segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Liga dos Campeões # 1 - Bayern de Munique Vs Manchester City

Estamos naquela época do ano de migrações, cientista puderam notar que em três dos últimos quatros períodos entre setembro e dezembro mancunianos e muniquenses se juntam em rebanhos para fazer uma viagem de 1.137 quilômetros entre as duas cidades, basicamente a mesma distância entre Rio de Janeiro e Porto Alegre. Meu deus, como o Brasil é grande!

A rotina entre esse jogo está de cansar, uma hora irá rolar um discussão da relação no meio do jogo porque pela quantidade de vezes que esses times se enfrentam nos últimos, ninguém deve mais aguentar olhar para cara do outro. Especula-se que a UEFA pensa em mudar o modo como o sorteio é feito, pode até mudar, mas vai pensar no jeito espetacular de nos prejudicar, enquanto o Liverpool irá enfrentar um virgem em Liga dos Campeões, em casa, com esse time sem goleiro porque o titular foi expulso nos play offs e o reserva está com uma lesão no ombro. Vamos definir isso como sorte.....

Como eu já tenho dito deste a semana passada, estamos com problemas para o elenco desse jogo. O primeiro é a restrição de poder inscrever apenas 21 jogadores, contra 25 da maior parte dos outros times. Esse foi um dos motivos para o City não "lutar" em manter Negredo, não estaria entre esses 21 selecionados. Mais outros dois problemas são certos: Zabaleta e Fernando.

O nosso lateral direito está fora porque cumprirá suspensão ( Manuel Pellegrini também está suspenso, acho que nem poderá participar da coletiva amanhã) pela expulsão contra o Barcelona, afinal ninguém pode ficar puto com o juiz quando o safado simplesmente ignora um pênalti claro a seu favor, mas se a falta for fora da área aí é caso do juiz colocar a bola na marca da cal. Coincidências. Sagna será o titular, essa vai ser a sua segunda partida pelo City e não primeira ele foi nota seis, só que perdemos para o Stoke o que me deixou bastante nervoso. Mas esse é o City, pode perder em casa para um time meia boca e ir para a Alemanha e vencer um dos melhores times do mundo. Tem umas coisas intrínsecas a cada clube.

Fernando continuará de fora por causa da lesão que sofreu diante do Stoke. Contra o Arsenal no final de semana, Pellegrini não pode contar com Yaya também então colocou Lampard para fazer o meio de campo com Fernandinho. Com a possibilidade de escalar o marfinense, Lampard deverá ir para o banco e o meio de campo de grande parte da temporada passada deverá ser escalado novamente com David Silva e Samir Nasri na armação e Yaya e Fernandinho um pouco mais atrás.

Entendo hoje que nós temos 19 jogadores da lista A aptos para escalar mais o Nastasic, da lista B. Esse número poderá diminuir se Jovetic não tiver condições de jogo ainda. Se ele puder jogar, eu acredito que dos 19 liberados só Boyata ficará de fora. Caso não possa, estaremos no limite. Eu, pessoalmente, não entendo porque deveria ser Boyata e não Nastasic no banco. O belga já ficou no banco em alguma partida da Premier League, então parece ter a preferência.

Talvez o City queria arrecadar dinheiro e deixar Nastasic procurar um outro clube poderia gerar uma maior receita do que se isso acontecesse com Boyata. Hoje no elenco Boyata é o único classificado como treinado no clube. Pelos regulamentos da UEFA um clube pode não inscrever nenhum jogador treinado no clube só ficará menor o seu elenco, a gente iria inscrever 20 nesse caso, mas teria o Nastasic de qualquer jeito. Essa questão da receita é um chute meu, mas me parece ter uma possibilidade de isso ter passado na cabeça dos dirigentes.

A nossa tabela de jogos lembra a primeira vez que jogamos a Liga dos Campeões. Pegamos o Bayern fora de casa e um time italiano, Napoli naquele ano, jogou contra o Villarreal ( time mais fraco do grupo) no San Paolo e venceu. Depois fizemos o confronto contra os italianos em Manchester  na segunda rodada. Perdemos em Munique, resultado normal, mas empatamos em casa. Foi um baque grande para nossas pretensões de passar para a próxima fase.

Essa tabela irá meio que se repetir. Se perder para o Bayern não será nada de outro mundo, só que não podemos deixar a Roma nos atrapalhar em casa, não é possível perder pontos para eles para depois termos que jogar cada partida com uma dose extra de pressão. Ir para a Itália para conseguir o resultado na última rodada é algo que não pode passar pelas nossas cabeças. Temos que fazer que nem no último torneio: a partida final é, no máximo, para definir primeiro e segundo colocados.

Nós temos nossos desfalques assim como Bayern terá um grande número: Javi Martinez, Thiago Alcântara, Schweinsteiger, Badstuber e Weiser estão de fora por lesões. Franck Ribery fez seu primeiro jogo na temporada no último final de semana após ser liberado pelo departamento médico. Arjen Robben é dúvida para o jogo.

Conseguimos vencê-los em Munique na temporada passada. Não foi um jogo brilhante ofensivamente, mas a nossa defesa não os deixou jogar naquele segundo tempo, acho que eles não deram nenhum chute nos quarenta e cinco minutos finais. Teremos um time mais forte na quarta do que naquele dia e eles, aparentemente, uma mais fraco. Mas mesmo assim é o Bayern do outro lado, não o Ludogorets.

O jogo será às 15:45 na quarta feira e terá transmissão dos canais ESPN. Não haverá Live Blogging para esse jogo. Amanhã atualização com os jogadores disponíveis para a partida.

Atualização: Guardiola falou que Ribery não irá enfrentar o City amanhã e Robben continua como dúvida.

Já no lado do City, Jovetic se juntou aos ausentes Zabaleta e Fernando e não estará em campo amanhã, teremos só dois atacantes a disposição mesmo.

Dois jogadores da base completaram o elenco no treinamento de hoje: o goleiro Ian Lawlor que deverá ser o terceiro goleiro em todos os nossos jogos da Liga dos Campeões. E pela primeira vez treinando com o time principal, José Ángel Pozo. Então em Munique devemos ter 18 jogadores da lista A mais três da B ( Lawlor, Nastasic e Pozo).

Menos de 24 horas para o jogão, excitação cresce a cada minuto. Agora irei ver o jogo do Vasco para voltar a realidade nua e crua.

Sergio Aguero

Eu faço um levantamento de gols e partidas, só jogos oficiais, do Manchester City desde a temporada 2003/04, então essa é a décima terceira temporada. Desde 2003/04 até o último sábado Carlos Tevez era o jogador que mais tinha feiro gols com a camisa do City, 75 gols em 148 partidas. Mas ele ganhou a companhia de outro argentino.

Sergio Aguero chegou ao mesmo número de gols, mas em bem menos partidas, apenas 125, e ele não é o cobrado oficial de pênaltis do time. Só precisa de um único para se tornar o artilheiro isolado e com 10 gols na frente do jogador em atividade no City que possa ultrapassá-lo, Dzeko tem 66 gols.

Se repetir o desempenho da temporada passada, fez 28 gols, ele chegará a marca centenária em quatro anos de Manchester City. Você acham que ele consegue? Se ele ficar livre de contusões, tenho 100% de certeza disso.

Lista B

Esses são os jogadores que podem compor o elenco do City na Liga dos Campeões. Ian Lawlor e Angus Gunn são os goleiros que acompanharão o time para caso de uma necessidade de não podermos contar com Hart ou Willy ou, num cenário pessimista, ambos.

Nastasic e Shay Facey para a defesa. George Evans, Kean Bryan, George Glendon e Sinan Bytyqi para o meio de campo. Jordy Hiwula e José Ángel Pozo para o ataque.

Liga dos Campeões para Novos

Um pouco mais cedo, às 9:30 o time sub 19 do City enfrentará o Bayern na Alemanha. Na temporada passada esse jogo terminou 0-0.

Esse é o elenco que Patrick Vieira registrou para o torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário