sexta-feira, 29 de julho de 2022

Supercopa da Inglaterra: Manchester City vs Liverpool.

 Vai começar o futebol na Inglaterra! Depois das férias e pré temporada, nesse sábado o Manchester City enfrentará o Liverpool pela Supercopa da Inglaterra, partida que abre oficialmente os trabalhos de futebol no país. O confronto está marcado para começar às 13 horas e terá transmissão dos canais ESPN/StarPlus. E esse ano não será em Wembley, mas o motivo é legal: a final da Euro feminina.

Desde 2011 essa será a sétima vez que o City jogará a Supercopa, com 50% de aproveitamento: 3 títulos e 3 vices. Com Guardiola no comando, será a quarta vez: venceu contra o Chelsea, levou nos pênaltis diante do Liverpool e na temporada passada perdeu para o dono do estádio de amanhã, o Leicester City, esse jogo marcou a estreia do Jack Grealish pelo City, assim como contra o Liverpool, Rodri estreou e poderemos ter até quatro estreias nesse sábado: Ortega, Phillips, Alvarez e a mais aguardada de todas, Erling Haaland.

O norueguês chegou para suprir uma ausência no time, um atacante de referência, não que ele vá ficar paradão na área, ele não é só de esperar a bola chegar não, participa do jogo também. Eu falo que temos uma ausência e não uma deficiência no elenco porque eu acho muito difícil falar em deficiência quando um time marca 99 gols na Premier League, se o City fizesse mais um gol, seria a sexta vez que um time conseguiria tal feito, Chelsea, Liverpool e City, nós em outras 3 oportunidades. Guardiola avisou que ele está ok, então vai para o jogo. O mesmo não se pode dizer do Laporte.

O espanhol teve que realizar uma cirurgia ao final da temporada passada e ainda está em processo de recuperação, é certo que perderá todo o mês de agosto, é ver quando voltará em setembro, enquanto isso vamos para os jogos com três zagueiros, ótimos zagueiros para ser honesto, com Dias, Stones e Aké, temos o Luke Mbete que deverá ser relacionado para os jogos e também temos o Walker para jogar no miolo da zaga em casa de alguma emergência, Pep o colocou por lá no segundo tempo contra o Bayern num último amistoso.

Com a ausência de Laporte por um bom tempo, não há a menor chance de Nathan Aké ser liberado pelo City para negociar com o Chelsea, que parece que perdeu o Jules Koundé para o Barcelona. O Aké chegou a ser opção para o time londrino, teria o City permitido que eles conversassem, mas talvez naquela época não se sabia que o Laporte ficaria de fora, nós só ficamos sabendo da lesão dele quando ele não viajou para o EUA, era sabido que ele jogou os últimos jogos com dores, mas não a ponto de ter que operar.

Como três jogadores se juntaram ao elenco apenas nessa terça feira, acredito que eles deverão começar o jogo do banco. Stones, Gundogan e Foden poderão ser uma das seis substituições para esse jogo, uma a mais que os clubes poderão fazer nas outras partidas da temporada. E também teremos 9 no banco, mas dessa vez não deveremos ter muita gente da base como em 2021 porque não tivemos competição de seleções entre temporadas.

Agora não falta muito para o pontapé da temporada, teremos aquela sequência gostosa de jogos aos finais e meios de semana, algo que o torcedor esperou quase 2 meses para retorno. E espero começar como terminamos a última: levantando mais um troféu.


segunda-feira, 25 de julho de 2022

Pep pronto para bater a marca de mil gols!

 A temporada será aberta na Inglaterra nesse final de semana quando o campeão inglês enfrentará o campeão da Copa da Inglaterra no estádio do Leicester no sábado às 13 horas. E vai começar a contagem regressiva para o técnico Pep Guardiola alcançar uma marca poderosa: tem tudo para se tornar o segundo treinador a comandar o clube e bater a marca dos 1000 gols. Atualmente o único a conseguir foi escocês Les McDowall que treinou o City de 1950 até 1963 e finalizou com 1.049 em 592 jogos. Pep tem 864 gols em 352 partidas.

Então para chegarmos aos mil gols faltam 136 "balanceamento" de redes, em seis temporadas pelo City em apenas duas (2016/17 - 122 gols e 2020/21 - 131 gols) esse número mágico não foi alcançado. A melhor foi a temporada 18/19 com 169, na atual teremos o Erling Haaland, que quem sabe poderá ser o primeiro a marcar mais de 40 gols pelo City numa temporda, qualidade e faro de matador ele tem de sobra, além de ter um exército para municiá-lo a cada jogo.

Aguero é o cara que mais contribuiu para esses 864 com 124, Sterling estava muito perto com 120 e o terceiro colocado era o Gabriel Jesus com 95. O De Bruyne agora é o líder em atividade com 70, mas Mahrez está muito perto com 63, pode ter uma briga aqui, vai depender mais da sede de gols do belga do que de outra coisa, será que vai querer quebrar o recorde dele e do Henry de 20 assistências numa temporada da Premier League?




O clube que mais sofreu gols nessa era Pep foi o Watford com 47, incluindo 6 numa final da Copa da Inglaterra, e o Burnley com 46. Ambos estarão na segunda divisão nessa temporada, então não há garantia de jogarmos contra ele. Arsenal (38) e West Ham (37) que abram seus olhos. Em contrapartida o Wigan foi o único time que nos enfrentou desde 2016 para cá e ainda não sofreu gol, perdemos para eles por 1 a 0 numa Copa da Inglaterra.



Como seria normal mesmo, é no Etihad que marcamos a maior parte dos nossos gols no comando do Guardiola, foram 454, a diferença de dois é por causa de um jogo na Arenas Púskas contra o Borussia Dortmund por causa da pandemia da COVID 19, os dois confrontos foram lá e em um deles fomos os mandantes. O Estádio de Londre já viu 25 gols e Wembley (Copas e partidas contra o Tottenham), 23.



E para finalizar, o City contou com 26 ajudas de nossos adversários: esse é o número de gols contra. O curioso é o Pablo Zabaleta, que jogando pelo West Ham colocou uma bola na rede a nosso favor, "uma vez azul, sempre azul."


Falta pouco, gente, é logo ali no sábado para voltarmos a comemorar muitos gols e quem sabe muitos títulos pelo Manchester City em uma nova temporada.

domingo, 24 de julho de 2022

Haaland deixa o dele na estreia.

 Terminou a pré temporada do Manchester City pelos EUA e o time venceu o Bayern de Munique no estádio do Green Bay Packers por 1 a 0, gol do estreante Erling Haaland. Agora o time já voltou para casa e a equipe deverá se reunir na terça feira para começar a pensar na Supercopa da Inglaterra.

Fonte: Twitter ManCityPt


O jogo foi marcado por uma tempestade de raios que adiou o início da partida e ainda forçou a parada quando a bola já corria, isso aconteceu logo após Haaland marcar o gol, foi quase um gol de ouro. O norueguês aproveitou o cruzamento de Grealish, o melhor em campo, para entrar de carrinho e marcar mais uma vez contra o time bávaro. Mais importante que o gol foi ver como ele ajudava na pressão na saída de bola do adversário, Neuer não teve vida fácil para sair com os pés, teve até que bicar.

Por causa da parada por causa da chuva, os realizadores da partida acharam melhor ter dois tempos de 40 minutos e intervalo de apenas 5, muito possivelmente para não atrapalhar a grade de programação de quem comprou os direitos. Na volta desse mini intervalo, Haaland foi a única alteração do City e Julian Álvarez entrou no seu lugar, o argentino mostrou a mesma disposição de marcar em cima, não deixar os jogadores do Bayern respirarem.

Rúben Dias, que esteve doente nos últimos dias, saiu no meio do segundo tempo e a opção foi pela entrada do Walker na defesa. Cancelo continuou na direita e o Joshua Wilson-Esbrand foi muito bem na esquerda, recebeu muitos elogios do Guardiola que espera que ele fique livre das contusões para poder ter chance no time, como o City ainda não fechou com nenhum lateral esquerdo, talvez o jovem possa ganhar umas oportunidades no banco nas primeiras partidas do City.

Guardiola não deu muita chance para a base nesse jogo, Palmer entrou no decorrer da segunda etapa e nos minutos finais o Rico Lewis, que joga nas duas laterais, mais forte na direita, entrou também e em jogada muito rápida e inteligente do Palmer, Lewis driblou três na área do Bayern e meteu uma bomba na trave. Ficou pouco tempo em campo para analisarmos e é difícil para ele com 17 anos lutar por vaga até no banco para essa temporada e a próxima, mas tomara que evolua e se torne opção para o futuro.

Na terça o pessoal que estava nos EUA se juntará com os três atletas que viajaram com o sub 23 para a Croácia (Stones, Gundogan e Foden), não sei se o Laporte estará liberado para treinar, ele ficou em Manchester e pouco se foi falado sobre ele nesse período. Agora o foco é sábado às 13 diante do Liverpool.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Manchester City vs Bayern de Munique

 No seu segundo e último amistoso antes de voltar para a Inglaterra, o Manchester City enfrentará nesse sábado o Bayern de Munique no lendário estádio Lambeau Field, em Green Bay no estado do Wisconsin nos EUA. O dono do lugar é o famoso time de futebol americano Green Bay Packers e aparentemente será a primeira vez que uma partida do futebol de gente será jogado por lá. A partida começará às 20 horas e terá transmissão dos canais ESPN e StarPlus.

Não posso falar nada do primeiro jogo, o contra o América do México, porque só vi os melhores momentos e o pessoal do City parece ter se esforçado para colocar sete minutos de vídeo. Não tivemos Haaland em campo nessa partida, apesar dele estar nos treinamentos, há a expectativa que ele esteja amanhã, assim como Rúben Dias que postou uma foto fazendo exercícios rotineiros. Eu não espero muito desse jogo não, ainda mais que a partida pode ser jogada numa temperatura acima dos 30 graus, algo que temos que ficar de olho para o jogo da Supercopa na semana que vem, Londres tem tido recordes de temperaturas altas nesse verão.

Hoje foi anunciado a transferência de Oleksandr Zinchenko para o Arsenal por £ 30 mais variáveis, o ucraniano é o quarto jogador do elenco principal a deixar o City nessa janela: Fernandinho, Sterling e Gabriel Jesus. Pep estava fazendo uma revolução no time mesmo, mais uma, porque já chegaram 3 novos e ainda o Marc Cucurella poderia chegar para lateral esquerda, a negociação está difícil aqui já que o Brighton quer um valor que o City acha muito acima do que o jogador vale, Cucurella gostaria de se juntar ao City, se não acontecer outros nomes já foram especulados por enquanto vamos de Cancelo e o jovem Joshua Wilson-Esbrand na esquerda. De qualquer jeito, boa sorte Zinchenko e será muito bem vindo ao Etihad, como os demais.

Enquanto isso na Croácia o City sub 23 juntamente com Stones, Gundongan e Foden vai se preparando e nada é reportado pelo City. Eu me lembro que no passado faziam pequenas matérias com os jovens da base que estavam nessa pré temporada, acho estranho o clube não gastar uma linha sobre esse assunto.

Eu acho que tinha mais alguma coisa para falar do City só que esqueci, eu tenho que começar a fazer uma lista. De qualquer jeito,a té amanhã e bom jogo!


terça-feira, 19 de julho de 2022

Manchester City Vs América do México

 Nessa quarta feira o Manchester City entrará em campo pela primeira vez na nova temporada, fará um amistoso com o América do México em Houston nos Estados Unidos. A partida começará às 21:30 e terá transmissão dos canais ESPN e do Starplus.

Teremos muitas novidades para esse jogo, a mais aguardada é a estreia do Erling Haaland, contratação para ser nosso ponto de referência no ataque, com a quantidade de jogadores para fornecer bons passes para ele, tenho a esperança que fará muitos gols, quem sabe bata a marca de quarenta gols numa temporada, nenhum jogador do City conseguiu isso. Júlian Álvarez, Kalvin Phillips e Stefan Ortega também fará suas estreias, ainda que não oficiais, pelo clube.

Para esse jogo usaremos o nosso segundo uniforme, algo bem feio por ser vermelho e preto (combinação lastimável né?...rs) com as listras em diagonal e a parte de trás em preto. É uma homenagem para quando nos anos 60 resolvemos homenagear o Milan e conseguimos algum sucesso.

Algumas informações administrativas: o João Cancelo passou a usar a camisa número 7, não mais a 27, com a saída do Sterling, é uma homenagem a mãe que nasceu nesse dia. Rúben Dias não foi visto no treino de hoje e com Laporte e Stones não viajaram, pode ser que Aké faça a dupla de zaga com o Mbete, é um amistoso, então já era bem esperado de ser uma dupla bem alternativa. Zack Steffen passará uma temporada emprestado ao Middlesbrough, ele quer estar em forma para a Copa do Mundo.

Zinchenko é mais um jogador que deixará o City nessa temporada, ele já foi se despediu dos companheiros e irá se encontrar em Orlando com o Arsenal. Todos os acordos estão ok, falta apenas exames físicos para o jogador que chegou por £ 1.7 m sair do City por £ 30 mais variáveis.

sábado, 16 de julho de 2022

Mahrez assina extensão e City "vai para o Oeste".

 Na sexta feira o jogador com o melhor domínio no futebol mundial assinou uma extensão de contrato de dois anos com o Manchester City. O argelino Riyad Mahrez de 31 anos ficará até 2025 no clube e nos ajudará na conquista de mais títulos, com a chegada de Haaland ele pode diminuir o número de gols marcados, mas com certeza estará pronto para fornecer passes para gols.

Mahrez chegou em 2018 vindo do Leicester e, como todo jogador novo no clube, demorou uma temporada para se entrosar perfeitamente e entender o funcionamento dos times armados pelo Guardiola, agora é uma peça fundamental. Mahrez é o terceiro jogador do City que confirma uma extensão contratual, antes dele tivemos Carson (até 2023) e Rodri (2027), jogadores da base como Luke Mbete (2027) e James Trafford (2027) também assumiram compromissos por mais tempo como o City.

Foden, com contrato até 2024, e Gundogan, 2023, seriam os próximos, o inglês é bem mais fácil para assinar, já o nosso camisa 8 entra no seu último ano de contrato e pode a partir de janeiro assinar com qualquer clube. Com 31 anos é nesse hora que os jogadores gostam de pensar num contrato mais longo, possivelmente o último bom antes do final da carreira, vejamos como jogador e clube conversarão sobre esse assunto.

Nathan Aké continuará no City, apesar de ter chegado a um acordo com o Chelsea. O problema foi que os valores de transferência  não eram o quê o nosso clube gostaria de receber, então o assunto morreu. Aké não ficou triste em ficar não, sabe que é bem visto pelos seus companheiros e técnico, ele não tentou forçar a transferência. Quem pode sair ainda é Oleksandr Zinchenko, esse para o Arsenal. Houve o acordo entre os dois clubes, o quê falta é jogador e Arsenal chegarem ao denominador comum, por enquanto o ucraniano viaja com o clube, agora é acompanhar os próximos dias. 

Marc Cucurella é o alvo do City para a lateral esquerda mesmo quando Zinchenko ainda não tinha previsão de sair. O negócio com o Brighton ainda não morreu e se espera que os clubes voltem a mesa de negociação na próxima semana, o espanhol não está fazendo corpo mole e treina normalmente com seu atual clube na preparação para os próximos campeonatos.

O City viajou para os EUA com 26 jogadores no elenco e teve um convidado especial: Pablo Zabaleta estava no vôo que levou o time para sua pré temporada em terras americanas. Temos quatro ausências importantes nessa viagem: Laporte, Stones, Foden e Gundogan e três por motivos para me deixar bem puto da vida. Vamos lá.

Laporte seria problemas físicos e por isso ele ficará em casa para realizar os tratamentos, como a previsão de recuperação deve ser mais longa que o tempo de estada nos EUA, parece que o melhor é ficar em casa. Stones, Gundogan e Foden, farão pré temporada com o time sub 23 em algum lugar da Europa, não atenderam os critérios para entrar nos EUA e a especulação é a falta de vacinação para COVID.

No caso do Gundogan foi noticiado que ele não tomou a segunda dose porque em junho ficou com COVID e não pode tomar. Com todo respeito, eu já estou na quarta dose, essa história não cola comigo, já tinha tempo para ter tomado a segunda dose, sendo que ele sofreu com a doença e ficou mal (oficialmente testou positivo duas vezes já), estranho não querer tomar. Quanto a Stones e Foden só especulação sobre não ter tomado vacina. Se eles forem "anti-vaxxers", eles são idiotas sim. Vacina é um acordo coletivo da sociedade, há pessoas que não podem tomar e por isso precisamos protegê-las.

Voltando ao assunto que eu prefiro que é campo, com a ausência de quatro jogadores, alguns atletas da base ganharam milhas com essa tour pelos EUA: Liam Delap, Kayky, Luke Mbete, Cole Palmer, James McAtee, Joshua Wilson-Esbrand, Oscar Bobb, Rico Lewis, Finley Bunrs e Ben Knight. Desse pessoal só o Bobb e Rico Lewis (lateral que pode jogar nas duas laterais, sendo a direita a sua mais forte) nunca jogaram profissional pelo City, o Bobb ficou no banco em um ou outro jogo, mas não entrou. Sam Edozie esteve nos treinamentos em Manchester, só que o seu destino deve ser o Bayer Leverkussen mesmo já que não estava no avião.

Na expectativa de ver o Wilsn-Esbrand, gostei do único jogo que vi dele pelo time principal pela Copa da Liga, com essa indefinição na lateral esquerda, ele vai ganhar alguns minutos em campo nos dois jogos do City.

Dá uma passada nos jogadores da base emprestados nessa temporada: Taylor Harwood-Bellis (zag) para o Bunrley na segunda divisão, James Trafford (gol) retornou ao Bolton na terceira divisão, Tommy Doyle (meia), Sheffield United na segunda, Callum Doyle (zag) no Coventry City, segunda divisão e o Lewis Fiorini também na segunda divisão, pelo Blackpool. Acho que nenhum deles terá futuro no City, mas podem ter carreiras em clubes que lutam para subir para a primeira divisão.

Faltam 4 dias para o jogo contra o América do México! E o jogo estará na ESPN e Starplus!


quinta-feira, 14 de julho de 2022

Sterling não é mais jogador do City.

 Após sete temporadas no Manchester City, Raheem Sterling deu adeus ao clube e se tornou jogador do Chelsea nessa quarta feira. A transferência do décimo primeiro maior goleador do City foi no valor de £ 47.5 milhões e foi um acordo tranquilo entre todas as partes, não houve discussão e o jogador continuará sua carreira em Londres.

Sterling chegou em 2015/16 do Liverpool numa transferência recorde de £ 44 milhões com potencial de adicionar mais £ 5 m e foi ofendido pela torcida do Liverpool, chamado de traidor porque queria ir para um time que lutasse por títulos e os ganhasse também. E isso aconteceu muito, foram 11 troféus nesse seu tempo com a gente, sendo quatro Premier Leagues e seu último jogo pelo clube foi ajudando em levantar mais uma taça, ao ser o responsável pelo cruzamento do gol do Gundogan que iniciou a virada diante do Aston Villa.

Teve muito mais altos do que baixo quando jogou pela gente, tenho certeza que sairá de cabeça erguida do City, escreveu um pelo texto de despedida e não sofrerá abusos quando voltar o Etihad, eu acho que a torcida baterá palmas tanto para ele quanto para o Gabriel quando seus nomes forem anunciados pelo locutor do estádio, durante o jogo podem até receber vaias, isso é do jogo, mas nenhum dos dois será chamado de traidor.

Em outras notícias, os jogadores voltaram aos treinamentos essa semana e é tudo alegria com o sol em Manchester. Kalvin Phillips, que não esteve na apresentação dos novos contratados por motivo de doença, esteve presente nesse início de preparação dos jogadores. Essa semana ainda vamos viajar para os EUA para os dois jogos de pré temporada.

E em melhores notícias possíveis, Rodri assinou uma extensão de contrato e ficará em Manchester até 2027, quando terá 31 anos, ou seja, vamos pegar, na teoria, a melhor fase de um jogador: um cara experiente e com preparo físico para acompanhar o jogo. A cada temporada ele cresce mais, imagino que mostro ele estará nessa agora.

sábado, 9 de julho de 2022

Dia de apresentação.

 O Manchester City programou para esse domingo um evento para apresentar ao seu torcedor as suas quatro (até agora) contratações. Para que não puder ir para Manchester, terá transmissão pelos canais do clube, incluindo Facebook e Youtbe, começará a partir das 9:40 e às 10 cada jogador será chamado individualmente ao palco, acredito que o goleiro reserva Stefan Ortega seja o primeiro e o clima, o gran finale deverá acontecer com Erling Haaland.

Todos os novos jogadores já tem seus números para os campeonatos, Haaland confirmou o seu hoje: Ortega será o 18, Phillips o número 4, Álvarez ficará com a 19, última vez usada por Lerou Sané e a grande contratação usará a camisa de atacante matador mesmo, o norueguês jogará com a camisa 9, que até a última temporada era do Gabriel Jesus. Achei que o clube e ele iriam anunciar só amanhã no evento, mas durante a semana já Haaland já aparecia em fotos com torcedores segurando sua camisa com o número 9.

Dois jogadores podem se despedir e ir para o Chelsea nas próximas semanas: Sterling e Aké. O inglês está bem próximo, tudo já estaria acertado com valor de transferência na casa de £ 45 -50 milhões. A negociação do holandês pode ser um pouco mais demorada porque talvez seja possível que o City só o libera se encontrar alguém para recompor o elenco, falam do Jules Koundé do Sevilha, dele se fala há tempos no nosso time. Sei lá, me parece difícil.

Negociações para a contratação do Marc Cucurella continuam e o Brighton ainda ofereceu um novo contrato para o jogador. O quê esfriou foi a saída do Zinchenko, não vejo mais especulação ou notícia alguma sobre isso.

Na segunda os jogadores voltarão aos treinamentos e viajarão para os EUA apenas no final dessa semana, por lá fora dois amistosos, contra América do México e Bayern. Alguns jogadores da base foram confirmados nessa viagem: Mbete, Kaiky, McAtee e Delap. Acho que mais uns 3 ou 4 estarão nesse avião, assim o clube terá uns 25 jogadores no elenco.

A temporada está prestes a começar!

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Sterling perto do adeus.

 A passagem de Raheem Sterling pelo Manchester City deve terminar em alguns dias. Inúmeros jornalistas avisam que as três partes chegaram num acordo para transferência: jogador, City e Chelsea. Nosso camisa 7 deve ser a primeira contratação de impacto do time de Londres após a chegada do novo proprietário, o americano Todd Boehly (que pelo visto deve ser bem limpinho, tu não vai a empresa analisando seu dinheiro).

O Manchester City até tinha interesse em manter Sterling no elenco, não há problema dele com ninguém no clube seja técnico, companheiros ou diretoria, o motivo de sua saída seria tempo de jogo. Realmente o número de minutos em campo, por exemplo, tem reduzido nas últimas três temporadas quando se compara a sua temporada em que ficou mais tempo em campo, 2018/19. Em 2019/20 a queda foi irrelevante, mas nas duas seguintes já começou ser algo mais significativo, sendo que o número de partidas não caiu tanto assim para pensar que poderia ter sido lesões ou suspensões, ele apenas passou a não ser a primeira opção do Guardiola.


Não tenho problema algum com o Sterling, xinguei os gols perdidos por ele no momento do jogo, coisa que eu acho normal, depois do jogo de cabeça fria, continuar a ofender o jogador eu acho uma imensa cretinice. Também que comemorei muitos pontos e vitórias que ele nos deu: Southampton em casa, Bournemouth fora. 

Os valores de transferência seriam algo na região do Gabriel para o Arsenal, £ 45 milhões mais variáveis e ambos estavam no seu último ano de contrato. A ver se algum jogador será contratado agora para ser o "substituto" do Sterling ou Guardiola poderá usar o Alvarez pelo lado de campo, não espero que ele seja colocado apenas como nove, vai flutuar nas três posições, e o Palmer terá mais oportunidade, isso é certeza absoluta.

Romeo Lavia deixou o City em direção ao sul da Inglaterra, se juntará ao goleiro Gavin Bazunu no Southampton, os dois foram em definitivos. Lavia jogou apenas duas vezes pelo City, apenas uma partida de Copa da Inglaterra e outra da Liga Inglesa. O clube aproveitou para ganhar um dinheiro com a sua base, Lavia rendeu £ 10.5 m fixo mais 3.5 de variáveis e 20% de uma transferência futura, Bazunu foi £ 12 m fixo e poderá chegar a 15 com as variáveis. Quase £ 25 m garantido por dois jogadores que somados jogaram menos de 100 minutos pelo clube, a base serve tanto para o time de cima como formar jogadores que trarão receitas com transferências.

A Euro feminina começou hoje e quatro jogadoras do City estiveram em campo na vitória da Inglaterra sobre a Áustria por 1 a 0: Lauren Hemp, Ellie White, Keira Walsh (cada vez mais admirado com o domínio do meio de campo dela) e Chloe Kelly entrou no segundo tempo. O torneio continua até a final em 31 de julho em Wembley.

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Um chega, três se vão.

Histórias começam e histórias terminam todo os dias e hoje no Manchester City, um ciclo se iniciou e outro se fechou. O clube pode confirmar hoje a chegada de Kalvin Phillips vindo do Leeds e a transferência de Gabriel Jesus para o Arsenal.

O brasileiro chegou na metade da temporada 2016/17 vindo do Palmeiras e caiu nas graças da torcida muito rapidamente, o estilo de jogo do Guardiola que pedia para que os seus atacantes pressionassem a saída de bola era atendido por ele. Contratado para ser mais um atacante, ele deixa o clube com 95 gols, por pouco não é o décimo oitavo jogador na nossa história a passar da marca centenária. começou com a camisa 33 e mudou ao longo da sua trajetória no clube para a 9, número ligado a um atacante matador. Apesar dessa escolha, eu acho que ele rendeu muito melhor jogando como um jogador de ponta, como no começo da temporada que ele foi o garçom do time. Sai de Manchester com quatro conquistas da Premier League e com o objetivo de ajudar ao Arsenal a mudar de patamar, voltará ao Etihad no final de abril de 2023 quando será muito bem recebido. Boa Sorte, Gabriel e tomará que consiga garantir um lugar na próxima Copa do Mundo.

Após o anúncio da saída do Gabriel, foi a vez do City liberar a informação que chegou uma nova contratação para essa temporada, a quarta: Kalvin Phillips. O jogador de meio de campo de 26 se tornou oficialmente parte do elenco hoje e já tem até número para ele, será o camisa 4, o último a usar foi o grande capitão Vincent Kompany. Phillips não chegará para ser titular, nesse primeiro momento será jogar de elenco e tem que aproveitar os treinos para entender como o treinador quer que ele jogue e ver a atuação do Rodri, que teve uma primeira temporada bem conturbada, aqui mais por causa da confusão que foi nosso elenco em 2019/20, mas depois só cresceu e cresceu. Phillips já aprendeu com o Marcelo Bielsa no Leeds, agora é a vez de dar mais um passo para frente liderado pelo Guardiola.

Também tivemos duas movimentações de menores impactos hoje: Darko Gyabi foi para o Leeds em definitivo e o Tommy Doyle jogará a segunda divisão emprestado ao Sheffield United. Mais um empréstimo para o Doyle, poucas chances dele ser usado pelo clube no futuro, apesar da pouca idade.

Romeo Lavia está muito perto de ir para o Southampton em definitivo, mas o City inseriu uma cláusula de recontratação por £ 40 milhões. Sam Edozie poderá ir para o Bayer Leverkusen na Alemanha, com valor de transferência sendo de uns £ 10 milhões.

E nos próximos dias o destino de Sterling pode ser selado, há muita informação de que o atacante poderá jogar no Chelsea na temporada, pelo o quê eu li até o momento as chances dessa transferência acontecer é muito alta. E lá ele receberia um aumento salarial, o quê o deixaria na mesma faixa do De Bruyne no City. A conferir.

Domingo, dia 10, apresentação das 4 novas contratações para essa temporada: Haaland, Alvarez, que parece que já se despediu do River, o goleiro Ortega e Phillips. Deve ser nesse time que virá a confirmação da camisa 9 para o norueguês.

Já tem data o primeiro jogo do City na Liga dos Campeões feminina: enfrentará no estádio Alfredo di Stefanio o Tomiris-Turan do Cazaquistão no dia 18 de agosto às 16 horas, o vencedor pegará o vencedor de Real Madrid e Sturm Graz da Austria. O campeão desse mini tornio avança para a segunda fase, é bem perigoso esse modelo, podemos ficar de fora da fase de grupos pela segunda temporada seguida, tem muito pouco tempo entre a final da EURO e esses jogos tão importantes.

sábado, 2 de julho de 2022

Notícias Manchester City - 02.07.2022

 Mais uma vez sumido, mas isso está com os dias contados afinal já temos a data para o elenco do Manchester City se reapresentar para começar os treinamentos para a próxima temporada. Na segunda feira dia 04 de julho é o dia de todo mundo se aparecer no centro de treinamento, a não ser se você for um jogador que tenha permissão para negociar uma transferência, aí até ter o resultado final dessa negociação, você não será visto na pré temporada.

Nesse caso temos o Sterling, que pode ser contratado pelo Chelsea de Thomas Tuchel, muitos jornalistas estão confiantes que o desfecho será dele indo para Londres com uma transferência de 45 milhões de libras mais variáveis. O Chelsea também poderia ser o destino do Nathan Aké, aqui me parece que o City estaria menos inclinado a ceder essa transferência, o Newcastle chegou a oferecer £ 50 milhões no meio da temporada passada e não aconteceu, a saída do holandês precisaria de resposição, algo que não parece essencial com a saída do Sterling pois trouxemos Haaland e Alvarez para o ataque. Não dá para confiar que o Guardiola usará o Luke Mbete, com contrato renovado até 2027, como quarta opção e o Taylor Harwood Bellis acabou de ser emprestado ao Burnley por uma temporada, Callum Doyle, que passou uma temporada no Sunderland e foi campeão europeu sub 19 junto com Liam Delap pela Inglaterra, é outro que deverá ser emprestado.

No domingo dia 10 será o dia da apresentação aos torcedores das três contratações feitas até agora pelo clube: Haaland, Alvarez e o goleiro alemão de 29 anos, Stefan Ortega, esse chegou com um contrato de 3 anos e indica que o Zack Steffen deixará o City nessa temporada, não se sabe se por empréstimo ou em definitivo. Por causa da Copa do Mundo, ele queria mais tempo de jogo, então a saída do City é mais que normal, a especulação mais forte no momento é uma ida por empréstimo para o Middlesbrough da segunda divisão. Ortega chega do Arminia Bielefeld da Alemanha sem custo e usará a camisa 18, por lá lutava contra o rebaixamento e não conseguiu evitar na última temporada, a sua estreia pelo City só deverá acontecer em novembro no nosso primeiro jogo da Copa da Liga.

Nessa apresentação do dia 10 poderemos ver mais um jogador, o Kalvin Phillips já fez exames médicos pelo City, inclusive usava um casaco da nova linha do clube, mas nem Leeds nem City ainda confirmaram a transferência, mas não precisamos nos preocupar porque não tem nenhum clube querendo atravessar o negócio, o jogador teria recebido propostas de outros times, sua intenção era mesmo se juntar ao City de Guardiola, ele sabe que com o nosso técnico ele pode crescer muito. No começo ele não será a primeira opção, tem que ter consciência disso porque para tirar a vaga de titular do Rodri você tem que fazer três milagres, no mínimo, por jogo.

Julian Alvarez tem até mais dois jogos para fazer pelo River, um amanhã pelo campeonato e outro na quarta pela Libertadores, não sei qual é o combinado entre os times, mas no final de semana que vem ele já estará em Manchester, isso é certo.

Os jogadores farão os exames e primeiros treinos em Manchester e na semana que vem mesmo viajarão para os EUA para os dois amistosos de pré temporada, que dessa vez não deverá dar muita chance para jogadores da base já que os profissionais não tiveram competições pesadas entre temporadas, depois dos jogos das seleções, eles puderam descansar por quase uns 30 dias, essa semana a mais que o City deu em relação a alguns clubes poderá fazer a diferença lá na frente. Alguns dos nossos atletas já largaram a esbórnia e começaram a treinar por conta própria, como Rúben Dias, Haaland e Grealish, esse aqui aproveitou as férias, como tem que ser.

Depois de quase 10 anos essa será a primeira temporada sem o Fernandinho no City, o jogador deixou o clube ao final do seu contrato, assinou com o Athletico, voltou para casa, e como último ato em Manchester, lançou um filme dos seus últimos momentos no City, esse filme está disponível no canal de TV do clube e para ver precisa assinar.

Jogadores que deverão sair do City em definitivo que nunca jogaram pelo clube: Ko Itakura vai para o Borussia Monchengladbach, Issa Kabore tem vários clubes interessados e como há limite para emprestar jogadores acima de 21 anos e não formados em casa, 8 o número, o clube se tiver oportunidade vai vender. CJ Egan- Riley não teve seu contrato renovado e foi para o Burnley, por causa da legislação inglesa o City receberá uma compensação que poderá chegar ao máximo de 1 milhão por causa de variáveis mais 30% de uma venda futura. Para finalizar, Leeds deve anunciar nos próximos dias a chegada de Darko Gyabi, algo em torno de 5 milhões, com negociação separarada em relação a chegada do Phillips no City.

Pouco mais de uma seman, gente! 2022/23 é logo ali!