sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sylvinho, o sexto elemento.


Na última quarta-feira o Manchester City entrou um campo para enfrentar o Scunthorpe Utd pelas oitavas de final da Carling Cup e um fato passou desapercebido pela imprensa brasielira: a estréia oficial de mais um Brazuca com a camisa azul do time de Manchester.

Sylvinho,lateral esquerdo com passagens excelentes no Barcelona e Arsenal, foi apenas o sexto brasileiro a jogar uma partida oficial pelo City. A ligação Brasil-Manchester era nula até a chegada do meio campo Geovanni, ex-Cruzeiro e Barcelona, na temporada 2007/08. Geovanni atuou muito pouco pelos Citizens, mas não sairá de nossas memórias por ser o autor do gol na vitória no CoMS contra o Utd por 1-0.

Nessa mesma temporada outro meio campo, que teve um relativo sucesso no time, chegou: Elano. O jogador vinha sendo chamado por Dunga para a seleção e as boas atuações pelo City fortaleceram ainda mais o nome nas futuras convocações do técnico canarinho. Elano acabou como o artilheiro do Manchester na temporada com 10 gols. Na temporada seguinte, ele perdeu espaço no time de Mark Hughes, ficou com fama de desagregador fora de campo, mas dentro das 4 linhas foi decisivo em algumas partidas, pena que não que ele mais jogou o time tenha sido eliminado pelo Hamburgo na Copa da Uefa, Elano fez dois gols nesse jogo e bateu duas faltas na trave, quase classificou o City. Mark Hughes prefiriu liberar o jogador que foi contratado pelo Galatassary, da Turquia.

No começo da temporada 2008/09 foi a vez de Jô chegar do futebol russo, mas ele nunca foi eficaz pelo time e foi perdendo espaço até ser emprestado ao Everton. Ele ainda é jogador do City, mas seu empréstimo foi prorrogado com o time da cidade dos Beatles.

O último dia da janela de verão de 2008/09 trouxe mais dois brasileiros: Glauber Berti e Robinho. O primeiro chegou de graça num contrato de 1 ano apenas e ficou conhecido mais pela torcida mais pelo foclore que o cercou já que a única partida pelo time principal foi na última rodada como subsituto. Quando entrou em campo, a torcida no CoMS entrou em extâse, mais pela brincadeira do que pelo futebol dele.

Robinho chegou ao clube com o status de contratação mais cara na história do futebol inglês e logo na sua estréia, contra o Chelsea, marcou um gol de falta. Mas,infelizmente para nós torcedores, ele oscilou muito com atuações excelentes e jogos apagadíssimos, mas mesmo assim terminou como o artilheiro na temporada 2008/09 com 15 gols, 14 na EPL, o que fez dele o quarto maior goleador nessa temporada. Ele não rendia bem no começo da nova temporada e piorou sua situação ao ser constatado uma fratura por stress no tornozelo esquerdo no dia 07 de setembro. Segundo os médicos do City, ele voltará em campo daqui 10 dias. Robinho está envolvido em boatos diários com uma transferência para o Barcelona.

Sylvinho completa a lista de brasileiros do Manchester City. O jogador estava quase voltando para o Brasil quando num amistoso contra o Barcelona (Meu Deus! Quantas vezes eu citei o nome do Barça nesse post?) Mark Hughes fez uma proposta para ele que não pensou duas vezes e aceitou. Segundo Huhges, ele seria o toque de experiência num time ainda muito jovem.

ESTATÍSTICAS DOS BRASILEIROS

Geovanni - 23 jogos, 3 gols

Elano - 80 jgs, 18 gols

Jô - 18 jgs, 3 gols;

Berti - 1 jogo, 0 gol;

Robinho - 44 jgs, 15 gols;

Sylinho - 1 jogo, 0 gol.

A cada dia novos jogadores brasileiros são especulados no Manchester City, pessoalmente espero que essa ligação Brasil-Manchester aumente de forma exponencial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário