domingo, 11 de junho de 2023

A Europa é nossa!

Tríplice Coroa, Trebble, Triplete...chamem como vocês quiserem, mas podem gritar para todos os cantos que o Manchester City conquistou os três principais títulos na temporada, venceu a Inter de Milão em Istambul, num sufoco danado, por 1 a 0, gol do Rodri e o Ederson nos salvando! Premier League, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões, é tudo nosso!

O City descobriu que enfrentaria a Inter na final antes da rodada que foi campeão na Premier League e já sabia quem seria seu adversário na final da Copa da Inglaterra, eu tinha a impressão que seria o título mais tranquilo para a gente. Errei feio demais! O Arsenal na rodada seguinte perdeu para o Nottingham e nem precisamos entrar em campo para comemorar, vencemos o United com um certo sufoco porque o Paul Tierney e sua equipe quiseram, mas ontem em muitos momentos nem wifi passou. Nós demoramos muito a jogar no primeiro tempo, o time italiano não deixava, era pressão na nossa saída, com o Ederson isolando bola para lateral ou saindo na pressa para o Dias sem estar preparado, o jogo ainda estava zero a zero no segundo tempo e eu "ferrou, já perdemos, não tem chance", isso com a gente melhorando na etapa final. E para piorar perdemos o De Bruyne com 36 minutos.

O belga já vinha jogando no sacrifício e ontem a musculatura não aguentou, Phil Foden entrou no lugar dele, achei que Guardiola iria utilizar o Álvarez como tinha feito em várias oportunidades, mas deu a chance para o cria da base que poderia ter feito o 2 a 0 e me relaxado após grande drible no Dimarco e cara a cara para a grande defesa do Onana. Por que deixar a torcida calma, né Foden?

O nosso gol saiu de uma bela enfiada do Akanji, que chegou do nada nessa janela de transferência, para o Bernardo Silva, seu toque para trás achou o Rodri para dar uma chapada limpa que faz uma curva para sair de dois jogadores da Inter e o goleiro só olhar porque não poderia fazer nada! Eu posso ter criticado o Rodri, pontualmente, em uma partida ou outra, mas desde quando ele chegou na campanha 2019/20, que foi muito confusa para a gente, não apenas pela Covid, mas com o Fernandinho começando como zagueiro por situações na nossa defesa, eu vi que ele seria uma ótima contratação para a gente. Quatro temporadas depois, ele tem 3 Premiers, 1 Liga, 1 Copa da Inglaterra e 1 Copa da Liga, sendo importante em todas. Foi escolhido o melhor jogador da final e o melhor da Liga dos Campeões. £ 65 milhões muito bem gastos.

Ao contrário do Rodri, eu critiquei sério o Ederson em alguns (vários) momentos, mas ontem ele foi demais, bom para cacete e nos salvou! Aquele cara a cara do Lautaro, o cabeceio do Lukaku e o último lance do jogo que poderia ter repetido o gol do Ben Watson pelo Wigan na final da Copa da Inglaterra em 2012/13 (caramba, já tem 10 anos isso!), ele fez um defesaço, socando a bola para longe do gol. E foi a senha para o juiz apitar o final do jogo e começar a comemoração pelo título que o clube buscava e chegava perto a cada temporada, ontem ele foi confirmado!

Dizem que final não sei joga, final se ganha e foi isso que o Guardiola e os jogadores fizeram, não passou nem perto de ser a melhor partida do time seja na temporada ou desde a chegada do espanhol, só que foi suficiente para levantar mais uma taça e era isso que a gente queria nesse momento depois de jogar mais de 60 partidas na temporada, o físico deve ter pesado não só para o De Bruyne.

Nessa segunda feira o Manchester City desfilará pela cidade de Manchester com os três troféus, depois disso é seleção para muitos e férias para poucos. Dentro de alguns dias a preparação para a próxima temporada deverá ser retomada, por enquanto é festa e descanso. Nós todos merecemos!

Um comentário: