Chegamos na última rodada da Premier League com o título ainda em disputa, em algum momento da temporada eu achei que a coisa já tinha ido para o espaço, mas técnico e jogadores do time não, agora para levantar mais uma vez a taça o Manchester City tem seu destino nas mãos, precisa apenas vencer o Brighton no domingo para conquistar a quarta Premier League e a segunda de forma consecutiva. A partida começará às 11 horas (horário de Brasília) com um "Abre o jogo" de uma hora e terá transmissão dos canais ESPN.
Não é novidade para a gente ter que jogar o último jogo para garantir o título, temporada passada não foi a regra, se conquistar o título domingo será a terceira das quatro taças da Premier League que ganhamos na última rodada, fatos ocorreram em 2011/12 e 2013/14, nessa nosso adversário também era o Liverpool. O bom para a gente que nessas três disputas sempre chegamos na frente e a vantagem era nossa, em 2011/12 a situação era mais complicada porque seriam no saldo de gols o desempate se City e United tivessem o mesmo resultado na rodada final. Para domingo, a nossa vantagem é de um ponto, podemos se campeões mesmo se perdermos e se o Liverpool não vencer o Wolverhampton, essa segunda condição não me passa pela cabeça, então temos que obrigatoriamente vencer o Brighton e não tem problema alguma se no modo futebol de resultado, um a zero é goleada.
Temos uma meia boa notícia para o jogo, o Guardiola comentou durante a coletiva que De Bruyne já começou a treinar com o elenco, fez alguns exercícios com o pessoal e mudou o status de ausente para dúvida para o jogo. Gente, eu quero mais que ele mude o status dele para BI, no caso bicampeão mesmo! Pode ser uma estratégia para colocar aquele pulga atrás da orelha de um treinador e um time que tem como única ambição no momento sair de bem com torcida, impedir o adversário, qualquer que seja o adversário, de dar a volta olímpica no seu estádio é um motivador bem legal. Voltando ao assunto De Bruyne, mesmo que passe nos testes de vestiário, acredito que ele ficaria no banco mesmo, não acho que Guardiola seria tão ousado de colocar um jogador meia bomba em um jogo que não há mais volta, não tem como recuperar esse resultado depois. O outro jogador lesionado é Fernandinho e a situação é mais grave, já está fora de domingo e não há certeza alguma que jogará na decisão da Copa da Inglaterra no próximo domingo.
Na partida anterior eu acertei como seria a escalação do meio para frente do time, Foden realmente foi titular, só que naquele dia nós não tivemos a nossa melhor apresentação não, e mesmo quando Sané entrou no lugar do jovem, Guardiola não puxou o Bernardo Silva para fazer essa função de meio campista, ele continuou mais na ponta direita, com certeza nesse momento foi por mais necessidade mesmo. O Guardiola falou hoje na coletiva que se votasse na eleição de jogador do campeonato seria no Bernardo, com muita justiça mesmo, eu acho que o português jogará no meio de campo com o Gundogan e David Silva, só espero que seja realmente o David Silva em campo e não aquele clone do mal que jogou contra o Leicester, David não apareceu em campo naquele dia.
Com essa saída do Bernardo da ponta, vamos ser forçados a escalar ou o Sané ou o Mahrez juntamente com Sterling e Aguero (nesse momento eu não mudo esses dois mesmo) e nenhuma dessas duas opções tem me agradado nas últimas partidas, principalmente o Sané que eu sei do potencial dele no City, só que parece estar com má vontade em campo, já o Mahrez sei que precisa de tempo para se adaptar e virar titular, como aconteceu com o Sané e Bernardo. Li algumas especulações que o Sané poderia sair do City por causa da condição dele de ser mais reserva do que titular. Ok, quer sair? Não vejo problema, é opção do trabalhador em geral, só que não dá para encerrar o contrato, no futebol, de uma hora para outra, faça seu melhor, que é um puta melhor, que quando chegar em junho todas as partes podem chegar a um acordo.
A defesa vai ser a mesma da última partida, se o Kompany tiver condições de jogo será o titular e capitão, poderá ser o cara a levantar a taça mais uma vez. A Premier League levará o troféu original para o Amex Stadium e uma réplica para Anfield além das 40 medalhas, no caso do City campeão, há um acordo com o Brigthon para que o time dê sua volta de despedida ao torcedor na temporada, por isso a entrega a da taça seria atrasada em alguns minutos. Mencionei sobre o Kompany levantar a taça porque pensei nisso na final da Copa da Liga: ele acabou jogando menos tempo que outros capitães, mas como estava em campo a partir do intervalo, coube a ele essa honra. E na Premier League ele também jogará menos que David Silva e Fernandinho.
Antes daquele final apoteótico contra o Leicester, eu pensei que não seria "justo" ele levantar mais esse troféu, mas como eu sou para lá de emocional, hoje para mim o jogador mais importante de toda história do City é ele e Kompany pode levantar quantos troféus quiser, se for do interesse dele rachar essa honra com D Silva, Fernandinho e até o Aguero seria espetacular. Torcer para o Zinchenko não estrague o troféu dessa vez.
Fiz uma busca aqui e City jogou cinco vezes contra o Brighton desde 1992 e não tivemos vida fácil contra eles não, apesar de 4 vitórias. Em 2008/09 fomos eliminados na Copa da Liga por após empatar por 1-1 no tempo normal e cada time marcar mais uma vez no tempo extra, caímos nos pênaltis. Nesse dia abrimos o marcador aos 64 e tomamos o empate aos 89, gol marcado por Glenn Murray, que rodou por alguns times até voltar ao Brighton em 2016. Já marcou 12 vezes nessa Premier League, vamos ficar de olho. As outras quatro partidas são bem mais recentes.
Na estreia da temporada passada vencemos no Amex por 2-0, com o primeiro gol só saindo aos 70, cortesia de Aguero. O jogo da volta foi no returno, na despedida do Yaya, vitória por 3-1, saímos na frente aos 16, mas logo aos 20 empataram, que bom que Bernardo marcou aos 34, jogamos com um time misto nessa partida.
Nessa temporada jogamos duas vezes: a partida no Etihad foi 2-0, com o primeiro gol saindo ainda no primeiro tempo. E a semi final da Copa da Inglaterra, Gabriel Jesus fez o único gol da partida aos 4 minutos e sofremos pressão deles. Nesses resultados mais recentes não há nenhuma goleada e os jogos são complicados, que isso sirva para a gente se preparar para esse jogo final.
O Manchester City e alguns jogadores podem alcançar recordes ou marcas individuais nesse jogo. Como já fala há algumas semanas, a marca de menos tempo em posição de derrota pode ser superada de 153 minutos da temporada passada, hoje o clube ficou atrás apenas 131 minutos, grande chance dessa marca ser quebrada. Aguero ainda briga pelo prêmio da artilharia, mas tem 20 gols contra 22 de Salah, vai ser complicado ultrapassar o egípcio, mas há outra briga City e Liverpool, goleiro menos vazado e marca de Clean Sheets: Ederson e Alisson tem 20 CS cada e 22 gols sofridos, essa briga vai ser no photo finish.
Se Gabriel Jesus entrar em campo, ele jogará pela centésima vez com a camisa do Manchester City, até o momento tem 43 gols. Ederson e Walker estão perto da marca centenária também, estão com 98 partidas, quem sabem chegam a 100 contra o Watford na final da Copa da Inglaterra.
Uma notícia sobre o Brighton é que a partida diante do City será a última na carreira do zagueiro espanhol Bruno que se aposentará aos 38 anos. Ele está no Brighton desde 2012, jogou mais de 230 partidas e é o capitão do time. Com certeza é algo especial para ele, jogadores, clube e torcedores.
Depois da vitória espetacular contra o Barcelona e a classificação para a final, o Liverpool pega o Wolverhampton em Anfield, com os Lobos já garantidos no sétimo lugar que dará vaga na Liga Europa se o City vencer o Watford na final da Copa da Inglaterra. O time de Klopp terá a volta de Salah, mas não de Firmino. Precisam fazer o dever de casa e torcer contra o City, o ambiente em Anfield estará um inferno para os visitantes, importante o City tentar acabar com essa briga pelo título cedo para murchar a equipe e os torcedores.
Agora só nos resta esperar essas 40 horas até o apito inicial e torcer para o grito ser de "Bi campeones!".
Man City vs Brighton (desde 1992):
Jogador suspenso: não há.
Jogador pendurado: não há.
Juiz da partida: Michael Oliver. Pela Premier League 2018/19 foram 29 partidas com sete vermelhos e 83 amarelos. Apitou quatro jogos do City nessa temporada com 3 vitórias e uma derrota, foram três jogos grandes, Arsenal (v), Chelsea (d) e Tottenham (v).
Tem no currículo um Brighton vs City no Amex, foi na estreia da temporada passada, 2-0 para a gente com gols de Aguero e um gol contra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário