sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Premier League: Tottenham vs Manchester City

 Depois de um período longo, onde o tempo não passava nesses nove (!) dias sem futebol do Manchester City, nós voltaremos a ação no domingo, enfrentaremos o Tottenham em Londres às 13:30 em jogo que terá a transmissão nos canais ESPN, além do StarPlus. Será o primeiro jogo do City após a transferência surpresa do João Cancelo no fechamento da janela em 31 de janeiro.

Eu achava que a coletiva do Guardiola hoje seria mais enfurecida com a saída do Cancelo, mas ele foi bem respeitoso, como o jogador foi também quando chegou na Alemanha, não jogaram m**** no ventilador. Acredito que, apesar das amenidades entre os dois, o lateral não voltará a jogar pelo City. Guardiola disse que o problema foi durante a inter temporada, quando houve a Copa do Mundo, ele treinou uma formação e gostou, alguns jogadores se adaptaram melhor, caso o Rico Lewis, e o treinador tem gostado desse estilo, Cancelo, jogando bem menos tempo, não gostou e cada um seguiu seu caminho.

Tem boa e má notícia em relação aos lesionados, aconteceu uma subtituição no departamento médico, entra o John Stones por 3 a 4 semanas e volta o Phil Foden. Jornalistas perguntaram sobre se o Foden poderia jogar na lateral/ala esquerda, eu tenho quase certeza que isso ficou no imaginário dos torcedores e repórteres após o jogo lá atrás contra o Shahktar, talvez a única vez que ele fez essa função. Guardiola deixou claro que poderia usá-lo numa emergência, a função que ele vê para o Foden é jogar atrás do atacante, na verdade eu vejo muito pouco ele fazendo essa função, para mim é mais comum vê-lo numa das pontas.

Sobre a lateral esquerda, Guardiola avisou que tem Aké,que não deverá jogar todos os jogos, o Laporte, o Rico Lewis e, após uma parada de uns dois ou três segundos, lembrou que tinha o Sérgio Gómez também. Que fase do espanhol, que especulam que poderia deixar o clube ao final da temporada, eu imagino que o próximo jogo dele deverá ser somente contra o Bristol City pela Copa da Inglaterra, vai ter que mostrar nos treinamentos que tem condições de ser selecionado para esse desafio.

Houve muitos questionamentos sobre o gasto do Chelsea nas duas últimas janelas de transferência, o Guardiola deixou muito claro que não se mete nos assuntos de outros clubes, mas que se fossem gastos do City, a imprensa e os próprios clubes estariam cobrando mais. Ele lembrou que o clube é um dos que tem melhores resultados no quesito venda e contratação de jogadores, além de não esquecer os clubes ingleses que quiseram punição contra a gente. Vamos ser honestos? O Chelsea não está sendo cobrado por puro preconceito, o dono é americano, então pode gastar à vontade que ninguém vai falar que ele pode se cansar do Chelsea e ir embora a qualquer momento, nem fazem buscas sobre a fonte da riqueza dele.

No domingo teremos o duelo entre o artilheiro e vice artilheiro da competição, Haaland com 25 gols contra Kane com "míseros" 16. É inacreditável como o nosso norueguês ofusca dos demais, esse número de gols do jogador do Tottenham em apenas 21 jogos é fantástico, para azar dele, nessa temporada tem um destruidor de recordes do outro lado. Quando questionado sobre se estava feliz com Haaland e com a não transferência do Kane para o City, Guardiola desconversou, foi mais uma vez político. Se eu fosse pergutando falaria que estava feliz com a chegada do Haaland e estaria triste pela não vinda do Kane, falar para vocês que ele estaria também destruindo recordes. Kane pode estar no seu auge, o Haaland ainda tem espaço para crescer, deixa ganhar mais experiência para vocês verem o quê ele fará em campo.

O novo estádio do Tottenham tem sido um cemitério para a gente, será a nossa quinta visita e tentaremos não só marcar nosso primeiro gol por lá (sorte que temos o Haaland no elenco), mas também marca, ao menos, nosso primeiro ponto. A gente nunca saiu com um ponto ou gol sequer de lá, já perdemos dois pênaltis, gol ainda um total de zero. Faz tempo que a gente não marca em jogo que o Tottenham é mandante, desde uma vitória por 1 a 0 em Wembley no dia 29/10/2018, gol do Mahrez aos seis minutos com marcação de campo de uma partida de futebol americano, estava lindo o Wembley naquele dia.

Então pelas minhas contas, estamos a 444 minutos (não se leva em conta os acréscimos) sem marcar gol no Tottenham quando jogamos como visitantes. Se a gente quiser ver uma estatística melhor, podemos falar que estamos a apenas 98 minutos sem balançar as redes contra o Tottenham quando jogamos fora do Etihad, os oito minutos são porque o Laporte marcou o gol do título da Copa da Liga de 2020/21 aos 82 em Wembley.

Essa rodada tem tudo para ser ruim para a gente na disputa pelo título contra o Arsenal porque eles, até jogarão fora de casa, mas o adversário é o Everton nesse sábado às 9:30 da manhã que contratou o Sean Dyche para evitar o rebaixamento. Ver o Burnley de Dyche e o do Kompany, mostra que dá para jogar futebol sim, só o Dyche não queria.

Uma surpresa no dia de hoje em Manchester: já se encontra treinando com o elenco o jovem argentino Maximo Perrone que defendeu a Argentina sub 20 no Sul Americano da categoria e foi eliminada na fase de grupos, está inscrito na Liga dos Campeões onde jogará com a camisa de nº 32, do seu ídolo Carlos Tevez. Mal vi ele nesse Sul Americano, vamos ver em quanto tempo ele será relacionado pela primeira vez.

O juiz de domingo será o Andy Maddley e com isso acaba a sequência desde 2019 de um mesmo juiz apitar dois City vs Tottenham em sequência, deveria ser o Simon Hooper, que esteve no 4 a 2 no meio de janeiro, para a sequência continuar.

Superliga

Às 8:30 da manhã desse sábado com transmissão do StarPlus, o City jogará contra o Leicester no King Power. O time precisa se recuperar do empate em casa em 1 a 1 contra o Aston Villa, vamos começar o segundo turno do campeonato e já temos cinco pontos de diferença para os líderes United e Chelsea com 28 em 11 jogos e Arsenal 25 em 10. Temos que apertar o passo para, no mínimo, conseguir vaga na próxima Liga dos Campeões e sermos eliminados por um time espanhol antes da fase de grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário