O campeonato inglês está chegando a sua reta final e o Manchester City pode alcançar seu primeiro grande objetivo após a aquisição pelo Abu Dhabi United Group: a vaga na próxima Liga dos Campeões da Uefa. Mas mesmo se tudo der errado para o time azul de Manchester, isto é, perder todas as seis partidas que lhe restam, o time tem grande chance de terminar a Premier League numa melhor colocação do que terminou temporada passada.
Na temporada 2008/09 o clube ficou em 10º lugar com 50 pontos, na atual temporada o time já tem 59 pontos e, na pior das hipóteses, com seis derrotas, ficará no mesmo décimo lugar, o que é pouco provável. A situação mais favorável é terminar, ao menos, com uma vaga numa competição européia, na composição atual de distribuição de vagas isso seria até um sexto lugar, podendo ser o sétimo, depende apenas do campeão do FA Cup.
Essa temporada não vai ser só marcada por ser melhor do que a anterior, será lembrada como a melhor do time desde a criação da Premier League! O time com seis jogos a menos, ou em alguns casos com 10 a menos, já alcançou dois feitos espetaculares: é a temporada que fez mais gols, vinte gols só de Carlitos Tevez, e o maior número de pontos.O Manchester City não participou de todas as edições da Premier League, ele foi rebaixado duas vezes (detalhe em verde).
Com esses dois feitos, o término em uma melhor posição é certo. Também, no pior cenário, teremos o menor número de derrotas numa temporada na Premier League, a melhor marca anterior era de 12, no máximo chegamos a 11 derrotas. Feitos que tem ser comemorados e servir de parâmetro para futuras temporadas, porque apenas uma vaga para Liga dos Campeões não será suficiente a partir de 2010/11.
Outro caso interessante é sobre nosso número de gols em temporadas de 38 jogos (Nota do blog: devido a pontuações diferentes em cada época, não entrarei na questão dos pontos.). Nossa melhor marca foi alcançada na temporada 1909/10 com 81 gols marcados, média de 2,13 gols por jogo, nossa média nos dias de hoje é de 2 gols por jogo, mantendo essa média o time de Tevez, Adebayor, Bellamy( esses três combinados representam 63% dos gols do City no campeonato inglês) e outros se tornará o segundo ataque mais positivo, um feito e tanto.
Os gastos do clube foram por volta de £ 200 milhões, mas para um time com apenas uma temporada de existência (a temporada passada podemos chamar de pré-temporada devido seus acontecimentos, a revolução só começou em janeiro.) e que enfrenta times mais rodados e que já atuam juntos há mais tempo, podemos considerar de certa maneira uma temporada vitoriosa e tudo ficará com um sabor melhor com a vaga para próxima Champions.
Nenhum comentário:
Postar um comentário