quinta-feira, 16 de maio de 2013

Patrick Vieira assume time EDS

Foi anunciado hoje pelo Manchester City que a partir de primeiro de junho, o ex jogador do clube, Patrick Vieira, será o treinador do time da base (EDS) em substituição ao Attilio Lombardo que também deixou o clube junto com Roberto Mancini.

Foi uma surpresa para mim quando li a notícia, não tinha nem me ligado nessa possibilidade. Mas o primeiro pensamento foi: a dupla espanhola quer repetir a história do Barcelona, quando Pepe Guardiola, sem experiência profissional, ele só tinha dirigido o time B do clube, substituiu Frank Rijkaard ao final da temporada 2007-08.

Para ser treinador na Europa, a UEFA exige que o candidato tire licenças, nesses dois anos de aposentadoria como ele jogador, Vieira já tem a licença de treinador UEFA B, que é um tipo de graduação, pelo que eu entendi na minha busca, ainda há mais duas graduações: licença UEFA A e a UEFA Pro Licence, essa última é obrigatória para quem quer ser treinador em time de primeira divisão e competições da UEFA, com a Liga do Campeões.

É nessa parte que eu começo a fazer especulações aleatórias sobre o futuro do comando do City. Há algum tempo atrás se começou a especular a saída de Mancini, eu acreditava que eram apenas aqueles jornalistas espalhando boatos, e foi ventilado o nome do Vieira para comandar o time até o final da temporada. A licença dele o permite ser treinador interino de um time da primeira divisão por até 12 semanas, mundialmente conhecido como 3 meses. Não levei fé.

A expectativa é que o nosso próximo treinador seja o Manuel Pellegrini e já se fala que o tempo de duração do contrato seria de 2 anos, tempo que parece suficiente para o Vieira tirar a licença necessária. Estou juntando as coisas aqui e imaginado: será que Patrick Vieira poderá ser o próximo treinador do City? Uma xerox do processo vitorioso do Barcelona com treinador e jogadores vindo da base do clube? Só o tempo dirá.

Um comentário: