E a guerra psicológica pela Champions League começou! Com a vitória do Manchester City na semi-final da FA Cup, seu jogo pela Premier League no dia 14 de maio foi transferido para o dia 17. A coincidência é que o adversário é o mesmo nas duas partidas: Stoke City.
Por que o chororô do Tottenham? Simples, a vaga na próxima Liga dos Campeões. Mas tudo começa por causa da final da Liga nessa temporada. O estádio para a grande partida da final é Wembley, palco da final da FA Cup. E por regulamento da UEFA, o jogo da Champions encerra a temporada européia de futebol no dia 28 de Maio e a UEFA "aluga" o estádio da final por duas semanas, ou seja, do dia 15 até 28, Wembley é da UEFA. Isso ocasiona que a data para a partida entre Man City e Stoke tem que ser até o dia 14, um sábado, ideal para as tradições da federação inglesa.
Qual é o problema então? Porque o Stoke City não tem chances de se classificar para nenhuma competição européia pela Premier League. Caso vença a FA Cup jogará a Liga Europa da próxima temporada. Se perder, vai depender do Manchester City para saber seu futuro.
Se o Man City for o vitorioso e acabar com uma vaga na Liga dos Campeões 2011/12, a vaga para a Liga Europa vai para o segundo colocado da FA Cup, Stoke City. Mas se o Manchester vencer e acabar em quinto, quem fica com a vaga é o sexto colocado da Premier League, colocação impossível do Stoke alcançar.
Por isso o Tottenham questiona a partida entre os dois times pela Premier League acontecer após a final já que é interessante para o Stoke que o Man City leve a vaga para Champions League, caso seja derrotado em Wembley, e assim pode fazer um migué, e a gente achando que só no Brasil isso acontecia, o famoso entrega.
Os Spurs jogarão contra o Arsenal na quarta-feira para igualar o número de partidas do City, mas, independente do resultado, ficarão atrás da gente por causa do saldo de gols muito inferior( eles não vão meter 14 gols nos Gunners, né?).
Mas o City também pode entrar nessa guerra psicológica contra o Tottenham. O time de Londres enfrenta o Liverpool e o time da terra dos Beatles pode ficar sem vaga para competições européias, se o City for para a Champions, a vaga iria para o Stoke e não para o sexto colocado da Premier League.
O mais engraçado disso é que estão duvidando da honestidade do time e diretoria do Stoke sem ter nem precedentes deles terem feito isso na vida. Estão os acusando e eles podem levar a FA Cup( não vão, nós somos os favoritos disparadamente). Tenho certeza que o Harry Redknapp usará muito a imprensa londrina para tentar nos atrapalhar.
E eles tem total chance de levar essa vaga só por conta própria. Basta vencer a partida de quarta e vencer o Manchester City no dia 10 de maio. Eles não precisam ficar disparando dúvidas nas cabeças das pessoas, só precisam fazer o dever de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário