A temporada será aberta na Inglaterra nesse final de semana quando o campeão inglês enfrentará o campeão da Copa da Inglaterra no estádio do Leicester no sábado às 13 horas. E vai começar a contagem regressiva para o técnico Pep Guardiola alcançar uma marca poderosa: tem tudo para se tornar o segundo treinador a comandar o clube e bater a marca dos 1000 gols. Atualmente o único a conseguir foi escocês Les McDowall que treinou o City de 1950 até 1963 e finalizou com 1.049 em 592 jogos. Pep tem 864 gols em 352 partidas.
Então para chegarmos aos mil gols faltam 136 "balanceamento" de redes, em seis temporadas pelo City em apenas duas (2016/17 - 122 gols e 2020/21 - 131 gols) esse número mágico não foi alcançado. A melhor foi a temporada 18/19 com 169, na atual teremos o Erling Haaland, que quem sabe poderá ser o primeiro a marcar mais de 40 gols pelo City numa temporda, qualidade e faro de matador ele tem de sobra, além de ter um exército para municiá-lo a cada jogo.
Aguero é o cara que mais contribuiu para esses 864 com 124, Sterling estava muito perto com 120 e o terceiro colocado era o Gabriel Jesus com 95. O De Bruyne agora é o líder em atividade com 70, mas Mahrez está muito perto com 63, pode ter uma briga aqui, vai depender mais da sede de gols do belga do que de outra coisa, será que vai querer quebrar o recorde dele e do Henry de 20 assistências numa temporada da Premier League?
O clube que mais sofreu gols nessa era Pep foi o Watford com 47, incluindo 6 numa final da Copa da Inglaterra, e o Burnley com 46. Ambos estarão na segunda divisão nessa temporada, então não há garantia de jogarmos contra ele. Arsenal (38) e West Ham (37) que abram seus olhos. Em contrapartida o Wigan foi o único time que nos enfrentou desde 2016 para cá e ainda não sofreu gol, perdemos para eles por 1 a 0 numa Copa da Inglaterra.
Como seria normal mesmo, é no Etihad que marcamos a maior parte dos nossos gols no comando do Guardiola, foram 454, a diferença de dois é por causa de um jogo na Arenas Púskas contra o Borussia Dortmund por causa da pandemia da COVID 19, os dois confrontos foram lá e em um deles fomos os mandantes. O Estádio de Londre já viu 25 gols e Wembley (Copas e partidas contra o Tottenham), 23.
E para finalizar, o City contou com 26 ajudas de nossos adversários: esse é o número de gols contra. O curioso é o Pablo Zabaleta, que jogando pelo West Ham colocou uma bola na rede a nosso favor, "uma vez azul, sempre azul."
Falta pouco, gente, é logo ali no sábado para voltarmos a comemorar muitos gols e quem sabe muitos títulos pelo Manchester City em uma nova temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário