domingo, 13 de outubro de 2019

Aguero, melhor atacante da Premier League.

É, eu estou sumido por essa razão mesmo que vocês possam estar pensando, estou puto ainda com a derrota para o Wolverhampton e só voltei aqui antes do próximo jogo porque estava querendo fazer esse post antes da data FIFA e para não perder ou ter alguém que faça antes vou escrever rapidamente.

Quando o Aguero assinou sua extensão de contrato na temporada passada a Premier League publicou essa matéria com as marcas do jogador além de um provocação com ele. As marcas eram coisas que ele poderia quebrar pois seus concorrentes já estavam aposentados, como o número de Hat Trick que na época ele tinha nove contra 11 do Shearer, agora ambos tem 11 depois de Aguero marcar 3 gols contra Arsenal e Chelsea. A provocação foi usar uma métrica para deixá-lo em segundo lugar num quesito específico.

O Aguero tem uma média fantástica de gols por minuto na Premier League, a melhor anterior a dele era do Henry com 121,79 minutos para marcar um gol, no dia da publicação em 21/09/2018, o argentino estava com 107,9. Só não era o primeiro porque a Premier League resolveu usar como corte o número de gols e escolheu algo baixo, muito baixo mesmo, apenas 20 gols e com isso o Liverpool, queridinho da mídia, conseguiu emplacar o líder: Mohamed Salah fazia um gol a cada 107.8. Ok, desafio para o Aguero, mas será que o Salah iria aguentar? A resposta está abaixo.



Pouco mais de um ano e de (mais) um título da Premier League após essa notícia, podemos constatar que enquanto o de cima sobe e o de baixo só desce. O jogador do Liverpool piorou sua média em 16 minutos! Continua tendo uma média muito boa, está atrás do aposentado Henry já que ficou com 123,57 minutos entre gols. Ah, mas e o Aguero? Diria um rival numa tentativa de voz debochada. Weeeeell, ele melhorou sua marcar em 0.8 minutos, agora ele está cravado em 107 minutos! Até nisso ele é bom, CENTO E SETE MINUTOS REDONDOS, um relógio esse menino. Se ele não marcar um gol numa partida, ele o fará até o décimo sétimo minuto da seguinte! Quando chamaremos o Aguero de melhor atacante da Premier League? Acho que errei a pessoa no tempo verbal, quando vocês, recalcados, chamarão o Aguero de melhor atacante da Premier League? Não há um único torcedor do City que não o classifique assim.



Os rivais dirão que Salah jogou um tempo como reserva do Chelsea e por isso a sua média está mais baixa. Eu admito que é algo relevante, então filtrei as duas últimas temporadas quando o egípcio foi o artilheiro, não inclui essa, 2019/20, porque já sabemos que o Aguero estará na frente porque tem mais gols e menos tempo em campo.

Em 2017/18 e 2018/19, ambos com títulos do campeonato inglês indo para o Etihad, o Salah marcou 32 e 22 com 2.921 e 3.256, respectivamente, e saiu com a chuteira de ouro. Com certeza essas foram as melhores temporadas do Salah no campeonato. Já o Aguero fez 21 gols nas duas edições com 1.969 em 17/18 e 2.479 em 18/19. Jogando isso no Excel, o resultado deu: Aguero 105,90 entre gols e Salah 114,39. Muito perto de 10 minutos de diferença, isso em duas temporadas espetaculares do Salah e o Aguero mantendo seu padrão.



E o Aguero está muito perto de se tornar o quinto maior artilheiro da história da Premier League, tem 172 gols (sexta colocação), Henry 175 (5º) e Lampard 177 (quarto lugar, se não tivesse jogado pelo City...rs). Se passar o Henry, Aguero se tornará o não inglês líder em gols e o jogador que fez todos por um único time, Shearer, Rooney, Cole e Lampard são ingleses e tem vários clubes no CV.

Resumo da ópera: hoje não dá para comparar Aguero com ninguém na Premier League, ele é e será por bastante tempo o melhor atacante do campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário