sábado, 25 de dezembro de 2010

Especulações de inverno

O ano novo está chegando e com ele a abertura da janela de transferência do meio de temporada, a.k.a. janela de inverno. E mais uma vez o Manchester City deve liderar a lista de fofocas de jornais, sites e tabloides sobre os novos contratados. Vamos fazer uma pequena lista dos nomes que já foram cogitados tanto para chegar como para sair.

Para reforçar o ataque do Manchester City várias opções já foram especuladas entre elas Edin Dzenko, o artilheiro bósnio que joga no Wolfsburg da Alemanha. Para contratá-lo o City teria que desembolsar entre £ 25-30 milhões, mas esse valor poderá ser reduzido se o time alemão se interessar pelo atacante paraguaio do City, Roque Santa Cruz, esse está definitivamente fora dos planos de Mancini.

O incrível Hulk é outro atacante que interessaria aos Blues de Manchester, mas o valor estipulado pelo Porto é também incrível o que poderia fazer o City partir para outra solução que atua em terras lusitanas: por £ 15 m Oscar Cardozo, do Benfica estaria mais acessível.

O Benfica sofreria uma limpa maior do City, caso as especualções se concretizarem. O zagueiro brasieliro David Luiz estaria na mira do City e seu valor já teria sido acertado. Um bom companheiro para Vincent Kompany, mas é esperar que o Chelsea não atravesse nosso caminho.

Por outro lado a barca no elenco deve sair carregada. Como já foi dito Roque Santa Cruz deve ser o primeiro a sair de Manchester com vários times ingleses, italianos e alemão como prováveis destinos. Wayne Bridge não consegue ficar livre de lesões, o que tem irritado bastante Mancini, que queria ter opção mais confiável para eventuais problemas com Kolarov.

Adebayor é outro atacante que não parece ter muito futuro no City. Tem ficado fora até do banco, mesmo quando o elenco está reduzido. Alguns times ingleses o sondaram, mas é mais provável ele ir jogar no futebol italiano, na Juventus de Turim.

Shaun Wright-Philips só é utilizado em jogos da Liga Europa e fica em alguns da Premier League no banco. Com um salário muito alto e quernendo ter um aumento, esse produto da Academia do Manchester City deverá sair mesmo em janeiro e seu mercado está restrito aos times da parte de baixo da Premier League. Vai ser uma pena se ele sair, mas para o atual momento do City, ele é um jogador para compor elenco.

O meio campista Michael Johnson poderá sair em janeiro, mas pode ser por empréstimo ou até mesmo em definitivo, isso depende da foto de onde se suga a matéria. Alguns falam em uma ida para o Leeds por 6 meses para ganhar ritmo de jogo e recuperar a forma e outros em uma venda para o Liverpool por £ 8m. Para mim a primeira opção é muito mais realística. Primeiro porque ele é um bom jogador e, em forma, pode lutar por vaga de titular no City e segundo porque quem daria £8 m num jogador que está quase 2 anos sem atuar constantemente?

Agora a mais sensacional especulação seria sobre o outro Johnson, Adam Johnson. Vários times o querem emprestado até o fim da temporada, mas o único mencionado foi o Sunderland, time da cidade natal de AJ. Agora como a coisa deveria acontecer:

o Sunderland já tem dois jogadores ingleses emprestados no elenco, Nedum Onuoha, do City, e Danny Welbeck, do Utd. Pelas regras da Premier League, esse é o limite de jogadores ingleses emprestados que um time pode ter no seu grupo. Então Steve Bruce deveria contratar um dos dois em definitivo, no caso £ 6m por Onuoha, para poder levar Johnson por empréstimo.

Para mim é uma notícia sem sentido. Ok, AJ merece mais tempo em campo, Mancini já deu várias broncas nele em público, mas foi o italiano que o contratou e sabe da sua capacidade. Ele é muito importante para o City por aumentar as opções para rodízio do elenco. Caso ele sai por empréstimo, mesmo que por 6 meses, Mancini deveria ganhar duas orelhas enormes de burro.

Shay Given tem várias portas abertas para escolher o time que mais o interesse. Para o City, Celtic e Roma seriam as melhores opções. Given apenas jogou 4 partidas essa temporada e caso Joe Hart não se machuque, não irá aumentar muito esse número.

Lescott, que tem grandes chances de jogar na partida de amanhã devido a suspensão de Kolo Touré, tem alguns times interessados, mas ele só sairá em definitivo.

O Manchester City quer evitar nessa janela o que aconteceu no caso Bellamy: pagar grande parte do salário do jogador. Muitos desses que estão para sair tem salários semanais altíssimos e pagar para não utilizar o jogador, mesmo que apenas uma parte, não está mais nos planos da diretoria. Para eles, é melhor manter o jogador e pagar 100% dos seus vencimentos, mas que poderá usar o atleta em alguma partida.

Dia 1º de janeiro começa a janela e fechará no dia 31 às 17 hrs, horário de Londres. Vamos ver como o Manchester City se comporta.

Para mim, a nossa maior necessidade é um atacante para dividir a tarefa de marcar gols com Carlitos Tevez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário