domingo, 15 de fevereiro de 2015

Aguero perto de marca centenária.

Sergio Aguero já é um nome marcado na história do Manchester City não apenas por aquele gol nos acréscimos contra o Queen´s Park Rangers, mas com títulos (foram quatro e contando), partidas inesquecíveis como os três gols no Bayern e com muitos outros gols. Só nesse pequeno parágrafo forma 4, só que tem mais 92 na conta dele.

Com os dois gols marcados contra o Stoke City, Aguero ficou a apenas quatro gols de chegar a marca de 100 gols pelo Manchester City, feito que não é alcançado desde a época de Shaun Goater, atacante de Bermudas que marcou 103 gols em sue período pelo City (1998-2003). Não tenho como precisar com quantos jogos ele chegou a marca de 100 gols, mas ele terminou sua carreira pelo City com 103 em 212 jogos. É o jogador com mais de 100 gols pelo City com o menor número de jogos totais, isso tudo retirado da página do City no Wikipedia e de um site de torcedor dos Citizens que deixou de ser atualizado em 2009 pela morte do criador, infelizmente.

Até o momento Aguero já jogou 149 vezes pelo Man City e levo em consideração as seguintes competições: Supercopa da Inglaterra, Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Liga dos Campeões e Liga Europa. Apenas no jogo de abertura da temporada inglesa ele não marcou gol ainda, vai quebrar esse tabu também.

Porque joga mais pela Premier League é lógico que a maior parte dos gols sairia nessa competição,são 68 até o momento. Na Liga dos Campeões, seu retrospecto ainda é um pouco tímico com 14 tentos, pelo o que eu me lembro, ele costuma se contundir com alguma frequência na primeira metade da temporada, aonde a maior parte dos jogos da Liga acontecem. Caso não perdesse tantos jogos por contusão, ele teria engulido a marca dos 100 gols.

Dependendo da sua fonte de consulta, ele será o 16º (Wikipedia) ou o 18º (MCFCStats) a ultrapassar os 100 gols com a camisa do City. Depois de passar Goater, seus alvos serão Neil Young (1961-72) com 108 gols e Dennis Tueart (1974-78 e 1980-83) tem 109, O próximo deve demorar um pouquinho, muito provavelmente com a média de gols dele, na próxima temporada: se for pelo Wikipedia, Alex Herd (1932-47) e Horace Barnes (1914-24) ou pelo MFCFStats, George Smith (1939-51), todos os três com 125 gols.

Aguero ainda é um artilheiro caseiro, a maior parte dos seus gols saiu no Etihad Stadium, lá foram marcados 59 contra 37 em 22 estádios diferentes. O curioso é que um dos estádios que ele mais foi as redes fora de Manchester foi o do CSKA (3 vezes), isso por causa do sorteio da Liga dos Campeões nos colocar para jogar contra eles em duas temporadas. Por outro lado, ele nunca marcou em Munique, mesmo apesar de ter jogado três vezes. Só que o Bayern não é o CSKA. E o time russo é o time fora da Inglaterra que mais sofreu gol dele: 5 vezes.

Já dentro do país essa "honra" cabe ao Tottenham com 9 bolas nas redes e ainda tem um jogo nessa temporada no White Hart Lane, poderá passar dois dígitos então. O rival United é vice com 6 e está na mesma toada dos Spurs: vai ter que encarar Aguero mais uma vez, agora no Old Trafford.

Na temporada 2013/14 foi a que Aguero teve a maior média de gols com 0,84 por partida. A média da sua carreira em Manchester é de 0,64. A temporada 2012/13 puxou muito para baixo com apenas 17 gols em 43 jogos, mesmo antes de terminar 2014/15, essa é a pior marca de gols em uma temporada pelo City.



Com 96 gols feitos, restam 4 para chegar ao centésimo e não seria impossível dele alcançar contra o Barcelona na terça feira dia 24. O City pega o Newcastle em casa no próximo dia 21 (4 gols contra eles) e depois é o Barça no Etihad. Qualquer combinação de quatro gols em duas partidas está legal, quem sabe nenhum contra o Newcastle e quatro na terça. Não acharia ruim não, ainda mais se vencermos as duas.

Minha dúvida é quem quebrará marcas primeiro: o City passará de mil gols na Premier League antes ou depois do centésimo de Aguero com a linda camisa azul clara?

Cada gol de Sergio Aguero:



Competição, Local e Adversários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário