domingo, 16 de setembro de 2012

Relatório financeiro - 2011/12

               Não só de rumores envolvendo contratação de jogadores vive o Manchester City, mas sua contabilidade é um assunto muito importante por causa das futuras restrições que a UEFA pode impor ao clube caso continue a ter prejuízos.

               O site Goal.com já teria informações sobre o próximo relatório financeiro do clube que será revelado em novembro e as notícias são boas, não tão boas quanto eu havia imaginado anteriormente, mas tomara que seja uma tendência para o clube daqui em diante.

                   No último ano fiscal o clube teria conseguido reduzir seu prejuízo em £ 60 milhões. Em 2010-11, o clube perdeu £ 197 milhões, recorde no futebol, então, de acordo com a matéria do Goal.com esse valor para 2011-12 ficará em torno de £ 135 m, bem longe do que eu havia imaginado anteriormente. Essa minha expectativa só seria alcançada no cronograma do City no relatório de 2013.

                    As receitas do clube aumentaram consideravelmente, tanto que o o Man City deverá subir no ranking da Deloitte de 12º lugar para um Top 10, podendo ficar entre as oito maiores receitas do futebol mundial. O time arrecadou mais com o novo patrocínio da Etihad, com mais dinheiro da Premier League e UEFA em relação as transmissões das partidas.

                  Parte desse valor que o Goal.com projetou pode ser excluído da contabilidade da UEFA porque gastos com infra estrutura de estádio e centro de treinamentos, divisões de base e com a comunidade são desconsiderados por serem uma forma de tornar o clube auto-sustentável e são benesses do clube com a cidade.

                      Os gastos com contratações também vem caindo consideravelmente, afinal o time precisava gastar num primeiro momento para conseguir competir por vagas em competições europeias e ganhar taças. O time já faz isso, agora é importante acertar algumas posições com poucas peças. Esses foram os gastos até a janela que acabou de fechar (em milhões de libras):

2008-09 - £  124,70
2009-10 - £ 125,00
2010-11 - £ 153,00
2011-12 - £ 77
2012-13 - £ 55,2

                       Eu acho que essas novas contratações também não chegaram ganhando super salários, como qualquer um ganhava no City há poucos anos. Dizem que Adebayor embolsava £ 170 mil por semana e Wayne Bridge coisa de £ 90 mil. 

                       Acredito com a chegada do Ferran Soriano (Obs: ele se deu bem, foi ele que apareceu na foto assinando o contrato com a construtora do Complexo Etihad, não parece ter tido muita participação nesse processo) , o City consiga ter mais força nos bastidores do UEFA e talvez inverter essa aversão do Platini tem pelo City. Mas ter um dos responsáveis pela mudança financeira do Barcelona não é nada ao comparar ter um filho do presidente da UEFA na diretoria de um clube francês que está gastando horrores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário