quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Balanço Financeiro Manchester City 2013/14

Mais um balanço financeiro foi liberado pelo Manchester City, que compreende o período de 01 de junho de 2013 até 31 de maio de 2104, e ele mostra melhoras em suas receitas (aumento de 28%) e uma estabilização das despesas do clube, aumento de 0,2% em relação ao relatório anterior. Nesse post levantarei algumas das contas, o nosso desempenho no ranking anual da consultoria Deloitte e tentar fazer uma projeção para o relatório seguinte.

Eu tive acesso aos últimos cinco balanços divulgados pelo City e em todos eles o clube teve prejuízo, um total desde 2008/09 até 2103/14 de £ 583.760.000,00. Mas nos últimos três anos os valores do time no vermelho (essa cor não é legal no campo nem no balanço) reduziram drasticamente. A diretoria sempre deixa claro nos comentários desses relatórios que a intenção era um gasto grande no começo para poder se equiparar aos times que dominavam na Inglaterra, para numa próxima fase manter o gasto controlado. Para quem leu esse novo relatório agora o foco da diretoria é a Academia de Futebol do City (CFA em Inglês), que começou a funcionar após a divulgação do balanço.



Basicamente as receitas do clube se dividem em 4 contas e elas não levam em consideração venda de contratos de jogadores para outros clubes: Matchday (tudo relacionado ao dia do jogo), direitos de transmissão, comercial e uma conta genérica. As três primeiras compreendem a maior parte da arrecadação do clube e são usadas pela Deloitte para fazer seu ranking. A última é uma conta bem mandrake que falarei dela mais tarde.

Em relação a 2012/13, o City teve aumento em todas as três contas. A arrecadação com o dia do jogo foi favorecida com a realização de mais jogos no Etihad do que na temporada anterior. Fora as 19 partidas constantes da Premier League, o City jogou em Manchester três vezes contra apenas uma na Copa da Liga Inglesa na comparação entre temporadas, quatro contra três na Copa da Inglaterra e um jogo das oitavas da Liga dos Campeões diante do Barcelona (dejà vu). Foram quase oito milhões de libras a mais por causa 4 jogos e por uma média maior nos jogos em casa pelo campeonato inglês (47.166 x 45.781). Enquanto a expansão não termina, esses valores só deverão aumentar com avanços do City nas Copas e na Liga dos Campeões.

A primeira temporada de Manuel Pellegrini viu o time alcançar as oitavas de final da Liga dos Campeões pela primeira vez. Além de ser um bom resultado no âmbito esportivo, o clube faturou um valor extra de premiação da UEFA( 3.5 milhões de euros) por ter jogado as oitavas. E soma-se a isso o fato do time vencer cinco jogos na fase de classificação contra três empates na temporada anterior. Os valores pagos por vitórias e empates estão em euros e serão mencionados apenas por curiosidade porque não tenho o valor de conversão: vitória igual a 1 milhão de euros e empate, 500 mil. Na derrota o clube fica chupando o dedo.

O valor de premiação do City recebido da UEFA foi, em 2013/14, de £ 31.329.000 contra £ 24.144.000 em 2012/13. Como nessa conta o valor chega em euros para o clube, ele receberia no seu caixa em libras e esse valor depende da cotação do dia. Pessoalmente eu procurei a taxa de conversão para os últimos dias de maio de 2013 e 14 e não bate com a taxa que eu calculei utilizando os relatórios do clube e de distribuição da UEFA com a base de informação. Acho isso importante porque teria uma maior precisão nas contas. C'est la vie.

Agora a receita que cresceu com vontade foi o dinheiro da TV inglesa. O Manchester City recebeu quase £ 102 milhões dos direitos de transmissão, sendo £ 96.5 milhões pelos critérios de divisões da Premier League. Só com o valor do campeonato inglês, aumento em mais de 66% (£58.1 milhões recebidos em 2012/13). Esse foi o primeiro ano do triênio dos direitos de TV para transmissão no Reino Unido e para o próximo triênio, inicia-se em 2016/17, os direitos já foram vendidos e, mais uma vez, por valores recordes. Daqui a três balanços veremos essa conta dar um salto monstruoso como esse último.

No aspecto comercial a diretoria correu atrás de novos patrocínios e as vendas de produtos do time aumentam quando o time é campeão e está na mídia. Eu noto isso no dia a dia quando ando nas ruas e vejo pessoas usando a camisa do City. Há três, quatro ou cinco anos era muito raro ver a nossa linda camisa na rua. O valor da área comercial subiu de £ 142.991 para £ 165.816 milhões. Para mim, talvez essa seja a conta que o clube poderá ter mais ganho nas próximas temporadas. Novos acordos com fornecedores, já li sobre uma possível mudança de novo do estádio, isso parecia especulação, mas vai que a diretoria consiga trocar por um mais vantajoso financeiramente para o clube.

Se somarmos essas três contas a receita do clube foi de £ 346 milhões enquanto em 2012/13 ficou em "apenas" £ 271 milhões. Foi a primeira vez na história do clube que a marca de £ 300 milhões foi ultrapassada. Agora, será possível passar os £ 400 milhões antes da entrada do novo dinheiro da TV inglesa? Vai ser um trabalho árduo para a diretoria e para comissão técnica e jogadores porque um time vencedor em campo traz consigo novos torcedores que gastarão mais em produtos do City. E quero deixar claro, se o City perder tudo, for para quinta divisão, muitos irão embora da mesmo forma que chegaram, mas dou certeza que eu ainda vou seguir o time, em que divisão estiver.



Sempre falam que o City era um time pobre e que só com a chegada do dinheiro árabe o time ficou rico. Isso é meia verdade. Mudamos de patamar mesmo com a aquisição, mas se olharmos os rankings da Deloitte disponíveis, dos seis anos antes de 2008/09, em quatro o time estava entre os 20 mais ricos.

O time parecia ser mal gerenciado porque tinha receita que o garantia entrar no ranking com frequência. Com uma administração mais profissional, nada comparada com os anteriores, a receita multiplicou por 5 vezes.

Acima eu falei que queria falar sobre aquela conta mandrake. E por que eu chamo assim essa conta? Simples, porque é genérica, pode ser usada para colocar qualquer receita e uma das receitas lançadas nela chamou a atenção da UEFA por achar que o City teria achado uma brecha na regulamentação do Fair Play Financeiro (FPF). Nela se contabilizou a venda de direitos intelectuais,de design e know-how do time para times do mesmo grupo, como o time feminino, o NYCFC e o Melbourne City.

Em 2010/11 não havia essa conta porque o time não time esses afiliados ainda. Em 2011/12 aparece pela primeira vez no valor de £ 12.8 milhões como venda de direitos para uma empresa de Abu Dhabi. Em 2012/13, no primeiro ano que a UEFA puniria os clubes que não estivessem adequados dentro de suas regras, o valor pula para £ 47.728 milhões, grande parte é de vendas de direitos intelectuais para partes relacionadas (?), £ 22.453 milhões, e para terceiros, £ 24.500 milhões. Nesse último balanço nessa conta só vemos £ 1.775 milhões, que não tem explicação alguma. Por que será que quase £ 50 milhões "sumiram" do balanço? O City vendeu em uma única cota, não parcelou?

É meu time, amo muito ele, mas que é estranho é. Não vou segui-lo como um dogma, acho importante nos questionar ocasionalmente sobre tudo para depois não ficarmos com cara de trouxas se der merda mais lá para frente. Eu não sei nada de contabilidade ou negociação de vendas de direitos intelectuais, pode ser a coisa mais natural para quem entende do riscado, mas para mim, hoje, é estranho.

Agora para falar de despesa, a primeira observação muito importante a se fazer nessa conta é o valor da multa imposta pela UEFA porque o Manchester City não estava dentro das regras do FPF. O valor da multa foi de 60 milhões de euros e a conversão transformou, em aproximadamente, £ 49 milhões. O acordo entre o City e entidade fez o clube perder um terço do valor total e o restante seria devolvido ou não cobrado ao clube, não saberia dizer ao certo, se no próximo período de apuração do FPF o Man City estivesse dentro das normas.

Esse um terço representa £ 16.260 milhões e já foi lançado nesse balanço divulgado, ou seja, caso não tivesse essa multa o valor do prejuízo do City seria de £ 6.669 milhões. Na moral para quem há três anos apresentou um prejuízo de £ 197 milhões, esse valor é irrisório, é dinheiro de bolso, mas não do meu bolso, do bolso de vocês aí.

Uma das contas que favoreceu para essa queda nas despesas foi de funcionários do clube. Em um ano o número total de empregados caiu em 30%. Não sei se era funcionários efetivos ou temporários, mas eram 449, foi para 314, isso inclui todos dos relacionados ao futebol. É algo que me deixa preocupado, já fui demitido e não é legal não. Mas falando em valores de gasto, o montante gasto com salários, seguridade social e pensões foi na mesma direção do número de empregados: de £ 233 milhões para £ 205 milhões.

Outras contas parecem genéricas para mim, como a "other external charges" (£ 58 milhões) e outras que eu não saberia explicar e o clube não fornece muita informação para eu tentar chegar a esse valor. Falo da conta Amortização dos Contratos de Jogador. Eu já li uma vez sobre isso: você pegaria o valor gasto com o jogador dividiria pelos anos de contrato e a cada ano esse valor seria diminuído nas suas despesas. Se é isso mesmo, eu não tenho a menor ideia. O que eu sei é que esse valor está se reduzindo ano a ano, talvez seja a nova política de salário menor mais bonificação implantada pelo Ferran Soriano. Faria sentido.

No final de cada balanço o clube cita as transferências de jogadores feitas para a temporada seguinte, por exemplo no balanço de 2013/14 fala-se dos jogadores que chegaram ou saíram para 2014/15. E desde 2009/10 o saldo é negativo. Diz que jogadores chegaram e quais foram embora, no último relatório o tem o nome do Javi Garcia indo para o Shaktar. Acho que alguém no City entende que Rússia e Ucrânia são a mesma coisa, tem uma guerra lá que diz diferente, apesar do dono do Shaktar ser pró Moscou, mas isso é outra história.



O balanço financeiro mostra um clube com as contas mais equilibradas e muito perto de ficar no zero a zero e até chegar a ter lucro nos próximos anos. Aparentemente estaremos dentro de todas as regras do FPF e a UEFA irá criar novos métodos de impedir a mudança do Status Quo da Liga dos Campeões. Hoje eu vi que o Platini e o presidente do PSG sentaram lado a lado na partida contra o Chelsea. Será que o presidente da UEFA já viu um jogo do City do lado da nossa diretoria?

Ranking Deloitte

Como eu expliquei acima, o ranking da Deloitte considera aquelas três contas que foram mostradas e o Manchester City se manteve na sexta posição em relação ao último e dobrou sua vantagem frente ao sétimo colocado Chelsea, era de £ 11 milhões passou para £ 22 milhões. A não ser que o Chelsea tire um coelho da cartola, não perderemos essa posição. E também acho difícil entra no top cinco.

O PSG tem uma diferença em libras de 50 milhões a seu favor. Na hora que se converte para euros, o valor se torna para 60 milhões de euros. Para fazer essa conversão a Deloitte usou a taxa de 30/06/2014 onde uma libra comprava 1,19 euros e no momento temos um cenário de valorização da libra frente ao euro.

Hoje a moeda da Inglaterra compra 1,34 euros, em 8 meses valorização de 12%. Se mantivermos as receitas do PSG e do City as mesmas só com essa mudança da cotação, a diferença cairia para pouco mais de £ 7 milhões ou 10 milhões de euros. É possível entrarmos no top 5, mas quase 70% da receita do time de Paris vem de acordos comerciais, é a maior receita (£ 274 milhões) desse tipo entre os times de futebol do mundo. Não seria nada complicado aparecer um novo acordo com o pessoal do Catar e a receita deles passar a ser maior ainda. E tomaram a mesma punição que a gente.

O City tentou dar um migué com vendas de direitos intelectuais, mas o PSG mandou um "defequei" para o FPF porque mostrar que tem melhores acordos comercias que o Bayern, Barcelona, Real e Man United é sacanagem.

Por falar nesses últimos dois times pode haver uma mudança na primeira colocação do ranking da Deloitte só por causa dessa valorização da libra frente ao euro. Se as receitas dos dois times não mudarem, a conversão da receita do United de libra para euro hoje faria com que o Real perdesse o primeiro lugar depois de 10 anos por uma diferença de 30 milhões de euros.

Florentino Perez vai ter vender outro imóvel do Real por preço supervalorizado para a prefeitura de Madrid para se manter no topo.

Hoje entre os 20 times mais ricos do mundo, 8 são da Premier League. Entre os 30, são 14. Quase a metade da lista. Na primeira lista pós temporada 2016/17, ou seja, a Deloitte divulgará esse ranking em 2018, é capaz de termos uns 12 ingleses entre os 20 e todos entre os 30.

O novo acordo de TV da Premier League daria ao lanterna 133 milhões de euros, a receita inteira do Aston Villa em 2013/14. Segundo o Rafael Oliveira dos canais ESPN, o Barcelona vendeu os direitos de transmissão dos seus jogos na temporada 2015/16 por 140 milhões de euros. Fazendo uma conta de padaria, a diferença entre a cota do lanterna de TV na Premier League e o 17º da TV é de 4,8%, daria mais ou menos os 140 milhões do Barça.

É, negociação individual é bom para cacete.

Se os clubes ingleses não amarelarem, como os brasileiros para os outros sul americanos, dominarão a Europa por um bom tempo.

Projeção para 2014/15

Como falei em algum parágrafo acima, a grande diferença para o City aumentar sua receita está nos acordos comerciais, pelo menos eles anunciam de vez em quando novos parceiros para o clube, até venderam o nome da ponte que liga o CT ao estádio. Isso é muito surreal.

No Matchday, já jogamos com a capacidade quase completa do estádio na temporada passada. Houve aumento de preço (10%) nos ingressos de temporada mais caros, mas o mais barato continua com o mesmo valor. Não vai ser um aumento de receita considerável. Caso o time não elimine o Barcelona nas oitavas de final, o time terá jogado menos vezes em casa do que na temporada passada. Pelas Copas foram sete partidas no Etihad contra apenas 4 em 2014/15, eliminações precoces nas Copas.

A expansão do Etihad só estaria pronta para a temporada 2015/16, então em 2014/15 não deverá ter um aumento significativo do valor do Matchday.

Em relação ao dinheiro da UEFA, os maus resultados na primeira fase fizeram o time perder 2 milhões de euros porque vencemos menos nessa fase. O avanço para as quartas de final daria um ganho extra de 3.9 milhões de euros e mais um jogo em casa. Para isso basta apenas passar de um Barcelona que vem crescendo a cada jogo, coisa simples. Não sei porque não nos dão a vaga logo.

A cota da TV da Premier League não irá variar muito. Antes desse contrato, quando o City foi campeão em 2011/12 recebeu £ 60. 6 m, na temporada seguinte o campeão foi o United e ficou com £ 60.8 m. Variação irrisória no mundo que trata de milhões.

As despesas deverão ficar estabilizadas, podem cair se a política de salários menores + bônus por performance continuar ( e sem títulos, menos bônus). Sinceramente, hoje é único campo de despesas que eu saberia dizer alguma coisa. Esse e o acordo com a UEFA de £ 16.260 m que deverá dar adeus ao balanço.

Acho que em 2016 não será a vez de passarmos o PSGno ranking da Deloitte, mas vai que a libra dispara frente ao euro. Só frente ao euro, beleza? Porque se subir frente ao real, ferrou com minhas compras.

2 comentários:

  1. Carlos pelo que vc viu nesse balanço existe alguma possibilidade de contratar o Pogba ?? Eu vi de especulação que existe a chance do City envolver o Jovetic + Kolarov + 25 milhões acho que seria uma boa...

    ResponderExcluir
  2. Como falei não entendo muito de balanço financeiro, a parte da receita é muuuuuito mais fácil que a despesa. Mas pelo o que eu entendi da despesa, grande parte nossa é com a amortização de contrato de jogadores (20%).

    Com a saída de dois jogadores, com um contrato longo do Pogba e o City não tendo que pagar mais a multa da UEFA, acho que o City ainda ficaria no vermelho, mas não seria nada absurdo e daria para fazer a contratação. Mas acho que essa contratação só entraria no balanço de 2015/16, divulgado no final de 2016, começo de 2017.

    No próximo balanço, e deve ser esse usado pela UEFA para saber se o City está dentro ou fora do FPF, vai entrar as contratações ( e amortizações de contrato) desse período que já é de £ 39 milhões mais a do Bony. Vou continuar lendo e procurar informações para melhor entender

    ResponderExcluir