Pessoal, estive ausente nos últimos dias porque uma gripe me deixou arriado desde terça feira, agora estou só na fase da tosse mesmo e isso é bom porque do jeito que os jogos do Manchester City tem nos dado emoções, se você não tiver 100% de saúde, você não dura o primeiro tempo, tenho pouco menos de 72 horas para me recuperar já que, ainda bem, esse jogo será na segunda feira.
A partida contra o Leicester será a nossa última no Etihad nessa temporada e será mais um capítulo nosso para tentar reter o título da temporada passada. O jogo começará às 16 horas e terá transmissão dos canais ESPN. Nós jogaremos depois do Liverpool e isso cria uma possibilidade bastante remota de gritarmos "É campeão", no caso seria bi campeão, ao apito final do Mike Dena, juiz daquele jogo contra o QPR.
A diferença entre os dois times é de um ponto, se o Liverpool perder para o Newcastle no sábado fora de casa, bastará uma vitória simples do City para o campeonato acabar. Caso ocorra um empate e o City vença pela diferença mínima, teríamos 3 pontos na frente mais um saldo de gols maior em 5, nós daria ainda uma pela vantagem porque precisaríamos perder na rodada final e o Liverpool fazer 5 ou mais gols de diferença na sua última partida, sem esquecer que o último critério, antes de um jogo extra, é gols pró, estamos com 90 a 84 a nosso favor. Essas hipóteses todas só terão utilidade se vencermos esse jogo contra o Leicester, adversário que mudou o padrão depois da chegada do Brendan Rodgers e ainda sonha com uma vaga na Europa League.
Esse jogo também colocará frente a frente dois dos artilheiros da Premier League: Aguero com 20 e Jamie Vardy, 18 gols. O inglês está na sua quinta temporada na primeira divisão e essa é a quarta vez seguida que marcou mais de 10 gols, só na sua primeira ele fez menos de dois dígitos, apenas 5 gols. E nessa semana, com mais um show de Messi contra um time inglês, puxaram uma estatística bastante interessante: o número de gols contra os Big Six atual da Inglaterra. O Messi nunca jogou na Premier League e é o quarto com 26 gols, mas o Vardy está na frente dele, pelo menos nisso, já marcou 31 vezes. Quem lidera é o Aguero com 43 gols.
Ah, podem falar que o jogador X joga menos que o Vardy porque ele é de um time do Top seis, isso acho cretinice porque com certeza o Vardy joga em times mais fracos que outros jogadores, então tem que mostrar respeito por ele e uma curiosidade sobre ele e o City é que foi na gente a primeira vez que ele fez um hat trick profissionalmente, naquele 4-2 no King Power Stadium, muita coisa deu errado naquele dia.
Para segunda feira já é certo que não contaremos com o De Bruyne, parece que a temporada dele já se encerrou mesmo, sobre o Fernandinho o Guardiola disse que ainda iria vez com os médicos mais tarde. Nas fotos divulgadas pelo City agora na parte da tarde eu não consegui encontrá-lo, mas como ainda há dois dias até o jogo pode ser que ele participe dos treinos até lá, caso não possa jogar mais uma vez, Gundogan deverá repetir essa função que vem desempenhando com muita qualidade. Aí volta aquela dúvida sobre como se formará a parte ofensiva do time para enfrentar o Leicester e estou na torcida para o treinador ser ousado.
Eu escalaria o Bernardo Silva como um dos pontas com Sterling do outro lado e o Aguero liderando o ataque, é óbvio que David Silva seria um dos armadores e eu colocaria o Foden no meio de campo, como foi feito contra o Tottenham. O objetivo é não colocar o Sané nem o Mahrez nessa reta final do campeonato, acho que estão produzindo pouco ao contrário do Foden, só acho ruim porque o Bernardo poderia ser mais útil como esse homem de meio campo, seu futuro no City será por ali, mas eu vejo a somatória Foden/Bernardo maior que a de Bernardo/Sané(Mahrez).
Uma outra ausência, acho que nem se deve mais chamar de ausência, será o Mendy que esteve em Barcelona nessa semana para ver mais uma vez o seu problema no joelho. Hoje saiu uma matéria no site Goal que ele deverá ficar, mesmo com os vários problemas dentro e fora de campo, no City na próxima temporada porque o time não gostaria de gastar dinheiro na lateral esquerdo porque está para perder o Danilo para a Inter de Milão, e o Gundogan ainda não assinou a extensão contratual, além de necessidade de chegar um substituto para o Fernandinho. Mas ele se tornaria o reserva da posição, o Zinchenko passaria a ser o número 1 e já se fala em uma renovação contratual a ser assinada nos próximos dias. Se isso realmente acontecer será uma puta história de sucesso.
Zinchenko chegou no City em 2016/17 por menos de £ 2 milhões, na sua primeira temporada foi emprestado ao PSV onde mal jogou e ainda foi parar no time da base deles. Em 2017/18 eu nem me lembro porque ele ficou já que o Mendy já tinha sido contratado e a primeira opção como reserva do Guardiola foi o Delph, mas com a lesão dos dois ele foi muito útil, até teve tempo de ganhar uma medalha de campeão e também derrubar a taça. Nessa temporada jogou 400 minutos a menos que a soma de Delph e Mendy. Tem seus problemas defensivos, natural, mas podemos contar com ele durante quase todo o ano.
Espero que eu não tenha zicado o ucraniano e ele faça uma excelente partida diante do Leicester, que nos venceu na partida fora de casa, naquele período que parecia que a gente tinha entregado o título, mas City se recuperou e pode ser campeão ainda. Se vencer será a 13ª vitória seguida na Premier League, com Guardiola o time já teve uma sequência de 18! Para esse recorde ser batido só com jogos da temporada que vem.
Agora já me vou, preciso tomar meu xarope contra tosse.
Man City vs Leicester (desde 1992):
Jogadores suspensos: não há.
Jogadores pendurados: não há.
Juiz da partida: Mike Dean, em 2018/19 foram 27 jogos na Premier League e é o líder em cartões vermelhos e amarelos, foram 10 e 118, respectivamente. Foi o apitador de três jogos nossos em 2018/19 com 2 vitórias e 1 derrota, justamente contra o Leicester, onde expulsou o Delph, mas já estávamos perdendo aos 89 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário