quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Keira Walsh é mais uma a deixar o City.

 Hoje tivemos a confirmação de um boato, uma especulação que já vinha nos aflingindo há alguns dias, a meia campista Keira Walsh não faz mais parte do elenco do Manchester City, a jogadora de 25 anos se transferiu para o Barcelona, onde assinou um contrato de 3 anos. Walsh passou a ser a transferência mais cara do futebol feminino mundial, estima-se que o Barcelona pagará ao City £ 400 mil, isso após quatro tentativas do time espanhol pela jogada. O recorde anterior era a contratação do Pernille Harder pelo Chelsea em 2020.



Para se ter uma ideia do mundo de diferença entre o futebol feminino e o masculino, em 2013 (a Walsh ainda estava na base do Blackburn e nem existia o time feminino do City dessa era moderna, o time foi criado em 2014 quando a Walsh fez testes por lá, passou, mas não pode assinar um contrato profissional por ser menor de 18 anos) a BBC inglesa fez uma matéria sobre a transferência recorde, na época, do Gareth Bale para o Real Madrid, saiu do Tottenham por £ 86 milhões, e no gráfico tem a evolução dos valores das transferências e em 1968 Pietro Anastasi deixou a Varese (clube que teoricamente não existe mais) para a Juventus por £ 500 mil, essa transferência já passou de meio século e ainda não foi batida pelo futebol feminino. E olha, que isso tudo tem cara que foram valores da época, nem jogaram uma inflação de leve.(PS: achei um site de inflação na Inglaterra e uma transferência de £ 17.050 em 1956 seria mais ou menos £ 400 mil hoje, site: inflação Inglaterra.)

Fonte: BBC

O valor transferência é algo muito relevante já que podemos mostrar a diferença no pagamento entre homens e mulheres e até dá para tirar alguma coisa positiva, como há mais dinheiro no futebol feminino hoje (a final da Euro teve recorde de audiência), só que o mais importante é o quê está acontecendo com o Manchester City para essa temporada? As principais jogadoras ou pediram transferência ou se aposentaram, foram seis bem importantes, fora a goleira Karen Bardsley, que não jogava muito, mas tinha sua importância no grupo


"Há mais o time trouxe outras tantas", me parece que o time não se reforçou, apenas fez uma substituição que não necessariamente é da mesma qualidade, nós ainda vamos ver o quê acontecerá, mas só em torneios domésticos porque já caímos na Liga dos Campeões, onde a Keira Walsh fez o último jogo pelo nosso time na derrota para o Real Madrid, ela em seus 8 anos de City levantou 8 taças em 212 jogos com 9 gols. Nessa elimanação para o Real, autora do gol foi a Caroline Weir, que acabou de nos deixar, e ela comemorou muito, como se fosse uma final, e hoje dizem que essa comemoração tem alvo: o técnico do City Gareth Taylor.

Aparentemente as jogadoras do City tem deixado o clube, falando bem da estruturação, das condições, dos torcedores e do ex técnico Nick Cushing (técnico do New York City FC atualmente), na carta de despedida da Walsh, ele foi citado literalmente. O quê se fala é que as jogadoras, essas que resolveram procurar outros ares, elas não tinha voz com o Taylor, ele não as escutava, havia questionamento de escalações e no final do dia eu li que ele poderia ter feito comentaristos machistas.

Nesse final de semana começa o campeonato, só temos pela frente o Arsenal, equipe vice campeã na temporada passada, o jogo será no domingo em Manchester, transmissão do StarPlus ao vivo, e eu não tenho expectativa de título no campeonato, talvez em alguma das copas, agora quero saber se conseguiremos a classificação para a Liga dos Campeões, até o terceiro lugar vai. Temporada passada começamos muito mal, melhoramos no decorrer com o retorno do departamento médico das principais jogadoras, veremos o quê vamos arrumar agora.

De todo modo, parabéns e boa sorte para a Keira Walsh no Barcelona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário