sábado, 26 de outubro de 2019

Sterling para nos salvar de novo.

Não está sendo novidade alguma nos últimos jogos, nas últimas temporadas Raheem Sterling ser o cara da nossa salvação em momentos mais complicados do jogo, hoje novamente ele fez esse papel ao abrir o placar logo no começo do segundo tempo e assim não deixar o time perder a tranquilidade com o tempo correndo. Com a vitória de 3-0 (Sterling, De Bruyne e Gundogan), o City voltou a segunda colocação e agora espera o Liverpool enfrentar o Tottenham amanhã para saber qual será a diferença ao final da rodada.

Uma boa novidade para o jogo de hoje foi que o Mendy começou mais uma vez como titular, a terceira vez e algo raro para ele fazer no seu tempo de City, na terça feira deverá ser poupado, como já foi hoje na reta final com a entrada do Angelino. O meu palpite para a escolha da dupla de zaga foi acertado porque Stones e Fernandinho começaram, mas o Stones quase entregou o ouro ao sair muito mal, a bola ficou com um jogador do Villa e que deu um chute que exigiu muito do Ederson para impedir o 1-0 contra. O problema dessa saída de bola do Stones é que o passe foi muito ruim, eu acho que se passa do primeiro jogador do Villa, tem um segundo para tirar a bola. Conseguimos a sobreviver esse susto e tentamos alguns chutes com a bola passando perto, mas ainda assim por fora d trave.

Pessoalmente eu não achei o time Aston Villa ruim, tentou jogar, é claro que é inferior ao City, mas foi para o ataque em vários momentos, fez pressão no time, na hora de defender enchia a área mesmo para impedir ao nosso time chegar com bola e tudo dentro do gol. Conseguiram aguentar o 0-0 no primeiro tempo, ainda bem que no segundo só precisamos de 22 segundos para marcar, em jogada que o Ederson lançou para o Gabriel raspar de cabeça e o Sterling entrou livre na área para colocar por debaixo do goleiro. Bem, esse gol foi ao melhor estilo Kick and Rush do futebol inglês do passado, digamos que foi um Kick and Rush gourmet, mais estiloso, com o goleiro procurando especificamente aquele jogador. No começo a Premier League deu assistência para o Gabriel, o que fez sentido para mim, mas na atualização da página já não está mais lá. Por isso que contar assistência é algo muito difícil, o negócio é só pegar a informação e segue o jogo.

O gol fez muito mal para os visitantes que não conseguiram mais jogar e o City resolveu dominar o campo de ataque para fazer dois gols com pouco tempo de diferença entre eles. Primeiro De Bruyne deu um cruzamento que para mim entrou direito no primeiro momento, o VAR entrou em ação para saber se havia algum impedimento, entenderam que não, depois para saber de quem foi o gol porque o D Silva poderia ter tocado na bola, sinceramente não vi toque algum dele e sigo a regra da NFL: não tem 100% de certeza, segue a marcação de campo que seria gol do De Bruyne. Nesse caso o Mendy ganhou uma assistência por um passe lateral.

Cinco minutos depois foi a fez de um bombardeio acontecer e a bola sobrar na entrada da área para o Gundogan, que fez uma excelente partida, mais uma, acertar um belo chute de longa distância. Não sei o que o Gundogan acha, mas ele me parece render mais nessa posição do que criando mais a frente porque ele consegue criar as chances jogando como camisa 6, deu uns passes sensacionais no primeiro tempo, e ajuda muito a nossa saída de bola. Ele, Rodri e Fernandinho fazem muito bem essa função.

Com o placar na mão, Guardiola colocou o Foden e Aguero, além do Angelino, para jogarem e tem que destacar duas coisas: o Aguero e Gabriel jogaram juntos os minutos finais sem o Mendy em campo porque já havia sido substituído pelo Angelino e o Foden com 14 minutos de jogo criou 3 chances de gols! Terça feira ele será titular, eu sempre imagino 90 minutos disso.

A nota ruim foi a expulsão do Fernandinho, que me desculpe o jogador, mas foi muito burra, matar o contra ataque na intermediária dos caras aos 87 minutos. O primeiro cartão eu elogiei porque foi uma falta para impedir que o Grealish chegasse na nossa área, algo que o Otamendi deveria ter feito contra o Wolverhampton. A minha dúvida agora é saber qual dos jogos seguidos contra o Southampton ele perderá. Há algumas temporadas a expulsão era cumprida no jogo doméstico seguinte, qualquer competição, na temporada passada isso mudou: campeonato é campeonato, copa é copa. Mas o pessoal na transmissão falou que ele ficaria de fora pelo cartão na Copa da Liga, se não mudou novamente, acho que ele ficará fora do jogo na Premier League, se isso for o certo, eu o colocaria no meio de campo na terça, vai ser poupado mesmo no próximo final de semana.

Atualização: corrigir a informação sobre suspensão: a expulsão no futebol inglês será cumprida na partida seguinte, independente do campeonato, então tanto o Fernandinho quanto o Ryan Bertrand do Southampton estarão de fora da partida de terça. Quando o jogador é suspenso por acúmulo de cartão amarelo é que ele cumpre no mesmo campeonato. 

A Federação ainda não atualizou o site com as informações de suspensão, mas aqui tem tem essa matéria desse ano do The Sun como funciona a suspensão.

Nesses minutos finais com um a menos, o Villa tentou descontar, só que o Ederson queria sair se ser vazado. Depois da data FIFA e aquela derrota em casa, já são 3 jogos com 3 vitórias e continuar nesse momento porque daqui duas semanas tem jogo em Anfield!

Informações da partida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário