Em época de crise na economia européia, a Deloitte realizou um estudo sobre os gastos com salários de cada um das 5 maiores ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) e segundo a The Economist se a folha de pagamento do futebol fosse um bom indicador da economia, o continente estaria navegando em águas calmas.
Em valor total, a Premier League tem a maior folha de pagamento, coisa de 1.75 bi euro, seguida da Itália, Espanha, Alemanha e França. Na Inglaterra mais das metade das equipes apresentou prejuízo, alguns absurdos como o Manchester City, £ 197 milhões de libras, nada disso virou dívida, foi convertido em ações e repassadas para o único proprietário do clube. Se fossemos olhar nosso demostrativo financeiro, estaríamos bem, mas eu mesmo assumo isso: é muito mandrake.
O maior gasto dos times dessas ligas é com o salário pago aos seus jogadores. Na liga francesa e italiana, 75% de toda a renda gerada é gasta com esses pagamentos, ou seja, de cada um euro, 0,75 centavos vai bolso de 25, 30 atletas. Enquanto isso, os times ainda tem que pagar outros serviços e produtos para se manter funcionando.
Na Premier League esse valor é de "apenas" 70%( o City tem 114%), contra 58% na Espanha e 53% na Alemanha, que seria o modelo para a implantação do Fair Play Financeiro. No começo da EPL, essa relação era menos da metade, era de 44%. O objetivo de se tornar a liga mais vista no mundo foi alcançado, tanto que a receita na temporada 1991/92 foi de £ 170 milhões. Hoje já passou a barreira dos £ 2 bi e tem mais de £ 500 m de diferença para a segunda liga que mais gera, a Bundesliga.
Apesar do presidente da Premier League, Richard Scudamore, ser contra a ideia do FPF e incentivar os times a gastarem, um dia a casa vai cair. Os exemplos atuais do Chelsea e City podem ser pontos fora da curva porque os donos estão gastando, mas não parecem que irão sair. Em divisões menores, os clubes estão trocando de mãos muito rapidamente porque seus proprietários criam dívidas para os clubes e de repente dão linha na pipa. Alguns não conseguem pagar seus credores, atletas e perdem pontos no campeonato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário