestados por Roberto Mancini, mas deu uma cutucada quando falou que o time precisa passar para outro nível, ele deu a entender, acho que muitos concordaram com ele, inclusive eu, que o time retrocedeu muito nessa temporada. Não apenas a questão dos resultados influiu, mas o fato do futebol apresentado pelo City não agradar. Ele bateu mais uma vez na ideia de tornar o clube auto sustentável, o que implica no uso com mais frequência dos jogadores da base, pouquíssimas vezes aproveitados por Mancini.

O próximo técnico terá que montar um time que seja capaz de competir para ganhar, eu não entendo essa frase como fosse uma imposição do presidente ao treinador para vencer todos os títulos. Entendo como o novo treinador, mesmo que não ganhe os títulos, ofereça resistência ao menos. Esse ano caímos na primeira rodada da Copa da Liga Inglesa, na Liga dos Campeões ficamos na lanterna na fase de grupos, demos adeus muito cedo ao bi campeonato inglês e fomos até a final da Copa da Inglaterra, mas infelizmente perdemos.

E esse treinador receberá grana para gastar e montar um elenco forte para buscar esses objetivos. Além de contratar quem chegar para comandar terá uma espinha dorsal pronta com as renovações de Hart, Kompany, Clichy, Yaya, David Silva e Aguero. Uma grande notícia dessa entrevista foi a proximidade de renovação contratual dos nossos dois laterais direitos: Micah Richards e Pablo Zabaleta. Ainda bem, foi a primeira vez que eu ouvi a intenção do City de renovar com o provável jogador do ano do clube, Zabaleta.

Mesmo com o compra da franquia em Nova Iorque, Khaldoon assumiu que a sua prioridade número 1, e do Sheik, também é o Manchester City. Eles querem fazer com que o time seja uma potência no campo e no comercial. Eles entendem do potencial de ter um time em NY, porque o futebol nos EUA tende a crescer cada vez mais. Para provar que o foco do City, o dono do clube já aprovou a expansão do Etihad Stadium. Essa notícia saiu há algumas semanas nos sites e foi confirmada nessa entrevista do presidente. Isso sem contar no centro de treinamento que está a quase 1 ano da abrir suas portas.

Além do futebol masculino, o City irá ter um time de feminino, hoje o time já existe e joga em algumas partidas, mas para a próxima temporada, em 2014, o clube terá um representante na primeira divisão, mas já começa com polêmica. Aparentemente um time tradicional, Doncaster Belles, irá ser rebaixado para a segunda divisão, será o primeiro ano dessa divisão. Enquanto isso o City jogará a FA WSL, a Premier League, e isso está gerando protestos porque o critério usado para alocar o City Ladies foi financeiro e estrutural, o time só havia participado de uma temporada da primeira divisão. Não tenho opinião formada sobre isso por causa de pouca informação sobre o assunto. Mas se jogarmos a primeira divisão na base da canetada, eu acho bem escroto.

A expectativa da diretoria com o novo centro de treinamento é de, ao menos, 50% do elenco do time principal seja formado lá, isso no curto prazo. Há muito investimento em novos talentos no clube. O City tem buscado jogadores jovens em países como Espanha e França e já os moldando para atender a necessidade futura do clube. Isso tudo comandado pelo novo técnico da base, Patrick Vieira. O francês recebeu muitos elogios do chefe.

Quem também recebeu elogios do Khaldoon foi Jack Rodwell. Ele ficou muito contente com os dois gols marcados no jogo contra o Norwich e com as chances criadas por ele nos jogos que pode atuar quando esteve livre das contusões. Com um apoio desse, Rodwell vai ter que mostrar o seu valor em 2013/14.

Esse foi um resumo de 22 minutos de entrevista. Agora outras notícias sobre o City:

- Scott Sinclair pode ganhar uma "sobrevida" no clube. A contusão dele foi um pouco mais séria e ele teve que remover um costela. Ele ficará três meses parado, sem poder treinar e até lá a janela de transferência já vai estar fechada. Será que será aproveitado até janeiro, pelo menos?

- Segundo um jornal local inglês, a renovação de Barry pode sair, mas de uma forma nunca vista na história do futebol. Ele tem mais um ano de contrato, assinaria uma extensão de mais dois anos, jogaria dois no City e o último ano no NYCFC, quando teria 34/35 anos. Se isso for verdade, eu aceitaria. Ele ainda tem futebol para ajudar o City e morar um ano em NY recebendo para jogar futebol, não deve ser uma coisa ruim para um jogador inglês;

- Especulação do Pepe no City é sacanagem. Se realmente o Pellegrini chegar e trouxer esse carniceiro português, ele chegaria com pontos negativos na minha contagem;

- Além de Pepe, a imprensa especula que chegariam com o treinador chileno, Fernandinho, Isco e Jesus Navas;

- A Gazzetta dello Sport da Itália jurou que o City procurou a Lazio para saber da possibilidade de contratar o brasileiro Hernanes, os italianos querem £ 25.5 milhões. E eu quero que a Scarlett Johansson seja minha esposa! Gosto do Hernanes, mas ele não vale tudo isso não.

2 comentários:

  1. Concordo em relação a o Pepe. Jogador tosco. Mas não acredito que seja verdade, ou então o Pellegrini não conhece o futebol do Nastasic. Hernanes, eu gosto e acho que é uma grana muito mais bem empregada que o Fernandinho. Eu ainda não me conformo que possa existir algum interesse nesse jogador. MEDÍOCRE!

    ResponderExcluir
  2. O interessante é que essas três especulações são de jogadores "velhos", isso seria uma mudança radical de postura de contratação.

    Nas últimas temporadas o foco sempre foram os jogadores que pudessem ficar mais tempo no clube e o mais importante de tudo: o PEPE NÃO! Seria deprimente tê-lo no time.

    ResponderExcluir