sábado, 15 de setembro de 2012

Mais um empate no Britannia

Mais uma vez não saímos vitoriosos de Stoke e mais um empate em 1-1. O nosso gol foi marcado pelo estreante Javi Garcia. O gol deles foi de Peter Crouch que conduziu a bola com a mão, mas o juiz não viu. Na terça tem o primeiro jogo da Liga dos Campeões, partida fora de casa contra o Real Madrid.

Para começar, não adianta ficar reclamando que o Stoke jogou atrás, duro e com bolas altas o tempo todo. Isso não é nenhuma novidade. É o jeito que eles jogam e ponto. Achar que iríamos no Britannia enfrentar um time que trocaria passes à la Barcelona, é viver fora da realidade.

Dos cinco jogos que fizemos na temporada, quatro começamos atrás no marcador e tivemos que nos desgastar para tentar chegar ao empate e, em alguns casos, virar o confronto. Em todas as partidas, Joe Hart buscou pelo menos um vez a bola no fundo das redes. Nosso defesa não está tão segura como nas últimas temporadas.

Três jogadores fizeram suas estreias pelo City hoje: Maicon, Javi Garcia e Sinclair. Como só deu para ver o jogo na transmissão inglesa, foi engraçado ouvir a pronuncia de Maicon. Sobre a partida dele, teve altos e baixos, a parte baixa principalmente na defesa. Talvez num esquema 3-5-2, onde ele teria mais liberdade para atacar, ele se sairá bem. Pelo amor de Deus, nunca um 4-4-2 com Maicon e Kolarov, teríamos duas avenidas nas laterais.

Scott Sinclair na minha visão ganharia uma nota 5. Eu espero dele mais ofensivamente, apesar que ele ajudou na defesa, como Mancini tentou fazer Adam Johnson entender isso, que não poderia só ficar no ataque, teria que se comprometer a defender também. Javi Garcia foi o melhor dos estreantes, fez o gol e ainda teve uma chance de cabeça, como tinha saído o seu gol, que o goleiro defendeu, bateu na trave e voltou para Begavic.

A atuação ofensiva dele foi boa, nos ajudando em lances de bola parada na área adversária. Já a função defensiva foi a mesma que Barry e de Jong desempenham ou desempenhavam: recuperar a bola e tocar rápido. Talvez ele tenha potencial para ser mais ativo no ataque, nesse primeiro jogo pareceu para mim que ele seria aquele jogar nota 6 muito importante para o time, mas que não chamará a atenção do grande público.

Hoje Aguero nem jogou ou ficou no banco, não sei se estava apenas sendo preservado ou não teria condições de atuar mesmo. Provavelmente viajará para Madrid, pelo menos para colocar um dúvida na cabeça do Mourinho. Tomará que possa formar a dupla de ataque com o Tevez. Eu acho que nessa partida Mancini entrará com uma equipe mais cautelosa, Yaya vai jogar mais a frente e teremos dois cabeças de área mais plantados para defender a zaga.

Yaya teve uma grande chance quando já jogava mais a frente, Begovic defendeu muito bem. Uma coisa que queria comentar foi durante o jogo, chegamos a jogar à la Stoke: muitos "passes longos", popular chutão, para achar nossos atacantes, isso era repetido pelo Kompany, Lescott e até Yaya. E também tentamos duas jogadas de bola arremessadas para a área do Stoke do lateral. Não me lembro do time ter feito isso, muito menos gol então.

Achei sacanagem, sendo gentil isso, do Mancini com o Dzeko: esperar dar os 90 mins para colocar um atacante para tentar virar a partida é complicado. O bósnio ainda quase marcou um gol, mas esse tipo de comportamento, eu reprovo. Dá uns 10 minutos pelo menos. Só contou para estatísticas do Dzeko porque a  chance de dar certo é muito baixa. Já a substituição de Tevez por Barry, podemos analisar como interessante.

Eu achava que era o Sinclair que iria sair, ou seja, Mancini iria para o plano B usual dele, que todo mundo já espera: meter dois atacantes na área e deixar o Yaya com mais liberdade. Com o Tevez saindo, Toure fez aquela função que fez na sua primeira temporada no City, jogava de atacante mesmo. Não deu certo, mas foi bom para tentar criar mais opções. Também foi bom para ver qual seria a reação do Tevez ao sair quando ele sabia que o time precisava dele.

Se comportou. Saiu sem fazer nenhum sinal com a cabeça, falou com Mancini e não ficou bostejando no banco. Colocou o casaco e acompanhou o jogo. Próximo jogo pela Premier League será semana que vem contra o Arsenal no Etihad. Nesse meio tempo, só essa pelada em Madrid.

2 comentários:

  1. Acho que perdemos dois pontos hoje. Realmente todo mundo sabe como joga o Stoke. Mas é irritante ver esse time jogar. Torço para que eles caiam e não voltem nunca mais. Não acrescentam nada para Premier League. Quanto ao jogo, demos muito chutões mesmo, mas o Stoke estava marcando no nosso campo, e sem o Silva ficamos sem saída de jogo. Melhorou um pouco depois que ele entrou. Gostei dos estreantes, mais do Javi Garcia. Não acho que será mais um nota 6. Tem mais qualidade que o De Jong na minha opinião. A única coisa que me incomoda são as suas chuteiras vermelhas. Tem que trocar logo.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que perdemos dois pontos, no que diz repeito ao campeonato. Mas podemos pensar que, nos jogos como visitante, na comparação à temporada passada (parâmetro, pois campeão), estamos na mesma: empates com Liverpool e Stoke.

    Maicon precisa de adaptação ao futebol inglês. Hoje ele tentou cavar uma falta que ficou evidente esta necessidade de adaptação: colocou a bola na frente, o jogador do Stoke fechou a frente dele e ele simplesmente parou, esperando a falta, o que não ocorreu.

    ResponderExcluir