segunda-feira, 13 de maio de 2019

Pode gritar: É Bi Campeão!

O campeonato inglês acabou e a torcida do Manchester City pode repetir a comemoração do campeonato passado, afinal o time manteve o título conquistado e se tornou o primeiro bi campeão depois de mais uma de uma década com alternância entre os vencedores da Premier League! Com um pouco de susto e apreensão o time venceu o Brighton e conquistou mais um título do campeonato inglês, o sexto na sua história, vitória de 4-1, gols de Aguero, Laporte, Mahrez e Gundonga. Agora para encerrar a temporada de vez o City enfrenta o Watford na final da Copa da Inglaterra no próximo final de semana.

A grande novidade para o jogo desse domingo no Amex Stadium foi a volta do De Bruyne ao banco e ainda participou dos minutos finais, dando toda a pinta que deverá ser titular na final. Para a montagem do time para enfrentar o Brighton, Guardiola não fugiu muito daquilo que eu imaginava não, pelo menos na escalação, eu estava entre Sané e Mahrez na vaga do Foden, mais para o alemão, só que foi a nossa única contratação na temporada que foi o titular. Eu não sei se vocês ficaram com essa impressão também, mas eu acreditava que o Bernardo jogaria mais pelo meio com o Mahrez em campo, só que ele jogou também bem aberto pelas pontas, acho que nosso meio de campo foi Gundogan e David Silva.

O nosso começo de jogo foi tenso, muito erros de passe, principalmente Walker e Mahrez, o time parecia sentir uma pouco de pressão porque quando ganhou na temporada passada foi com os dois pés nas costas, nessa rodada final não poderia vacilar porque ainda havia competição, o Liverpool jogava em casa contra o Wolverhampton. Eu metia umas gambiarras aqui em casa e liguei as duas TVs e os aparelhos da NET na sala para poder ver os dois jogos ao mesmo tempo porque eu iria ficar para lá de tenso se o narrador mandasse "tem gol em Anfield", até sair de quem era o gol, eu teria uns pequenos infartes. E o Liverpool começou em cima e foi campeão por alguns minutos, tipo um Felipe Massa em 2008.

Mané abriu o placar aos 17 minutos e com o nosso empate em 0-0, o jejum de campeonato inglês estava sendo quebrado. Para piorar aos 27 minutos, tomamos um gol de Glenn Murray quando ele aproveitou escanteio cobrado, se antecipou a Zinchenko e Ederson para colocar o 1-0 no placar. Entre esse gol e o gol de empate do Aguero não deve ter demorado mais de 60 segundos, só que eu tenho certeza que a minha percepção foi de uns dois dias até Aguero marcar o seu 21º gol na Premier League.

O time conseguiu se assentar muito rapidamente após sofrer esse gol, empatou e 10 minutos depois o troféu viajou de Anfield para Amex, na verdade o troféu original já estava no nosso jogo, em Liverpool havia uma réplica que pode ter ficado por lá mesmo. Nós fomos feridos por um gol de escanteio e ferimos com um gol de escanteio cobrado por Mahrez (orelha deveria estar ardendo de tanto eu xingava ele) na cabeça de Laporte! Explosão na nossa torcida e ambiente murcho entre os torcedores concorrentes. Infelizmente o City quis colocar um pouco mais de emoção nos minutos finais da primeira etapa e no começo de segundo.

O jogo já ia para o intervalo quando a gente deu uma falta frontal para o Brighton bater, que foi bem cobrada e Ederson teve que espalmar para escanteio, que ainda bem o juiz deu o apito final para não haver a cobrança. E no segundo tempo o nosso goleiro deu um susto gigante quando ele pegou com as mãos uma bola que parecia ter sido recuada de propósito pelo Laporte. Eu não sei se ele foi consciente que pegar ou pensou "dane-se o juiz não vai marcar". Eu jurava que ele tinha feito uma pose para cabecear a bola, mas ele encaixou a bola e o Michael Oliver mandou seguir.

Esse foi o único susto do Brighton no segundo tempo, o City controlou muito bem, já sabia que o resultado dava o caneco e ficou trocando a bola para só ir na boa para cima do Brighton. Para dar mais tranquilidade ainda, Mahrez, aquele que eu cornetei muito, fez um gol de fora da área de direita, alívio gigante. Enquanto isso no outro jogo, eu via muito o Wolverhampton querer o empate, fez o Alisson trabalhar bastante.

Para encerrar o campeonato de vez, Gundogan fez um belíssimo gol de falta que tivesse sido feito pelo Messi, estaria circulando o mundo por muitos dias. Na gaveta! Placar garantido foi a vez da festa e homenagem para alguns jogadores. David Silva saiu para a entrada de De Bruyne, Danilo no lugar do Walker e um Kompany muito alegre falou com todos os jogadores, entregou a faixa para o Aguero e deixou Otamendi jogar os minutos finais. O abraço de Kompany em Guardiola foi algo bem legal, o capitão terminará o contrato nessa temporada, ainda não se sabe se estará na seguinte, mas a imagem parecia ser de adeus. Tem mais um jogo, veremos se estará em campo.

Também foi legal a saída do lateral Bruno do Brighton, jogador que estava se aposentando do futebol. Torcida, jogadores e comissão técnica do ambos os times o aplaudia. 

Em Anfield Mané fez mais um gol, mais um em impedimento, e se tornou artilheiro da Premier junto de Salah e Aubameyang com 22 gols cada. Aguero poderia ter feito também, acho que faltou o time jogar por ele nos minutos finais, ficou com 21 gols mesmo. Só que Aguero jogou muito menos minutos que eles: fez 2.479 contra 2.731 do Auba, 3.085 do Mané e 3.256 do Salah.

Por falar em minutos o City, acredito eu, melhorou sua marca da temporada passada e ficou apenas 132 minutos atrás no marcador contra 153 na temporada passada.

O Liverpool além de dois artilheiros, teve a melhor defesa com 22 gols sofridos, saímos com 23, e o goleiro com maior número de Clean Sheets, 21 do Alisson, além de ter feito 97 pontos, o quê lhe daria o título em todos os anos da Premier League, exceção dois.......rs.....Moral da história: as duas melhores campanhas na Era Premier League são do Manchester City de Pep Guardiola!

A festa foi grande no volta de Brighton para Manchester onde o time foi recepcionado pela sua torcida no Etihad Stadium. Agora só falta mais um jogo para acabar a temporada e eu estou torcendo muito para que domingo chegue logo, eu quero férias do City! Está temporada foi muito mais cruel do que a anterior, essa exigiu muito da gente. 

Como vencedor da Premier League, o time está garantido na Supercopa da Inglaterra de 2019, espera saber se enfrentará o Watford, caso o City perca para eles a Copa da Inglaterra, ou o Liverpool, se o City levantar a tríplice coroa doméstica, o vice campeão da Premier será o outro time conivdado, aparentemente não pode colocar o nosso time A contra o B. Que regra escrota.

4 comentários:

  1. Guardiola é gênio, esse campeonato foi mt emocionante diferente do anterior rsrs.Que disputa épica, só faltou o City estar na final da Champions contra o Liverpool pra coroar essa rivalidade entre os dois times.
    Eu nunca concordei com a contratação do Mahrez, ainda mais pelo preço que foi, e no primeiro tempo ele estava me convencendo mais ainda da minha opinião, segundo tempo ele calou minha boca, tomara que continue fazendo isso hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que o Mahrez repita o Sané e o Bernardo (em menos grau pq sempre mostrou futebol), que tem uma segunda temporada sensacional.

      Dedos cruzados para isso.

      Excluir
  2. Como será a transmissão do jogo de sábado? Na grade de programação da DAZN o jogo será transmitido. Alguém sabe se é preciso fazer a assinatura, ou ainda o "sinal esta aberto". Sábado estavam passando Roma e Juventus e eu vi na boa.
    Caso contrário até vale uma assinatura por 30 dias, parece que esta trinta e poucos reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os "internautas" me deram duas explicações já: tem a versão paga mesmo e um canal no Youtube para assistir. Não sei se nessa última partida da temporada eles empurraram uma venda ou farão aquele agrado para o futuro cliente.

      Excluir