segunda-feira, 20 de maio de 2019

Coeficiente histórico da UEFA

A temporada acabou para o Manchester City, na Europa os campeonatos ou já terminaram ou estão em reta final e só faltam as finais europeias para os clubes. E as duas finais são importante para o City, não por questões de zoar ou provocar, mas questão financeira mesmo, algo que pode tirar um dinheiro de premiação nosso.

Desde essa temporada a UEFA mudou o modo de como distribuir parte do dinheiro, caiu o valor do Market Pool, algo que seria muito bom para o City se continuasse porque o time foi campeão nos dois últimos anos da Premier League, e foi criado um coeficiente histórico que pega as últimas 10 temporadas de torneios da UEFA (nessa temporada foi de 08/09 até 17/18, para a próxima Liga dos Campeões que começará em agosto conta de 09/10 até 18/19) mais pontos calculados a partir de títulos europeus, esse site da ECA ajuda a entender essa parte da pontuação. E essa questão do título ferra com o Manchester City, temos apenas um ponto pelo título da Copa dos Vencedores de Copa de 1969/70.

Esse ranking serve para distribuição de parte do dinheiro da UEFA entre os 32 times que estarão classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões (também vale para a Liga Europa, mas o City joga Liga dos Campeões, isso é que me importa). Então se o clube está em décimo lugar nesse ranking e um dos times a sua frente não participará do torneio, esse clube ganha uma posição e vira o nono colocado, isso servirá para a distribuição de cotas: o time melhor rankeado ganha 32 cotas, o segundo 31 e o último fica com apenas uma única cota. O valor da cota nessa temporada foi de 1.108 milhões de Euros e o Real foi o líder na última e será na nova edição do torneio. O City ficou em 11º lugar por causa que alguns clubes a sua frente não chegaram na fase de grupos. 

Nós já temos 22 times classificados para a fase de grupos em 2019/20, nos próximos dias dois clubes italianos serão definidos além do time "indicado" pelo campeão da Liga Europa: se for o Chelsea, o Lyon ganha uma vaga direta e se for o Arsenal, o time vermelho de Londres jogará a competição. E isso é ruim para a gente porque eles estão na nossa frente nesse ranking da UEFA, a gente deixaria de ganhar uma posição, uma cota, então como não muda a cotação do dólar, libra ou euro para mim o vencedor da Liga Europa, eu acabarei "torcendo" para o Chelsea por motivos exclusivamente financeiros.

Atualmente estamos em 13º lugar nesse ranking, com dois times a nossa frente já fora da Liga dos Campeões, um é o Sevilla e o outro é aquele mesmo que vocês estão pensado. Subimos então para o 11º lugar, mesma colocação da última temporada. Há dois times em dúvida se jogarão ou não: o Arsenal e o Porto, que como segundo colocado no campeonato português terá que jogar desde a terceira fase de classificação, fase anterior aos Play offs, para poder chegar à fase de grupos. Podemos ganhar até duas posições. Só que também é capaz de perdemos uma.

No dia primeiro de junho a Liga dos Campeões será decidida entre Liverpool e Tottenham e o vencedor, além de ganhar muito mais dinheiro que a gente nessa edição, levará 12 pontos eternos, nunca expiram, para o ranking de distribuição do dinheiro e como o vice campeão inglês está colado na gente, apenas 4 pontos atrás, ainda há o Dortmund no meio dos dois, se eles conquistarem a orelhuda, caímos uma posição, uma cota a menos. 

Então se o Porto jogar a fase de grupos e o Liverpool e Arsenal vencerem as suas finais, o City ficará em 12 º lugar, posição pior que na temporada anterior e com menos dinheiro, teremos 21 cotas contra 22 da anterior. Um milhão de euros não é nada para esses clubes, mas passa a ser um motivo para quase virar um torcedor do Tottenham, se já não faltava motivos: torcer para a vitória dos Spurs e para a derrota do Arsenal.

2 comentários:

  1. Muito bom saber disso. E ainda mais agora sem o Kompany, as prováveis saídas do Otamendi, Danilo e Sané, o Sheikh vai ter que abrir o cofre.

    ResponderExcluir
  2. De fato, vamos às compras mais uma vez já que está tendo resultado,time que ganha não se mexe,mas peças precisam ser repostas viva o Manchester city sempre.

    ResponderExcluir