segunda-feira, 26 de junho de 2023

Ilkay Gundogan deixa o Manchester City.

 Era provável acontecer, eu ainda tinha esperança que o Manchester City e Ilkay Gundogan fechassem um acordo de extensão contratual, infelizmente no dia 26.06.2023 descobrimos que o alemão nos deixará, foi confirmado por todas as partes que ele será jogador do Barcelona a partir da temporada 2023/24. Isso foi um baque muito grande.

Eu estava chegando na academia às 6 da manhã quando as notícias começaram a pipocar e eu fiquei triste porque estávamos perdendo um grande jogador. Nos últimos anos tem saído jogadores importantíssimos para a gente a cada final de temporada: 16/17 Zabaleta, 17/18 Yaya, 18/19 Kompany, 19/20 David Silva, 20/21 Aguero e 21/22 Fernandinho, agora o Gundogan. Dos últimos 5 nomes, quatro foram nossos capitães nos últimos anos, dá uma dor no coração saber que o De Bruyne deverá herdar a braçadeira e fará 32, agora no dia 28.

Vou falar para vocês: essa saída é possivelmente a que me deixou mais triste, não me lembro da do Kompany, porque essa pegou com uma certa surpresa, a gente sabia que ele poderia sair, mas não era nada certo. Zabaleta, Yaya, Aguero, David Silva e Fernandinho já tinham data marcada para deixar o clube, então fui trabalhando o sentimento de perda, essa do Gundogan não deu nem tempo porque era um mistério e hoje foi anunciado.

Gundogan chegou há sete anos em Manchester, teve uma primeira temporada, em 2016/17, muito ruim porque teve uma lesão ainda no Borussia Dortmund que só o fez jogar pela primeira vez pelo City em setembro e em dezembro ele teve uma mais grave ainda que o deixou de fora até o começo da temporada, a temporada que ficou conhecida pelos Centurions, feito ainda não igualado por nenhum time na Premier League. 

A gente pode pensar em várias qualidades do Gundogan: artilheiro das grandes horas, inteligente, sabe ler demais o jogo, calmo para chamar a responsabilidade, mas uma que eu gostei demais desse tempo que ele passou com a gente foi saber jogar em várias funções. Perdemos Fernandinho em 2018/19, coloca ele para fazer a função de primeiro homem de meio de campo com maestria, em 20/21 De Bruyne não estava nas suas melhores condições, Gundogan cresceu demais para ser o cérebro do nosso time e ainda foi nosso artilheiro.

O texto de despedida que ele escreveu para o Player´s Tribune foi excelente, mostra tudo o quê ele sentiu pelo clube, torcedores, colegas.

Realmente é uma pena que não o veremos em campo com a nossa camisa nos próximos anos, o importante que ele saiu por cima como o capitão da Tríplice Coroa e sem brigar com clube ou torcedores. Poderá voltar tranquilamente de cabeça erguida ao Etihad quando quiser que será recebido com as maiores honrarias que ele merece.

MUITO OBRIGADO, ILKAY GUNDOGAN!

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Gundogan e Kovacic

 Duas notícias movimentaram bastante a vida dos torcedores do Manchester City nessa quarta feira, notícias sobre transferências de jogadores e coisas que parecem estar se movimentando muito rapidamente. Vamos lá.

A primeira que eu vi no dia foi que o Mateo Kovacic estaria fechado com o City, Chelsea também já tinha dado o ok, faltaria o exame médico de praxe, que deve acontecer essa semana. O time de Londres precisa muito do dinheiro ainda esse semestre para tentar balancear a sua contabilidade após o enorme gasto que teve nas últimas janelas de transferência, então por isso a negociação deve ser rápida, o Chelsea está em várias negociações de saída de jogadores, muitos para a Árabia Saudita. O valor da transferência do Kovacic seria de £ 25 m mais £5 m se alcançar metas.

E a mais importante seria a transferência do capitão da Tríplice Coroa, Ilkay Gundogan, para o Barcelona, segundo a imprensa espanhola coisa de 99% certa. Por causa do trabalho, fiquei longe da internet ao longo do dia, pensei que a imprensa pode chutar número que quiser, não necessariamente é isso. Mas quando fui ver, várias contas de torcedores já davam adeus ao Gundogan, teria até foto com ele se encontrado no aeroporto com um representante do time espanhol. Se confirmada a sua saída, o City não receberá nada porque a partir do próximo mês ele não tem mais contrato com a gente. Vou ficar triste, mas é uma opção dele e torço para que seja feliz no seu novo desafio.

Bernardo Silva pode estar saindo também, mas o seu destino não seria o PSG que tanto se especulou, mas a Árabia Saudita. Deve ser outro caminhão de dinheiro para convencer um jogo com muitos anos de futebol de alto nível ainda pela frente a ir jogar por lá. 

Para finalizar porque já está tarde para mim, muito curioso para saber o quê acontecerá com o Kalvin Phillips. Já vi que poderia ser usado como moeda de troca para a chegada do Declan Rice, jogador que o Arsenal está correndo atrás, acho que a saída do Gundogan e, quem sabe, do Bernardo Silva poderá dar a ele uma sobrevida, mesmo que o Rice chegasse (nesse cenário ele não seria moeda de troca) porque, bem ou mal, o City precisa de elenco e fazer muitas mudanças vai demorar bastante para entrosar os jogadores. Phillips jogou pouco? Sim, pelo menos já teria passado aquela primeira temporada de aprendizado com o Guardiola, que muitos jogadores sofrem.

sábado, 17 de junho de 2023

Notícias Manchester City - 17.06.2023

 E aí, meus Tripletes? Já cansaram de comemorar ou estão no estilo Jack Grealish? Uma semana da Orelhuda levantada e ainda estou bem feliz da vida. Os jogadores, em sua maior parte, já estão com suas seleções, alguns em campo como Akanji e Foden, outros ficaram no banco como Walker, Stones e, é claro, Grealish, veremos se na segunda feira esse último jogará contra a Macedônia do Norte. Uma ausência na data FIFA será Kevin De Bruyne e o motivo não é bom.

Durante a final da Liga dos Campeões diante da Inter de Milão, o nosso gênio teve que sair ainda no primeiro tempo por causa de um problema muscular na coxa, problema que já o acompanhava durante boa parte da última temporada, ele disse no pós jogo que tinha micro fraturas e infelizmente rompei nesse jogo. E essa situação pode atrapalhar o começo da próxima temporada para ele, ainda é especulação, ainda mais que o clube só deverá confirmar sua ausência quando os jogadores voltarem das férias, ele poderá ficar até três meses fora, ou seja, seu retorno seria para começo de setembro. Se ficar fora por tanto tempo, dois jogadores do atual elenco poderão ser usado na sua vaga.

Phil Foden foi quem entrou na sua vaga na final da Liga e poderá ser essa a oportunidade para Guardiola testar com mais frequência o Foden numa posição de meio campista centralizado, ele já jogou por ali, não foi muitas vezes, pode ser o momento que ganhará uma sequência maior. Eu acho que todos os torcedores do City o quê ver por ali, para a gente mostrar que um jogador da nossa base será o maestro desse time. A outra opção é Julián Álvarez, o argentino substituiu o De Bruyne, seja como titular ou durante a partida, em muitas partidas e fez grandes jogos. Eu tenho a sensação que o Foden jogaria melhor por ali com o Álvarez jogando mais perto da área, seja pelo lado do campo ou mais colocado ao Haaland, o quê pode ajudar o camisa 9 com a marcação. Isso tudo já deve estar na cabeça do Guardiola para ser testado quando a pré temporada chegar.

Cole Palmer pode deixar o City nessa temporada, sendo que o clube só liberaria por empréstimo sem cláusula de compra, a idéia ventilada seria ele ir para um time de primeira divisão para jogar mesmo, não só ser um eventual em campo. Eu acho ele bom jogador, mas realmente ele só entra em jogos menores como titular ou nos minutos finais, com o título da Premier League ele teve uma sequência de 3 jogos, fez boas partidas, só que nas duas finais não entrou em campo. Eu quero que ele tenha sucesso no City, se tiver que dar esse passo atrás para ajudá-lo a dar dois para frente, ótimo! O destino mais ventilado seria a Bundesliga, que também pode ser um destino do Walker, uma especulação que pegou vários de surpresa.

Essa aqui foi a grande bomba da semana quando o assunto é transferência de jogador do ou para o City, ninguém esperava isso, mas quando um jornal, nem lembro qual, falou sobre isso, aconteceu uma sequência de outros meios de imprensa escrevendo sobre, vários destinos para o jogador que só tem mais um ano de contrato e caso não renove, poderá assinar pré contrato de graça a partir de janeiro de 2024 com qualquer equipe. Clubes interessados seriam o Sheffield United, West Ham e até o nome do Bayern de Munique apareceu, que informou isso aqui foi The Athletic que não fica de fofoca não. A justificativa para a transferência seria o pouco tempo de jogo, ele perdeu minutos pelo uso de Stones, Akanji e Lewis como lateral direito, os dois ingleses faziam também a função de meio campistas para auxiliarem o Rodri.

A saída do Walker seria uma pena, gosto muito dele, tem problemas de concentração e está longe de ser o nosso jogador mais técnico, só que é muito, mas muito importante como o jogador que nos salva de ataques em velocidade quando estamos pressionando o adversário no campo dele. Acho que a opção de Guardiola por outros jogadores na lateral (e outras funções) vai transformar um jogador com muito tempo de futebol pela frente em jogador de elenco, então seria melhor para o Walker procurar outro clube.

Nessa semana saiu o calendário da Premier League para a temporada 2023/24, a nossa estreia será contra o campeão da segunda divisão Burnley fora de casa e numa sexta feira (que horror), 11 de agosto, como o City jogará a Supercopa da UEFA POR SER CAMPEÃO DA LIGA DOS CAMPEÕES, no dia 16/08, precisa ter tempo entro os jogos. A partida final será no dia 19 de maio de 2024 em casa contra o atual campeão da Conference League.

"Ah, mas e os Derbis, partidas contra Liverpool, Arsenal..." outro dia falo delas, o mais importante é que a Premier League resolveu nos ferrar! O City comandando por Guardiol é conhecido por ter uma reta final de campeonato muito forte e isso será posto à prova na 34ª rodada (data a confirmar): será quando iremos até o novo estádio do Tottenham, local que ainda não marcamos nenhum golzinho ainda e saímos sem nenhum ponto, cinco partidas lá e cinco derrotas, 3 por 1 a 0 e 2 por 2 a 0! Sinceramente, eu estaria feliz de não completar uma Sena de zeros por lá, eu já ficaria contente com um maldito gol, depois eu penso no nosso primeiro ponto por lá, como diria Martinho da Vila: "é devagar, é devagar, devagarinho, devagarinho é que a gente chega lá".

Até mais!

terça-feira, 13 de junho de 2023

O mercado de transferências do Manchester City.

 Acabou a temporada de clubes na Europa, para alguns jogadores será tempo de férias, para outros, mais compromissos com suas seleções e será um período de intensa atividade dos empresários, agentes e diretores financeiros para realizarem as transferências de jogadores. O Manchester City poderá ser um dos clubes onde mais movimentações acontecerão.

Primeiro é necessário lembrar uma coisa, com a conquista da Liga dos Campeões, o City jogará a Supercopa da UEFA contra o Sevilla, partida marcada para ser jogada na Grécia no dia 16 de agosto, entre a primeira e a segunda rodada da Premier League, sendo que o City também estará presente na Supercopa da Inglaterra, partida que abre os trabalhos futebolísticos no país e é no final de semana anterior a abertura da Premier League. Além da viagem à Grécia, jogaremos na Arábia Saudita, viagem bem mais longa, duas partidas do Mundial da FIFA, semi final e decisão ou terceiro lugar, jogos a serem realizados em dezembro, antes do Boxing Day. Então é certo que jogaremos 50 partidas no mínimo na próxima temporada, na última fora 61 com a final da Liga dos Campeões. Agora resta saber se o Guardiola vai querer manter um elenco curto como sempre ou vai pedir para contratar mais, eu acho que ele irá manter o elenco do jeito que ele gosta mesmo e dará mais chance para a base nesses rodízios quando começarem as sequências de jogos em final e meio de semana. Vamos falar de chegadas e saídas.

Até o momento não tem nada certo para nenhuma das duas direções. Sobre a contratação de jogadores, a que parece mais certa seria a do Mateo Kovacic do Chelsea, em último ano de contrato, o time de Londres irá aceitar a transferência para não perder o jogador de graça, precisa fazer caixa após gastar, gastar e gastar nas últimas duas janelas, agora faltaria acertar o valor, entre City e jogador estará fechado. Outro nome muito ventilado é do jovem zagueiro croata Joško Gvardiol do RB Leipzig, esse aqui seria muito dinheiro que o time alemão quer para vender o contrato.

A possível chegada dele nos levaria para uma possível saída do Aymeric Laporte, que não jogou muitos minutos nessa temporada e não está feliz de ser apenas jogador de elenco, ainda mais que Guardiola chegou a usar 4 zagueiros em campo e ele ficava no banco, o destino poderia ser o Barcelona, só que eles tem que se acertar com o Fair Play Financeiro da Espanha, o quê já foi um grande problema na última temporada. 

Quem também pode ser transferir, mas aqui eu entenderia totalmente porque o salário ventilado na imprensa é algo de outro mundo é o Riyad Mahrez, ele atrai interesse de times da Arábia Saudita, nesse caso o City só aceitaria a transferência se recebesse um caminhão de dinheiro. Ele tem 32 anos e contrato até 2025, é uma situação complexa porque pode não ser do interesse do City dar uma extensão e correr risco de perdê-lo de graça. Pelo valor do salário, eu negociaria a sua saída e tentaria ganhar um dinheiro em cima dessa vontade imensa dos sauditas de levarem vários grandes jogadores para lá.

Uma coisa que me chamou atenção no Laporte e Mahrez após o apito final é que achei que eles não comemoraram muito, por ex, o Sérgio Gómez também ficou no banco, mas corria para cima e para baixo para celebrar o troféu inédito para o City, a percepção desses dois é diferente, eles querem estar em campo 100% das vezes.

O capitão Gundogan tem gente interessada em seus serviços, mas pelo o quê surgiu nos últimos dias, há também interesse do City aceitar as suas exigências e o alemão assinar mais um contrato, nesse caso por um período de dois anos. Ele não parece um jogador atlético, e sim mais cerebral, que se movimenta para preencher espaços e não corre por correr, não vejo problema algum em ele ficar mais tempo em Manchester.

Quem já quis deixar Manchester algumas vezes e pode acontecer dessa vez é o Bernardo Silva. Há forte interesse do PSG e o quê pode acelerar isso é o fato do Kylian Mbappé não aceitar uma extensão contratual com o time francês que acabaria em 2024 e o PSG não vai querer perdê-lo de graça, aceitaria uma transferência logo, isso abriria espaço para poder investir no Bernardo, que também, como Mahrez e Laporte, tem contrato até 2025, mas não se negou, até o momento, de assinar uma extensão, só está a procura de oportunidades. Eu acho que dessa janela a gente não passa e perdermos o português.

Os cinco jogadores ingleses do City convocados para as partidas da seleção serão avaliados para saber se terão condições de jogo para enfrentar Malta na sexta. Tenho certeza que não jogarão, principalmente o Grealish que curtiu muito a festa dos três títulos do clube, não há uma foto ou vídeo que mostre o sujeito com mais álcool no sangue do que sangue no álcool. Tem que se divertir agora porque durante a temporada, sem chance dessas coisas acontecerem.

domingo, 11 de junho de 2023

A Europa é nossa!

Tríplice Coroa, Trebble, Triplete...chamem como vocês quiserem, mas podem gritar para todos os cantos que o Manchester City conquistou os três principais títulos na temporada, venceu a Inter de Milão em Istambul, num sufoco danado, por 1 a 0, gol do Rodri e o Ederson nos salvando! Premier League, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões, é tudo nosso!

O City descobriu que enfrentaria a Inter na final antes da rodada que foi campeão na Premier League e já sabia quem seria seu adversário na final da Copa da Inglaterra, eu tinha a impressão que seria o título mais tranquilo para a gente. Errei feio demais! O Arsenal na rodada seguinte perdeu para o Nottingham e nem precisamos entrar em campo para comemorar, vencemos o United com um certo sufoco porque o Paul Tierney e sua equipe quiseram, mas ontem em muitos momentos nem wifi passou. Nós demoramos muito a jogar no primeiro tempo, o time italiano não deixava, era pressão na nossa saída, com o Ederson isolando bola para lateral ou saindo na pressa para o Dias sem estar preparado, o jogo ainda estava zero a zero no segundo tempo e eu "ferrou, já perdemos, não tem chance", isso com a gente melhorando na etapa final. E para piorar perdemos o De Bruyne com 36 minutos.

O belga já vinha jogando no sacrifício e ontem a musculatura não aguentou, Phil Foden entrou no lugar dele, achei que Guardiola iria utilizar o Álvarez como tinha feito em várias oportunidades, mas deu a chance para o cria da base que poderia ter feito o 2 a 0 e me relaxado após grande drible no Dimarco e cara a cara para a grande defesa do Onana. Por que deixar a torcida calma, né Foden?

O nosso gol saiu de uma bela enfiada do Akanji, que chegou do nada nessa janela de transferência, para o Bernardo Silva, seu toque para trás achou o Rodri para dar uma chapada limpa que faz uma curva para sair de dois jogadores da Inter e o goleiro só olhar porque não poderia fazer nada! Eu posso ter criticado o Rodri, pontualmente, em uma partida ou outra, mas desde quando ele chegou na campanha 2019/20, que foi muito confusa para a gente, não apenas pela Covid, mas com o Fernandinho começando como zagueiro por situações na nossa defesa, eu vi que ele seria uma ótima contratação para a gente. Quatro temporadas depois, ele tem 3 Premiers, 1 Liga, 1 Copa da Inglaterra e 1 Copa da Liga, sendo importante em todas. Foi escolhido o melhor jogador da final e o melhor da Liga dos Campeões. £ 65 milhões muito bem gastos.

Ao contrário do Rodri, eu critiquei sério o Ederson em alguns (vários) momentos, mas ontem ele foi demais, bom para cacete e nos salvou! Aquele cara a cara do Lautaro, o cabeceio do Lukaku e o último lance do jogo que poderia ter repetido o gol do Ben Watson pelo Wigan na final da Copa da Inglaterra em 2012/13 (caramba, já tem 10 anos isso!), ele fez um defesaço, socando a bola para longe do gol. E foi a senha para o juiz apitar o final do jogo e começar a comemoração pelo título que o clube buscava e chegava perto a cada temporada, ontem ele foi confirmado!

Dizem que final não sei joga, final se ganha e foi isso que o Guardiola e os jogadores fizeram, não passou nem perto de ser a melhor partida do time seja na temporada ou desde a chegada do espanhol, só que foi suficiente para levantar mais uma taça e era isso que a gente queria nesse momento depois de jogar mais de 60 partidas na temporada, o físico deve ter pesado não só para o De Bruyne.

Nessa segunda feira o Manchester City desfilará pela cidade de Manchester com os três troféus, depois disso é seleção para muitos e férias para poucos. Dentro de alguns dias a preparação para a próxima temporada deverá ser retomada, por enquanto é festa e descanso. Nós todos merecemos!

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Liga dos Campeões: Manchester City Vs Inter de Milão

 Nesse sábado teremos o último jogo da temporada de clubes na Europa, Manchester City e Inter de Milão decidirão quem ficará com o título da Liga dos Campeões, enquanto para o time italiano seria a quarta vez se conquistar, nós levantaremos pela primeira vez a taça do tornio. O jogo está marcado para começar às 16 horas com transmissão na TV aberta pelo SBT, na por assinatura TNT e no streaming do HBO Max.

Vamos para mais um jogo que podemos chamar de o "mais importante da temporada" e dessa vez não é exagero porque o título de Liga dos Campeões é o maior, é o qual chama mais atenção porque diferente de um campeonato de pontos corridos onde o time poderá ser campeão antes da rodada final, aqui todo mundo sabe quando será decidido o título, além de muitos terem a esperança de dois grandes times chegarem na final para ser mais chamativo ainda.

O City tem zero problema para esse jogo, havia uma pequena dúvida em Manchester que talvez o Kyle Walker estivesse de fora, treinou normalmente com a equipe no gramado do estádio da final, agora é saber se o Guardiola irá utilizá-lo ou o Stones jogará por ali. A minha expectativa é do Walker jogar porque o City terá que se defender dos contra ataques dos adversários, o jogo, para mim, vai ser um ataque contra defesa o tempo todo, então vamos precisar nos proteger da velocidade do Lautaro Martinez e Romelu Lukaku, Walker na direita com o Stones no meio da zaga para se juntar ao Rodri quando formos atacar.

O time desse sábado deve ser praticamente o mesmo que enfrentou o United na semana passada, o Guardiola já informou que o Ederson volta ao gol no lugar do Ortega. Talvez a única dúvida que possa estar passando pela cabeça do treinador é se Akanji ou Aké fará a lateral esquerda, se o Aké estiver em condições físicas ideais, perfeitas, será ele o escolhido para começar essa partida, fez uma excelente temporada sendo improvisado, não deixou nada a desejar.

Todo torcedor do City no momento tem um único medo: não quer que o Guardiola pense demais! Tem aquele ditado "se anda como um cavalo, pense em cavalo e não zebra", o treinador tem que pensar o básico, afinal o básico dele já é maior que muitos técnicos no mundo conseguem pensar. Nada de repetir a final de dois anos atrás quando não escolhou nem o Fernandinho nem o Rodri, algo que não tinha feito em nenhum dos outros jogos na temporada.

Torcendo muito para aquela dupla que funcionou ao longo do ano continue a brilhar: De Bruyne servindo e Haaland colocando nas redes. Dos 52 gols marcados pelo camisa 9, 12 foram passes do belga, mais que o dobro do segundo melhor garçom do Haaland, o Foden com 5. O Haaland já terminará o torneio como artilheiro, está com 12 e a melhor marca da Inter é de 4 gols com o Dzeko, esse bósnio que nos deu muita alegria. De Bruyne tem 7 passes para gol na Liga dos Campeões, ainda sofre concorrência do Federico Dimarco, lateral esquerdo da Inter, foram 5 assistências dele. Pouco provável de passar, mas quem sabe iguale.

O Manchester City poderá terminar o torneio invicto, mas isso não garante o título, o jogo poderá ir para os pênaltis e dar ruim para a gente. O último campeão sem derrota foi o Bayern de Munique em 2019/20, temporada da COVID-19 que o time alemão jogou duas partidas a menos que o normal porque quartas e semi foram em jogos únicos. Com 13 jogos, faz tempo que não tem campeão invicto, fui até 2012/13 e nada.

Sobre a Inter, eu não tenho a menor ideia como eles jogam, vi partes de jogos deles e sei que isso vai voltar para me assombrar, mas é outro nível de futebol em relação ao nosso. Espero que a gente prove isso no campo.

É a última noite de sono antes de um dia histórico para a gente, poderemos conquistar a tríplice coroa! Quem poderá ficar feliz com essa conquista nossa é o Sheffield Wednesday, time que subiu da terceira divisão no ano da única tríplice coroa inglesa. Em 1998/99 era a gente que conquistava essa vaga, acho que a torcida do Wednesday não vê problema nenhum em esperar 24 anos por um momento como esse.

Boa noite para todos e nós vemos amanhã! Espero muito com o título!

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Falta pouco para a final!

 Quinta feira à noite então falta menos de 48 horas para a grande final da Liga dos Campeões quando o Manchester City enfrentará a Inter de Milão em Istambul. Os jogadores e comissão técnica já fizeram aquela rodada de entrevistas em Manchester para servir para o pré jogo de todos os canais de transmissão e estão agora na Turquia para seguir o protocolo da UEFA até o dia do jogo.

Foram divulgados os 23 nomes que viajaram com o elenco e não temos nenhuma novidade, são aqueles jogadores que estiveram na lista fechada após o encerramento da janela de transferência de inverno, nenhum jogador novo da base foi incluído. Eu acho que mesmo que algum jogador tenha uma lesão, ele não deixará de ser relacionado porque se o time conseguir o título, ele receberá a medalha no mesmo momento que os seus companheiros.

As notícias que temos nessa semana são, fora da grande final, é claro:

- O City passou o Real Madrid e se tornou o clube de futebol com a marca mais valiosa do mundo, superou o valor de 4 bilhões de euros, são os dois únicos clubes com marcas acima desse valor. O City faturou mais de 730 milhões de euros no último relatório e tem uma relação salário contra receita considerada baixa, 57%. O plano de longo prazo do ADUG após a compra do City e venda de parte de ações posteriormente deu certo quando assunto é finanças, no futebol só falta um passo para completar esse plano.

- Mateo Kovacic, meio campista do Chelsea, está muito perto de se transferir para o Manchester City. De acordo com jornalistas europeus, City e jogador já chegaram a um acordo e agora começará as conversas entre os clubes. O atleta croata tem apenas um ano de contrato e completará 30 anos ao final da próxima temporada, como o time de Londres fez diversas contratações nas duas últimas janelas e precisa recuperar parte desse gasto, eu acho que não dificultará uma transferência para um rival de campeonato. Eu já li que a proposta poderá ser de 30 milhões de libras, parece alto, veremos, e os clubes conversarão apenas após a decisão de sábado.

- Al-Ahli da Arábia Saudita procurou o City para tentar contratar o Mahrez, por enquanto nada avançou e o clube pode até aceitar, mas quer uma bela bala para liberar o argelino. Os clube do campeonato da Arábia Saudita estão indo atrás de vários jogadores, com muito dinheiro do fundo estatal, o quê acusam os Emirados Árabes, mais precisamente Abu Dhabi, de fazer com o City, limpeza de imagem, a Arábia Saudita está fazendo na velocidade 100.

- Sergio Aguero e Carlos Tevez já estão na Turquia para acompanhar a final, o primeiro não tem nem o quê falar, mas o segundo, sei lá, me parece querer se aproveitar, eu tenho problema com o Tevez desde quando ele largou o time por não aceitar ficar no banco, desde aquele dia fiquei sempre com o pé atrás com ele.

sábado, 3 de junho de 2023

O sonho da Tríplice Coroa continua vivo!

 Depois de ganhar a Premier League, o Manchester City conquistou a Copa da Inglaterra nesse sábado com uma vitória sobre o seu maior rival, que contou com auxílio primoroso da equipe de arbitragem para ter alguma emoção no confronto. Eles podem ter Paul Tierney e companhia no elenco, mas a gente conta com Ilkay Gundogan, brilhou mais uma vez com dois gols de fora da área para garantir o placar de 2 a 1 para gente. 

Guardiola começou com o esquema de jogo que o Walker seria o lateral direito, o Aknaji o esquerdo e o Stones faria uma dupla função: zagueiro com o Dias e volante (e quem volante!) com o Rodrigo. Vocês vão me perguntar se deu certo esse esquema no começo do jogo e a resposta: menor ideia, com 12 segundos de partida já estava 1 a 0 para a gente! Gundogan saiu a bola para o Ortega, que procurou o Haaland lá na frente, casquinha dele, dividida no alto entre De Bruyne e Lindelof, bola sobrou na entrada da área para o Gundogan e um chute de primeira que o De Gea só assistiu! Melhor impossível, sem muito esforço já tinha colocado o adversário em desvantagem. Infelizmente começou o show do Paul Tierney e David Coote (VAR) teve começar logo.

Akanji conduziu a bola pela esquerda e o Casemiro (falei dele ontem no pré jogo) deu uma entrada no tornozelo do nosso jogador, nem acertou a bola. O resultado foi falta a favor do United! Aí você fica pensando como esse lance não é chamado para revisão, em nenhum momento o Casemiro chega na bola, ele vai direito no tornozelo do Akanji e fica por isso mesmo. Ele e o Fred tiveram carta branca para fazerem o quê queriam na partida e o Bruno Fernandes grita com toda a equipe de arbitragem e segue o jogo. Uma vergonha. E para igualar o placar, arrumaram um pênalti.

A bola é cruzada na nossa área, Grealish corre atrás e pula para tentar cortar de cabeça, não consegue e o Wan-Bissaka desvia para o meio da área, nisso o nosso camisa 10 não vê o quê acontece porque ainda está procurando a bola que resvala na mão do Grealish que tem que subir com o braço mais alto para ter estabilidade do corpo, ninguém bola com o braço colado ao corpo. Os jogadores do United desesperadamente pedem a marcação e o David Coote nem deixa a bola sair para chamar o juiz para ver o lance no monitor! E claro marcaram o pênalti. Teve um City e Tottenham nessa temporada no Etihad que um jogador do City cabeceou para dentro da área, bem simular ao de hoje, o Richarlison estava com o bração aberto, mas como estava de costas, a equipe de arbitragem ignorou. Bruno Fernandes marcou o gol. E lógico que não parou por aí, teve mais auxílio da arbitragem.

Tivemos um pênalti absurdo ignorado pelo Paul Tierney, o Fred, que fez seis faltas no jogo e só tomou cartão amarelo numa das últimas, esticou a perna para impedir o De Bruyne de passar e nada, não dá nem para falar que ele estava protegendo a bola porque ela estava longe, o Fred viu que não chegaria antes do De Bruyne e o derrubou. Gostaria muito de saber qual foi a análise do David Coote para nem decidir chamar o juiz para ver o lance no monitor. Mais uma vergonha.

Até no nosso segundo gol o Paul Tierney quis atrapalhar. Em jogada ensaiada de escanteio, De Bruyne achou Gundogan na entrada da área, o juiz em cima dele, mas Gundogan conseguiu se desvincilhar e de canhota marcou o segundo gol dele na partida. Essa foi a décima partida que ele marcou dois gols pelo City, nunca marcou três, e em todas elas o City venceu, teve jogo grande nessa brincadeira: Barcelona, Liverpool, Tottenham, Aston Villa e hoje, que só foi grande porque foi uma final, o adversário nem faz cócegas se não tiver um juiz para ajudar. A história que ele tem que ganhar uma estátua em frente ao Etihad a cada dia passa a ser menos uma história, uma brincaideira e sim uma ordem. Desesperado para ele assinar essa extensão contratual logo, £ 20 milhões em 2016/17 foi muito barato, eu adoro fazer negócios com o Borussia Dortmund!

Tirando um lance de perigo real quando a bola pererecou na nossa pequena área, o United não fez o Ortega suar. Arrumamos um ótimo goleiro, não só para ser o goleiro de Copas, numa má fase do Ederson, consigo vê-lo tranquilamente no gol em jogos da Premier League e Liga dos Campeões.

Final de jogo, parte 2 da trilogia completa! Podemos comemorar muito...até domingo à noite porque na segunda feira já é hora entender como devemos enfrentar a Inter de Milão na final da Liga dos Campeões.

Hoje três coisas me deixaram preocupado: o Walker saiu no final do jogo, parecia bem na comemoração, mas duvido que ele iria fazer cera para ser substituído, não é um defensor que faz isso no final de um jogo ainda não decidido. O Rodri no meio do segundo tempo puxou um contra ataque, não deu continuidade e colocou as mãos nos joelhos, ali eu travei, mas parece que foi só recuperar o fôlego. E o De Bruyne que saiu com 15 minutos para acabar a partida, isso tem sido recorrente para ele, com certeza não está 100%, só que estará em campo em Istambul na semana que vem, não há a menor dúvida disso.

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Copa da Inglaterra: Man City Vs Man United

 Depois de quase uma semana sem muita coisa para postar, lá vamos nós! É FINAL DE SEMANA DE DECISÃO DA COPA DA INGLATERRA E TEREMOS UM DERBY DE MANCHESTER! Nesse sábado City e United jogarão às 11 horas em Wembley para decidir quem ficará com o caneco da Copa, partida terá transmissão dos canais ESPN e Star Plus.

Essa será a 25ª vez que jogaremos em Wembley desde abril de 2011, quando vencemos o United na semifinal da Copa da Inglaterra por 1 a 0, gol do Yaya Touré, no jogo seguinte Yaya marcou novamente e vencemos o Stoke City para dar fim a nossa seca de títulos. Desde esse jogo, o City entrou em campo em Wembley para disputar 11 troféus, seja de Copa da Inglaterra, da Liga Inglesa ou Supercopa e ganhou 9 desses, é uma boa hora de completar os dedos das duas mãos de taça.

Depois da conquista da Premier League, o Manchester City teve três partidas e Guardiola as usou para dar descanso para as suas principais peças depois de uma temporada bem desgastante e para a decisão ele diz que não ninguém fora, pode não estar 100%, mas todos estarão à disposição para o jogo. O time já se encontra em Londres para a partida, ainda não teve nenhuma alma caridosa para postar quem estava nessa viagem, antes da divulgação oficial das escalações iniciais, já será possível saber qual será o time que entrará em campo, o único certo pelo lado do City é o goleiro Stefan Ortega, que tem agarrado muito bem, confirmado pelo Guardiola.

Eu tenho muitas dúvidas para saber como o time será armado para a final, para começar Stones ou Walker, qual dos dois será o escolhido? Vai depender como o Guardiola vai querer atacar o United, o Walker oferece mais opção de um jogo de lado de campo, enquanto o Stones se junta ao Rodri no meio e empurra as defesas adversárias para trás deixando o lado de campo para os pontas, como Grealish e Bernardo (?), aqui mora outra dúvida minha. O Mahrez foi brilhante no começo da temporada, mas nesse momento eu acho que o português está numa melhor fase, além de oferecer mais ajuda para defender.

Aké retornou na partida contra o Brentford, ficou por volta de 70 minutos em campo e acredito que será o titular na lateral esquerda. E o Akanji fará dupla com qual dos zagueiros que restaria, caso Stones fosse o escolhido para começar na lateral direita? A princípio por mim seria o Dias, ele fala que está apto para jogar além do treinador falar que ninguém está fora da partida, mas pode ser só um jogo mental e o Dias ficar de fora mais uma vez, nos últimos dois jogos nem relacionado foi.

O meio de campo deve ser composto por Rodri, que temporada vem fazendo e ainda tem mais dois jogos importantíssimos para mostrar sua qualidade, Gundongan, que nas horas decisivas nunca some, e o genial De Bruyne. Esse é o trio usado pelo Guardiola em grandes jogos como nos dois diante do Real Madrid e na vitória por 4 a 1 sobre o Arsenal.

Na frente vamos de Haaland, isso aqui não tem um único sujeito na face da Terra que apostaria contra, ele só não joga se tiver uma lesão muito absurda, então eu espero que a cama onde dormirá hoje à noite, seja a melhor coisa do mundo, temos que cuidar muito bem desse monstrinho. 

Como eu falei no Twitter, eu estou mais preocupado com essa decisão do que a da próxima semana, futebol tem todos aqueles clichês, mas o City já era favorito contra o bicho papão de Liga dos Campeões Real Madrid, imagino contra a Inter será mais ainda. Agora o United é mais time que a Inter e teremos toda aquela mística de clássicos, nós já vencemos o rival por placares com 3 a 0, 4 a 1 quando estávamos por baixo e eles nos venceram nessa temporada por 2 a 1, graças a uma grande ajuda do juiz e um não impedimento, depois desse lance, no mesmo dia um outro bandeira marcou o impedimento no mesmo estilo e vida que segue. Veremos se a equipe conduzida pelo Paul Tierney se comportará bem nesse confronto.

Se o City conquistar a Copa da Inglaterra, a segunda perna da tríplice coroa estará completa e será decidido quem enfrentaremos na Supercopa da Inglaterra em 6 de agosto, seria o outro vice nosso da temporada, Arsenal.

O United está com vários problemas de jogadores, o último foi o brasileiro Antony que ainda é dúvida, mas improvável de jogar. Martinez, Sabitzer, van de Beek e Martial também estarão de fora. Eu estou preocupado com o Casemiro porque além de jogar muito, ele bate bem e os juízes ignoram isso, seja nessa nossa derrota em Old Traffordo ou em jogos da temporada passada na Liga dos Campeões contra o Real Madrid.

Pouco mais de 12 horas para o jogo, acho que terei um sono tranquilo, só quando as escalações forem divulgadas é que a adrenalina deverá correr e muito!