domingo, 25 de setembro de 2022

City perde em Londres.

 Segundo jogo no campeonato e segunda derrota do Manchester City. E mais uma vez uma derrota doída porque poderia ter saído tranquilamente com a vitória pois jogou mais que o Chelsea, só que não converteu suas chances e o time mandante sim. 2 a 0 contra e agora tem uma parada para jogos das seleções, na volta uma partida em casa contra o Leicester.

Gareth Taylor não teve nenhum desfalque, colocou o quê parece ser o seu tim principal em campo, a Bunny Shaw jogou muito bem, criou chances para ela mesmo, acho que a Hemp e, principalmente, a Kelly não produziram o quê podem.

Nós tivemos muitas chances, infelizmente goleira, uma quantidade absurda de pernas e a trave impediram que a gente abrisse o placar. E aconteceu o quê era esperado, o Chelsea chegou pouco e na segunda ou terceira chegada no primeiro tempo fez o 1 a 0.

No segundo tempo o panorama não mudou, não conseguimos marcar e tomamos o segundo, em pênalti de mão na bola. Aí deu por volta dos 70-75 minutos morremos fisicamente, tentamos com alterações, mas não surtiu efeito.

Essa é a terceira derrota na temporada contando a Liga dos Campeões, vamos ver se após a data FIFA o time se recupera, pegaremos um time na mesma situção que a gente: duas derrotas em dois jogos.

PS: vai ver se a conta em português do Manchester City deu atenção ao jogo, agora retuitar conta de jornalista brasileiro que almoçou em restaurante com nome de Guardiola...

sábado, 24 de setembro de 2022

Superliga: Chelsea Vs Manchester City.

 Pela terceira rodada do campeonato inglês, mas sendo o segundo jogo do campeonato, o Manchester City terá um enorme desafio pela frente, irá até Londres para enfrentar as atuais campeãs nacionais, pegaremos o Chelsea, partida começará ao meio dia e terá transmissão nos canais ESPN e no streaming Starplus.

Como diria o gênio, vamos começar pelo começo: numa semana que os estádios principais dos clubes não serão usados por causa da data FIFA, apenas alguns times femininos jogarão nesses estádios, por exemplo, o Arsenal venceu o Tottenham por 4 a 0 no Emirates, com recorde de público em um jogo feminino, mais de 53 mil pessoas foram no estádio. Infelizmente a partida entre as campeãs e as terceiras colocadas da última temporada será jogada Kingsmeadow, estádio para menos de 5 mil pessoas. O City também não deixa muito atrás não porque só usará o Etihad quando tiver o Derby de Manchester em dezembro, o resto das partidas por enquanto estão marcadas para o Estádio da Academia.

Agora sobre o jogo, o começo de temporada do City é tenebroso, perdeu várias jogadoras importantes, as peças que chegaram precisarão de tempo para se ajustar, o time já foi eliminado da Liga dos Campeões com gol da ex jogadora do clube, Caroline Weir, uma que deixou Manchester nessa temporada, e perdeu para o Aston Villa no primeiro jogo do campeonato, o City nunca tinha perdido no campeonato para o Villa e, pode ser também, isso aqui eu não confirmo, que a gente nunca tinha sofrido gols delas, foram 4 nessa partida, chegamos a liderar no 3 a 2, apesar de um 2 a 0 contra, mas perdemos por 4 a 3. Muitas críticas em cima do técnico Gareth Taylor que mexeu tirando jogadoras importantes enquanto vencíamos.

Para esse jogo, o técnico só está de olho em algumas jogadoras e a zagueira Alanna Kennedy pode voltar após um problema na coxa em jogo pela seleção australiana. Eu fico em dúvida se o Taylor deveria começar com ela ou com a capitão Stephen Houghton, o certo mesmo é que a ex lateral esquerda Alex Greenwood TEM que começar na zaga esquerda. Na frente não tem porque tirar o trio Lauren Hemp, Khadija "Bunny" Shaw e Chloe Kelly.

O Chelsea vem de uma derrota surpreendente para o Liverpool, em jogo dos vencedores da primeira e segunda divisões da temporada passada. As azuis de Londres perderam fora de casa por 2 a 1, com todos os três gols da partida marcados de pênaltis. 

Não é um jogo de times desesperados, só que uma derrota para qualquer lado, deve colocar uma pressão extra seja na Emma Hayes ou no Taylor. O City entregou muitos gols de forma boba na rodada anterior e foi derrotado, se bobear tanto quanto bobeou contra o Aston Villa, a derrota vai ser mais pesada ainda.

sábado, 17 de setembro de 2022

Com gols rápidos, Manchester City bate Wolverhampton.

 Não demorou muito tempo para o City acabar com o jogo de hoje diante do Wolverhampton na casa do adversário, com um minuto Grealish já tinha feito o primeiro, com 16 Haaland já havia deixou o seu. Foden completou o placar no segundo tempo. Agora o time só volta a jogar depois da data FIFA e será o Derby de Manchester no Etihad, partida será realizada no dia 02 de outubro.

Primeiramente quero pedir desculpas por não ter feito o pré jogo ontem, cheguei um pouco mais tarde em casa após o trabalho e estava para começar o jogo do Vasco. Eu digo sempre que não vou ver, ainda mais depois de mais uma derrota, mas esses desgraçados sempre me puxam para dentro. Felizmente deu um 4 a 1 sobre o Naútico, apesar do time de Pernambuco ter jogado mais antes do nosso primeiro gol. E obrigado Tombense por tirar pontos do Londrina, só não digo que esse foi o ponto mais baixo da minha temporada na série B porque torci num sábado a noite para o Operário manter a vitória contra esse mesmo Londrina.

Guardiola falou bem do Grealish ontem em sua coletiva pré jogo, ele quis proteger o seu jogador depois de uma partida ruim contra o Borussia no meio de semana, não foi apenas Grealish que jogou mal, sejamos justos. E o nosso camisa 10 foi titular hoje e começou muito bem o jogo com um gol após tabela entre Foden e De Bruyne e o belga cruzar. Dessa vez não foi o pé do Haaland que achou o cruzamento, ainda bem que o Grealish vinha fechando para o meio da área. Isso aconteceu com menos de 1 minuto de jogo, nada mal para começar.

O Wolverhampton parece ser um time bom, que irá complicar jogos contra outros adversários em casa, eles não desistiram do jogo e fizeram o Ederson trabalhar, o nosso goleiro esteve seguro e tranquilo na partida de hoje. Como em todo o jogo, nós agora ficamos na expectativa da nossa vitória e quando o Haaland marcará um gol pelo menos, nessa partida isso aconteceu aos 16 minutos após receber passe de Bernardo Silva e chutar de fora da área de direita. Um centroavante completo mesmo. Se lembram quando um analista da Skysports da Inglaterra falou que o custo total do Haaland seria mais de £ 250 milhões no seu tempo de City? Então, a cada dia esse valor está mais barato.

Aos 33 minutos o Wolverhampton teve um jogador expulso e ainda teve a cara de pau de reclamar do golpe de caratê no Collins na barriga do Grealish. E ainda tivemos que ouvir a vergonha da torcida local vaiando nosso jogador como ele estivesse encenando uma falta feia. Em muitos estádios já se ouvia vaia contra ele ne temporada passada, nessa partida foi ridículo isso, eles querem que ele apanhe e fique por isso mesmo.

Eu achei que após um jogador a mais e 2 a 0 no placar, o jogo já tinha acabado, mas os jogadores do Bruno Lage forem melhores que a gente no começo do segundo, a percepção era de todos os torcedores do City, ficamos até em dúvida que teve um jogador expulso. Sabe aquele medo de estar vencendo por 2 a 0 e o adversário marcar um gol e crescer? Isso acontece mesmo com torcedores do City com um a mais em campo! A nossa sorte que o pessoal deu uma ligadinha e marcou o terceiro.

Haaland estava fora da área, De Bruyne passou por trás dele e fez novo cruzamento, como no primeiro gol, dessa vez o pé que ele encontrou foi do Foden. Os nosso três jogadores de frente marcaram os gols e De Bruyne chegou a sua sexta assistência no campeonato, rumo a quebrar o recorde de 20 numa temporada da Premier League, que é dele mesmo e do Thierry Henry, em sua história na Premier, o De Bruyne tem agora 92, mesmo número que Stevie Gerrard, mas o ex jogador tem uns 200 jogos a mais, ambos estão na sétima colocação. O sexto colocado é o David Silva com 93, uma pena que ele vai ficar para trás, é a evolução. Para entrar no top 5, precisa de apenas mais duas e igualar as 94 de Dennis Bergkamp.

Jogo definido, Guardiola mexeu bastante, dando descanso para Rodri, Foden, De Bruyne, por exemplo. Álvarez entrou nesse bolo e vou te falar, o moleque tem uma disposição, tomara que ele tenha muita calma, não fique afobado por não jogar tanto, porque ele será útil demais e por muito tempo para o City ainda. Manuel Akanji fez sua estreia na Premier League e mostrou mais uma vez muita segurança. Depois da parada FIFA, Guardiola terá os ótimos cinco zagueiros a sua disposição, como vai arrumar e um problema o time não é um problema ruim de ter.

Boa notícia a volta do Walker, ficou no banco de reservas, mas é muito capaz de já termos ele 100% para o Derby, a notícia ruim é que Kalvin Phillips deverá passar por uma cirurgia no ombro, veremos se isso acontecerá e como isso poderá afetar esse seu começo no City e na sua convocação para a Copa do Mundo que acontecerá em novembro.

Aston Villa vs Manchester City

O início da temporada do futebol feminino na Inglaterra atrasou por causa do falecimento da rainha Elizabeth e amanhã às 8 da manhã com transmissão do Starplus, o City fará a sua primeira partida no campeonato e com um time para lá de modificado com a saída de muitas jogadores boas e experientes.

Ruby Mace e a recém contratada Yui Hasegawa estão fora, Alanna Kennedy é dúvida, de resto teremos a Ellie Roebuck, Alex Greenwood, Lauren Hamp, Chloe Kelly e Khadija Shaw. Temos bons valores ainda, veremos o quê o técnico Gareth Taylor irá tirar delas.

Jogos da base

Pela Premier League sub21 vencemos em casa o Fulham por 1 a 0, gol, mais um, do Carlos Borges, titular mais uma vez e o rapaz só tem 18 anos, jogando com gente mais velha. Rico Lewis e Joshua Esbrand-Wilson, que estão sempre com nosso time principal, foram "emprestados" para o sub21 e jogaram os 90 minutos.

Há um tríplice empate na primeira colocação com Crystal Palace, Arsenal e City, todos com 6 jogos, 14 pontos e 9 de saldo de gols, diferença está nos gols pró: 18, 17 e 13 respectivamente. Próximo jogo será fora de casa, domingo dia 02 de outubro, contra o Wolverhampton.

Pela Premier League sub18, o City venceu fora de casa o Liverpool por 4 a 3, em jogo de duas viradas, a nossa aos 90 e muito. Mais uma desse tipo em poucos dias, foi assim diante do Borussia no meio de semana. Joel Ndala, Justin Oboavwoduo, Jaden Heskey (filho do ex jogador Emile Heskey, chegou no City nessa temporada) e Matthew Whittingham marcaram os gols.

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Haaland não para!

 O Haaland é sensacional, de outro mundo! Esse negócio de fazer gols é com ele mesmo, hoje diante da sua ex equipe, Borussia Dortmund, fez o gol da vitória, a da virada e garantiu a segunda vitória do Manchester City na Liga dos Campeões.

O primeiro tempo nosso foi muito fraco, pouquíssimo se criou, Mahrez, Grealish e Gundogan não conseguiram nada além de toques laterais. Pelo menos o Borussia não ameaçava, então era tão somente um jogo chato.

Eu pensei, depois da fraca atuação no primeiro tempo, Guardiola fosse mudar algum jogador, pelo visto, mais uma vez, tentou consertar no vestiário, mas não deu certo. O nosso jogo continuava ruim e para piorar tomamos um gol. Aí veio a troca no atacadão: os três que estão muito mal no jogo deram lugar a Álvarez, Bernardo e Foden, o time melhorou bastante. O gol de empate só saiu na reta final e com Stones, num chute que lembro do Kompany contra o Leicester, só que aqui o goleiro colaborou.

Vocês se lembram em cruzamentos que o Haaland se joga de maneiras estranhas na bola para alcançar? Hoje ele alcançou num perfeito cruzamento de três dedos do Cancelo (que chegou a me irritar com a quantidade de tentativas nesse estilo). Virada, terceiro gol na Liga e 13º na temporada, esse Haaland é um animal.

No outro jogo do Grupo Copenhagen e Sevilla ficaram no 0 a 0, o quê é último para a gente. Próximo jogo da Liga será no dia 05 de outubro no Etihad contra o Copenhagen.

No jogo da base, o City também sofreu e venceu o Borussia, estava perdendo por 2 a 1 até os 90, quando Oscar Boob de pênalti e Joel Ndala, aos 92, virou. Nico O´Reilly fez o 1 a 0 para o City. City e Copenhagen lideram com 6 pontos e 5 gols de saldo, diferença no momento é gols pro, 8 City, 6 Copenhagen. Próximo rodada os times se enfrentam em Manchester.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Liga dos Campeões: Manchester City Vs Borussia Dortmund

 Pela segunda rodada da Liga dos Campeões, o Manchester City fará seu primeiro jogo em casa nessa campanha europeia e terá pela frente o vice campeão alemão e atual quinto colocado no campeonato nacional, o Borussia Dortmund. A partida será na quarta feira e começará às 16 horas com transmissão dos canais TNT na TV e no HBO Max.

Ambos os times venceram bem seus adversários na primeira partida da fase de grupos, o City foi até a Espanha para bater o Sevilla por 4 a 0 com dois gols de Haaland e o Dortmund recebeu o Copenhagen e fez 3 a 0. Uma vitória nossa nos encaminha muitíssimo bem nesse grupo porque os dois próximos jogos serão contra o time dinamarquês, teoricamente o mais fraco do grupo, e assim poderemos nos classificar, se tudo sair conform meu plano, com quatro jogos e dois de antecedência.

Nós ficamos sem jogos no final de semana, enquanto o adversário perdeu fora de casa para o Rb Leipzig, então o time pode se recuperar de qualquer problemas e cansaço. Para amanhã, temos a seguinte situação para os jogadores: Walker fora, Laporte dúvida, mas para ficar no banco, o mais provável é volta após a data FIFA, nesse caso no derby do dia 02, e o Stones está liberado para o jogo, ele perdeu a estreia contra o Sevilla. O resto do elenco está liberado para o jogo.

Temos três ex jogadores do Borussia no nosso elenco: Akanji que pode ser titular, aqui depende da avaliação que Guardiola tem das condições de Aké e Stones, Gundong, foi o cara da entrevista coletiva de hoje, e Haaland, que se marcar, será o sexto jogo seguindo que ele deixa o campo com pelo menos um golzinho na rede adversárias, do jeito que essa criança está, não duvido que isso aconteça. 

Amanhã também teremos o jogo da base, que venceu o Sevilla por 5 a 1 na primeira partida, com um hat trick do português Carlos Borges. Partida no Estádio da Academi às 11 horas da manhã.

domingo, 11 de setembro de 2022

Rodada na Inglaterra adiada.

 Como muitos já devem estar cientes, a rodada do futebol inglês desse final de semana foi adiada por causa da morte da Rainha Elizabeth II e ainda se fala na possibilidade, então nada certo ainda, de se adiar a próxima rodada também devido ao funeral que ocorrerá 10 dias após sua morte, algo da tradição inglesa.

O Manchester City receberia o Tottenham nesse sábado pela Premier League e o Arsenal no domingo pela Women Super League, além dos jogos da base. O futebol masculino tem um problema imenso para colocar esse jogo em atraso no calendário, aparentemente só há três datas para isso, sendo que duas delas podem ser ocupadas por jogos das Copas além de que em novembro a primeira divisão vai parar para a Copa do Mundo.

Agora a situação Inglaterra ficou estranha porque outros eventos esportivos aconteceram, prestaram suas homenagens, minutos de silêncio, hino e coisas e tal, mas tiveram os jogos. Aparentemente apenas o futebol parou, teve Rugby, por exemplo.

O nosso próximo jogo será contra o Borussia em casa pela Liga dos Campeões na quarta, se chegou a ameaçar de não ter, mas a UEFA nem deu atenção e o City ficou uma semana de descanso, o time alemão perdeu para o RB Leipzig nessa rodada por 3 a 0, como o Sevilla perdeu para o Barcelona. City e Borussia lideram o grupo com 3 pontos.

Teremos o pré jogo após a coletiva do Guardiola, ou na segunda ou terça.

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Keira Walsh é mais uma a deixar o City.

 Hoje tivemos a confirmação de um boato, uma especulação que já vinha nos aflingindo há alguns dias, a meia campista Keira Walsh não faz mais parte do elenco do Manchester City, a jogadora de 25 anos se transferiu para o Barcelona, onde assinou um contrato de 3 anos. Walsh passou a ser a transferência mais cara do futebol feminino mundial, estima-se que o Barcelona pagará ao City £ 400 mil, isso após quatro tentativas do time espanhol pela jogada. O recorde anterior era a contratação do Pernille Harder pelo Chelsea em 2020.



Para se ter uma ideia do mundo de diferença entre o futebol feminino e o masculino, em 2013 (a Walsh ainda estava na base do Blackburn e nem existia o time feminino do City dessa era moderna, o time foi criado em 2014 quando a Walsh fez testes por lá, passou, mas não pode assinar um contrato profissional por ser menor de 18 anos) a BBC inglesa fez uma matéria sobre a transferência recorde, na época, do Gareth Bale para o Real Madrid, saiu do Tottenham por £ 86 milhões, e no gráfico tem a evolução dos valores das transferências e em 1968 Pietro Anastasi deixou a Varese (clube que teoricamente não existe mais) para a Juventus por £ 500 mil, essa transferência já passou de meio século e ainda não foi batida pelo futebol feminino. E olha, que isso tudo tem cara que foram valores da época, nem jogaram uma inflação de leve.(PS: achei um site de inflação na Inglaterra e uma transferência de £ 17.050 em 1956 seria mais ou menos £ 400 mil hoje, site: inflação Inglaterra.)

Fonte: BBC

O valor transferência é algo muito relevante já que podemos mostrar a diferença no pagamento entre homens e mulheres e até dá para tirar alguma coisa positiva, como há mais dinheiro no futebol feminino hoje (a final da Euro teve recorde de audiência), só que o mais importante é o quê está acontecendo com o Manchester City para essa temporada? As principais jogadoras ou pediram transferência ou se aposentaram, foram seis bem importantes, fora a goleira Karen Bardsley, que não jogava muito, mas tinha sua importância no grupo


"Há mais o time trouxe outras tantas", me parece que o time não se reforçou, apenas fez uma substituição que não necessariamente é da mesma qualidade, nós ainda vamos ver o quê acontecerá, mas só em torneios domésticos porque já caímos na Liga dos Campeões, onde a Keira Walsh fez o último jogo pelo nosso time na derrota para o Real Madrid, ela em seus 8 anos de City levantou 8 taças em 212 jogos com 9 gols. Nessa elimanação para o Real, autora do gol foi a Caroline Weir, que acabou de nos deixar, e ela comemorou muito, como se fosse uma final, e hoje dizem que essa comemoração tem alvo: o técnico do City Gareth Taylor.

Aparentemente as jogadoras do City tem deixado o clube, falando bem da estruturação, das condições, dos torcedores e do ex técnico Nick Cushing (técnico do New York City FC atualmente), na carta de despedida da Walsh, ele foi citado literalmente. O quê se fala é que as jogadoras, essas que resolveram procurar outros ares, elas não tinha voz com o Taylor, ele não as escutava, havia questionamento de escalações e no final do dia eu li que ele poderia ter feito comentaristos machistas.

Nesse final de semana começa o campeonato, só temos pela frente o Arsenal, equipe vice campeã na temporada passada, o jogo será no domingo em Manchester, transmissão do StarPlus ao vivo, e eu não tenho expectativa de título no campeonato, talvez em alguma das copas, agora quero saber se conseguiremos a classificação para a Liga dos Campeões, até o terceiro lugar vai. Temporada passada começamos muito mal, melhoramos no decorrer com o retorno do departamento médico das principais jogadoras, veremos o quê vamos arrumar agora.

De todo modo, parabéns e boa sorte para a Keira Walsh no Barcelona!

City estreia com vitória na Liga dos Campeões.

 O Manchester City volta com uma bela vitória e liderança da Espanha. Sem problemas, o time de Pep Guardiola goleou o Sevilla fora de casa por 4 a 0 com gols de Haaland (2), Foden e Rúben Dias. Próximo jogo pela competição será contra o ex time do Norueguês, o Borussia, na semana que vem em Manchester, confronto entre primeiro e segundo colocados do grupo G, o Borussia fez 3 a 0 no Copenhagen.

Eu até agora não estou acreditando que nós contratamos o Haaland e a coisa se torna ainda mais inimaginável pelo valor gasto na transferência, esse monstrinho já meteu 12 gols em oito partidas, é muito fácil para ele. O posicionamento, a agilidade, a força e o Dr Bruyne para passar bola precisas para ele, me faz sonhar que esse sujeito poderá quebrar todos os recordes de gols numa temporada, o primeiro gol mostra isso.

De Bruyne e Foden tabela na direita com uma área adversária cheia de jogadores, o belga na hora que recebe a bola de volta olha o posicionamento de todos e cruza para o Haaland chegar livre para colocar a bola nas redes. Acho que nem o Aguero nos seus melhores momentos conseguiria fornecer tantas alternativas de jogadas como o Haaland, ter uns 20 centímetros a mais ajuda demais.

O City dominou o jogo e isso com dois jogadores novos no elenco titular, por causa da lesões Sergio Gómez fez seu primeiro jogo oficial como titular e o Manuel Akanji seu primeiro jogo no geral pelo City, ambos foram tranquilos, mesmo com pouco ou quase nenhum tempo sobre comando do Guardiola, eles conseguiram entender a forma de jogo. O zagueiro começar como titular foi uma grande surpresa para mim, ainda mais que o Aké esteve no banco. Talvez ele não esteja 100% ou o Guardiola pensou em utilizá-lo no sábado contra o Tottenham por isso não quis forçar.

No segundo tempo o City deixou o time da casa um pouco mais à vontade, só um pouco mesmo, depois resolveu aumentar o volume e Foden fez o seu, seu 47º pelo clube, muito perto de alcançar meia centena, Haaland fez o terceiro e o 12º pelo clube, muito perto de alcançar meia centena, e Rúben Dias finalizou o placar nos acréscimos.

Grealish fez uma boa partida, ele foi bem participativo, tem que aumentar a intensidade ainda, dá para oferecer mais coisa, mas ontem foi longe de ser a pior partida dele. Cole Palmer ganhou mais alguns minutos em campo e o Rico Lewis por muito pouco não jogou, Guardiola chegou a chamar ele, mas mudou de ideia e colocou o Mahrez em campo, acho que o nosso treinador começou outro projeto, vai transformar o Lewis numa evolução do Walker. Phillips voltou ao time no segundo tempo, isso é uma boa notícia para o Rodri, apesar de achar que o espanhol nem se cansa.

Na Liga dos Campeões para Jovens o City venceu o Sevilla de virada por 5 a 1 com direito a um hat trick do atacante português Carlos Borges. AdeDIRE Mebude e William Dickson marcaram os outros. Próximo jogo pela competição será contra o Borussia em casa no dia 14/09 no estádio da Academia. O time perdeu na estreia para o Copenhagen por 2 a 0.

Pela Premier League tem jogo sábado contra o Tottenham em casa, primeiro confronto contra um time do Big Six.

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Liga dos Campeões: Sevilla vs Manchester City

 A estreia do Manchester City na Liga dos Campeões 2022/23 será na terça feira fora de casa, o time enfrentará na Espanha o Sevilla, quarto colocado do último campeonato local. A partida está marcada para começar às 16 horas com transmissão do canal SPACE e do HBO Max pela internet.

Tivemos problemas para chegar na Espanha porque fortes ventos impediram a aterrissagem, com isso coletiva atrasou, mas está tudo bem agora com o pessoal. Tivemos duas baixas e duas voltas para esse jogo, Walker e Stones não viajaram, são desfalques, o primeiro deve ficar mais tempo fora, talvez volte apenas após a data FIFA, já Stones parece ser algo mais simples, a previsão de retorno é de mais curto prazo. Phillips treinou e viajou com time, dificilmente vai tirar o lugar do Rodri no meio de campo e Aknaji está com o grupo após ser pai pela segunda vez.

Vinte e um jogadores viajaram, são 18 jogadores da lista A e três da Lista B, sem surpresa aqui com o Joshua Wilson-Esbrand, Cole Palmer e Rico Lewis, esse último aqui eu até achava que pdoeria jogar com a ausência do Walker, mas os desafios pela frente são pesados: estreia na Liga dos Campeões, Tottenham, Borussia, mesmo sendo em casa, e Wolverhampton, fora de casa. Talvez em algum momento, Guardiola terá que usá-lo, caso o Stones demore a voltar, para poupar o Cancelo, que tem tudo para assumir a lateral esquerda.

Com pouco treino com a equipe, acho que dificilmente o Akanji fará sua estreia de cara, para mim o Sergio Gómez jogará na esquerda com o Aké, que pode fazer essa função, ele já foi usado por ali com o Guardiola, fará a dupla de zaga com o Dias, os dois já tem algum entrosamento.

Depois da grande atuação contra o Nottingham e não ter nem entrado contra o Aston Villa, acho que o Julian Álvarez foi guardado para esse jogo e por mim jogaria ao lado do Haaland, que até o momento não parece cansado e temos que usá-lo bastante porque entre novembro e dezembro ele vai descansar muito, afinal a Noruega não está classificada para a Copa.

Acho que temos que forçar muito nesses primeiros jogos, classificar o mais rapidamente possível e depois começar fazer contas sobre ser o primeiro colocado, coloca o time A em campo nos três primeiros jogos da fase de grupos para garantir os 9 pontos, o quarto será o segundo jogo contra o Copenhagen, aí a gente vê se mete o time A novamente ou já podemos mesclar o elenco para dar mais gás na Premier League.

Às 6:30 da manhã tem o jogo da Liga dos Campeões para Jovens, como todo jogador da Lista B do City está com o time principal, nenhum jogador desse time da base, inclusive os 3 acima da idade limite, deverá ser usado amanhã pelo Guardiola.

domingo, 4 de setembro de 2022

Haaland marca, mas City fica apenas no empate.

 O Manchester City perdeu a chance de assumir a liderança do campeonato inglês no sábado ao empatar fora de casa contra o Aston Villa em 1 a 1, Erling Haaland chegou ao décimo gol no campeonto, isso em apenas seis jogos. Infelizmente num dos únicos ataques do Villa, eles conseguiram marcar. Agora o foco é no Sevilla na terça feira na estreia na Liga dos Campeões.

O primeiro tempo do City foi muito aquém do esperado, o time rodou muito, mas não ameaçava o gol do Martínez, já no segundo não demorou muito para De Bruyne encontrar o Haaland na área e ele marcar um gol típico de atacante matador, camisa 9. Nós tivemos chances de marcar mais uns dois gols pelo menos, não fizemos e numa das poucas vezes que chegaram a nossa área, o time da casa fez o gol de empate. 

Achei uma pena e um erro o Álvarez não ter entrado em nenhum momento do jogo, eu teria tirado o Foden que não soube explorar os 37 anos do Young o marcando, ali poderia ter sido o caminho da nossa vitória. Aké e Grealish voltaram a ser relacionados e o zagueiro entrou em campo, uma pena que foi no lugar do Walker que passou a ser dúvida para o jogo diante do Sevilla, Grealish teria jogado, segundo Guardiola, se o City tivesse aberto um 2 a 0, ele treinou pouco com clube na semana antes do jogo de sábado, deverá de condições de jogo para a Liga. Akanji não foi relacionado porque seu segundo filho nasceu, então foi liberado para ficar com a família, parece que não terá problemas para viajar com o time para a Espanha.

A UEFA postou em seu site os jogadores da Lista A do Manchester City, são 21 atletas, isso com Laporte, mesmo ele estando de fora. Para cada jogo as equipes podem relacionar até 23 jogadores, para terça a gente tem 3 vagas disponíveis (que podem ser 4 caso o Walker fique de fora) para jogadores da lista B, aquela lista que é composta por jogadores da base que atendem aos critérios da UEFA. Como a gente tem uma vaga para jogador livre (cada time pode ter até 17 jogadores livres e o City tem 16), acredito que Palmer, Rico Lewis e Joshua Wilson-Esbrand se enquadram na Lista B.

Amanhã teremos a coletiva do Pep e o City costuma divulgar os jogadores que viajam com o time principal. Na terça feira às 6:30 da manhã em Brasília, os times da base do Sevilla e City jogarão pela Liga dos Campeões para Jovens, vamos ver se nessa temporada a gente passa da fase de grupos, ficamos em terceiro no grupo e fomos eliminados, vendo que McAtee, Carlos Borges, Rico Lewis e Wilson-Esbrand chegaram a marca gols na competição.

O Sevilla jogou no sábado em casa contra o Barcelona e perdeu por 3 a 0, o ex volante do City, Fernando Reges, teve que jogar na zaga, improvisado. Vamos ver se os defensores do time da Andaluzia se recuperaram ou o técnico Lopetegui trá que continuar com o brasileiro nessa função, não deu muito certo no sábado e lembro que já jogamos com Fernandinho por ali, não foi a nossa melhor temporada.

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Premier League: Aston Villa Vs Manchester City

 Na partida que encerrará o sábado de jogos na Premier League o Manchester City viajará (aparentemente já viajou) para Birmingham aonde enfrentará o Aston Villa pela sexta rodada da competição. O jogo, mais uma vez, será exclusivo do StarPlus e começará às 13:30.

Pode acontecer nesse jogo uma coisa rara, um jogador marcar 3 Hat Tricks em partidas seguidas, eu não pesquisei esse dado, mas como marcar 3 ou mais gols em um mesmo jogo já é algo raro, eu tenho 99,999% de certeza que isso nunca acontece, nem na Premier League nem em outro campeonato. E eu estou querendo que isso aconteça mesmo, não só porque três gols do Haaland é chance quase certa de vitória nossa, mas também por causa do técnico Stevie Gerrard falar na entrevista pré jogo que ele e seu time nos assustaram por 75, 76 minutos na temporada passada. Meu querido, em cinco minutos resolvemos a situação. Fica na sua aí.

Os problemas de lesões de Guardiola parecem ter caído à metade porque Nathan Aké e Jack Grealish já treinaram com o grupo onde e hoje, devem estar a disposição amanhã, contra o Sevilla me parece certo que eles estarão com o elenco. Manuel Akanji é uma incógnita se irá para o jogo, ele foi anunciado na quinta, não sei se treinou hoje com o time, de qualquer jeito se ele for relacionado é para ir para o banco. Se esses três realmente tiverem condições de jogo, entrariam nas vagas de Claudio Gomes (deu Adeus permanente ontem), Ben Knight (não sabemos o quê o futuro reserva para ele) e o Joshua Wilson-Esbrand, esse aqui me preocupa desde a chegada do Sergio Gomez ele só compõe banco, não me parece que terá chance ao contrário do Rico Lewis, tem jogado e numa foto do Walker no Instagram ele aparece de costas no ônibus do City que estava indo para Birmingham.

Sobre Laporte, ele só deverá voltar aos jogos com o time após a data FIFA que acontecerá entre 17 de setembro e dois de outubro. Ele teve que jogar no sacrifício na reta final do campeonato e ninguém no City quer vê-lo forçando o joelho para agravar, a chegada do Akanji se explica por esse período mais longo que ele ficará de fora e porque parece ter sido um ótimo negócio, menos de £ 20 milhões num zagueiro bem experiente.

Às 10 de manhã tem City e West Ham pela Premier League 2, partida no Estádio da Academia, jogo serve se alguém que fica naquela transição entre base e profissionais irá jogar, acho que só o Ben Knight e o Esbrand, dos quem tem ido para os jogos, poderão jogar essa partida.

Nessa rodada poderemos ter quatro times sem chance de chegar aos 100 pontos na Premier League: Wolverhampton, Leicester, Everton e Aston Villa, só esse último eu me importo que não chegue. O líder Arsenal enfrentará o United no domingo, vai ser legal de ver esse jogo para sabermos se o United realmente cresceu no futebol ou pegou apenas times ruins e confusos nessa virada de chave deles nas últimas rodadas.

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

E a janela fechou.

 Acabou há poucas horas a janela de transferência no futebol europeu, agora só resta na Inglaterra empréstimos de jogadores para times das divisões inferiores. O Manchester City fez um negócio de chegada nesse último dia, algo bem incomum, foi confirmada a contratação do zagueiro Manuel Akanji, que fechou um contrato de cinco anos. Já deverá estar a disposição do treinador, o nosso novo camisa 25, nesse final de semana contra o Villa.

O quê aconteceu mais foram as saídas de jogadores: Luke Mbete foi por empréstimo para o Huddersfield, Claudio Gomes em definitivo para o Palermo, que atualmente também faz parte do grupo City, o Southampton, depois de contratar Bazunu e Lavia, buscou mais dois jogadores da nossa base: Sam Edozie e Juan Larios, o City encheu de cláusulas na transferência em definitivo desses dois, compra futura, percentual de venda futura, essas coisas.

Olha, para o City estar liberando a base assim, eu acho que a próxima safra pode ser melhor ainda. Vamos ficar de olho.

Jack Grealish voltou aos treinos hoje, será que estará liberado para enfrentar seus ex time no final de semana? Agora falta saber do Phillips e Aké, o Laporte é final desse mês e começo do seguinte.