quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Problemas na zaga.

A saída de Vincent Kompany ao final da temporada passada trouxe uma solução e um problema para a formação do elenco do montada para tentar o tri campeonato da Premier League. Sua transferência para a Bélgica abriu uma vaga entre os 17 jogadores livres, então o clube pode trazer o meio campista Rodri para ser o sucessor do Fernandinho, algo que o técnico Guardiola já queria há algum tempo, chegou a contratar o Douglas Luiz, mas a federação não deu o visto de trabalho. A parte ruim é que ficamos com apenas 3 zagueiros de ofício e mais o pessoal da base.

Durante a pré temporada o polivalente Danilo foi usado ali junto de Eric Garcia e Taylor Harwood-Bellis, eu achei que ele poderia ficar no City porque iríamos precisar de mais um zagueiro, isso não ocorre, Guardiola queria um outro lateral direito e preciso que o Danilo se transferisse. O City tinha duas opções para contratar jogador para zaga e experiente: conseguir fazer com que mais um jogador dos 17 livres arranjasse outro clube ou trazer um jogador cria da base na Inglaterra. Na primeira opção era possível até arrumar um jogador mais barato, mas na segunda, isso não iria acontecer mesmo.

Se falou em Harry Maguire, que tinha mercado na Inglaterra, então um leilão por ele jogaria o preço lá em cima. O jogador acabou indo para o United e especula que o clube pagou entre £80 e 90 milhões, valor muito alto para a gente, após termo pago uns £ 65 milhões pelo Rodri. Como o clube sempre sofre investigação pesada por seus resultados financeiro, muito possivelmente a contabilidade do clube falou que não dava para gastar tanto assim.Também no holandês Nathan Aké que atenderia os critérios de jogador da base, seria pago o valor de £ 40 milhões, mas nada foi para frente e a janela fechou com sem haver opção nova.

Guardiola deixou claro, quando perguntado, que poderia improvisar ou Fernandinho ou Walker na zaga se chegasse um momento de necessidade e, para nossa tristeza, chegou sim. Tivemos a lesão de longo prazo do Laporte, só deveremos contar com o jogador em 2020, depois foi uma lesão muscular em Stones o quê fez com que a dupla fosse formada por Otamendi e Fernandinho com o Rodri na frente deles, após a parada FIFA a coisa piorou.

Otamendi voltou com algum problema nas costas e não ficou à disposição contra o Crystal Palace, então a dupla de zaga virou uma dupla de volantes com Gundogan fazendo o camisa 6 como tinha feito muito bem no final da temporada passada com a lesão do Fernandinho. Essa parte do esquema se repetiu na terça mesmo com Stones e Otamendi liberados, ficaram no banco. Só que deu xabu ainda no primeiro tempo com Rodri se lesionado e Stones foi chamado para entrar. Pelo menos, o time não sofreu gol após ele substituir o espanhol.

Para o jogo de sábado contra o Villa Guardiola poderá usar dois zagueiros de ofício ou, a situação mais provável para mim, usar o Fernandinho com um deles, mas isso está longe de ser o ideal né? O brasileiro era para revezar com o Rodri, que tomou conta da posição para falar a verdade, está muito bem, mas sem o Laporte para dar aquela segurança pode ser que ele seja mais usado do que deveria e nosso retrospecto de lesões nesse começo de temporada não tem sido nem um pouco bom. Temos aquelas de longo prazo e aqueles rotineiras como a do Rodri, um problema na parte posterior da coxa, que deixa o jogador de fora por algumas semanas.

O clube não divulgou nenhum comunicado sobre a situação do Rodri, o jogador faria exames médicos para saber a gravidade, para esses dois próximos jogos deve ficar de fora. 

Já li especulações que a contabilidade do clube pode ter arrumado fundos para Guardiola contratar na janela do meio de temporada, sabemos que isso será muito explorado pelos jornais como click bait , Guardiola não dá muitas pistas sobre isso. O quê eu sei é que o David Silva sairá do City ao final dessa temporada, então já abre espaço automaticamente no elenco para irmos atrás de um zagueiro, poderemos contratar até dois se houver a transferência do Otamendi como foi especulado em julho. Acho que o D Silva já tem substituto no elenco, seja Bernardo Silva , Phil Foden ou Gundogan, não acredito que na temporada 2020/21 o clube buscará alguém, só se aparecer uma negociação muito boa. 

Em outras notícias não vi o Zinchenko nas fotos que o clube postou no site oficial hoje, o pessoal dando aquelas corridas migué em volta do gramado e fazendo alguns exercícios. O departamento médico do City insiste em não ficar vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário