Vai começar a temporada para o Manchester City nesse domingo! O atual vencedor da Tríplice Coroa jogará a sua primeira partida contra o Arsenal, pela Supercopa da Inglaterra, partida única que coloca frente a frente o campeão da Premier League passada (City) contra o campeão da Copa da Inglaterra, City também, como não pode rolar nosso Time A versus o Time B, convidamos o vice campeão inglês para essa festa. Partida começará ao meio dia e terá transmissão dos canais ESPN e Starplus.
Para começo de conversa, essa partida teve um princípio, justo, de confusão porque escolheram o horário de domingo às 17:30 na Inglaterra (13:30 no Brasil), para quem mora em Londres tranquilo, afinal o jogo será em Wembley, para quem tem que voltar para o norte do país, é um péssimo horário. A torcida do City ameaçou um boicote e a federação apenas adiantou o horário do confronto em uma hora e meia, mas manteve no domingo, melhorou muito não. Mesmo com esse péssimo dia e horário, aparentemente o setor do City estará lotado. Vamos falar um pouco sobre o jogo.
Eu não vi muito pouco da pré temporada, só vi os melhores momentos, não sei como o time está montado, se o esquema será mantido ou o Pep e comissão estarão pensando em outro estilo porque os adversários tiverem tempo para montar estratégias para nos anular, no papel eles podem pensar que tem a solução, veremos se quando for colocar em ação, conseguirão ter resultado positivo.
Até o momento na nossa janela de transferência nós tivemos duas grandes perdas e chegaram dois bons nomes que precisarão se provar no nosso time que terão a pressão de atuar pelo atual tri campeão inglês na luta por inédito na história do campeonato nacional quarto título consecutivo. Ilkay Gundogan e Riyad Mahrez deixaram o City em direção ao Barcelona e Ah-Ahli da Arábia Saudita, respectivamente. O capitão da última temporada foi de graça para a Espanha, o City até tentou que ele ficasse, mas não houve como convencer, um jogador decisivo como ele será díficil de repor, veremos que farão a função dele. Mahrez saiu por £ 30 milhões para jogar na Árabia, que contratou muito, um excelente valor por um jogador que completará 33 anos no meio da temporada e que em janeiro poderá desfalcar o time por causa da Copa Africana de Nações.
Na direção contrária desses dois, tivemos o Mateo Kovacic, vindo do Chelsea por £ 25 m, ele participou da pré temporada e jogará com a camisa 8. E para a defesa tivemos o anúncio da transferência do também croata Josko Gvardiol, que jogava no RB Leipzig até ontem, ele usará o número 24. Ele é canhoto, pode jogar de zagueiro e lateral, essa segunda função foi dita por analistas, tenho minhas ressalvas sobre isso. De toda forma, para mim há grande chance do Aymeric Laporte mudar de áreas, jogou menos que gostaria na temporada passada, assim como o Mahrez, pode ser o incentivo que ele queria para sair do City depois de cinco temporadas e meia.
Acho que duas peças chaves para essa temporada serão o Bernardo Silva e Foden, um dos dois deve ser o responsável por atuar na faixa do Gundogan, Guardiola avisou que o Phil pode jogar em até cinco posições, mas a de meio campista seria a sua mais fraca e que ele precisa trabalhar de forma mais cuidadosa por ali e precisa aprender a parte defensiva. Particularmente eu não sei se o De Bruyne está em condições de jogo para amanhã, ele tem treinado com o elenco a pré temporada toda, mas não jogou. Ele tem que estar curado da lesão da final da Liga dos Campeões para a sexta feira que vem quando jogaremos nossa primeira partida da Premier League contra o Burnley.
Na temporada passada também jogamos a Supercopa e perdemos de 3 a 1 para o Liverpool, o mais importante desse jogo foi a comoção Haaland contra o Darwin Núnez, quando o segundo fez um gol e sofreu um pênalti e o nosso deus nórdico perdeu um gol cara a cara. A imprensa quis vender que haveria uma disputa entre os dois, acho que nem passou perto, o homem de quase 100 milhões de euros não fez nem cosquinha no nosso camisa 9. O resumo desse parágrafo: é legal ganhar esse jogo, só que ele não define em nada o restante da temporada.
Esse será o vigésimo jogo do Guardiola no comando do City contra o Arsenal, retrospecto bem parelho: um empate, duas vitórias do Arsenal e dezesseis para a gente. Com o Arteta no comando deles, a coisa não está muito diferente: 9 vitórias nossas e apenas uma derrota.
Prometo que vou escrever mais aqui com a volta dos campeonatos e vou atualizar os dados ao longo das próximas semanas. Falar para vocês que eu estava com uma preguiça gigante desde o final da temporada passada, acho que com o início das competições, eu estarei com mais ânimo, ver o City do Guardiola eleva o sentimento de querer ver futebol, mas futebol de verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário