terça-feira, 29 de outubro de 2019

Vitória protocolar.

Sem suar muito e podendo rodar o elenco, o Manchester City venceu o Southampton por 3-1 em uma partida para lá de tranquila, Aguero marcou duas vezes e Otamendi abriu o placar. Por coincidência os dois times voltam se enfrentar no sábado, dessa vez pela Premier League.

Guardiola fez aquilo que eu imaginava, preferiu colocar o Otamendi no lugar de um dos jovens que atuaram na vitória sobre o Preston North End, Eric Garcia, mais experiente, foi o escolhido para fazer a dupla com o argentino, enquanto o Taylor Harwood-Bellis jogou a partida do time da base contra o Bolton. Se Taylor não jogou, outro jovem ganhou sua primeira chance oficial no time principal, o meio campista Tommy Doyle, que acabou de completar 18 anos, fez o papel do volante no lugar dos jogadores ou suspenso ou poupado ou lesionado e teve uma atuação decente e correta. Dependerá do sorteio ou a situação dos jogadores, mas essa deverá ser sua única partida pelo time principal da temporada, acho que fez valer. Na coletiva pós jogo o Guardiola o elogiou ainda mais porque essa não era a posição natural dele, ele é mais armador do que marcador, então sua nota ganha mais uns pontos por isso.

O grande nome do City na temporada é Sterling e só deve ter ido para o Etihad para ficar nos camarotes. Ele, Ederson, Gundogan e Mendy não foram relacionados, as armas pesadas que ficaram no banco em caso de emergência foram David Silva e De Bruyne, ainda bem que eles puderam ficar debaixo do cobertor sem se arriscarem de pegar sereno, vai que ficam resfriados. O jogo também serviu como teste com o Gabriel e Aguero jogando como titulares, o brasileiro foi deslocado para fazer o papel do Sterling pela esquerda e não teve uma grande partida, já o Aguero deixou dois gols, um com oportunismo de atacante matador ao aproveitar o chute desviado que caiu perto dele.

O Southampton entrou com um time sem jogador da base, a ideia era tentar fazer esquecer o fiasco que foi a derrota humilhante para o Leicester por 9-0. E para falar a verdade, não conseguiram, acho até que pioraram porque na sexta passada foi contra o time principal dos caras e com 10 jogadores desde os 10, 12 minutos. Hoje foi com um time mesclado do City e com experiências no ataque e os caras não ficaram 15% do tempo com a bola. Sabe que eu acho que nem foi um City mordedor de calcanhar, fez o básico para roubar a bola no campo de ataque, o Southampton dava bicão para frente na tentativa de respirar, mesmo quando saiu o primeiro num cabeceio do Otamendi, a postura não mudou um milímetro. Vergonha, gente, se jogarem novamente desse jeito com um time que terá Fernandinho, David Silva, De Bruyne, Mendy e Sterling, a coisa poderá ficar muito ruim, mas muito mesmo.

Depois que o City fez o 3-0, antes dos 60 minutos, aí que não teve jogo mesmo, nem a gente queria atacar, ficou lenta a partida e o Southampton tentou esboçar uma reação, foram no ataque, eu pude avistar o Bravo em campo lá pelos 70 minutos quando ele fez umas duas boas defesas e nessa hora o Guardiola iria mexer para dar chance para os dois moleques que estavam no banco: Adrián Bernabé e Ian Poveda, só que deu ruim para um deles.

No momento que iam entrar o Southampton desconta num escanteio que a nossa defesa marcou mal e o Angelino segundos depois cai com a mão na parte posterior do coxa. Eles iriam ganhar seus 10, 15 minutos, mas Guardiola preferiu não arriscar com pouco tempo para acabar a partida e meteu o Stones no lugar do lateral e mexeu em toda a defesa. O Cancelo havia entrado no lugar do Walker acabou o jogo na esquerda, o Eric foi a lateral direita e o Otamendi ficou na posição dele no lado direito da zaga. Já nos cinco minutos finais o Bernabé entrou e teve uma chance para marcar, mas o goleiro conseguiu cortar o cruzamento que iria nos seus pés.

Classificação garantida, agora é esperar o sorteio na quinta feira às 5:45 da manhã que definirá os confrontos das quartas de final que serão realizados na semana do dia 16.12. Até o momento classificados temos o City, Everton, Leicester, Oxford (3ª) e Colchester (4ª) e amanhã só teremos confrontos de primeira divisão: Liverpool x Arsenal, Villa x Wolverhampton e Chelsea x United.

Alguns detalhes que esqueci de colocar no texto principal:

- Tommy Doyle é neto de dois ex jogadores do City: Mike Doyle e Glyn Pardoe. Para mais informações tem essa matéria do MEN.

- Dependendo da lesão do Angelino só teremos Mendy como lateral esquerdo habilitado para jogar, incrível isso né? Como é moda dizer agora: o mundo não dá voltas, o mundo capota. Até outro dia era o único jogador que não poderíamos contar, qual é a chance do Cancelo jogar na esquerda nas próximas rodadas?

- O time da base perdeu em jogo que não valia nada pois já estava classificado para o Bolton por 3-1, o nosso gol foi contra. Não sei se esse técnico, Paul Harsley, vai aguentar muito tempo, o time está mal na Premier League 2, na Liga dos Campeões para jovens,...

- E o Southampton deu chance para um único jogador jovem hoje, Jake Vokins fez sua estreia no time principal nos acréscimos, isso é muita zoeira, talvez nem tenha tocado na bola.


Informações da partida:

domingo, 27 de outubro de 2019

Copa da Liga: Man City Vs Southampton

Pelas oitavas de final da Copa da Liga, competição que o Manchester City é o atual bicampeão, o time de Guardiola receberá na terça feira no Etihad o Southampton, que acabou de tomar a maior goleada da história da Premier League ao perder de 9-0 para o Leicester em casa. A partida está marcada para começar às 16:45 e terá transmissão dos canais ESPN.

Essa é uma competição que sempre muitos garotos estão entre os 18 relacionados, na partida da rodada anterior que fizemos contra o Preston fora de casa quatro jogadores da base começaram como titulares. Eric Garcia e Taylor Harwood-Bellis formaram a defesa, Angelino foi o lateral esquerdo e, é claro, não poderia faltar o Phil Foden. Nos minutos finais Adrián Bernabé também jogou. Teoricamente esse jogo de terça também é um jogo que daria para fazer isso porque será um jogo em casa, contra o Preston o time jogou fora de casa, e enfrentará um time que está numa fase pior. O PNE estava nas primeiras colocações na segunda divisão quando houve o confronto, o Southampton entrou na zona de rebaixamento com uma sonora goleada, acho que dá para imaginar um time com alguns garotos da base sim. Só não acho que a defesa será formada pela aquela dupla.

Nas últimas partidas tivemos que improvisar uma dupla de volante na defesa por causa de contusão dos jogadores dessa posição, agora são os jogadores improvisados na zaga que estarão de fora desse jogo e por causa da contusão do Rodri que ficará fora bastante tempo eu acho ainda que o Guardiola poderá dar uma chance ou para Stones ou para o Otamendi jogarem ao lado do Eric Garcia. Esses dois jogadores precisam voltar a ter ritmo de jogo para caso acontece mais alguma coisa com o Fernandinho até a volta de Rodri, por exemplo. O Guardiola colocou o Otamendi no banco ontem, então o técnico ainda vê os jogadores mais experientes a frente dessa molecada que pode nos salvar um rio de dinheiro em futuras contratações se precisar utilizar alguém em um jogo da Premier League.

Sem ter noção como jogaram, eu acho importante dar esse destaque, a dupla formada pelo Garcia e THB fez os dois últimos jogos da base e o time sofreu gols em ambos, sendo que perdeu por 3-1 para a Atalanta em casa. Em outra nota, o time da base jogará um pouco mais cedo contra o Bolton naquele torneio que alguns times entram com os principais e o outros com time sub 21, eu acho que já estamos classificados porque estamos com 6 pontos após duas rodadas e o restante apenas 2, todos jogaram duas vezes. Só ver a escalação para ver quem estará liberado para o jogo mais importante.

Claudio Bravo retornará ao time titular como já é de praxe nos jogos das Copas, esse jogo pode ver o retorno do Walker ao time titular, acho que ele caiu na lista de prestígio do Guardiola que passará a usar mais o João Cancelo, então ele terá oportunidade de mostrar nesses jogos algo que faça o treinador coçar a cabeça sobre qual dos dois deverá ser titular em partidas mais importante. Acho q a verdadeira dúvida para esse jogo será na posição volante.

Rodri e Fernandinho não podem jogar, Gundogan tem jogado nessa área enquanto o City lida com os problemas na defesa. Será que vale a pena colocá-lo em campo, gastar mais perna dele? Eu não faria isso. Se não ele não jogar, o que eu espero pelo bem da nossa temporada, tem alguém que vocês vêem como opção? Se tentou o Stones, mas o resultado não foi muito satisfatório. Não lembro de nenhum nome da base, a citação da conta no Twitter que segue a base é o irmão do ex jogador do City, José Angel Pozo, hoje no Rayo Vallecano da Espanha, seria Iker Pozo. Não conheço muito e não vejo muito o nome dele sendo citado como a próxima grande estrela ou algo que valha.

Como não jogou contra o Villa, o Mahrez deve ganhar mais uma chance entre os titulares e é jogo para poupar o Sterling com Bernardo Silva no seu lugar, mas deixa o Sterling no banco porque vai que a coisa desanda e precisamos do nos herói sem capa para nos resgatar.

Curioso para saber como o Southampton irá para jogo depois do massacre, o time não pode passar nova vergonha, só que o jogo seguinte será contra a gente novamente no próximo final de semana. O técnico está numa sinuca de bico mesmo.

E já sabe né pessoal? Daqui a dois finais de semana em Anfield NÃO toquem no Mané porque ele vai cair muito facilmente, de uma forma patética e o juiz dará pênalti para eles conseguirem a vitória.

Man City Vs Southampton (desde 1992):



Jogador suspenso: Fernandinho.

Jogador pendurado: não há.

Juiz da Partida: Jonathan Moss - Guardiola está invicto com ele no apito, foram 12 jogos. Vamos continuar assim.


sábado, 26 de outubro de 2019

Sterling para nos salvar de novo.

Não está sendo novidade alguma nos últimos jogos, nas últimas temporadas Raheem Sterling ser o cara da nossa salvação em momentos mais complicados do jogo, hoje novamente ele fez esse papel ao abrir o placar logo no começo do segundo tempo e assim não deixar o time perder a tranquilidade com o tempo correndo. Com a vitória de 3-0 (Sterling, De Bruyne e Gundogan), o City voltou a segunda colocação e agora espera o Liverpool enfrentar o Tottenham amanhã para saber qual será a diferença ao final da rodada.

Uma boa novidade para o jogo de hoje foi que o Mendy começou mais uma vez como titular, a terceira vez e algo raro para ele fazer no seu tempo de City, na terça feira deverá ser poupado, como já foi hoje na reta final com a entrada do Angelino. O meu palpite para a escolha da dupla de zaga foi acertado porque Stones e Fernandinho começaram, mas o Stones quase entregou o ouro ao sair muito mal, a bola ficou com um jogador do Villa e que deu um chute que exigiu muito do Ederson para impedir o 1-0 contra. O problema dessa saída de bola do Stones é que o passe foi muito ruim, eu acho que se passa do primeiro jogador do Villa, tem um segundo para tirar a bola. Conseguimos a sobreviver esse susto e tentamos alguns chutes com a bola passando perto, mas ainda assim por fora d trave.

Pessoalmente eu não achei o time Aston Villa ruim, tentou jogar, é claro que é inferior ao City, mas foi para o ataque em vários momentos, fez pressão no time, na hora de defender enchia a área mesmo para impedir ao nosso time chegar com bola e tudo dentro do gol. Conseguiram aguentar o 0-0 no primeiro tempo, ainda bem que no segundo só precisamos de 22 segundos para marcar, em jogada que o Ederson lançou para o Gabriel raspar de cabeça e o Sterling entrou livre na área para colocar por debaixo do goleiro. Bem, esse gol foi ao melhor estilo Kick and Rush do futebol inglês do passado, digamos que foi um Kick and Rush gourmet, mais estiloso, com o goleiro procurando especificamente aquele jogador. No começo a Premier League deu assistência para o Gabriel, o que fez sentido para mim, mas na atualização da página já não está mais lá. Por isso que contar assistência é algo muito difícil, o negócio é só pegar a informação e segue o jogo.

O gol fez muito mal para os visitantes que não conseguiram mais jogar e o City resolveu dominar o campo de ataque para fazer dois gols com pouco tempo de diferença entre eles. Primeiro De Bruyne deu um cruzamento que para mim entrou direito no primeiro momento, o VAR entrou em ação para saber se havia algum impedimento, entenderam que não, depois para saber de quem foi o gol porque o D Silva poderia ter tocado na bola, sinceramente não vi toque algum dele e sigo a regra da NFL: não tem 100% de certeza, segue a marcação de campo que seria gol do De Bruyne. Nesse caso o Mendy ganhou uma assistência por um passe lateral.

Cinco minutos depois foi a fez de um bombardeio acontecer e a bola sobrar na entrada da área para o Gundogan, que fez uma excelente partida, mais uma, acertar um belo chute de longa distância. Não sei o que o Gundogan acha, mas ele me parece render mais nessa posição do que criando mais a frente porque ele consegue criar as chances jogando como camisa 6, deu uns passes sensacionais no primeiro tempo, e ajuda muito a nossa saída de bola. Ele, Rodri e Fernandinho fazem muito bem essa função.

Com o placar na mão, Guardiola colocou o Foden e Aguero, além do Angelino, para jogarem e tem que destacar duas coisas: o Aguero e Gabriel jogaram juntos os minutos finais sem o Mendy em campo porque já havia sido substituído pelo Angelino e o Foden com 14 minutos de jogo criou 3 chances de gols! Terça feira ele será titular, eu sempre imagino 90 minutos disso.

A nota ruim foi a expulsão do Fernandinho, que me desculpe o jogador, mas foi muito burra, matar o contra ataque na intermediária dos caras aos 87 minutos. O primeiro cartão eu elogiei porque foi uma falta para impedir que o Grealish chegasse na nossa área, algo que o Otamendi deveria ter feito contra o Wolverhampton. A minha dúvida agora é saber qual dos jogos seguidos contra o Southampton ele perderá. Há algumas temporadas a expulsão era cumprida no jogo doméstico seguinte, qualquer competição, na temporada passada isso mudou: campeonato é campeonato, copa é copa. Mas o pessoal na transmissão falou que ele ficaria de fora pelo cartão na Copa da Liga, se não mudou novamente, acho que ele ficará fora do jogo na Premier League, se isso for o certo, eu o colocaria no meio de campo na terça, vai ser poupado mesmo no próximo final de semana.

Atualização: corrigir a informação sobre suspensão: a expulsão no futebol inglês será cumprida na partida seguinte, independente do campeonato, então tanto o Fernandinho quanto o Ryan Bertrand do Southampton estarão de fora da partida de terça. Quando o jogador é suspenso por acúmulo de cartão amarelo é que ele cumpre no mesmo campeonato. 

A Federação ainda não atualizou o site com as informações de suspensão, mas aqui tem tem essa matéria desse ano do The Sun como funciona a suspensão.

Nesses minutos finais com um a menos, o Villa tentou descontar, só que o Ederson queria sair se ser vazado. Depois da data FIFA e aquela derrota em casa, já são 3 jogos com 3 vitórias e continuar nesse momento porque daqui duas semanas tem jogo em Anfield!

Informações da partida:

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

EPL # 10 - Man City Vs Aston Villa

O Manchester City receberá o Aston Villa no primeiro horário de sábado, a partida está marcada para começar às 8:30 da matina e terá transmissão dos canais ESPN.

Faz muito tempo que as equipes não se enfrentam em qualquer competição, a última vez foi pela Premier League em março de 2016, o City ainda era treinado pelo Manuel Pellegrini, na temporada 205/16 o Villa foi rebaixado e somente agora voltou à elite do futebol inglês, três temporadas se matando para subir para a primeira divisão e estão na luta para não bater e voltar, o time está em décimo segundo com 11 pontos a três da zona de rebaixamento.

Hoje foi confirmado que o Zinchenko irá ficar no estaleiro entre 5 ou 6 semanas após realizar uma cirurgia não muito séria no joelho, a operação foi realizada em Barcelona. O que começou como uma ausência por doença virou uma cirurgia. Aparentemente não chega a ser o fim do mundo porque O Mendy voltou a jogar, mas já sei que não o corpo dele não parece ser muito confiável. Será que aguenta três partidas em sequência? Caso não, Guardiola pode optar em improvisar o João Cancelo na esquerda como fez nos minutos finais contra a Atalanta ou usar o Angelino, para mim só é certo que o espanhol jogará no próximo meio de semana pela Copa da Liga.

Além do Zinchenko, o Rodri se junta ao Laporte e Sané no departamento médico, após sentir um problema na parte posterior da coxa pela Liga dos Campeões, o prazo para volta dele é após a data FIFA, então perderá cinco jogos, incluindo a partida em Anfield no último jogo antes dos jogadores irem para suas seleções. É uma perda gigante, iremos para esse jogo sem três importantes peças e ainda num campo que não vencemos há muito tempo. No quesito lesão a nossa temporada está puxada. Rodri jogou as duas últimas partidas como zagueiro por necessidade, mas Stones e Otamendi já voltaram e vamos ver como o Guardiola escalará.

Eu já estou dando esse palpite tem tempo, eu acho que a defesa será montada com o Fernandinho e mais um enquanto não tivermos o Laporte, parece para mim que ele é bem mais confiável que os outros dois, admito que foi mal no pênalti contra a Atalanta só que ele pode se adaptar e melhorar, Stones e Otamendi são da posição, já sabem como jogam por lá e a propensão ao erro deles é bem maior. Como Stones foi chamado para substituir o Rodri, acho que será ele o escolhido para ser o titular no sábado.

Se for confirmada a opção por Fernandinho na zaga, mais uma vez deveremos ver o Gundogan como volante, algo que me parece mais natural para ele do que meia armador, apesar de fazer bem as duas funções. Ou vocês acham que o Guardiola irá ousar em um jogo em casa? Meter um meio de campo com De Bruyne (um camisa 6), Foden e David Silva, seria bonito demais de ver, pena que como um zaga bem mexida eu não teria os cojones de fazer isso no momento.

Estou na espera de ver Aguero e Gabriel juntos como titulares, a última vez foi há mais de um ano na vitória difícil sobre o Newcastle no Etihad por 2-1 em 01.09.2018, nenhum dos dois marcou gol e o Aguero deu lugar ao Bernardo Silva aos 58 minutos, o Mendy foi o lateral esquerdo nesse dia, ele que seria a peça para a dupla ser utilizada como titular. O Gabriel disse que gostaria de jogar pela esquerda, pode ser uma solução para rodar com o Sterling, titular nas últimas três partidas além de jogar os 90 minutos de todas elas.

Se marcar amanhã Aguero se igualará a Wayne Rooney como o segundo jogador que mais fez gols num mesmo estádio pela Premier League, hoje está com 100 gols no Etihad, contra 101 do ex jogador do United em Old Trafford. Henry lidera com 114 em Highbury. Contra o Villa Aguero marcou seis vezes em cinco jogos, uma média bom de mais de um gol por jogo, não roubará a marca do Henry de gols em casa, mas pode chegar muito perto de tirar a lenda do Arsenal da quinta colocação na lista dos maiores artilheiros da Premier League: 175 x 172. Depois do começo arrasador com 8 gols em seis jogos, ele não marcou nas últimas 3, mas na rodada anterior ele não saiu do banco também.

O Aston Villa venceu seus dois últimos jogos, incluindo um 5-1 no Norwich que nos bateu por 3-2. A estrela do time é Jack Grealish e contam com dois brasileiros, Wesley, com 4 gols e uma assistência em 9 partidas, e Douglas Luiz ( 2 g 7 j), jogador contratado pelo City que nunca pode jogar por causa do visto de trabalho e hoje anunciado na seleção brasileira principal. Na coletiva Guardiola disse que o clube ainda tem opção de compra dele, veremos que o futuro reserva.

Apesar de estar apenas no meio da tabela, o Villa é o quarto time com mais minutos na liderança, atrás de City, Liverpool e Chelsea, e o quarto com menos tempo em posição de derrota (City, Liverpool e United), com mais derrota que vitória é bem capaz do time abrir o marcador muito cedo, mas não conseguir segurar o placar, me lembro disso contra o Tottenham e Arsenal, times do Top 6. Então vamos ficar ligados no começo do jogo.

O Liverpool entrará em campo no domingo para enfrentar o Tottenham em Liverpool, eu acreditava mais nos Spurs no começo do campeonato, hoje a confiança neles está bem baixa. Nesse mesmo jogo da temporada passada eles poderiam ter nos ajudado com uma vitória, mas em questão de minutos um empate que poderia ser vitória virou derrota com a falha da Lloris.

Man City vs Aston Villa (desde 1992)




Jogador suspenso: não há.

Jogador pendurado: não há.

Juiz da partida: Graham Scott - Cinco jogos na atual edição da Premier League com 13 amarelos e 2 vermelhos. Tem 4 jogos do Man City no currículo com 4 vitórias nossas.


quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Problemas na zaga.

A saída de Vincent Kompany ao final da temporada passada trouxe uma solução e um problema para a formação do elenco do montada para tentar o tri campeonato da Premier League. Sua transferência para a Bélgica abriu uma vaga entre os 17 jogadores livres, então o clube pode trazer o meio campista Rodri para ser o sucessor do Fernandinho, algo que o técnico Guardiola já queria há algum tempo, chegou a contratar o Douglas Luiz, mas a federação não deu o visto de trabalho. A parte ruim é que ficamos com apenas 3 zagueiros de ofício e mais o pessoal da base.

Durante a pré temporada o polivalente Danilo foi usado ali junto de Eric Garcia e Taylor Harwood-Bellis, eu achei que ele poderia ficar no City porque iríamos precisar de mais um zagueiro, isso não ocorre, Guardiola queria um outro lateral direito e preciso que o Danilo se transferisse. O City tinha duas opções para contratar jogador para zaga e experiente: conseguir fazer com que mais um jogador dos 17 livres arranjasse outro clube ou trazer um jogador cria da base na Inglaterra. Na primeira opção era possível até arrumar um jogador mais barato, mas na segunda, isso não iria acontecer mesmo.

Se falou em Harry Maguire, que tinha mercado na Inglaterra, então um leilão por ele jogaria o preço lá em cima. O jogador acabou indo para o United e especula que o clube pagou entre £80 e 90 milhões, valor muito alto para a gente, após termo pago uns £ 65 milhões pelo Rodri. Como o clube sempre sofre investigação pesada por seus resultados financeiro, muito possivelmente a contabilidade do clube falou que não dava para gastar tanto assim.Também no holandês Nathan Aké que atenderia os critérios de jogador da base, seria pago o valor de £ 40 milhões, mas nada foi para frente e a janela fechou com sem haver opção nova.

Guardiola deixou claro, quando perguntado, que poderia improvisar ou Fernandinho ou Walker na zaga se chegasse um momento de necessidade e, para nossa tristeza, chegou sim. Tivemos a lesão de longo prazo do Laporte, só deveremos contar com o jogador em 2020, depois foi uma lesão muscular em Stones o quê fez com que a dupla fosse formada por Otamendi e Fernandinho com o Rodri na frente deles, após a parada FIFA a coisa piorou.

Otamendi voltou com algum problema nas costas e não ficou à disposição contra o Crystal Palace, então a dupla de zaga virou uma dupla de volantes com Gundogan fazendo o camisa 6 como tinha feito muito bem no final da temporada passada com a lesão do Fernandinho. Essa parte do esquema se repetiu na terça mesmo com Stones e Otamendi liberados, ficaram no banco. Só que deu xabu ainda no primeiro tempo com Rodri se lesionado e Stones foi chamado para entrar. Pelo menos, o time não sofreu gol após ele substituir o espanhol.

Para o jogo de sábado contra o Villa Guardiola poderá usar dois zagueiros de ofício ou, a situação mais provável para mim, usar o Fernandinho com um deles, mas isso está longe de ser o ideal né? O brasileiro era para revezar com o Rodri, que tomou conta da posição para falar a verdade, está muito bem, mas sem o Laporte para dar aquela segurança pode ser que ele seja mais usado do que deveria e nosso retrospecto de lesões nesse começo de temporada não tem sido nem um pouco bom. Temos aquelas de longo prazo e aqueles rotineiras como a do Rodri, um problema na parte posterior da coxa, que deixa o jogador de fora por algumas semanas.

O clube não divulgou nenhum comunicado sobre a situação do Rodri, o jogador faria exames médicos para saber a gravidade, para esses dois próximos jogos deve ficar de fora. 

Já li especulações que a contabilidade do clube pode ter arrumado fundos para Guardiola contratar na janela do meio de temporada, sabemos que isso será muito explorado pelos jornais como click bait , Guardiola não dá muitas pistas sobre isso. O quê eu sei é que o David Silva sairá do City ao final dessa temporada, então já abre espaço automaticamente no elenco para irmos atrás de um zagueiro, poderemos contratar até dois se houver a transferência do Otamendi como foi especulado em julho. Acho que o D Silva já tem substituto no elenco, seja Bernardo Silva , Phil Foden ou Gundogan, não acredito que na temporada 2020/21 o clube buscará alguém, só se aparecer uma negociação muito boa. 

Em outras notícias não vi o Zinchenko nas fotos que o clube postou no site oficial hoje, o pessoal dando aquelas corridas migué em volta do gramado e fazendo alguns exercícios. O departamento médico do City insiste em não ficar vazio.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

City bate Atalanta em casa.

O Manchester City continua 100% na Liga dos Campeões, dessa vez o time bateu a Atalanta por 5-1 com show de Raheem Sterling, ele fez 3 gols e participou dos outros dois, ambos marcados pelo Aguero. O time lidera com folga o grupo C, tem 9 pontos contra 4 do Dinamo e do Shakhtar, que empataram em 2-2 na Ucrânia, então é possível se classificar no próximo jogo que será dia 06.11 na Itália.

Apesar do placar muito favorável a nosso favor, tenho que dar os méritos ao time da Atalanta porque jogaram bola e nos criaram problemas não só com a abertura do placar, mas antes do pênalti cometido pelo Fernandinho, eles tiveram uma chance que o sujeito cabeceio para fora, perderam boa oportunidade. Guardiola começou o jogo com a mesma dupla de zaga de sábado, Fernandinho e Rodri, com o Gundogan a frente deles, Walker entrou no lugar do Cancelo e o Mendy manteve seu lugar.

Acho que a diferença para o jogo de sábado foi que o Rodri parecia sair bem mais para o jogo, muitas vezes ele parece ter assumido a posição de volante, duvido que isso foi ideia dele, foi combinado com o treinador, achei que isso deu espaço e o time italiano tentou explorar isso, sorte nosso que não conseguiram tanto quanto eles gostariam. Como eu escrevi no post ontem, é estranho mesmo como jogamos contra times europeus, sempre me parece que há mais dificuldade e hoje não foi diferente, parece que nosso jogo não encaixa e como Guardiola versus Klopp, dá para notar que a gente sofre com esse estilo.

Enquanto o jogo estava 0-0 Aguero teve duas boas chances de fazer o primeiro da noite, uma num chute de média distância que o goleiro tirou com as pontas dos dedos e o segundo numa grande jogada de Foden que deixou ele livre para marcar, pena que pegou forte, mas a bola passou por cima do travessão. O gol da Atalanta saiu num contra ataque que começou em um erro do Mendy, que como já tinha amarelo, levado aos 3 mins, não quis fazer uma falta e também acho que não chegaria no cara que estava carregando a bola. Fernandinho ficou no um contra um no bico esquerdo da área e fez uma falta típica do meio de campo, só que dentro da área. O chato desse pênalti é que o sujeito fez besteira com a bola, um dos pés atrapalhou ele e iria perder a posse para um marcador. Não deu para reclamar do pênalti e nem deu para o Ederson que foi para o canto contrário. Sorte nossa que Sterling estava inspirado!

Não demorou muito para o time empatar, em cruzamento dele da esquerda acho Aguero para dar um toquinho, só escorar por debaixo das pernas do goleirão. E a virada demorou apenas quatro minutos, novamente por causa de Sterling que recebeu de De Bruyne e partiu para cima do marcador, ganhou na velocidade e habilidade e sofreu o toque no pé, o juiz bem colocado também marcou esse aí. Aguero continua o cobrador oficial e até que nesse hoje ele bateu muito bem, o goleiro acertou o canto, mas não dava para ele impedir o gol. Infelizmente pouco depois de gol veio a contusão do Rodri.

Ele sentiu alguma coisa no músculo posterior da coxa e teve que ser substituído logo pelo Stones que está com um olho roxo, na vitória contra o Crystal Palace teve uma foto com sangue bem debaixo desse olho. Na coletiva pós jogo Guardiola falou que vai esperar os exames com expectativa de 10 dias, cenário otimista, ou 2 a 3 semanas. Fomos para o intervalo com a vitória parcial.

O técnico Gian Piero Gasperini fez uma dupla alteração no intervalo e acho que não deu muito certo não porque o time jogou bem menos futebol, tirou um dos três zagueiros e colocou um atacante, mudou o esquema e acabou sendo bom para a gente. E o Sterling marcou o seu Hat Trick num espaço de 11 minutos.

O primeiro surgiu de um lançamento do Mahrez para o De Bruyne, o belga levou até a área, tocou para o Foden que matou e rolou para Sterling meter uma porrada da pequena área para o gol que se pega no jogador defendendo na linha era decapitação. O segundo começou numa jogada que o Foden calmamente esperou a marcação dar espaço para o Gundogan ficar livre e o alemão meteu um passe lindo (!) para o Sterling fintar e colocar nas redes. E o Hat Trick  poderia ter sido do Aguero que recebeu uma bola pelo alto e seu chute não passou pelo goleiro, a jogada continuou com a gente e Mahrez cruzou para o Sterling fazer o quê o Aguero fez no primeiro gol. 5-1 aos 70 minutos!

Esses 20 minutos finais foi de controle do jogo e mudança de Mendy e De Bruyne, o belga não fez aquela partida e me pareceu bem nervoso, no lance do pênalti a nosso favor ele queria um segundo cartão amarelo para expulsão, parecia bem exaltado, acho que como não deu para o Fernandinho não teria que dar para o zagueiro deles. Só que o Foden foi expulso com dois cartões amarelos em sete minutos, eu achei os dois passíveis de cartão, mas o segundo fosse um juiz mais experiente de um país que vive futebol, ele é de Israel, eu acho que iria dar uma bronca no Foden ao invés do segundo, já tava 5-1, com sete minutos por jogar, contemporizava que nem o pessoal da Atalanta iria reclamar. A TV até mostrou que o Guardiola ficou puto com o primeiro cartão e discutiu com o quarto árbitro. Já é certo que Foden não jogará na Itália.

Guardiola em nenhum momento culpou o jogador, até deu um high five na hora que saiu de campo e falou que não tem nada de punir financeiramente o jogador (resposta ao um repórter), mas até pagar mais para ele porque fez uma grande partida. Quem sabe ele pode ter uma sequência de jogos já que pegaremos o Villa em casa e depois o Southampton também casa pela Copa da Liga. Eu duvidei de escalações com ele no time titular, me enganei.

Outro problema físico surgiu hoje, aquela doença do Zinchenko não era doença, mas um problema no joelho, o clube divulgou uma nota antes do jogo sem dar muitos detalhes. Agora é ver como o corpo do Mendy vai reagir sequência de jogos ou se teremos que usar o Angelino ou o Cancelo improvisado.

Na Liga dos Campeões para Jovens perdemos de virada por 3-1 no Mini Estádio e li muitas críticas ao time. Não vi o jogo, mas me preocupa que a dupla de zaga foi Eric Garcia e Taylor Harwood-Bellis, que já estão treinando e jogando com o time principal. Dependendo do desempenho a participação deles na Copa da Liga pode ser afetada, ainda acho que o Eric jogará, mas com essa lesão do Rodri pode ser que ambos sejam utilizados.

Informações da Partida:

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Liga dos Campeões # 3 - Man City Vs Atalanta

Pela terceira rodada da Liga dos Campeões, o Manchester City receberá a Atalanta no Etihad Stadium, será a primeira vez que os clubes se enfrentam em partida oficial. O jogo marcado para começar às 16 horas e terá transmissão do canal SPACE e quem for assinante do Esporte Interativo.

O confronto coloca frente a frente o líder, City, e o lanterna do grupo A, enquanto nós estamos com 100% dos pontos em duas partidas, o time italiano está com zero ponto, mas isso não garante que teremos um jogo tranquilo pela frente, a Atalanta faz sua estreia na Liga, o time não tem experiência, vai sofrer como sofremos em 2011/12, tomou 4-0 para o Dinamo na Croácia e perderam de virada para o Shakhtar aos 95 na Itália, mas não em Bérgamo e sim em Milão porque o estádio está sendo renovado. No campeonato italianos eles não fazem nem um pouco feio com a terceira colocação, tem 17 pontos em 8 jogos, quase igual aos nossos 19 em 9 partidas. Eles não se classificaram apenas para a Liga e caíram de produção, mantém o nível lá em cima. O técnico se chama Gian Piero Gasparini e recebeu altos elogios do Guardiola na coletiva de hoje.

O técnico foi acompanhado pelo João Cancelo nessa coletiva e pode ser que o português seja o titular porque, apesar de ter voltado aos treinos, Kyle Walker perdeu alguns dias da semana passada por estar doente, parecia tranquilo nos vídeos, eu acho que só volta ao time titular no final de semana, não acho que seja necessário colocar ele em campo amanhã se não tiver 100%. Otamendi também voltou aos treinamentos e a única ausência, fora os de longo prazo Sané e Laporte, é o Zinchenko que ficou de fora por ter ficado doente também, parece que o Mendy terá mais uma chance do time titular, não acho que iremos arriscar com o Angelino. A grande dúvida é na zaga.

Depois de perder todo os zagueiros registrados em carteira, Fernandinho e Rodri foram deslocados para a zaga com o Gundogan fazendo o papel de volante, contra o Crystal Palace deu certo, o problema é que nosso estilo de jogo sempre sofre com os times europeus, o que a gente faz na Premier League, muito raramente repetimos na Liga dos Campeões, eu acho muito estranho isso. Bem, Stones já voltou a ser relacionado e entrou nos minutos finais no sábado, se tivesse que apostar um Guardiola só vai colocar um dos zagueiros como titular nessa rodada, iria de Stones no lugar do....Gundogan? Talvez não no lugar dele, mas no do David Silva como no sábado, foi pouco tempo dele em campo, só que houve um grande reposicionamento do time, Rodri e Gundogan deram dois passos para frente com o Stones formando a dupla com Fernandinho.

Guardiola foi perguntado hoje sobre a utilização do Gabriel como titular e a explicação parece simples: o brasileiro estava com ritmo de jogo porque não parou na data FIFA, o Aguero teve semana de folga e viajou para a Argentina, só voltou a treinar na terça passada com o restante dos não convocados e os que já tinha sido liberados. O Gabriel aproveitou a chance e marcou mais um gol e, segundo o treinador, oferece muito na marcação pressão. A gente sempre ouve que o Guardiola gostaria de contar com os dois aos mesmo tempo, mas precisaria ter o Mendy em campo, bem isso poderá acontecer amanhã, e o próprio Gabriel disse em entrevista que prefere jogar na ponta, pode ser uma oportunidade de dar descanso para o Sterling que pela ausência do Sané está jogando quase todas as partidas.

Essa partida começará mais tarde do que a outra do grupo que será jogada na Ucrânia, que se terminar empatada será ótima, ambos os times venceram a Atalanta e perderam para o City, mas o Dinamo estava na frente do Shakhtar pelo saldo de gols, o confronto direito entre eles poderá ser o fator determinante para um avançar e outro ou ser "rebaixado" para a Liga Europa ou mesmo dizer adeus de qualquer torneio europeu nessa temporada.

Se vencermos amanhã, daremos um enorme passe para a classificação antecipada, o jogo de volta na Itália, onde poderemos selar a classificação se for tudo favorável a gente, será no dia 06 de novembro.

Na Liga dos Campeões para Jovens a nossa partida começará às 11 horas, estamos empatados na liderança com o Dinamo, quatro pontos cada,  após vencermos o Shakhtar e empatarmos com os croatas em Manchester por 2-2. O importante do jogo é saber qual jogador da base que treina com o time principal participará, acho que o Eric Garcia não estará presente, o Taylor Harwood-Bellis, sim. Quem sabe na semana que vem contra o o Southampton pela Copa da Liga eles ganhem mais uma oportunidade.

A Atalanta vai para Manchester com dois desfalques na defesa, Simon Kjaer e Jose Luis Palomino ficaram na Itália, segundo a imprensa italiana e o artilheiro Duvan Zapata seria dúvida.

Amanhã iremos precisar do De Bruyne, foi complicado sem ele contra o Dinamo, precisaremos dos passes dele para não passarmos sufoco.

Man City Vs Atalanta: primeiro jogo oficial entre as equipes.

Jogador suspenso: não há.

Jogador pendurado: não há.

Juiz da partida: Orel Grinfeld de Israel, primeiro jogo nosso que apitará.

domingo, 20 de outubro de 2019

Premier League rodada 9

O grande jogo da rodada foi realizado hoje em Manchester e ,surpreendentemente, o Liverpool não venceu o United, com isso o time não igualou o recorde de vitórias seguidas do Manchester City, apesar de a gente conseguir isso em apenas uma temporada. O placar final foi 1-1 mais a choradeira do Klopp e dos torcedores.

O lance do gol do United surgiu, no que o Liverpool protestou, numa falta em cima do Origi e no contra ataque Rashford fez um a zero. Meu pessoal, aquilo ali não foi falta mesmo! Admito que aconteceu um toque, muito de leve, no atacante do Liverpool, mas o cara encenou, caiu como tivesse tomado um tiro e o juiz mandou seguir, a verificação do VAR entendeu que não houve um erro claro com isso o gol foi validado.

Os caras do Liverpool devem estar tão acostumados com qualquer toque é falta, como no "pênalti" no Mané contra o Leicester ou o pênalti no Salah na temporada passada diante do Newcastle, que já se jogam na esperança do juiz marcar alguma coisa. Chega a ser patético isso aí. Se esse tipo de falta for marcada, eu garanto para vocês que não haverá mais jogo de futebol porque esses toques acontecem a todo momento em qualquer parte do campo. Ontem o De Bruyne foi empurrado claramente na área e nem o juiz e a equipe do VAR viram ou quiseram ver. Se aquilo não foi penal, hoje foi muito menos falta do que já seria num dia qualquer.

Agora o Liverpool ainda tem seis pontos de vantagem contra a gente, teoricamente tem os dois confrontos ainda então daria para igualar os pontos, uma pena que o City não vence em Anfield tem para lá de década, precisamos que eles tropecem mais vezes para termos alguma esperança de brigar pelo terceiro título da Premier League consecutivo.

sábado, 19 de outubro de 2019

City vence bem em Londres

O Manchester City volta da capital inglesa com os três pontos ao bater o Crystal Palace por 2-0, gols de Gabriel Jesus e David Silva, e agora pensa na Liga dos Campeões quando enfrentará a Atalanta na terça feira em Manchester.

A primeira coisa que temos que falar é que apesar de contarmos com a volta de De Bruyne, Stones e Mendy, os problemas no departamento médico não param. Hoje nem estiveram com o elenco o Otamendi e Walker, o primeiro com um problema após a data FIFA, apesar de ter treinado ontem, e o lateral está com alguma doença, na entrevista pré jogo em Selhurst Park, Guardiola falou que ele perdeu de cinco a seis quilos desde o jogo contra o Wolverhampton. Isso é muita coisa, acredito que esteja fora do jogo da Liga dos Campeões, leva um tempo para se recuperar de uma situação dessa.

A volta do Stones não foi direito para o time titular, ele entrou nos minutos finais, só que começou no banco e Guardiola colocou Rodri e Fernandinho na zaga com Gundogan na posição de volante e David Silva e De Bruyne mais a frente. Hoje deu muito certo essa tática, os "zagueiros" foram bem na sua principal função e, em muitos momentos, estiveram no campo do Palace para atacar. Essa situação me deixou em vários momentos em tensão porque ficava com um medo de um contra ataque, só que a equipe se ajudou muito e o Sterling quando era preciso ajudava na lateral esquerda.

O jogo foi todo no campo do Palace, só consegui ver o Ederson no segundo tempo quando nos salvou com duas defesaças, o gol demorou a sair e quando saiu foram logo dois de cara. O Gabriel, titular, pegou um cruzamento de peixinho vindo do Bernardo Silva, depois ele confessou que não foi de cabeça, mas de ombro, nem reparei nisso, importante é bola no gol e 30 segundos após a saída de bola fizemos o segundo quando em contra ataque puxado por De Bruyne, Sterling deu uma cavadinha para o David Silva e ele marcar o seu gol de número 73 pelo City, segundo o site de estatísticas StatCity ele entrou no top 30 dos maiores goleadores do time, não deve demorar muito e esse top 30 terá a entrada do Gabriel que marcou o seu quinquagésimo gol pelo clube.

No segundo tempo do jogo foram quatro momentos de destaque para mim, dois para cada lado. Os dois do Palace foram as chances de Benteke de cabeça e Zaha em chute cruzado de dentro da área, em ambas o Ederson foi muito bem, sendo na do Benteke ele salvou uma cabeçada e a bola ainda explodiu no travessão. Agora os nossos lances me fizeram passar raiva.

Um lance de pênalti no De Bruyne ignorado, quando ele passou pelo Zaha e o seu marcador nem tentou ir na bola, empurrou com os braços claramente no nosso jogador, não havia disputa de bola, De Bruyne já tinha passado, dá para ver claramente por trás o empurrão. Como isso não foi marcado? Aquele pênalti safado no Mané foi muito menos pênalti que o de hoje. Não, na verdade do Mané não foi pênalti algum, e o Anthony Taylor com o Michael Oliver no VAR ignoraram o nosso pedido. Guardiola já mandou que o De Bruyne mergulhou mesmo, parece que ele está pistola com o uso da ferramenta, lembrou do pênalti sobre o D Silva contra o Bournemouth e o gol anulado diante do Tottenham.

E o segundo lance foi o Gabriel sendo fominha quando era só rolar para o De Bruyne para termos 3-0 no placar. Eu até mandei um VTNC, Gabriel porque não dá, era só tocar que o De Bruyne iria empurrar para o gol, não dá para abrir mão de um gol de uma forma tão individualista, o belga ficou bem puto com essa atitude.

Sobre o retorno do De Bruyne, acho que ele foi bem, nada sensacional, pelo menos a presença dele em campo garante mais energia, mais vontade do time, espero que contra a Atalanta ele já consiga produzir mais.

Vamos ver o que nos espera o jogo de amanhã em Old Trafford, não guardo muita esperança não.

Informações da partida:

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

EPL # 9 - Crystal Palace vs Man City

Nesse sábado tem jogo do Manchester City, o time viajará até Londres para enfrentar o Crystal Palace no Selhurst Park em partida que começará às 13:30 e terá transmissão dos canais ESPN.

Como diz o Everaldo Marques, o City terá que começar essa partida dando voadora no lustre para se recuperar logo da derrota para o Wolverhampton na última rodada, data FIFA já é ruim, mas uma que acontece após uma derrota consegue ser pior ainda porque temos que esperar duas semanas para colocar o time novamente em campo na busca da vitória. Pelo menos deu tempo para recuperar alguns jogadores sendo que o principal do nosso elenco também.

De Bruyne treinou normalmente com o time nessa semana que o pessoal voltou dos jogos das seleções nacionais após perder dois jogos. Nesse período fora o City venceu uma num sufoco contra o Dinamo e essa derrota para o Wolverhampton, infelizmente acho muito ruim disso acontecer porque parece que sem ele o time não existe. É óbvio que ele melhora o time, mas o nosso elenco é bom, experiente o suficiente para conseguir vencer sem ter o De Bruyne em campo. Na coletiva quando perguntado sobre as condições físicas do jogador, Guardiola não deu muitas pistas não, até fiquei com sensação de que ele pode começar no banco de reserva, tomara que seja só uma sensação errada mesmo. Outros dois jogadores voltaram a treinar nessa semana: Stones e Mendy.

Stones voltou a treinar ao mesmo tempo de De Bruyne e com as constantes críticos e erros do Otamendi, não vejo como impossível ele começar como titular com o Fernandinho ao seu lado. De cabeça me lembro da dupla Stones e Otamendi contra o Norwich (não falo do jogo e das falhas deles) e o argentino começou no lado esquerdo da zaga, posição que o Fernandinho tem jogado, então acho bem capaz do Otamendi começar no banco se o Stones realmente tiver chance de jogar. Já Mendy, na coletiva fiquei com a impressão que ele voltou aos treinos um dia depois dos demais lesionados, na quarta divulgaram fotos dos treinos e não o vi, somente nas divulgações de quinta e sexta. Melhor colocar o Zinchenko mesmo e arrumar um mercado para o Mendy.

Esse jogo não será tranquilo não, o Crystal Palace faz uma excelente campanha, está apenas dois pontos atrás da gente no campeonato, ganharam seus últimos dois jogos, sendo na última rodada foi fora de casa contra o West Ham. O time deve se basear na defesa porque tem um ataque muito fraco, fez apenas 8 gols em 8 jogos, o mesmo número de gols sofridos, tem melhor defesa que a gente. E o City já sabe que vai para esses jogos sabendo que precisará enfrentar um ônibus em frente da área. Vamos precisa muito do pessoal de lado do campo. 

Eu estou em dúvida sobre como se formaria o ataque se o De Bruyne começasse como titular, a dúvida seria entre David Silva e Bernardo no meio, isso porque o David não joga mais pela seleção espanhola então teve tempo para recuperar, só que talvez já não tenha mais agilidade para aguentar o começo das partidas, talvez entrando no final com o adversário mais cansado ficasse mais fácil para ele. Acredito que o futuro do Bernardo será jogar mais para o meio de campo do que na ponta, acho que ele e De Bruyne poderia causar um estrago por ali.

Aguero treinou normalmente após o acidente de carro e está entre os jogadores que viajarão. Depois de um começo voador o nível dele caiu e como nunca fez gol pela Premier no Selhurst Park, pode ser que ele seja banco nessa partida. Como começará outra sequência de jogos em meios e finais de semana, isso não é algo para criar confusão.

O líder Liverpool jogará em Old Trafford no domingo contra um United sem Pogba e De Gea. Se com esses dois eu já achava que o Liverpool venceria, arrisco que o United poderá sofrer uma derrota histórica em casa, o time não é grande coisa e o técnico enganou no começo.

É isso, jogo depois do almoço, só espero que o comida não volte.

Man City Vs Crystal Palace (desde 1992):




Jogador suspenso: não há.

Jogador pendurado: não há.

Juiz da partida: Anthony Taylor.


quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Notícias Manchester city - 17.10.2019

Boa noite! Se preparem que amanhã na coletiva pré jogo diante do Crystal Palace no sábado, o pau vai cantar muito! O quê terá de perguntas dos repórteres com resposta atravessada do Pep Guardiola, tenho certeza que será um show do mau humor. A primeira será sobre o calendário de jogos no fim do ano.

Hoje foi divulgada como será esses jogos e será a primeira vez que a Amazon transmitirá as partidas na Inglaterra, pelo o quê sei no Brasil ainda será a ESPN com sublicenciamento para o DAZN, e colocaram o jogo nosso do Boxing Day  contra o Wolverhampton no dia 27 para jogarmos novamente no dia 29 em casa contra o Sheffield. Menos de 48 anos entre partidas e a reclamação só aumenta porque o Liverpool jogará antes da gente nessa rodada e pegará o Wolverhampton no mesmo dia 29, ou seja, adversário cansado que terá menos tempo ainda de descanso porque jogará contra o Liverpool uma hora e meia antes da nossa partida. Isso é lamentável! O chefe de operações do City, Omar Berrada, reclamou bastante.

E para piorar a situação toda, jogaremos novamente no dia 01 de janeiro (Everton) e os bonitões lá jogarão no dia 02 contra o Sheffield em Anfield. Que merda de tabela é essa? Ah, o Liverpool vai jogar o Mundial. O problema é deles! Vocês se lembram quando o Pellegrini teve que colocar a garotada contra o Chelsea numa Copa da Inglaterra porque terá pouco tempo para o jogo da Liga dos Campeões? As TVs queriam o nosso jogo no domingo e nos ferraram. Não sou adepto de teoria das conspirações não, mas tá foda de acreditar no acaso nesse calendário.

Além desse problema Guardiola será perguntado com toda a certeza do caso dos separatistas da Catalunha que foram julgados e condenados, está o caos em Barcelona, o superclássico entre Barcelona e Real Madrid já foi adiado, terá uma passeata que sairá de Girona, também na região. O clima está longe de estar bom por lá. Talvez o Guardiola use aquela fita amarela na camisa nos próximos dias, como apoio. Ele gravou até um vídeo em inglês para falar que o governo central e o da Catalunha precisam se sentar e conversar.

E a outra pergunta que prevejo para amanhã será sobre a derrota para o Wolverhampton que o time produziu pouco, sofreu com a criatividade e as falhas do Otamendi serão levantadas pela imprensa nesse questionamento. Ah, e também devem perguntar sobre o acidente de carro do Aguero, mas parece estar tudo bem pois estava no treino de hoje.

As boas notícias são que ontem e hoje foram divulgadas fotos dos treinamentos e Stones, De Bruyne e Aguero estavam lá. Não me lembro de ontem, mas hoje o Mendy também apareceu, olha sinceramente cansei dele. O City parece que vai gastar na janela de janeiro porque a defesa está muito mal, precisa liberar uma vaga dos 17 jogadores livres, eu ou emprestava ou transferia em definitivo o Mendy, não aguento mais ele, não dá para contar com ele, joga uma partida e sente problema físico.

Então é isso gente, acho que tinha mais coisa para escrever, só que fiquei numa ligação por quase uma hora e esqueci se queria escrever mais. Talvez sim, talvez não, amanhã terá o pré jogo com o humor do Guardiola.

domingo, 13 de outubro de 2019

Aguero, melhor atacante da Premier League.

É, eu estou sumido por essa razão mesmo que vocês possam estar pensando, estou puto ainda com a derrota para o Wolverhampton e só voltei aqui antes do próximo jogo porque estava querendo fazer esse post antes da data FIFA e para não perder ou ter alguém que faça antes vou escrever rapidamente.

Quando o Aguero assinou sua extensão de contrato na temporada passada a Premier League publicou essa matéria com as marcas do jogador além de um provocação com ele. As marcas eram coisas que ele poderia quebrar pois seus concorrentes já estavam aposentados, como o número de Hat Trick que na época ele tinha nove contra 11 do Shearer, agora ambos tem 11 depois de Aguero marcar 3 gols contra Arsenal e Chelsea. A provocação foi usar uma métrica para deixá-lo em segundo lugar num quesito específico.

O Aguero tem uma média fantástica de gols por minuto na Premier League, a melhor anterior a dele era do Henry com 121,79 minutos para marcar um gol, no dia da publicação em 21/09/2018, o argentino estava com 107,9. Só não era o primeiro porque a Premier League resolveu usar como corte o número de gols e escolheu algo baixo, muito baixo mesmo, apenas 20 gols e com isso o Liverpool, queridinho da mídia, conseguiu emplacar o líder: Mohamed Salah fazia um gol a cada 107.8. Ok, desafio para o Aguero, mas será que o Salah iria aguentar? A resposta está abaixo.



Pouco mais de um ano e de (mais) um título da Premier League após essa notícia, podemos constatar que enquanto o de cima sobe e o de baixo só desce. O jogador do Liverpool piorou sua média em 16 minutos! Continua tendo uma média muito boa, está atrás do aposentado Henry já que ficou com 123,57 minutos entre gols. Ah, mas e o Aguero? Diria um rival numa tentativa de voz debochada. Weeeeell, ele melhorou sua marcar em 0.8 minutos, agora ele está cravado em 107 minutos! Até nisso ele é bom, CENTO E SETE MINUTOS REDONDOS, um relógio esse menino. Se ele não marcar um gol numa partida, ele o fará até o décimo sétimo minuto da seguinte! Quando chamaremos o Aguero de melhor atacante da Premier League? Acho que errei a pessoa no tempo verbal, quando vocês, recalcados, chamarão o Aguero de melhor atacante da Premier League? Não há um único torcedor do City que não o classifique assim.



Os rivais dirão que Salah jogou um tempo como reserva do Chelsea e por isso a sua média está mais baixa. Eu admito que é algo relevante, então filtrei as duas últimas temporadas quando o egípcio foi o artilheiro, não inclui essa, 2019/20, porque já sabemos que o Aguero estará na frente porque tem mais gols e menos tempo em campo.

Em 2017/18 e 2018/19, ambos com títulos do campeonato inglês indo para o Etihad, o Salah marcou 32 e 22 com 2.921 e 3.256, respectivamente, e saiu com a chuteira de ouro. Com certeza essas foram as melhores temporadas do Salah no campeonato. Já o Aguero fez 21 gols nas duas edições com 1.969 em 17/18 e 2.479 em 18/19. Jogando isso no Excel, o resultado deu: Aguero 105,90 entre gols e Salah 114,39. Muito perto de 10 minutos de diferença, isso em duas temporadas espetaculares do Salah e o Aguero mantendo seu padrão.



E o Aguero está muito perto de se tornar o quinto maior artilheiro da história da Premier League, tem 172 gols (sexta colocação), Henry 175 (5º) e Lampard 177 (quarto lugar, se não tivesse jogado pelo City...rs). Se passar o Henry, Aguero se tornará o não inglês líder em gols e o jogador que fez todos por um único time, Shearer, Rooney, Cole e Lampard são ingleses e tem vários clubes no CV.

Resumo da ópera: hoje não dá para comparar Aguero com ninguém na Premier League, ele é e será por bastante tempo o melhor atacante do campeonato.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

EPL # 8 - Man City Vs Wolverhampton

A Premier League tem mais uma rodada nesse final de semana e será antes de penúltima parada por data FIFA na temporada, em novembro teremos mais uma, q saco! O Manchester City receberá o Wolverhampton no Etihad, partida será realizada no domingo às 10 horas da manhã com transmissão dos canais ESPN.

Desde a surpreendente derrota para o Norwich, o City já jogou cinco vezes e venceu todas, marcou 19 vezes e só sofreu um gol, essas partidas sempre jogando com o Fernandinho improvisado ou um dupla de garotos na zaga, tá mal não para um time depenado no sistema defensivo. Mais uma vez Fernandinho formará a zaga com o Otamendi, só não sei quem jogará na direita quem jogará na esquerda, porque Guardiola confirmou na coletiva de hoje que Stones só mesmo após a volta dos jogos das seleções, não rolou nem uma pegadinha do malandro e contarmos com ele logo. Não será o único jogador que deverá voltar após esse período, De Bruyne está com esse cronograma.

A lesão na virilha que De Bruyne acusou no jogo contra o Everton é maior do que todos nós gostaríamos, será o segundo jogo seguido que ele ficará de fora, dá aquele Déjà Vu ruim da temporada passada, ainda mais que ele estava num nível altíssimo tanto que é um dos indicados a ganhar o prêmio do jogador do mês de setembro na Premier League. Concorrem com ele seu companheiro Mahrez mais seis jogadores, vão arrumar um jeito de entregar o prêmio para outro jogador. Sem ele David Silva terá que ser utilizado por mais tempo do que Guardiola gostaria, acho que o mesmo vale para o Fernandinho, acredito que nessa temporada seriam jogadores mais para completar o elenco do que serem titulares.

Sem poder contar com De Bruyne eu não acredito num Guardiola ousado com um meio campo formado por Gundogan e Bernardo Silva, dois excelentes jogadores, mas sem o maestro do meio de campo e um cara com a experiência do David Silva para mim seria muito arriscado, ainda mais que o time já deixou muitos pontos pelo caminho nesse começo de campeonato. Gostaria de ver a dupla dos Silva porque acho que esse será a posição normal do Bernardo com a saída do David no final da temporada e temos que aproveitar a excelente fase do Mahrez.

Será que Mendy começará como titular? Ele jogou 90 minutos e oferece mais ofensivamente que o Zinchenko, por isso o Guardiola o contratou lá em 2017/18, queria um lateral que chegasse no ataque. O problema reside no físico dele e ninguém quer mais vê-lo no departamento médico, mas é aquilo, daria para jogar duas partidas em tão pouco tempo já que terá tempo para se recuperar, ele não foi convocado para a seleção francesa.

Um grande questionamento na coletiva de hoje foi a ausência do Kyle Walker, mais uma vez, da convocação da seleção inglesa. Guardiola foi perguntado se ele acha que o posicionamento dele mais defensivo pode ter o prejudicado já que o Gareth Southgate, treinador da seleção, acha que os dois convocados, Arnold Alexander e Trippier, são mais ofensivos, o nosso técnico não quis entrar em briga com o Southgate e só falou que Walker tem um enorme desafio pela frente e vai crescer com isso. Acho que terá um desafio enorme na seleção e no clube porque eu gostei do Cancelo contra o Dinamo, se o Mahrez tivesse feito uma partida melhor ou o De Bruyne estivesse em campo, veríamos uma partidaça do português que tentou muitas jogadas individuais com sucesso.

Esse jogo será no domingo porque o Wolverhampton joga a Liga Europa e parece que cresceu nas últimas partidas depois de um começo de temporada muito ruim. Contra o Watford, eles venceram a sua primeira partida no campeonato, ganharam do Besiktas no último minuto fora de casa e também ganharam a primeira na Liga Europa, além de terem se classificados na Copa da Liga ao bater o Reading nos pênaltis. São quatro jogos invictos para Nuno Espírito Santo e sua trupe, que hora para melhorarem, poderiam esperar mais uns 15 dias. O único problema para o time dos Lobos é a ausência do atacante português Diogo Jota, lesão no tornozelo.

No sábado o Liverpool receberá o Leicester em jogo do primeiro contra o terceiro, partida começará às 10 horas e terá transmissão no DAZN.

Vamos lá pessoal.Mais três pontos no domingo e ficar na torcida para que não tenhamos mais falhas de goleiros nessa rodada (isso vai voltar para me assombrar).

Man City Vs Wolverhampton (desde 1992). Será o segundo jogo entre os times na temporada, fizeram a decisão do torneio na Asia, vitória deles nos pênaltis. Domingo é dia da vingança.




Jogador suspenso: não há.

Jogador pendurado: não há.

Juiz da partida: Craig Pawson. Quatro jogos na Premier League 2019/20 com 12 amarelos e 1 vermelho. Foi mo juiz dessa mesma partida na temporada passada, vitória nossa por 3-0 e expulsou o Wilfred Boly ainda no primeiro tempo.


terça-feira, 1 de outubro de 2019

Com gols dos reservas City vence a segunda na Liga.

Raheem Sterling e Phil Foden saíram do banco para fazer o placar se mexer em um jogo que apenas um time quis jogar. O Manchester City bateu o antes líder do grupo Dinamo Zagreb e lidera isoladamente o grupo C, na próxima rodada enfrentará a Atalanta, lanterna com zero ponto, em casa no dia 22.10, enquanto o Dinamo (2º) irá até a Ucrânia pegar o Shakhtar (3º) em partida de times com três pontos.

Durante o dia já ficamos sabendo que o De Bruyne ficaria de fora com um problema na virilha que o Pep Guardiola classificou como pequeno e será avaliado para confronto contra o Wolverhampton, que como joga a Liga Europa, faz com que só jogaremos no domingo, então mais dias de descanso até o próximo desafio na Premier League, Guardiola disse há pouco que mantém o que disse sobre De Bruyne antes da partida e tem certeza que após a data FIFA ele estará de volta. Honestamente não acho que ele fez falta hoje, não por causa da vitória, mas como nós jogamos, não deixamos o Dinamo criar nada, em dado momento do segundo tempo a TV mostrou e tinha 81 passes completados, terminaram com 113 (City completou 650), nosso problema foi passar por uma área cheia e quando conseguímos as finalizações foram ruins, Gundogan acertou mais uma vez uma travessão, pelo menos foi de mais longe do que contra o Everton.

Começamos o jogo com dois laterais diferentes do jogo diante do Everton, João Cancelo e Mendy, sendo que o francês foi muito mais acionado porque ali estava o David Silva e o Bernardo, na direita o Mahrez ficou abaixo do seu normal dessa temporada. Apesar do Mendy ter aparecido mais, eu gostei mais da atuação do Cancelo, tem um ótimo um contra um, algo que o Walker não oferece, e partia para cima dos adversários, o Mendy chegou muito para cruzar, mas não me lembro de muita efetividade nesses cruzamentos dele, ainda mais que a área estava congestionada.

Fernandinho voltou a ser o companheiro de zaga do Otamendi só que hoje eles trocaram de lado  e mais uma vez o Fernandinho mostrou uma capacidade de adaptação enorme, esteve sempre nas melhores posições para impedir qualquer tentativa dos croatas e no final do jogo mostrou toda sua delicadeza para matar um jogada aos 94 quando ainda estava 1-0. Tinha nada disso de deixar passar não, vai que os caras chegassem num bumba meu boi e empatassem nos acréscimos. O brasileiro jogou bem, mas não foi o melhor em campo, coube ao Rodri esse prêmio.

Ele dominou o meio de campo, ele criava as jogadas além de desarmar os jogadores do Dinamo com muita tranquilidade. Sabem aquelas partidas que víamos o Fernandinho ser o dono da P... toda? Foi isso que o Rodri fez, o gol de abertura do placar, de alívio, foi creditado como assistência do Mahrez e gol do Sterling, mas o passe do Rodri, na meia lua, para achar o Mahrez entrando pela esquerda, quebrou a zaga dos visitantes. O gol era mais que merecido, o jogo inteiro foi jogado no nosso campo de ataque, os caras ficaram preocupados em não tomar gols. Depois do gol tentaram sair em alguns momentos e foi aí que tivemos uns contra ataques, pena que não aproveitamos nenhuma até os 95 minutos.

A jogada começou com o Gabriel que tinha entrado no lugar do Aguero para queimar tempo, ele tocou para o Sterling que carregou, carregou, carregou até chegar mais perto da área e rolar para o Foden (também entrou tarde para parar o relógio) e o inglês pegou de pum chute de  primeira e direita para acabar com o jogo. Antes do apito final o juiz deu um cartão amarelo para o técnico do Dinamo, como também tinha dado para o Guardiola, para isso ele teve coragem, no restante do jogo, nada. Foi muito fraco. E tenho o quê reclamar do VAR hoje sim.

Eu acho que tivemos três lances de pênaltis que eles ignoraram, dois no mesmo lance. O primeiro foi ainda na primeira etapa que um jogador do Dinamo estava com o bração esticado e a bola pegou nele, não teve nem parada para checagem, quem estava na cabine mandou o jogo seguir, ali o braço não estava em posição natural mesmo. No segundo tempo, Gundogan sofreu uma carga por trás quando tentava dominar a bola e nada! E tenho quase certeza que no rebote dessa bola, Aguero levou a bola para a linha de fundo e sofreu uma pisada no tornozelo que o fez cair, talvez o jogador tenha pego na bola antes, mas não dou 100% de certeza. Do Gundogan foi pênalti para cacete. Será que UEFA dará alguma explicação ou vida que segue?

O Manchester City segue a passos largos para se classificar com antecipação, se ganhar os dois próximos jogos, serão contra o lanterna do grupo, chegará a 12 pontos e tem, por enquanto, vantagem nos dois confrontos contra Dinamo e Shakhtar, então pode até perder para eles com um placar simples e a gente passa de fase. Torcer para que eles empatem essas duas partidas seguidas porque com 12 pontos o City não é mais alcançado e poderá jogar com um time rodado as duas partidas finais do grupo.

Na Liga dos Campeões para Jovens o City ficou no 2-2 (Tommy Doyle e Adrián Bernabé) e divide a liderança com o Dinamo, 4 pontos cada. Assim como o time profissional enfrenta a Atalanta em dois jogos seguidos, Inglaterra e Itália.

Informações da partida: