segunda-feira, 26 de junho de 2023

Ilkay Gundogan deixa o Manchester City.

 Era provável acontecer, eu ainda tinha esperança que o Manchester City e Ilkay Gundogan fechassem um acordo de extensão contratual, infelizmente no dia 26.06.2023 descobrimos que o alemão nos deixará, foi confirmado por todas as partes que ele será jogador do Barcelona a partir da temporada 2023/24. Isso foi um baque muito grande.

Eu estava chegando na academia às 6 da manhã quando as notícias começaram a pipocar e eu fiquei triste porque estávamos perdendo um grande jogador. Nos últimos anos tem saído jogadores importantíssimos para a gente a cada final de temporada: 16/17 Zabaleta, 17/18 Yaya, 18/19 Kompany, 19/20 David Silva, 20/21 Aguero e 21/22 Fernandinho, agora o Gundogan. Dos últimos 5 nomes, quatro foram nossos capitães nos últimos anos, dá uma dor no coração saber que o De Bruyne deverá herdar a braçadeira e fará 32, agora no dia 28.

Vou falar para vocês: essa saída é possivelmente a que me deixou mais triste, não me lembro da do Kompany, porque essa pegou com uma certa surpresa, a gente sabia que ele poderia sair, mas não era nada certo. Zabaleta, Yaya, Aguero, David Silva e Fernandinho já tinham data marcada para deixar o clube, então fui trabalhando o sentimento de perda, essa do Gundogan não deu nem tempo porque era um mistério e hoje foi anunciado.

Gundogan chegou há sete anos em Manchester, teve uma primeira temporada, em 2016/17, muito ruim porque teve uma lesão ainda no Borussia Dortmund que só o fez jogar pela primeira vez pelo City em setembro e em dezembro ele teve uma mais grave ainda que o deixou de fora até o começo da temporada, a temporada que ficou conhecida pelos Centurions, feito ainda não igualado por nenhum time na Premier League. 

A gente pode pensar em várias qualidades do Gundogan: artilheiro das grandes horas, inteligente, sabe ler demais o jogo, calmo para chamar a responsabilidade, mas uma que eu gostei demais desse tempo que ele passou com a gente foi saber jogar em várias funções. Perdemos Fernandinho em 2018/19, coloca ele para fazer a função de primeiro homem de meio de campo com maestria, em 20/21 De Bruyne não estava nas suas melhores condições, Gundogan cresceu demais para ser o cérebro do nosso time e ainda foi nosso artilheiro.

O texto de despedida que ele escreveu para o Player´s Tribune foi excelente, mostra tudo o quê ele sentiu pelo clube, torcedores, colegas.

Realmente é uma pena que não o veremos em campo com a nossa camisa nos próximos anos, o importante que ele saiu por cima como o capitão da Tríplice Coroa e sem brigar com clube ou torcedores. Poderá voltar tranquilamente de cabeça erguida ao Etihad quando quiser que será recebido com as maiores honrarias que ele merece.

MUITO OBRIGADO, ILKAY GUNDOGAN!

Nenhum comentário:

Postar um comentário