domingo, 31 de outubro de 2010

Sheik Mansour investe mais no clube.

Foi noticiado na semana passada que o proprietário do Manchester City, Sheik Mansour, aumentou o investimento no clube como um todo ao comprar mais um lote de ações estimado em £ 80 m ( R$ 216m). Mansour já possui 100% das ações do clube desde que comprou os restantes 10% do último proprietário, mas o clube emitiu, mais uma vez, um lote de ações. O Manchester City continua zerado em relação à dívidas com seu dono, já que toda a dívida é convertida em ações.

Com esse novo investimento, o gasto da realeza de Abu Dhabi com o time de Manchester passou de £573 m (R$ 1.5 bi) desde a compra em 2009. Mais uma vez o City se torna o centro das atenções devido à entrada em vigor dentro de pouco tempo do Fair Play Financeiro (FPF).

Segundo Gary Cook, "a intenção do clube é se adequar às novas regras da UEFA. Nosso plano de 2 anos é fazer um orçamento e ser capaz de competir no mais alto nível, sem esquecer que temos que ter sucesso em todas as partes do nosso plano, não apenas no campo. Nosso trabalho está nos agradando e não iremos com a mesma força nas próximas janelas de transferência. Nós estamos consientes do FPF, conversamos sobre isso em todas as reuniões e faz parte do nosso plano de longo prazo."

O maior problema do City no momento é a conta "amortização", o fato do clube investir pesado em jogadores antes da entrada em vigor do FPF não faz diferença. A conta "amortização" está alta por causa da contratação de grandes jogadores por altos valores. Para se chegar ao valor anual que o jogador "se deprecia" levasse em conta a duração de seu contrato ( no último ano o jogador terá valor zero de revenda) e quanto foi gasto em sua contratação. Por exemplo, David Silva custou £ 26 m e tem 4 anos de contrato, amortização anual de £6.5m.

Na última temporada, a conta amortização era equivalente a 57% da receita do Manchester City (receita recorde de £ 125m). Com a vinda de mais jogadores e apenas a saída de Robinho está conta ainda deve subir (apenas Roque Santa Cruz deve seguir os passos do brasileiro e sair do City).

A conta "salário" também deve subir, o que atrapalha o plano financeiro do time. Ano passado alcançou £ 133m e esse deve passar de £ 150m. A conta do déficit deve fechar em £ 125m levando-se em conta despesas de £ 250m e receita do último ano de £ 125 m. Mesmo com os £ 25m da uma provável Liga dos Campeões, o número ficaria em £ 100 m negativo. Conta tão no vermelho não permitiria o clube participar de competições européias.

E um possível subsidío das empresas ligadas ao ADUG não seria tão fácil porque a UEFA criou o chamado valor justo de mercado das marcas, um fator que favorece grandes times que já tem marcas globais, que valora quanto a marca do clube realmente vale.

Vai ser uma luta díficl para equilibrarmos as contas, mas muitos times grandes estão nessa mesma posição e veremos como a UEFA vai se portar caso um Barcelona, Real Madrid, Chelsea e Utd não alcançarem os padrões impostos pela entidade de futebol européia.

sábado, 30 de outubro de 2010

Mancini perde para o 19º colocado

O Manchester City começou dando pressão nos Wolves, fez 1-0 com Adebayor e largou de mão o jogo de hoje. Acabou perdendo de 2-1 para o vice lanterna.Deplorável.

Mancini volta a insitir com A Johnson no banco, quando entrou criou ótimas chances. Ao trocar jogadores o que ele fez? Tirou Adebayor para colocar Zabaleta e Balotelli, que não jogava há quase 2 meses ficou os 90 mins em campo!

Os laterais hoje foram ridículos! Nem Richards, nem Boateng subiram para ajudar ao ataque.

Essa derrota de hoje teve um culpado principal: ROBERTO MANCINI. Que abusou de errar!!

Tenho certeza que hoje a carta de demissão dele começou a ser redigida!!

Mancini sobre Santa Cruz e álcool

Roberto Mancini comentou com jornalista na entrevista pré-jogo sobre o atacante paraguaio Roque Santa Cruz e os jogadores que estão exgerando nas bebidas.

Sobre o atacante, Mancini abriu as portas para uma transferência dele em janeiro. Com o habitual bla-bla-bla que acontece nesses casos, o técnico afirmou que o jogador é um bom atacante, que treina com dedicação, mas o elenco já tem vários atacantes de muita qualidade e no atual momento ele teria poucas oportunidades.

A saída dele é iminente, já era para ter ido para a Lazio em agosto, mas acabou ganhando um pouco mais de tempo para viver na "bela" Manchester. A ida para a Lazio ainda é possível, mas o ex-técnico do City, Mark Hughes, tem uma ótima relação com o atacante e deve fazer uma proposta por ele. Hughes havia contratado ele por £3.5m quando era técnico do Blackburn e pagou £ 17m para levar ele para Manchester. Estaria disposto a pagar quanto agora?

Mancini também falou sobre o excesso de bebida que os jogadores ingleses do City consomem, classificou até como "cultura da bebida". Após a derrota para o Arsenal o time treinou leve na segunda, teve folga na terça. Na folga Hart, A Johnson, Barry e Given iriam jogar golfe na Escócia, esse fato aconteceu.

Mas na noite de segunda, os 4 foram para uma festa em St Andrews e foram filmados bebido em excesso, o que não agradou em nada o italiano. Na quarta-feira eles treinaram normalmente.

Hart já havia sido filmado e fotografado numa animação alcoolica na Espanha antes do jogo da Inglaterra contra Montenegro pelas eliminatórias da Euro 2012. Não foi exigido nesse jogo, mas Fábio Capello não gostou nem um pouco do que vi e teria dado uma chamada de atenção em particular no goleiro.

Adam Johnson já havia sido reprovado em público por Mancini por gastar, junto com Micah Richards, £ 12 mil num leilão de caridade para sair com uma modelo inglesa famosa. Mancini acha que o talentoso "winger" pode se perder nessa vida famosa se não souber escutar o conselho de pessoas mais experientes que passaram pela mesma fase.

James Milner também esteve na mesma viagem dos 4, mas segundo Mancini "escolheu não beber como os outros."

Mancini já tinha reclamado do fato 10 dias atrás em público e parece que alguns jogadores deram de ombro para o chefe.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

10º rodada: Wolverhampton Vs Man City

Para tentar se recuperar do tropeço em casa contra o Arsenal, o Manchester City terá um adversário que está na zona de rebaixamento, o 19º colocacado Wolverhampton. Para esse confronto, nós não teremos a nossa principal estrela: Carlitos Tevez.

O atacante argentino viajou para a sua terra natal para fazer tratamento após uma lesão sofrida na última partida do campeonato inglês. Carlitos ficará de fora do jogo contra o Lech Poznan na próxima quinta-feira e deverá jogar ou contra o West Brow ou somente no Derby do dia 10 de Novembro no CoMS,

Por outro lado, Mario Balotelli poderá fazer sua estréia como titular no Manchester City, o italiano só jogou duas vezes e ambas vindo do banco. Rumores que o atacante estaria infeliz na Inglaterra foram desmentidos por seu agente.

Kolo Toure poderá voltar à zaga após três jogos fora por lesão. Dedryck Boyata, ao meu ver o grande responsável pela derrota para o Arsenal, ficará de fora por suspensão pelo cartão vermelho tomado aos 3 mins do jogo de semana passada.

Kolarov e Michael Johnson continuam de fora. Enquanto o primeiro deverá ficar no banco no confronto pela Liga Europa, o segundo voltou aos treinos integrais agora com o elenco e deverá passar mais algumas semanas aprimorando a forma.

O jogo começará ao meio dia, horário de verão de Brasília, e não terá transmissão por canais de TV para o Brasil

JOGADORES RELACIONADOS:

Manchester City (from): Hart, Given, Boateng, Richards, Zabaleta, K Toure, Kompany, Lescott, Bridge, Milner, Barry, De Jong, Y Toure, Vieira, Wright-Phillips, Silva, A Johnson, Balotelli, Adebayor, Jo.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Michael Johnson retornar aos treinos

A jovem estrela da Academia do Manchester City, Michael Johnson, voltou hoje aos treinos com o elenco principal do time. O jogador estava fora desde a lesão nos ligamentos do joelho em dezembro passado.

Johnson sempre foi visto com uma grande esperança do time, hoje ele tem 22 anos, numa época que o City não tinha grandes recursos para contratação. Mas também sempre conviveu com lesões: no abdomen, joelho, no pé...

Ele ganhou um voto de confiança de Mancini ao ser inscrito na lista dos 25 jogadores para a Premier League. MJ queria estar disponível para jogar a partir de dezembro, quem sabe pela Liga Europa, caso o time já esteja classificado ou na primeira rodada da FA Cup no começo de janeiro;

As últimas fotos de MJ mostram que, apesar de ainda estar fora de forma, ele já estaria bem mais magro do que na pré-temporada nos EUA.

Confio no garoto, tem muita qualidade, com ele disponível o elenco fica ainda mais forte para essa e próximas temporadas.

domingo, 24 de outubro de 2010

Curtinhas

- Greg Cunnigham é emprestado até janeiro ao Leisceter City, time do ex técnico do City, Sven Gora Eriksson. O irlandês fez 5 partidas pelo time principal do Manchester;

- Qual é o presente ideial para o Natal? Ainda em dúvida? Porque não compra o novo "Banco Imobiliário do City". Jogadores do presente e do passado fazem parte dessa diversão;

- Os dois clubes de Manchester brigarão por Fernando Torres no verão. Mais uma vez esse boato....

- Zabaleta quer a vitória diante do Arsenal para reafirmar a posição de concorrente ao título inglês.

sábado, 23 de outubro de 2010

9ª rodada: Man City Vs Arsenal

O jogo mais esperado da nona rodada acontece amanhã em "Eastlands": o City recebe o Arsenal num confronto importandíssimo para a luta pelo título do campeonato inglês. E um jogo que guarda boas memórias para os torcedores do city na última temporada.

O City jogou com um time mesclado na última rodada da Liga Europa e amanhã Roberto Mancini terá a sua disposição todos os seus principais jogadores e Mario Balotelli poderá fazer parte do banco de reserva. O atacante ainda não fez sua estréia nem no campeonato inglês nem no City of Manchester. Carlitos Tevez, que marcou 18 vezes nos últimos 19 jogos pela Premier League, volta ao time após ser poupado do jogo de quinta-feira.

O Arsenal não contará com o jovem Jack Wilshere que está suspenso, mas Cesc Fabregas tem condições de jogo. Sagna ainda é dúvida para amanhã.

O mesmo jogo da temporada passada foi um passeio do City, um desabafo de Adebayor contra os torcedores do Arsenal que o xingavam já no aquecimento e uma suspensão ao togolês para ajudar o Man Utd na rodada seguinte. O jogo terminou 4 a 2 para o City, sendo a primeira vitória do time azul sobre o Arsenal na temporada 2009-10 ( o jogo do returno foi 0-0 e pela Carling Cup 3-0 para o City em Manchester.)

Mancini já advertiu Adebayor para não comemorar daquele jeito, caso marque mais uma vez contra o ex-time e ainda pediu para ele ignorar possíveis insultos vindo dos torcedores rivais.

O jogo será às 13 horas, horário de verão de Brasília, e será transmitido pelos canais ESPN, terá um " Abre o jogo" a partir do 12h30.

Manchester City (from): Hart, Given, Boateng, Richards, Zabaleta, K Toure, Kompany, Lescott, Bridge, Milner, Barry, De Jong, Y Toure, Vieira, Wright-Phillips, Silva, A Johnson, Tevez, Balotelli, Adebayor, Jo.

Adebayor é de tirar o chapéu.

O Manchester City voltou a vencer pela Liga Europa. Após um empate com a Juventus em casa, o time de Roberto Mancini derrotou o Lech Poznan no City of Manchester e assumiu isoldamente a liderança do grupo A da competição, três pontos a frente do time polonês. O próximo jogo será contra o mesmo Lech na Polônia.

Os caras do jogo foram David Silva, que além de dar dois passes milimétricos para os gols,criou diversas jogadas de perigo e foi uma ameaça constante ao time visitante. O outro destaque não podia ser outro: Adebayor!

O togolês não só marcou seu primeiro gol na temporada, se livrando da Uruca que o perseguia, como marcou todos os três da vitória e quase garantiu uma vaga no time titular que enfrentará o Arsenal no final de semana pelo campeonato inglês.

Mancini pode descansar vários jogadores entre eles o capitão Carlitos Tevez e Kompany devido ao elenco de qualidade que o time montou. Caso vença novamente o Lech no dia 04 de novembro, o City ficará, se a Juventus vencer o Salzburg, 4 pontos do vice lider, com dois jogos por fazer ainda, ou seja, estará numa situação excelenta para poder ainda mais mesclar o elenco no período mais desgantante da temporada inglesa.

Manchester City:

Hart, Richards, Boyata, Lescott, Zabaleta (Bridge 85mins), de Jong, Vieira, Wright-Phillips (Jo 78mins), Silva (Yaya Toure 75mins), A. Johnson, Adebayor.

Unused subs:
Given, Kompany, Milner, Tevez

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Liga europa # 3 - Manc City Vs Lech Poznan

Confrontos de líderes pelo grupo A da Liga Europa. O Manchester City recebe o time polonês Lech Poznan no City of Manchester. O jogo é às 17 horas com transmissão dos canais ESPN.

O Manchester City vem de um vitória suada contra o Blackpool na última semana e conseguiu com isso a vice-liderança do campeonato inglês. Para esse jogo Roberto Mancini esperava poder descansar Carlitos Tevez, mas com apenas Adebayor está 100% para o jogo de amanhã. Jô irá fazer testes no vestiário, Santa Cruz não está inscrito na Liga e Balotelli deverá ficar no banco contra o Arsenal no fim de semana apenas.

Kolo Toure, Kolarov continuam de fora. Yaya Toure que não jogou no último fim de semana estará de volta ao time.

O Lech Poznan, apesar de ser o lider junto com o City, ambos com 4 pontos, está mal no campeonato polonês, é o antepenúltimo colocado. Em 8 partidas só venceu 2 vezes. Na Liga, empatou com a Juve na Itália e venceu o Salzburg na Polônia.

JOGADORES RELACIONADOS

Manchester City (from): Hart, Given, Richards, Boateng, Zabaleta, Kompany, Lescott, Milner, Silva, Wright-Phillips, De Jong, Vieira, Y Toure, Johnson, Barry, Tevez, Adebayor, Jo, Boyata, Vidal, Mee, Cunningham, Ibrahim.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Kolo Toure fora por 14 dias.

O zagueiro marfinense Kolo Toure ficará no estaleiro por mais de duas semanas. O jogador sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa. Com isso a zaga do Manchester City poderá ser repetida com Kompany e Lescott, dupla que tomou dois gols do Blackpool e que, particularmente, não me agradou.

Mancini tem outras opções para formar a dupla com Kompany, esse titular indiscutível do City. Micah Richards fez uma excelente dupla com Richard Dunne na época de Sven Goran Eriksson. Jerome Boateng também poderá fazer essa função, afinal ele joga em todas as posições da defesa, exceto de goleiro, ainda.

A lesão de Kolo fará com que ele fique de fora dos jogos pela Liga Europa contra o Lech Poznan, na quinta dia 21/10, e dos confrontos contra Arsenal e Wolverhampton pelo campeoanto inglês.

Já seu irmão, Yaya Toure, deverá voltar na quinta. O meio de campo não enfrentou o Blackpool no fim de semana. Mario Balotelli poderá até ficar no banco contra o Arsenal no domingo 24/10, mas é mais provável voltar contra os Wolves na semana seguinte, juntamente com o lateral esquerdo Aleksandar Kolarov.

domingo, 17 de outubro de 2010

Rooney pode cruzar a cidade?

A mais nova fofoca que envolve o Manchester City é bem inacreditável para mim, mas já aconteceu antes: um jogador TOP do Man Utd trocar o time de Sir Alex Fergunson pelo paraíso que é o Manchester City. Segundo o "Daily Mail", o atacante dos Red Devils, Wayne Rooney, pode se juntar a Carlitos Tevez no Manchester City.

A discussão sobre a contratação já aconteceu num momento anterior pelo ex-treinador Mark Hughes e o presidente do clube Khaldoon Al Mubarak. Hughes teria afirmado que um bom jeito de ultrapassar os rivais da cidade seria enfraquecer o time deles tirando jogadores do elenco deles e não apenas ficar numa guerra de preços sobre jogadores. Khaldoon Al Mubarak afirmou, na época, que conseguiria arrumar fundos necessários para a contratação.

Rooney está em negociações para renovação com o United, mas as conversas estariam em passo de tartaruga. O atacante já contrariou uma torcida ao trocar o Everton pelo time vermelho de Manchester. O salário do jogador seria de £ 200 mil por semana, mais que o dobro que ele recebe hoje no Utd.

Pessoalmente, gosto muito do Wayne Rooney. Um trio de ataque com ele, Tevez e , se Deus quiser, Craig Bellamy ( Mancini traz ele de volta, acaba com essa picuinha) o Manchester City só precisaria jogar com um goleiro e eles três em campo. Eles dão 110% em cada jogo.

Mas tem cara de ser um boato muito ridículo. Se Wayne resolver sair do Utd, acho que irá para a Espanha, para o Real Madrid, para tentar fugir da imprensa sensacionalista inglesa, apesar que a espanhola não é muito diferente.

City vence e encosta mais no Chelsea.

O Manchester City fez uma visita ao Blackpool e conseguiu sair da praia com os 3 pontos, colando no líder Chelsea, a diferença agora é de apenas 2 pontos, 19 x 17. Marcaram pelo City na vitória por 3 a 2 . Tevez (2) e D Silva, esse um golaço.

O jogo no primeiro tempo foi sonolento, apenas um chute de AJ, que foi mal no jogo todo, e um cabeceio de Kompany, que fez uma dupla de zaga muito fraca com Lescott hoje, assustaram os "tangerines". Pelo outro lado, Joe Hart não foi exigido na primeira etapa, seus únicos problemas foram os escorregões na pequena área quando ia buscar a bola na linha de fundo.

A partida começou para valer na segunda etapa, o time da casa tinha não só mais posse de bola como as melhores jogadas. DJ Campbell ficou cara a cara com Hart, mas chutou para fora. Pouco depois, o Blackpool teve um gol anulado porque da participação de um jogador quando esse estava em impedimento.

Mancini trocou o inoperante Adebayor ( o togolês saiu de campo numa lerdeza provocante) pelo espanhol e elétrico David Silva. No seu primeiro lance tabelou com Milner e cruzou para área para Tevez marcar, para mim em posição de impedimento. Com o gol o time melhorou, no lance seguinte Milner acertou o travessão.

Numa falta cruzada para área, Marwood empatou, mas mal deu para comemorar. Na saída de bola, Bridge foi levando até ser desarmado na meia-lua, o zagueiro bobeiou na frente do Capitão Tevez que lhe bateu a carteira, chutou e marcou, com a ajuda de um desvio da zaga.

Depois do gol, o City administrando o resultado e conseguiu um terceiro gol numa jogadaça de Silva, que entortou dois e bateu num chute em curva. O jogo parecia ter terminado, mas Flecther conseguiu diminuir, num lance que também parecia impedido.

O City voltou a vencer, mas uma vez mais não convenceu. A zaga não foi muito segura, os laterais não apoiaram com frequência, o meio de campo sumido com Milner e AJ armando pouco o jogo. O héroi do time mais uma vez foi o argentino maravilha que marcou seu 7º gol no campeonato e deverá ser poupado no próximo confronto do Manchester City pela Liga Europa na quinta-feira, dia 21/10.

Hart, Boateng (Richards), Kompany, Lescott, Bridge, De Jong, Barry, Milner, A Johnson (Vieira), Tevez e Adebayor (D Silva)

Banco: Given, SWP, Santa Cruz e Zabaleta.

sábado, 16 de outubro de 2010

8ª rodada: Blackpool Vs Man City

O Manchester City vai à praia amanhã para enfrentar o Blackpool. Os dois times não se enfrentam há 11 anos, num empate de 0-0 em Blackpool pela terceira divisão do campeonato inglês.

Para o confronto apenas os mesmos machucados de sempre não estarão a disposição de Roberto Mancini, Kolarov, Bridge e Balotelli. O italiano deve manter o esquema 4-5-1, com Tevez como o atacante solitário.

Mas não seria surpreendente o fato de Carlitos não atuar amanhã. Mancini comentou que seria interessante dar uma folga ao argentino, afinal ele acabou de voltar de uma viagem desgastante até o Japão para um amistoso contra a seleção local. As opções para o descanso de Tevez seria ou contra o Blackpool ou contra o Lech Poznan da Polônia, pela Liga Europa na quinta-feira. No próximo fim de semana o City enfrenta o Arsenal em Londres e seria interessante termos força máxima para esse jogo.

Nigel De Jong jogará contra o Blackpool e Mancini , que defendeu seu jogador ao contrário do técnico da seleção holandesa, sabe que seu cão de guarda será perseguido pelos torcedores por causa do lance que aconteceu a lesão de Ben Harfa do Newcastle. Mancini só espera que os juízes não levem em consideração essa fatalidade para punir De Jong por qualquer lance de jogo.

O jogo de amanhã começa às 13 horas, no horário de verão de Brasília, e terá a transmissão dos canais ESPN.

JOGADORES RELACIONADOS

Manchester City (from): Hart, Given, Richards, Boateng, Zabaleta, K Toure, Kompany, Lescott, Milner, Silva, Wright-Phillips, De Jong, Vieira, Y Toure, Johnson, Barry, Tevez, Adebayor, Jo, Santa Cruz.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Vincent Kompany: melhor de setembro.

Saiu mais um resultado do melhor jogador do mês, escolhido pelos torcedores do Manchester City, e o agraciado de setembro foi o zagueiro da seleção da Bélgica, Vincent Kompany.

Kompany, que vem fazendo uma defesa muito sólida com seu companheiro de zaga Kolo Touté, está cada vez mais seguro e preciso na marcação. Resultado disso é o baixo número de gols que o City sofreu na temporada. A saída de bola, que era um grande problema para ele, melhorou absurdamente. Agora ele não mais comete aqueles erros que proporcionavam aos times adversários pegar todos os jogadores do Man City indo para o ataque.

Vincent Kompany já atuou 88 vezes em partidas oficiais pelos Citizens e marcou três gols, todos pela Premier League. Esse é o terceiro prêmio do melhor do mês para o belga: o primeiro foi em dezembro de 2008, o segundo em fevereiro de 2010 e o terceiro, setembro/2010.

Esse é o segundo prêmio Etihad de melhor do mês na temporada. O primeiro foi entregue ao goleiro titular do English Team, Joe Hart.

domingo, 10 de outubro de 2010

Man City quer comprar......um clube.

Parafraseando o funk cariocar: " comprar jogador é coisa do passado. a moda agora é comprar um clube de futebol inteiro." É nesse estilo que o tablóide inglês "People" fala sobre a nova ambição do Manchester City.

Com a publicação dos gastos no começo do mês dúvidas se o Manchester City conseguiria se adequar aos critérios do Fair Play financeiro, imposto pela UEFA para as próximas temporadas, aumentaram ainda mais. O clube tenta seguir o modelo, que eu ainda não vi fazer sucesso, apesar de na teoria ser ótimo: gastos altos nos primeiros anos para trazer grandes jogadores, ganhar títulos e arrecadar mais e após investir nas divisões de base do clube.

A intenção do Manchester City é comprar ou mesmo chegar num acordo com um clube europeu para poder servir de "berçário" para seus jogadores da própria divisão de base ou de outros países que não atendem o critério para a contratação de jogadores da Premier League (pelo menos 75% de convocações por uma seleção bem colocada no ranking da FIFA).

O olheiro do City, Gary Worthington, já estaria no México para tentar a contratação de duas promessas "astecas", mas que ainda não foram convocadas pela sua seleção. Logo não poderia jogar na Inglaterra ainda.

Mas esse tipo de acordo tem que ser bem resolvido porque as entidades do futebol não proibem, mas veem com maus olhos essa ideia de "clubes berçários".

O Manchester City quer poder dar aos seus jogadores das divisões de base tempo de jogo contra jogadores já profissionais, coisa que não é possível no meio do campeoanto inglês, apenas nas copas nacionais, mas nesse tipo de competiçãoesses jogadores não teriam muita regularidade para enfrentrar o futebo "adulto".

O objetivo principal é poder transformar o Manchester City num clube que só faria contratações de peso de acordo com suas arrecadações e não mais dependesse dos investimentos do seu proprietário, o Sheik Mansour, afinal, ele gostaria de ter lucro nessa operação també.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Zabaleta para por 10 dias.

O multi-versátil Pablo Zabaleta terá que ficar 10 dias no estaleiro por uma lesão no músculo da coxa, é a mesma lesão que ele sentiu no mesmo período do ano na temporada passada.

O jogador falou que sentiu quando disputou um lance com um jogador da Juventus num lance de ataque do City:

"Foi estranho. O choque foi na minha cara, mas eu senti uma pequena fisgada na coxa. Faltavam 15 minutos para o intervalo, então fui levando, mas não deu para voltar para o segundo tempo."

O jogador foi desconvocado pela seleção argentina e com a parada para as datas FIFA, ele poderá voltar no próximo jogo contra o Blackpool pelo campeonato inglês.

Bellamy: " Ferguson me queria"

O atacante galês, Craig Bellamy, deu uma entrevista para a Radio Five Live onde comentou um interesse de Sir Alex Fergunson em contratá-lo na última janela de transferência.

Bellamy descreveu como "um milagre" se a transferência tivesse sido aprovada e que a vida em Manchester seria insuportável após a troca de clube.

Gary Cook falou para Bellamy que ele foi o jogador que ele teria recebido mais ligações para tentar a contratação e que seria um elogio, Bellamy não concordou muito, achou que o City queria se livrar dele.

Cook, quando soube do interesse do United, apressou em liberar o galês para o Cardiff City da segunda divisão, num empréstimo de um ano, onde o Manchester City pagaria uma parte do salário, a maior segundo especulações da imprensa, do atacante.

domingo, 3 de outubro de 2010

Adam Johnson chega para o resgate.

O Manchester City jogou muito, mas muito mal mesmo. Sem criatividade no meio de campo, com Tevez mais uma vez isolado no ataque, mas conseguiu os três pontos frente ao Newcastle, resultado que levou o time para a vice-liderança do campeonato, quatro pontos atrás do líder Chelsea.

O jogo começou com o Newcastle tomando a iniciativa, tendo mais domínio de bola, mas sem muito ameaçar Joe Hart. O City não se encontrava em campo. Os três jogadores que deveriam dominar o meio de campo, Barry, Yaya e De Jong, não conseguiam impor seu domínio.

No lance de velocidade de Carlitos Tevez, o argentino arrancou e sofreu falta cima da linha da grande área, penalti que ele mesmo bateu, bateu mal,mas entrou. O quinto gol dele na PL.

Seis minutos depois num lance de sorte Jonas Gutierrez empatou. Ao tentar cortar, Kompany não mandou para longe e a bola voltou para Gutierrez mandar um torpedo sem chance para Hart. O jogo foi para o intervalo empatado em 1-1.

Mancini não mexeu no intervalo, dando mais oportunidades para James Milner, com certeza o pior em campo pelo lado do City. O time melhorou o domínio territorial e de bola, mas sem ameaçar.

Yaya saiu para entrada de Adebayor que melhorou o rendimento produtivo do ataque dos Citizens, mas sem marcar o gol de desempate. Até que aos 72 mins, como demorou Mancini, o héroi entrou em ação. Adam Johnson não precisou nem de 5 mins em campo para mostrar toda sua qualidade.

Pegou a bola na direita, foi levando e entortou dois, Barton e Jose Enrique, bateu cruzado sem chance para o goleiro holandês Krul. Extânse no City of Manchester. Time todo foi comemorar com AJ.

O fim de jogo não teve muitas emoções, assim como o jogo todo. E o homem do jogo escolhido pelo City foi mesmo Adam Johnson, como mostrado no placar do estádio.

O jovem inglês mostra que não pode ser reserva nesse time: dois gols, em dois jogos nessa semana. Vem mostrando serviço, Mancini tem que dar mais chances para ele do que para o Milner.

Manchester City:

Hart, Boateng, Lescott, K Toure, Kompany, De Jong, Barry (A Johnson 73), Y Toure (Adebayor 57), D Silva, Milner, Tevez (Vieira 86)

Unused subs:
Given, Jo, Santa Cruz, Boyata

Adebayor pensa na Juventus.

A manchete poderia fazer menção ao segundo jogo entre as duas equipes pela Liga Europa no final do ano, mas faz referência à uma entrevista do atacante togolês ao jornal italiano Tuttosport onde se mostra interessado em trocar Manchester por Turim.

Desde da chegada de Mancini, no meio da temporada passada, Adebayor já não era mais um titular indiscutível, o italiano o teria herdado de Mark Hughes então teria aguentado o jogador até o final da temporada.

Mas com o começo de uma nova, Mancini já não deu muitas oportunidades ao togolês, prefere jogar com Tevez isolado na frente. Apesar de falar que só falta Adebayor recuperar a forma física, Mancini não parece ter muita intenção de manter o atacante.

Nessa entrevista ao jornal italiano, Adebayor teria tido que gostaria de jogar na Itália e vestir a camisa alvi-negra da Juventus, Patrick Vieira teria sido um grande incentivador para essa possível mudança.

"Eu estou num momento delicado na minha carreira e alguma coisa tem que mudar. Eu não estou chateado com o Mancini an tivemos um conversa honesta, mas não podemos ir assim indefinitivamente. Então, se a Juve me quiser..."

Parece ser mais um jogador que não aguenta ficar no banco, não entende o sistema de rodízio de um técnico de futebol que tem um grande elenco. Caso seja interesse dele, acho melhor ir do que ficar só para ganhar um alto salário e não ajudar em nada o Manchester City.

sábado, 2 de outubro de 2010

7ª rodada: Man City Vs Newcastle

O Manchester City volta a campo amanhã para enfrentar o Newcastle United em Manchester. O City é o grande favorito para esse jogo, afinal é o time que mais investiu na Inglaterra, e o Newcastle volta de um temporada no segunda divisão.

O City não contará com Pablo Zabaleta, que saiu do jogo contra a Juventus no intervalo com uma lesão na coxa, e mais uma vez Balotelli, Kolarov, Bridge, SWP, Richards estarão fora do confronto. Lescott ainda é dúvida.

Caso não possa usar Lescott, Mancini deverá escalar uma vez mais Boyata na lateral-direita e o coringa Jerome Boateng, que voltou contra a Juve e jogou quase os 90 mins, irá para a lateral-esquerda.

James Milner, De Jong e David Silva poderão voltar ao time titular depois de não atuarem os 90 mins pela Liga Europa.

O Newcastle não poderá colocar em campo seu goleiro titular que está com uma lesão no ombro.

O Manchester City nunca perdeu para o Newcastle no City of Manchester. A última derrota foi no antigo estádio, Maine Road, em setembro de 2000, gol de Alan Shearer. E o Manchester tem uma sequência de sete jogos sem perder para os Magpies em qualquer estádio.

O canal ESPN Brasil irá transmitir o jogo a partir das 9:25 no domingo, dia 03.

JOGADORES RELACIONADOS

Hart, Given, Boateng, Kompany, K Toure, Boyata, Cunningham, Lescott, Silva, De Jong, Y Toure, Barry, Vieira, Milner, Johnson, Tevez, Adebayor, Jo, Santa Cruz.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Relatório financeiro 2009/10

O relatório financeiro dos times de futebol mais esperado no mundo foi divulgado hoje, dia 01 de outubro de 2010, o do Manchester City.

Não é surpresa nenhuma que o clube iria ter um prejuízo monstro, mas séria óbvio também que teria grande divulgação pela imprensa. O clube lançou o relatório em seu próprio site e contém não apenas informações sobre as finanças, mas sobre todas as área de atuação do clube: esportiva, social, marketing....

O período para fazer o relatório compreende os dias de primeiro de junho de 2009 até 31 de maio de 2010. O prejuízo do clube nesse período foi de £ 121 milhões contra um prejuízo de £ 92.5, um aumento de mais de 30%, montante considerável. Esse foi o maior prejuízo da história do clube, mas ainda longe do primeiro da Premier League: £ 141 m no primeiro ano completo de Romam Abramovich como dono do Chelsea.

Todo o investimento feito pelo Sheik Mansour foi ou será transformado de dívida em ações no mesmo montante gasto pelo proprietário: já havia sido transformado um valor de £ 304.9 milhões em ações, para esse período mais £ 135.8m viraram ações mais £ 53.2m após o fim do ano fiscal terminado em maio.

O time está virtualmente livre de dívidas: a única é uma de longo prazo com um banco no valor, irrisório, de £ 36m.

Pela primeira vez na história do City, o total de receitas ultrapassou o valor de £ 100m: em 2009/10 foi de £ 125.1m. Isso mostra o grande sucesso na área comercial do clube, uma evolução de 43% nas receitas, um número fantástico!

Mas nem tudo são flores, o valor gasto, incluindo salários de funcionários, jogadores e não jogadores, foi superior ao das receitas do clube, £ 133m, isso mostra que o clube ainda está longe de ser auto sustentável, sem depender de empréstimos do seu proprietário.

RECEITAS DO CLUBE

- houve aumento de receita na conta de “parceiros comerciais”, já que o clube firmou novos acordos como Etiodado Airways, Abu Dhabi Tourism Authority, Aabar e Etisalat ( todas dos Emirados Árabes, apenas coincidência), passou de £ 25.9m para £32.4m;

- a receita com bilheterias aumento em 18,6%, de £ 15.4 para £ 18.2m, graças ao progresso do clube nas copas nacionais;

- a venda de ingressos para a temporada teve crescimento em quase um milhão de libras e foi de £ 8.7m para £9.6;

- devido ao aumento de números de jogos televisionados, o Manchester City teve um aumento de dois dígitos com a receita de TV, além do fato de ter terminado em sua melhor posição na história da Premier League, quinto lugar: de £ 48.3m para £ 54m, variação positiva de 11.8%;

- receita com o “match-day”( tudo que envolve as receitas de jogos ou até uso do estádio para fins não futebolísticos) subiu para £ 6.1m;

- vendas de produtos e merchandising aumentaram em 2.9m (60%) para £ 7.9m no primeiro ano completo com a fornecedora de material esportivo Umbro;

- e os gastos com juros caíram de £ 13.3m para “apenas” £ 3.99m devido à conversão do investimento do Sheik Mansour em ações.


DESPESAS

O relatório de 20009/10 mostra que o clube perdeu £ 121.3m, mas o clube cita que os gastos com jogadores do primeiro time como Tevez, Barry, Santa Cruz...estão incluídos (o City poderia ter tido um prejuízo menor caso não tivesse gasto uma fortuna em valor de transferência e salários para o paraguaio ficar maior parte do tempo no Dep. Médico, não acham?)

A amortização com jogadores elevou-se de £ 39.4m para £ 71m na última temporada. Pelo o que eu entendo dessa conta, “amortização com jogadores”, ela funcionaria assim: o valor da transferência seria dividido pelo tempo de contrato do jogador do clube para saber quanto de valor um jogador perderia por temporada até ser tornar “livre” e sair de graça do clube. Essa conta é apenas por finalidade contábil. Então como o City gastou alto com jogadores e eles ainda tem muito muito tempo de contrato, essa rubrica demorará para cair.

O valor do prejuízo do clube antes da amortização subiu de £ 34 m para £ 55.1m, devido principalmente ao gasto ao aumento de gastos com salários de jogadores e não jogadores que só foi compensado parcialmente pelo aumento substancial das receitas comercias e outras do clube.

Esse foi um resumo do relatório, caso queira ter o mesmo em suas mãos basta entrar na pagina oficial do Manchester City.

Carta aberta do Sheik Mansour

Em virtude da divulgação do relatório financeiro anual, o atual proprietário do Manchester City, Sheik Mansour, encaminhou uma carta aberta para todos os torcedores do time azul da cidade:

Meus amigos torcedores do City,

dois anos atrás eu foi abençoado suficiente para fazer parte da vida do Manchester City e continuo agradecido pelo caloroso bem-vindo que vocês me deram.

Ser proprietário de um clube como o Manchester City, com tamanha herança e diversidade de donos de ações, traz uma responsabilidade única para com os fãs, funcionários do clube e para a comunidade de Manchester. Isso é uma responsabilidade de que eu não fujo.

Logo, o desafio que impus a minha diretoria é para desenvolver o City com objetivo de tornar um dos clubes com mais sucesso no mundo, dentro e fora de campo, mas sem perder nenhuma das características que fizeram o clube tão especial.

Tem sido excitantes e trabalhosos dois anos e é por essa razão que estamos divulgando o relatório financeiro anual. Ele foi criado para o torcedor, fornecendo uma perspectiva detalhada do progresso do clube na área comercial, na área social, e ,é claro, na questão esportiva.

Dois anos atrás eu prometi que iríamos tentar ouvir suas opiniões e mantê-los informados do progresso. Eu espero que após ler o relatório vocês se sentam orgulhosos de todo o nosso trabalho feito.

Eu gostaria de usar essa oportunidade para agradecer aos torcedores, funcionários e parceiros do Manchester City pela dedicação e comprometimento e desejo à comissão técnica e jogadores uma temporada de sucesso em 2010/11


Mansour bin Zayed



Os números do relatório serão divulgados mais tarde. Só um teaser: PREJUÍZO DE £ 121 MILHÕES!

Platini deve estar xingando mais uma vez o City.

City fica no empate com a Juve.

No primeiro confronto mais esperado da fase de grupos, o Manchester City não conseguiu vencer a Juventus no City of Manchester e o jogo terminou empatado em 1-1, gol de Adam Johnson.

A Juventus começou melhor, com vários chutes na direção do gol. Até que Iaquinta pegou a bola, levou sem ser incomodado e chutou de fora da área no canto de Hart, que não frangou, mas foi uma falha, o que impulsionou muita gente pedindo Shay Given.

Depois do gol, o City resolveu entrar em campo no estilo Mancini: muito toque de bola e pouca penetração. o goleiro Manniger foi pouco testado. Em grande jogada de Yaya Toure, que deu um passe milimétrico para AJ, o jovem inglês deu uma finta no goleiro e marcou de biquinho o gol de empate.

O segundo tempo começou idêntico ao final do primeiro: Manchester no ataque com posse de bola e a Velha Senhora esperando os contra-ataques. Mas infelizmente o City não pressionou muito e ainda levou uma bola no travessão que quicou em cima da linha , numa falta cobrada por Del Pieiro.

Com resultado o City divide a liderança com o Lech da Polônia, seu próxima adversário no dia 21 de outubro, no CoMS.

Hart, Zabaleta (Boyata 46), Kompany, Kolo Toure, Boateng (Milner 83mins), A Johnson, Yaya Toure, Vieira, Barry; Adebayor (Silva 73mins) and Tevez

Unused subs:
Given, Lescott, Jo, and de Jong.