sábado, 31 de agosto de 2019

Vitória confortável.

Com um título desse é de se imaginar que eu vi o jogo, mas é só minha imaginação mesmo. Com um gol de De Bruyne logo aos 2 minutos, o Manchester City abriu o placar e consegui os três primeiros pontos no Etihad. Sergio Aguero marcou duas vezes e Bernardo Silva, em primeiro toque após entrar, marcou o quarto e último. Primeira partida na temporada que o Sterling não marca e já vê o Aguero se igualar na artilharia da temporada e se tornar o maior goleador até o momento da Premier League, a vida não é fácil quando se compete contra o Aguero.

Ontem eu falei no post sobre a dúvida se Stones iria ficar ao menos no banco ou não e se fosse necessário o Fernandinho poderia se tornar o zagueiro. Infelizmente, muito infelizmente mesmo se fez necessário a entrada do brasileiro porque o Laporte entrou mais tarde numa dividida e bateu com o joelho no joelho do adversário e teve que sair na maca. Uma pena mesmo porque acabou de ser convocado para a seleção francesa.

Serão longas horas ou dias até sabermos a gravidade do caso dele, pelo menos o Stones já voltou a treinar. E o engraçado que o Otamendi era cotado para sair, mas parece que poderá ser o homem forte da defesa. Quando o Fernandinho entrou, ficou do lado direito da zaga e o argentino fez as vezes do Laporte, aí que mora um pequeno problema para a gente. Eu acho que o Zinchenko tem falhas na defesa, mas ali tinha o Laporte para lhe ajudar, outro nível de zagueiro, está acima fácil do Stones e Otamendi, então vai cair ali a qualidade se ficarmos se ele por muito tempo.

Kevin De Bruyne além de marcar o gol de abertura do placar, deu mais assistência e seu companheiro de meio campo, David Silva não deixou barato com duas. Está uma briga feroz entre eles com o belga com 5 e o Mago com 4 passes para gol, quem agradece é o Aguero, Sterling, Gabriel,... e por aí vai.

Agora os jogadores vão se reunir com as suas seleções, ainda bem que não todos foram convocados e o campeonato volta dia 14.09 num sábado contra o Norwich fora de casa, para depois viajar até a Ucrânia na nossa estreia na Liga dos Campeões. Mas no dia 11.09 haverá o jogo de despedida do Kompany no Etihad, não sabe se o homenageado jogará porque saiu lesionado na última partida do campeonato belga.

Informações da Partida:

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

EPL # 4 - Man City Vs Brighton

Na última rodada antes da primeira dada FIFA da temporada o Manchester City receberá em casa no próximo sábado o Brighton Hove and Albion pela quarta rodada do campeonato inglês. Esse jogo começará às 11 horas, horário de Brasília, e terá transmissão pelo canal de streaming DAZN. É, não adianta chorar ou paga quase R$ 40 por um jogo ou escuta pelo rádio, que inferno isso.

O City continua com alguns pequenos problemas de lesões e recuperações para essa partida, o Leroy Sané ficará de fora por muito tempo ainda, o técnico da Alemanha na coletiva de convocação falou que ele deverá voltar aos treinamentos em janeiro, o quê é bom para a gente se verdade porque ele estará disponível ainda na reta final de todas as competições que ainda estivermos vivos. Outro que deverá perder o jogo é Gabriel Jesus, digo isso porque o Guardiola fez mistério sobre ele, disse que a recuperação está boa, só que eu não o vi em nenhum dos vídeos de treinamento dessa semana, ao contrário do Stones.

Também perguntaram sobre o zagueiro estar liberado para esse jogo, o técnico deu a mesma resposta, mas pelo menos é possível vê-lo em campo com os outros jogadores nos treinamentos, acho difícil que seja titular, talvez possa ficar no banco já que ficaríamos sem zagueiro, mas se nem isso e se houver a necessidade vai Fernandinho, que ainda não jogou nenhum minuto de futebol nessa temporada, será que jogará contra o Brighton? Olha, não estou triste com o Rodri não, foi muito importante em todos os jogos e no último foi a entrada dele no segundo tempo que nos deu segurança. Como o Guardiola já falou diversas vezes, nessa primeira parte do campeonato, os jogadores conseguem descansar por causa de jogos só no final de semanal, quando voltarmos da data FIFA o bicho vai pegar. E também temos o Mendy que participa feliz dos treinamentos, mas esse aí, digamos, causa uma insegurança jurídica para colocar em campo que não sei se o Guardiola confia muito, temos o Zinchenko que vai bem no ataque, a parte defensiva dele me deixa preocupado.

O nosso único jogo em casa na temporada foi um empate contra o Tottenham num dos nossos melhores jogos na era Guardiola, foi inexplicável sair só com um ponto naquele dia, não dá para deixar mais pontos pelo meio do caminho. No jogo contra o Bournemouth encontramos um time com cinco na defesa, tática que poderá ser repetida amanhã, mas conseguimos encontrar alguns espaços ainda na área deles com a movimentação constante do nosso sistema ofensivo. O Brighton vai jogar mais fechado ainda o quê exigirá paciência nossa e muito trabalho pelo lado do campo, os pontas serão muito importantes, na direita seja o Bernado ou Mahrez, temos o De Bruyne para ajudar, na esquerda o Sterling faz um trabalho sem ter um auxiliar, ainda bem que ele tem muita capacidade de enfrentar o um contra um.

O inglês está com um começo de temporada espetacular, artilheiro da Premier League e autor de gols em todas as 4 partidas que fez, está na briga com Aguero pela artilharia da temporada. É um desafio grande para o Sterling quebrar a sequência de líder dos gols do City, desde que o Aguero chegou ele foi artilheiro do time de forma isolada em todas as temporadas de 2011/12 até a última, exceção de 2012/13 quando com 17 gols dividiu o topo com o Carlos Tevez, será que o Sterling terá gás até o final da temporada? Vai ter que mirar para 30 ou mais gols. Por falar no Aguero, ainda está um pouco distante, mas com seus 235 gols pelo City ele está a 14 de igualar Sir Bobby Charlton (249) como o terceiro maior goleador de Manchester, Rooney é o segundo com 253 e Dennis Law lidera com 275. Se bobear o Aguero antes da virada do ano já consegue empatar com o Rooney.

O Brighton é um dos 700 times da Premier League que tem 4 pontos após 3 rodadas, ou seja, uma vitória, um empate e uma derrota. Interessante é que começou nessa sequência mesmo, no último jogo o placar foi 2-0 para o Southmapton ao jogar em casa e desde os 30 do primeiro tempo com um a menos por causa da expulsão do atacante Florin Andone, desfalque por suspensão para amanhã. Yves Bissouma, Jose Izquierdo e Ezequiel Schelotto também estão fora.

O técnico do Brighton é o Graham Potter, que era o técnico do Swansea na temporada passada, os enfrentamos na Copa da Inglaterra e sofremos para garantir a classificação, com o time galês jogando um bom futebol naquele dia. Teoricamente ele tem mais recurso hoje do que na segunda divisão, vejamos o que ele será capaz.

No meio de semana eles jogaram e avançaram na Copa da Liga ao bater o Bristol Rovers por 2-1, enquanto a gente descansava, o Brighton arrancava a classificação aos 92 minutos, para variar gol do Glenn Murray.

O líder Liverpool também jogará no sábado, será ás 13:30 contra o Burnley no Turf Moor, pouco provável que percam pontos nesse jogo. E no domingo tem Arsenal e Tottenham no Emirates, bom jogar para acompanhar.

Não espero algo diferente de uma vitória com um bom futebol, uma goleada daquela para sair com moral lá em cima e quando voltar vai ser porrada com Premier, Liga dos Campeões e Copa da Liga, com o jogo contra o Preston marcado para o dia 24.09. Sem respiro, gosto muito porque não sou eu que vou ficar correndo e tomando porrada em campo.

Man City Vs Brighton (desde 1992): Na primeira divisão eles tiveram o azar de só enfrentar o Guardiola como nosso treinador, resultado quatro derrotas e tem mais uma na semi final da Copa da Inglaterra de 2018/19, não será amanhã que o tabu cairá.





Jogador suspenso: Não há.

Jogador pendurado: Não há.

Juiz da partida: Jonathan Moss. Na atual Premier League dois jogos com sete amarelos e um vermelho. Será o primeiro jogo nosso que apitará na temporada e nos últimos 13 nunca perdemos, Guaardiola está invicto sobre o comando dele e Moss não tem nenhum City e Brighton na carreira.


quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Notícias Manchester City - 29.08.2019

O Manchester City soube hoje quais serão seus adversários nessa edição da Liga dos Campeões, a primeira fase vai de setembro até dezembro e as datas dos jogos serão confirmadas mais tarde.

O time ficou no grupo C e enfrentará os seguintes oponentes com esses retrospectos no confronto entre os clubes:

Shakhtar Donestk - Mais uma vez vão se enfrentar, terceira temporada seguida que isso acontece e não vão poder jogar no seu estádio mais uma vez. São três vitórias nossas e uma derrota em jogo em valia nada para a gente, acho que o Phil Foden jogou de lateral/ala esquerda e o Tosin Adarabioyo também foi titular nessa partida.



Dínamo Zagreb - Acho que será o primeiro jogo entre eles, pelo menos desde 1992. Participam da Liga dos Campeões desde a segunda fase, jogaram bastante já. Lideram o campeonato croata.

Atalanta - Mesma coisa que o Dínamo e jogará no San Ciro.

Ou seja pegamos três times tranquilos, dois não jogarão em casa.

O importante é repetir as três temporadas com Guardiola no comando e chegar na última rodada já com uma das vagas asseguradas, quem sabe ser o primeiro do grupo, poder rodar o elenco é sempre essencial nessa época do ano.

Atualização: Saiu a nossa tabela de jogos. Estrearemos no dia 18.09 contra o Shakhtar fora de casa, essa partida ficará entre um jogo contra o Norwich (f) e Watford (c). Isso é bom porque será nossa viagem mais longa na primeira fase, temos jogos não muito complicados.

Depois receberemos duas partidas no Etihad, primeiro o Dinamo Zagreb em 01.10 (Everton(f) e Wolverhampton (c - e na Liga Europa, esse jogo deverá ser domingo ou segunda) e Atalanta no dia 22.10 (Crystal Palace (f) e Aston Villa (c)). O primeiro turno da Liga do Campeões será bom no quesito de "entre jogos da Premier League", já no segundo...

Faremos a viagem para a Itália para pegar a Atalanta no San Ciro (o estádio Atleti Azzuri d'Italia está em obras, não receberá jogos, pelo menos não nessa fase) e estaremos entre Southampton (c) e Liverpool em Anfield!

A partida contra o Shakhtar será no dia 26.11 depois de uma ida ao Stamford Bridge e na volta vamos até Newcastle. E para terminar, temos muito que já estarmos classificados porque será pedreira ir até Zagreb ( 11.12) após um Derby no Etihad e na expectativa de uma ida ao Emirates.

Todos os jogos do City estão marcados para às 21 horas, horário da Europa Continental, hoje cinco horas à nossa frente, então seria às 16 horas de Brasília, exceção ao último jogo que está marcado para às 18:55 do horário de lá, seria às 13:55 por aqui.

Nesse ano não teremos Horário de Verão no Brasil e o Europeu acabará em 27 de outubro, entre as nossas terceira e quarta partidas. Então na volta os nossos jogos acontecerão às 17 horas, horário de Brasília, e contra o Dinamo às 14:55.

O Liverpool teve sorte no sorteio da partida antes do clássico contra a gente, receberá em casa o Genk, ficar na torcida para que se embolem no grupo de algum jeito para terem que usar força máxima de qualquer jeito nesse jogo. E o outro time da Liga dos Campeões que enfrentaremos nesse período na Premier é o Chelsea que viajará até Valência após o jogo contra a gente, tabela não foi boa para eles nessa rodada de Premier e Liga.

Outro sorteio aconteceu ontem, foi pela terceira fase da Copa da Liga Inglesa e nosso adversário será o Preston North End, fora de casa, o estádio se chama Deepdale. Atualmente o PNE está em sexto lugar na segunda divisão, levaria uma das vagas para os Play Offs de acesso. Esse confronto acontecerá na semana do dia 24 de setembro, então tem muita água para rolar ainda.

O PNE já jogou duas vezes nessa edição: 4-0 no Bradford da quarta divisão e 2-2 com vitória de 5-4 nos pênaltis sobre o Hull City, vigésimo colocado da segundona. Olhando por alto o elenco deles não conheço nenhum jogador que tenha atuado na Premier League ou em outra primeira divisão, parecem serem jogadores que ficam rodando entre segunda e quartas divisões. Se tiver algum jogo deles na ESPN até o dia do jogo eu aviso ao pessoal.

A última vez que os dois times se enfrentaram foi na temporada 2006/07 em fevereiro pela Copa da Inglaterra. Não lembrava mesmo desse jogo, mais de 12 anos, então foi procurar no Wikipedia e foi isso que encontrei: jogamos fora de casa na quinta rodada, nosso técnico era o Stuart Pearce, vencemos por 3-1 com um gol contra, um de Michael Ball, lateral esquerdo fraco que de algum jeito na vida jogou no PSV, e do Stephen Ireland, esse o pessoal conhece. O PNE abriu o placar com o David Nugent que eu me lembro de umas coisas de sua estreia e única partida pela Inglaterra, entrou no final, roubou um gol de alguém porque a bola iria entrar e ele mesmo assim meteu o pé para garantir. Para finalizar a Copa da Inglaterra na rodada seguinte caímos para o Blackburn por 2-0.

Nessa temporada 2006/07 nós enfrentamos o Chesterfield da terceira divisão na segunda rodada da competição (tem tempo que a gente não joga essa partida) e perdemos por 2-1 fora de casa de virada após o gol do grego Georgios Samaras. Hoje o Chesterfield é um time da quinta divisão na zona de rebaixamento para a sexta. Tempos ruins nossos? Gente, não tem dois anos que o City perdeu para o Wigan, terceira divisão na época, e caiu fora da Copa da Inglaterra. Está no DNA, tem hora que a gente entrega a paçoca.

De 1992 para cá são poucos jogos entre os times, apenas cinco vezes, nunca na primeira divisão, mas teve confronto na terceirona.





Agora falar sobre jogadores. Uma boa notícia ontem foi a divulgação da participação do John Stones no treinamento do City, com isso deve se tornar opção do Guardiola para a última partida antes da parada da data FIFA, que por acaso saiu a lista da Inglaterra hoje e do elenco do City só o Sterling foi convocado. Acho uma boa, deixa o Stones e o Walker duas semanas de pés para cima, porque na volta o calendário pega.

Aymeric Laporte foi finalmente convocado pelo Didier Deschamps, Gundogan também recebeu convocação para os jogos da Alemanha, o mesmo vale para Bernardo e João Cancelo para Portugal, Zinchenko também pela Ucrânia, Ederson, Bravo (não sabia) e Otamendi já haviam sido anunciados. Aguero, Angelino, Fernandinho, David Silva e Gabriel Jesus por diversos motivos ficarão em Manchester. 

Agora só falta saber se o Rodri e o De Bruyne serão convocados, mas a resposta parece ser óbvia e o Phil Foden para alguma seleção de base, assim como o Eric Garcia.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Notícias Manchester City - 26.08.2019

Nessa semana teremos jogos das fases anteriores à participação do Manchester City em duas competições, Copa da Liga e Liga dos Campeões, será a semana dos sorteios das duas competições também.

Nos últimos seis anos o Manchester City venceu três vezes a Copa, em cima do Liverpool, Arsenal e Chelsea, e é o atual bi campeão do torneio e segundo maior vencedor com seis, somente atrás do Liverpool com oito, mas não vence desde 2011/12, ano que vencemos nossa primeira Premier League. O horário do sorteio é após a partida entre Everton e Lincoln City, que será realizada na quarta feira, acho que os canais ESPN irão transmitir essa partida. Acredito que não há mudança em relação ao torneio passado: jogo único, exceção as semi finais, não há tempo extra em caso de empate, somente na final isso aconteceria, o campeão leva a vaga em fases iniciais da Liga Europa e a final será no dia primeiro de março em Wembley, se o City chegar à final o jogo contra o Arsenal, dia 29/02, será remarcado.

Para chegar a final um clube que entra na terceira fase, caso do Manchester City, precisa jogar seis vezes e para definir o local é simples, a primeira bolinha sorteada será o mandante do jogo. Por enquanto a EPL, entidade que realiza a Copa da Liga, não divulgou os números de cada time, em algum momento na terça ou quarto saberemos qual será o nosso número. 

Um parênteses aqui é sobre dois times entre os 96 que fazem parte da EPL: Bury e Bolton. Se você entrar no site da EPL verá duas notas sobre esses times que estão com terríveis problemas financeiros e atrás de novos donos, ambos os times são da região da Grande Manchester e o Bury recebeu a custo zero do City o antigo CT do clube, só era necessário fazer a manutenção. Infelizmente há poucas semanas o City pediu de volta porque nem o básico estavam sendo feito. Os dois clubes estão nas duas últimas posições da terceira divisão com pontos negativos, prontos para cair. Depois vou dar uma estudada melhor sobre esses dois clubes.

Na quinta feira acontecerá o sorteio da Liga dos Campeões e acontecerá às 13 horas, horário de Brasília, com certeza terá transmissão dos canais Esporte Interativo (TNT, Space,...). Há mais seis vagas em disputa com três partidas sendo jogadas na terça e mais três na quarta. Tirando o Olympiacos que meteu 4-0 no Krasnodar, os outros jogos estão todos em aberto.


A fase de grupos será jogada entre os dias 17/18 de setembro até 10/11 de dezembro e a final no dia 30 de maio de 2020 no estádio Olímpico Ataturk em Istambul na Turquia.

Nesse post anterior eu fiz uma breve descrição do que podemos ter pelo caminho nessa primeira fase.

Um pouco de números desses três primeiras rodadas da Premier League. Temos dois artilheiros até o momento, Raheem Sterling e Teemu Pukki, finlandês do Norwich, cada um com 5 gols. Aguero vem atrás deles com 4 e como deve ser titular diante do Brighton, eu acho que a liderança desses dois está realmente ameaçada. Kevin De Bruyne lidera em assistência com o dobro dos seu rival mais próximo, foram 4 nesses três jogos e Aymeric Laporte é o jogador que mais trocou passe com 297, já Zinchenko é o décimo com 211, com Walker em 11º (209) e Otamendi em 12º (192). Jordan Pickford é o único goleiro a sair de duas partidas sem ser vazado.

Em números coletivos, o Manchester City tem o melhor ataque com 10 gols e 4 times sofreram apenas dois: Everto, Leicester, Crystal Palace e Wolverhampton. Os visitantes saíram vitoriosos em 12 dos 30 jogos, os mandantes em 10 e houve 8 empates, o número de gols marcados por mandantes e visitantes é idêntico, 41 para cada.

Apenas dois times não ficaram nem um minuto atrás do placar nesses três jogos, City e Liverpool, e dois times não ficaram na frente, Wolverhampton e Watford, que tem um número inglório: é o único time na Premier League que passou mais de dois jogos (180 ou mais minutos) em uma das três situações do jogo, no caso 182 minutos correndo atrás do placar.

O Tottenham e Aston Villa tem casos interessantes. Os clubes se enfrentaram na primeira rodada e o time de Londres só conseguiu ficar na frente no final do jogo e por uma virada, passou o time de Birmingham aos 86 minutos, então só ficou 4 minutos na liderança nos 270 possíveis, mas está na frente deles na pontuação(sétimo lugar), só que o Villa é o terceiro time com mais muitos em posição de vitória (133) e só não está na zona de rebaixamento por causa do saldo de gols. Moral dessa fábula: o importante é estar na frente após o apito final do juiz, como se ninguém soubesse disso.



domingo, 25 de agosto de 2019

Nova vitória no campeonato.

A visita do Manchester City ao sul da Inglaterra trouxe os mesmos frutas da outras oito anteriores, mais três pontos para a gente e seguimos na cola do Liverpool. Aguero marcou 2 vezes e Sterling uma no jogo de número 400 do David Silva com a camisa do City e fez das suas, autor de duas assistências. Próxima rodada será o Brighton em casa.

O time foi anunciado com uma surpresa desagradável, o Gabriel Jesus não foi relacionado e desfalcará o time até a volta da data FIFA, que ele já não participaria mesmo por estar suspenso. Gabriel teve um problema muscular no último treino antes desse jogo. Já é o nosso segundo jogador, em tão pouco tempo de campeonato, fora por contusão muscular, o outro foi o Stones que também deverá só voltar após o jogo de sábado, soma-se a eles dois Mendy e Sané.

A única alteração do time titular foi a entrada de David Silva no lugar do Rodri com isso Gundogan foi colocado na posição de volante como na reta final da temporada passada. Eu gostei dessa opção, achei mais ousado, enquanto na temporada passada foi por necessidade, nessa o Guardiola tem dois jogadores com mais essa característica do que o alemão, mas preferiu um jogador com poder de criação maior para se juntar a David e De Bruyne.

Os primeiros minutos não foram agradáveis, o Bournemouth jogava com uma linha de cinco atrás e ficava um embolo no meio da área, mesmo assim o City conseguiu ter chances de dentro da área. Teve um momento alucionado do Ederson ao sair na lateral para tentar ganhar a bola do Callum Wilson, com o Otamendi falando para ele ter calma, ali ele entrou para matar a jogada e não dar chance deles chutarem sem goleiro, amarelo para ele. Pouco depois dessa obra de arte saiu o nosso primeiro gol do dia.

Zinchenko avançou pela esquerda e cruzou, o De Bruyne estava em ótima posição para marcar, só que chutou todo errado e a bola sobrou para o Aguero marcar o seu primeiro. Com o gol do Aguero, o De Bruyne foi creditado como o assistente do gol assim chegou a marca de 50 assistências na Premier League, precisou de apenas 123 partidas para isso, se tornou o recordista no campeonato. Não houve mudança significativa no jogo, o time da casa não pareceu muito disposto a mudar o placar, eles tiveram uma bela chance após um apagão do Otamendi na pequena área que escorou de peito para ninguém do nosso time, só para o atacante do Bournemouth, sorte que Ederson saiu para fechar o gol e tirou de bochecha a bola para escanteio.

O jogo caminhava para o intervalo quando David Silva fez valer a sua enorme categoria para achar Sterling e ele ficar cara a cara com o goleiro, 2-0 e o jogo poderia estar morto ali mesmo. Só que o Harry Wilson marcou um golaço de falta, sem chance, a bola foi no encontro entre a trave e o travessão. O nosso nível de atuação foi abaixo do partida anterior, poderíamos ter saído com um 2-0 para intervalo que estaria ótimo, mas esse gol foi para me deixar nervoso.

E no segundo tempo tomamos um calorzinho, algo que poderia ter sido evitado, Guardiola percebeu isso, o nosso meio de campo estava sendo derrotado nessa batalha e colocou o Rodri que fez a diferença para o City voltar a controlar essa área com mais força física. Não demorou muito para sair o terceiro num lance que começou num abafa de lateral, a bola fica entre Aguero e David Silva, que leva para dentro da grande área, não consegue o chute, só que a bola cai para o Aguero mandar de bico para o gol e marcar seu 400º gol como profissional. Esse gol me deu um belo do alívio.

O Ederson foi essencial hoje para nos garantir a vitória porque o Bournemouth criou aquelas chances marotas que poderiam ter nos ferrado. Estou acostumado com ele sendo mais importante com os pés do que com as mãos, hoje foi preciso usar as luvas para a gente ficar com os três pontos.

O nível como o time jogou contra o Tottenham me encheu de esperança de repetir contra um time menor e com vitória nossa. Essa segunda parte veio, infelizmente eu estou com um nível de exigência lá em cima e hoje não foi "um fora com esse time sem vergonha", só foi uns degraus abaixo, então fiquei um pouco chateado. Mais tarde tem um jogo do Vasco e vou olhar esse jogo com City com outros olhos após o apito final.

Informações da partida:

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

EPL # 3 - Bournemouth Vs Man City

Para voltar a vencer e não deixar o pessoal da liderança abrir mais vantagem, o Manchester City vai até Bournemouth para enfrentar o time da casa pela terceira rodada do campeonato inglês, o jogo será no domingo, às 10 horas com transmissão dos canais ESPN.

O foco hoje na coletiva foi o David Silva e seus 399 jogos pelo City desde que chegou em 2010/11, então se entrar em campo em algum momento dessa partida completará seu quadragésimo jogo com a nossa camisa, com certeza terá muita matéria de jornalista no final de semana sobre isso. Eu fui dar uma olhada nesses 399 jogos e descobri algum bem legal. Dos sete adversários que ele mais enfrentou, seis são adversários complicados: Chelsea, 20 partidas, Liverpool (20), Everton (18), Stoke, Tottenham, Arsenal e United, 17 vezes cada. Pode ser que ao final da sua carreira no City, seja seis dos seis mais complicados.

Atualmente ele é o décimo quarto jogador que mais atuou pelo City, Sam Cowan (1924/25 até 34/35) está a sua frente tem 407, esse dá para passar, até o décimo primeiro lugar também dá para chegar, Neil Young (415), já Willie Donachie e suas 436 partidas, ele ficaria no limite. Com Guardiola ele jogou uma média de 45 partidas, se mantiver isso fará 441 jogos, mas acredito que nessa temporada ele será menos usado por causa da idade e tem gente para suprir sua ausência.

David não é muito goleador não, foram 71 gols até o momento com o West Ham sendo sua principal vítima com seis. Ele tem mais assistências só na Premier League (83) do que gol em todas as outras competições, o mais lindo passe para gol deve ter sido aquele o Dzeko, o sexto contra o United, onde ele mata a bola com a esquerda e sem deixar cair coloca o bósnio em posição de marcar. 

Para o jogo de domingo pode ser que seja titular por ter atuado vindo do banco diante do Tottenham, mas como o Guardiola deixou bem claro na coletiva, ainda estamos com tempo de jogar e treinar, uma semana entre partidas, então não há necessidade de rodar o elenco. Os jogadores podem mudar por opção do técnico por entender que o adversário jogará de um jeito e tal jogador é melhor, não por cansaço. E por falar em cansaço foi isso que gerou o problema de câimbra do Zinchenko no sábado passado, nada a se preocupar, ele estará liberado para o jogo.

Por outro lado quem está fora mesmo é o Stones, não foi visto treinando durante a semana, com isso a dupla de zaga deverá ser Otamendi e Laporte, não acho que Fernandinho seja usado agora, possa ser que ele esteja sendo mais orientado durante os treinamentos para essa posição de zagueiro, não seria preciso forçar ele, por falar em zagueiros o Eric Garcia não jogou hoje no empate do time EDS (o técnico do time vai cair, resultados horríveis nesse começo de temporada, não sei o futebol). Sané está na primeira semana pós cirurgia, sem previsão de volta e o Mendy foi visto nos treinamentos durante essa última semana, será que já ganha uma chance ao menos no banco? Se tivesse que apostar, só após a parada da data FIFA, não há o porquê de dar minutos para ele se o campeonato já vai parar.

O Guardiola não vai esperar menos que o mesmo empenho apresentado diante do Tottenham, só que dessa vez sem os moles defensivos que permitiram dois gols em dois chute, não dá para chutar 30 vezes e terminar só com o empate na mão. Quem for o nosso atacante nessa partida não poderá vacilar na hora que tiver a chance e se for o Gabriel espera para comemorar porque o VAR está de implicância com ele.

O Bournemouth venceu o partida na segunda rodada, 2-1 no Villa, e empatou na estreia, mesmo número de pontos que a gente. Nas oito vezes que os times se enfrentaram na Premier League, 100% de aproveitamento para a gente, não é hora disso mudar. O time da casa não contará com David Brooks, baixinho que ajudou muito o time na temporada passada. Só temos que ter cuidado com o Adam Smith e sua mão invisível, será que o VAR é capaz de pegar?

Os líderes do campeonato jogarão entre si no sábado às 13 em Anfield, Liverpool e Arsenal estão prontos para empatar em 1-1 e perderem pontos para nos deixar na liderança. 

Eu odeio jogo no domingo, tem que esperar muito para acontecer, melhor horário é no sábado na primeiro, acaba logo com isso. Só resta esperar e ficar de olho nos outros adversários.

Man City Vs Bournemouth (desde 1992): Em oito jogos pela Premier League marcamos 25 gols e sofremos apenas 3, retrospecto bastante favorável para a gente.




Jogador suspenso: não há.

Jogador pendurado: não há.

Juiz da partida: Andre Marriner. Nessa edição da Premier League 2 jogos com 5 amarelos e nenhum vermelho. Os últimos quatro jogos que ele apitou do City foram como visitantes e vencemos todos, a última derrota foi aquela contra o Crystal Palace.


quinta-feira, 22 de agosto de 2019

O garçom De Bruyne

Eu não conheço muito da culinária da Bélgica, falam bem dos chocolates deles, nunca comi Waffles belga, a cerveja deles é vendida como a coisa mais maravilhosa do mundo e há uma briga entre franceses e "belgicanos" para saber quem criou a batata frita. Independente quem foi o gênio por trás dessa invenção, a gente liga comida a restaurante e nesses locais você é servido por um garçom e os atacantes do Manchester City tem seu próprio garçom belga para servi-los, o Senhor Kevin De Bruyne.

Na moral eu consegui fazer uma relação completamente esdrúxula sem usar nenhum aditivo, não sei se isso é bom ou ruim, talvez procurar um médico não seja má ideia. Agora é sério, hoje a Premier League lançou essa notícia sobre os números de assistências do De Bruyne no campeonato e mostra a monstruosidade que o City contratou em 2015/16 por apenas £ 54 milhões, esse valor é fichinha, quanto ele deve estar valendo hoje? Acredito que o City não queira sua transferência e enquanto ele não quiser sair ele não terá uma etiqueta de preço.

Ele entrou nessa temporada com 46 assistências em 120 partidas, sendo 1 assistência em 3 jogos pelo Chelsea em 2013/14, o resto tudo com a gente, na estreia ele foi autor de uma para o gol do Sterling, acho que foi o segundo gol da partida, bola que ele conduz com uma calma absurda e espera o momento para entregar de bandeja (trocadilho de propósito) para o nosso camisa 7 ficar cara a cara com o goleiro. Na rodada passada ele foi o autor dos dois passes para os nossos gols diante do Tottenham, um cruzamento na cabeça do Sterling e outro rasteiro para o Aguero só completar para o fundo das redes. Infelizmente esses passes nós perdemos na temporada passada porque ele jogou muito pouco, mas na anterior a gente via toda hora, aquele jogo contra o Stoke, 7-2 certo?, que ele poderia ter conseguido mais duas, ele foi o autor do penúltimo passe, genial é óbvio, para o gol. No Hóquei no gelo acredito que ele entraria como assistente também.

Como esquecer o nosso último gol em 2017/18, aquele que serviu para quebrar a barreira dos 100 pontos na Premier League. O jogo no final em Southampton, De Bruyne carrega a bola no meio de campo com uma calma nos momentos finais da partida, sem afobação até achar o Gabriel Jesus para marcar. E esse passe ainda serviu para o De Bruyne se tornar líder em assistências naquela temporada, o Sané foi o vice e reclamou que não era para contar pois achava que o Gabriel estava impedido. Tem nada disso não, Sané, gol legal. Esse passe valeu para o De Bruyne o primeiro prêmio de assistente da temporada, com 16.

Com essas 3 assistências em 2 jogos em 2019/20, De Bruyne chegou a marca de 49 em apenas 122 jogos e está perto de se tornar o jogador a alcançar a marca de 50 assistências em menos jogos, o Ozil é o líder atualmente com 141 partidas. São 19 partidas de match point para o belga no momento, se ele jogar todas as partidas, ele terá até o "returno" da Premier League para quebrar essa marca. Eu acho bem possível esse feito acontecer ainda em agosto, o City tem duas partidas nesse mês: Bournemouth, domingo, e Brighton em casa daqui a dois sábados. O Ozil já deve ter ligado e dado os parabéns porque não tem como continuar nesse primeiro lugar.

Outro número dessa matéria é sobre os jogadores com mais de 3.000 minutos jogados, De Bruyne é o cara com a melhor média de passes para gol por minuto, ele precisa de 189 minutos para colocar um companheiro para marcar, o segundo lugar está 25 minutos atrás, o falecido Jose Antonio Reyes com 214 minutos (21 A). E em terceiro lugar está Leroy Sané com uma a cada 217 (no total são 28). É um número absurdo de diferença para os demais. E ter uma assistência num jogo é difícil por dois motivos.

Primeiro você depende dos outros jogadores colocarem a bola nas redes, quantas chances um armador cria durante uma partida, mas o finalizador perde? O cara pode fazer um gol sozinho, driblar os 11 do time adversário, só que o passador precisa que o sujeito da ponta final realize seu trabalho. O outro motivo é subjetividade, o quê é uma assistência? Se lembram do gol de fora do área do Aguero no 6-0 contra o Chelsea? O Zinchenko recebeu uma assistência em jogada que ele meio que se embolou com o adversário, sobrou para o Aguero e ele chutou. O gol do Mahrez na rodada final em Brighton também teve uma assistência do David Silva que tocou para ele e argelino teve que driblar dois jogadores para poder ter uma chance de chute, se não estou enganado, nesse mesmo jogo o David Silva também foi o assistente do gol de empate do Aguero e o nosso atual capitão deu um toquinho muito do mandrake para contar.

Os critérios podem mudar de competição para competição, gol não vai alterar, dá para definir o cara que marcou. Então resumindo, o De Bruyne precisa de duas boas vontades: do cara querer marcar gol e do estatístico da Premier League concordar que ele foi o autor do passe antes do chute derradeiro para as redes.

Nesse quesito assistência há duas marcas para ele quebrar. Uma é de número total, o líder é o Ryan Giggs com 162 e aqui vai uma  pequena provocação. Eu jogava o há bastante tempo o Fantasy da Premier League e lá acontecia a seguinte marcação, se o jogador que sofreu o pênalti, talvez a falta também, não fosse o cara que cobrasse e marcasse, esse jogador ganharia uma assistência no Fantasy, não garanto na contabilidade oficial de estatística, hoje em dia não sei se acontece no Fantasy, sei que não acontece na contabilidade porque o Mahrez não levou assistência pelo pênalti convertido pelo Aguero na estreia. Então será que é possível algumas dessas assistências do Giggs terem sido nesse estilo? Dúvida lançada.

Outro número é de assistências em uma única temporada, somente um jogador conseguiu atingir duas dezenas, foi Thierry Henry em 2002/03 pelo Arsenal. Ozil teve 19 em 2015/16 e o De Bruyne teve na temporada 2016/17 18, ficou muito perto de quebrar, e na seguinte ele contabilizou 16. Desde a temporada passada (2018/19) eu comecei a marcar esses números, buscando diretamente no site da Premier League, porque achava que algum jogador nosso iria quebrar, não foi nessa primeira tentativa. Talvez em 2019/20 com o De Bruyne mais tempo em campo e com o nosso time cada vez mais afiado na frente do gol, essa marca do Henry possa se tornar história. Rapaz, o Henry pode perder mais recordes para mais um jogador do City e é tudo culpa daquele pênalti dele com o Robert Pires, o universo está cobra.

Quem quiser acompanhar essa briga de De Bruyne e Henry pode ver o gráfico aqui.

Por hoje é isso, torcer para domingo o Rei Kev possa ser dominante mais uma vez em campo.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Notícias Manchester City - 20.08.2019

Começou nessa terça feira a última fase da Liga dos Campeões antes dos play offs, seis times dessa fase avançarão para participar do sorteio que definirá os grupos na quinta feira, dia 29/08. O Manchester City como o atual campeão inglês estará no pote 1 do sorteio e terá a companhia de dois outros ingleses por esses serão campeões dos torneios da UEFA, o porte 1 é reservado para os campeões das seis federações melhores rankeadas mais dois campeões europeus, isso pode mudar de acordo com os campeões europeus.

O Pote 2 está quase todo fechado, já tem sete times e o Lyon, dos já classificados, está a espera para saber se será do pote 2 ou 3, o time que pode jogá-los no pote 3 é o Ajax, que hoje entrou em campo contra o Apoel no Chipre e a partida ficou no zero a zero, volta será no dia 28/08. Os times do Pote 2 são Real, Atlético de Madrid, Borussia, Napoli, Shakhtar, Tottenham e Benfica, só o Tottenham não pode ficar no nosso grupo, ou seja, lá vem pedreira, como tem acontecido nos último anos.

Potes 3 e 4 ainda há muitas indefinições, já garantidos no 3 ter Inter de Milão, Red Bull Salzburg, Valencia e Bayer Leverkusen. Seria legal cair o Red Bull para lembrarmos desse momento icônico de um jogo pela Liga Europa 2010/11. E no Valencia teremos o Mangala na defesa dos espanhóis. Já no pote 4 confirmados tem Galatasaray, RB Leipzig (time forte para um quarto pote), Atalanta ( jogará no San Siro suas partidas por causa de obras no seu estádio) e Lille.

Aconteceram dois jogos hoje, além do 0-0 do Ajax, os visitantes venceram por 1-0: Slavia Praga (Rep Tcheca) o Cluj da Romênia e o Brugge (Bélgica) o LASK (Áustria). Nesse último confronto levará o segundo representante ou da Bélgica (Genk) ou Áustria (Salzburg) para a fase de grupos, isso vai ajudar o coeficiente de um desses dois países numa luta para duas vagas direitas e uma terceira em disputa em futuras edições da Liga dos Campeões, hoje eles tem 1 mais 1.

Essa é a última temporada do Claudio Bravo, pelo menos só tem contrato até julho, se especula que não haveria nem intenção do jogador nem do clube de prorrogar seu período em Manchester. Bravo completará 37 anos em abril e acredita que tem times na Espanha que o gostariam de tê-lo para ser titular, com o Ederson no City ele só deverá jogar as copas e, ocasionalmente, partidas da Premier League como na reta final de 2017/18 para ele garantir uma medalha. Não duvido que ele consiga mais três anos de futebol não, pode até voltar para o Chile se for o caso, goleiro dura, por isso estranhei o Scott Carson querer ser o nosso terceiro goleiro com 33 anos, está jovem para a função ainda.

O importante dessa possível saída do Bravo é saber quem seria o nosso segundo goleiro, há dois emprestados no momento: Muric para o Nottingham e o americano Zack Steffen (24) ao Fortuna Dusseldorf da Bundesliga. Ambos estão jogando de titulares, então isso é bom para a gente. Eu vi a estreia do Muric na segunda divisão e foi mal, mas não perdeu o lugar de titular, só na Copa da Liga foi para o banco. Jogou três partidas, levou três gols e na última saiu sem ser vazado, amanhã enfrentará o Charlton.

O Steffen é um incógnita para mim, nos dois jogos na Alemanha, uma copa e outra liga, o seu time venceu por 3-1. No final de semana pegará o Bayer Leverkusen em casa, na grade da FOX ainda não há a programação, mas se passar é um bom jogo para assistir, um jogador nosso e um possível adversário na Liga dos Campeões.

Eu não consegui ler a notícia do Telegraph porque é matéria paga, mas o manchete falava sobre a possibilidade do City chegar a marcar na Premier League nove ou dez gols num jogo após a apresentação estupenda no sábado contra o Tottenham, a maior vitória na Premier League foi 9-0 do United contra o Ipswich Town em 1995, há um 9-1 Tottenham no Wigan e quatro 8-0. Acredito que a manchete possa ter sido muito caça clique, só que não acho uma impossibilidade disso acontecer não.

Na temporada passada fizemos um 9-0, poderia ter sido mais, mas foi na Copa da Liga contra um time da terceira divisão. Metemos um 6-0 no Chelsea com show do Aguero que ainda perdeu o gol mais feito da sua história, poderia ter sido 7-0 e igualado a nossa maior diferença de gols, também um 7-0 contra o Norwich (está de volta à Premier League, será que correm esse risco) em 2013/14. 

O time jogou bola nesses dois primeiros jogos, colocou os adversários na roda e se nossos jogadores cansarem, podemos colocar três jogadores de qualidade do banco de reserva, colocaria mais pressão ainda nos defensores dos outros times. Guardiola já falou que é mais respeito continuar a atacar do que tocar a bola de lado, então o time mesmo com um 5-0 a favor não irá tirar o pé do acelerador. Acho que podemos superar a marca dos 106 gols de 2017/18, estamos no começo ainda, a média é melhor, só o futebol apresentado me deixa sonhar.

E só para não esquecermos o nosso passado não tão longínquo e manter os pés no chão, em 2007/08 tomamos o nossa maior goleada na Premier League  para o Middlesbrough por 8-1.

Essa notícia rola há algum tempo, do City e Sporting de Portugal realizarem uma parceira com o nosso clube emprestando alguns jogadores para eles no mesmo modelo do Girona. Olhando por alto assim, acho que o único que poderia ser interessante para eles e para nós é o Aleix Garcia porque mandar jogador da base para lá não irá adiantar em nada, eles não serão usados e ficarão apenas treinando como farão em Manchester, na melhor das hipóteses aprenderão português para conversarem com o Ederson, Fernandinho e Gabriel.

Eduardo Camavinga, meio campista angolano de 16 anos (17 em novembro) do Rennes, entrou na lista dos nosso olheiros que foram acompanhar a vitória deles sobre o PSG no último final de semana. Pessoal do Arsenal e Tottenham também esteve no estádio.

No vídeo do treinamento do dia deu para ver que Stones não estava treinado com o time, Eric Garcia e Ian Poveda da base sim, também não vi o quarto goleiro Daniel Grimshaw, será que já arrumou a mala para o empréstimo. E vocês já saber quem é o Rodri, quem é o Cancelo? Ainda bato cabeça com isso.

Mais um jogador estará presente no jogo do Kompany no dia 11 de setembro, será Mario Balotelli que jogará pelo time das Lendas do City comandado por Guardiola que contará com alguns minutos em campo de David Silva e Aguero e enfrentará um time da estrelas da Premier League dirigidas pelo técnico belga Roberto Martinez. Shaun Wright Phillips, que esteve no Brasil, mas não no Rio de Janeiro, estará presente, assim com Stephen Ireland, que eu por acaso pesquisei o nome dele esses dias e está sem clube, fará 33 anos na quinta. Que final de carreira melancólico. 

domingo, 18 de agosto de 2019

Lesão de John Stones.

Nós fomos pegos de surpresa na escalação de sábado quando nem entre os 18 nomes relacionados para a partidas constava o nome do zagueiro John Stones, foi divulgado que sua ausência seria causada por um problema no reto femural, que é um músculo da coxa. Agora à noite a segunda parte da entrevista coletiva do Pep Guardiola foi noticiada e o treinador comentou que o jogador deverá ficar de uma semana a 10 dias de fora, pelo visto perderá a viagem para Bournemouth. E como já é consenso para os torcedores do City, nessa temporada o nosso problema seria no setor defensivo.

A saída de Kompany deve ter pego a diretoria de surpresa e atrapalhado o planejamento, mesmo sendo em maio ainda, porque o objetivo de contratações era achar o cara para se tornar o substituto do Fernandinho, iria custar caro, e achamos o Rodrigo que vem fazendo bons jogos, fez três partidas até agora e duas delas contra times do Top seis. Também um bom negócio, econômico pelo menos porque ainda não vimos em campo, foi a chegada do João Cancelo porque o clube incluiu o Danilo na transferência e conseguiu reduzir o valor pago que será feito em três parcelas. 

A janela fechou em agosto e ficamos com 3 zagueiros no elenco mais um da base, Eric Garcia, e o Fernandinho como alternativa em caso de necessidade, não parece estar distante essa possibilidade de acontecer porque já no final de semana ele seria a única opção no banco caso acontecesse algo com o Laporte ou Otamendi. Pelo porte físico se poderia utilizar o Rodri por lá, só que até o momento não vi o Guardiola mencionando o nome dele para essa função.

Durante a janela houve especulação de zagueiros, o nome do Maguire foi o mais cogitado e também o do Nathan Aké do Bournemouth, a justificativa para isso é que o City já não tinha mais espaço no elenco para jogador livre, as 17 vagas já tinham dono, para contratar alguém nessas características era necessário se desfazer de outro jogador e fora o Sané não havia mais nenhum nome cotado para sair. O nome do Aké teve uma especulação baixa, ao contrário do Maguire, o problema era pagar o que o Leicester queria, £ 90 milhões e o orçamento do City está mais limitado. O United quis muito o jogador e foi lá e pagou. Então fechou a janela sem contratação para a nossa zaga.

Teremos que conviver muito com esse suspense durante a temporada, se teremos opções para a zaga no decorrer dos campeonatos, então acho que valerá a pena acompanhar as escalações do time EDS do City. Na sexta feira o time perdeu para o Tottenham e uma coisa que me chamou a atenção foi a não participação do Eric Garcia ao lado do Taylor Harwood-Bellis na nossa zaga como aconteceu na estreia, também derrota, para o Southampton. Como o time EDS jogou na sexta feira, a comissão técnica deve ter pedido para o Garcia ficar de fora para poupá-lo o negócio é ficar de olho nesses jogos, o próximo é sexta feira contra o Chelsea, se ele ficar de fora, mostrará que o John Stones não se recuperou mesmo para o final de semana.

sábado, 17 de agosto de 2019

VAR, VAR, VAR do céu

Déjà vu! Mais uma vez nos acréscimos contra o Tottenham a análise do árbitro de vídeo entrou em ação e o Manchester City teve um gol anulado por detalhe. Sempre melhor no jogo, nós não vencemos porque nas duas únicas oportunidades que os visitantes tiveram, eles conseguiram passar pelo Ederson, que possivelmente não fez uma única defesa no jogo. Placar final , 2-2 com gols de Sterling e Aguero. Começo de campeonato ainda, partida contra um top seis, resultado bom? Longe disso, jogamos absurdamente mais.

Nos primeiros minutos o Tottenham não via a bola, os caras estavam perdidos com a qualidade de jogo do nosso time, pareciam crianças correndo atrás de adultos, o City dominava as ações, só não colocava pressão em cima do Lloris. Quem comandava o jogo era a dupla De Bruyne e Bernardo pelo lado direito, com uma nota de destaque para o Sterling jogando nas costas do lateral direito do Tottenham toda hora e vencendo todas, talvez se tivesse alguém por ali para ajudar mais, poderíamos ter feito o gol antes, tinha um espaço muito grande em cima do Kyle Walter-Peters. E podemos dizer que o gol saiu por ali.

A jogada começa na direita com Bernardo Silva e De Bruyne tabelando, deixando a defesa perdida, o belga cruza a bola na segunda trave, como o lateral direito dele estava fechado no meio, na marca do pênalti Sterling chegou sozinho para fazer o primeiro gol, seu quarto no campeonato. Contar para vocês aqui, fiquei com a sensação que o Sterling tentou escorar para o Aguero e não colocar nas redes, na câmera de frente me pareceu que ele estava olhando em direção do atacante. Independente disso, gol é gol e o resultado era muito merecido. Só que no primeiro ataque do Tottenham eles empataram em chute despretensioso do Lamela de fora da área.

O Ederson jogou muito adiantando, mais parecia um zagueiro do que um goleiro, isso é excelente para o nosso plano de jogo, nesse lance específico, como ele corre de costas para o gol, ele não viu aonde estava se posicionando, tanto na câmera normal quando a de trás dá para ver que ele está bem mais a esquerda da marca do pênalti, tivesse mais centralizado, acredito que teria pego o chute. Começar a remar tudo de novo três minutos depois do nosso gol.

Não demorou muito para De Bruyne e Bernardo brilharam em nova jogada entre eles e mais uma assistência do De Bruyne, dessa vez o autor do toque derradeiro para o gol foi o Aguero com um toque de nojo com o lado de fora do pé. Resultado completamente merecido para o City. O cruzamento para o segundo gol foi do mesmo estilo que o De Bruyne deu durante toda a temporada 2017/18, rasteiro, seco, pegando nosso atacante sempre em posição melhor que o adversário. E poderia ter saído o terceiro desse mesmo jeito se Gundogan tivesse acertado o chute, Lloris só ficou na torcida. De Bruyne também teve sua chance, mas isolou e o Bernardo num lance maravilhoso driblou três, a bola subiu, ele disputou no alto e foi atropelado pelo Danny Rose. Resultado? Falta para os Spurs.

Ainda no primeiro tempo há uma lance muito discutível de pênalti a nosso favor que o Lamela segura o Rodri num escanteio, nada foi marcado. A minha reação na hora não foi de estardalhaço não, quando é pênalti a nosso favor, como contra o West Ham eu grito de tal jeito que deve incomodar bastante os vizinhos. Ok, nem o juiz nem o juiz do VAR acharam que foi pênalti, então que fique registrado que esse tipo de agarrão será tolerado na Premier League, a liga vai ter começar criar seus padrões e esse é bom que seja o caso porque se alguém marcar algo similar a esse, vamos chiar para cacete.

O segundo tempo foi todo nosso, mesmo com a derrota no placar o Tottenham não estava disposto a atacar ou não conseguia mesmo e dessa vez o Lloris teve que sujar mais o uniforme. Só que os putos conseguiram empatar novamente, num escanteio. O Lucas tinha acabado de entrar, correu para área, se antecipou ao Walker e fez de cabeça. Que ducha de água fria! Acho que ocorreu a falha do time porque ninguém deve ter se ligado que iria marcá-lo e deixaram ele correr. Esse lance gerou a treta entre Aguero e Guardiola quando o argentino foi substituído pelo Gabriel, eles bateram boca feio e na coletiva o técnico explicou que estava puto por ter tomado aquele gol de escanteio, não era uma culpa direcionada ao Aguero, uma culpa coletiva. Ambos de cabeça quente pelo segundo empate, normal haver essa discussão, quando o Gabriel fez o terceiro gol, anulado depois, os dois já estavam conversando.

De novo tivemos que remar tudo de novo, chutamos 30 bolas no total, tivemos 13 escanteios a nosso favor, o time dominou, mas dominou com vontade mesmo um top seis que estava a passeio em Manchester e por umas coisas que só acontecem no futebol ficamos só no empate. E no final mais um lance de VAR que irá assombrar o Gabriel pelo resto da vida dele, dessa vez pelo menos ele não socou a cabine como no final da Copa América.

Em mais um escanteio, Laporte disputou com um zagueiro do Tottenham, a bola sobrou para o nosso atacante driblar seu marcador, chutar cruzar para garantir os três pontos! Apaga essa última frase porque o lance estava sendo revisado (como todos os gols): a bola para chegar no Gabriel foi desviada sem querer pelo braço do Laporte, com as regras novas qualquer toque de mão/braço em um jogador de ataque, o juiz anula a jogada, o quê o Oliver fez, nem foi na cabine. Inicialmente achei que tivesse sido por impedimento, mas a central do VAR deu um zoom e mostrou que tocou. Cacete, mais um gol por detalhe no final anulado contra o Tottenham, esses putos nunca mais podem reclamar de marcações contra eles.

Perdemos nosso dois primeiro pontos no campeonato na segunda rodada como em 2017/18 quando conseguimos chegar a marca de 100 pontos no final e por coincidência também enfrentamos o Bournemouth fora de casa na terceira rodada e vencemos com o Sterling marcado o gol da vitória aos 90 e muitos e sendo expulso aos 90 e muitos mais um minuto. Não foi o resultado justo pelo futebol apresentado, agora é se recuperar na próxima rodada que infelizmente será num domingo.

Informações da partida:

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

EPL # 2 - Manchester City Vs Tottenham

Um jogo fora contra um time de Londres na estreia, na segunda rodada receberemos uma visita de um clube de Londres. Uma vitória como o cinco a zero na semana passada será bem vindo, só que outro lado está o Tottenham, muito possivelmente o time que poderá atrapalhar City e Liverpool na briga pelo título. Partida começará às 13:30 do sábado com transmissão dos canais ESPN e a primeira vez em muito tempo que não veremos o Rafael Oliveira comentando um jogo da Premier League, o motivo, infelizmente, eu acho que todo mundo já sabe.

A boa notícia para essa partida será a liberação do Fernandinho para jogar, ele nem relacionado tinha sido contra o West Ham, muito possivelmente porque tinha pouco tempo de treinamento após as férias. Mendy e Sané continuam de fora, sem data para retornarem ainda e o alemão fará a operação no joelho nesse final de semana na Áustria com o médico da seleção alemã que tem muita ligação com o Bayern, aí as especulações sobre transferências subiram né? Normalmente os jogadores do City realizam seus procedimentos com o Dr Ramom Cugat, médico de confiança do Guardiola. A transferência não acontecerá agora de qualquer jeito, então parar com essa especulação por aqui.

A volta do Fernandinho dá mais opções para o nosso meio de campo e gera aquela dúvida de quem começará o jogo, ele ou o recém contratado Rodrigo? Na sua estreia na Premier League ele deu uns pequenos vacilos, normais para quem não consegue a velocidade do futebol inglês, precisa ganhar esse conhecimento do jogo na Inglaterra, melhor seria contra um Aston Villa da vida, só que a tabela colocou o Tottenham pela frente, eu acho que por estar num estágio mais avançado que o Fernandinho, em termo físicos, o Rodrigo vai começar jogando, mas vai ser bom o Guardiola poder olhar para o banco ver um desses dois, além do Gundogan, caso a coisa não esteja muito boa para gente.

Quem eu acho que tem q jogar amanhã é o Bernardo Silva no lugar do David Silva, obviamente De Bruyne seria mantido, o Bernardo não precisou pisar em campo no Estádio de Londres, deve estar sedento por um jogo para valer, competitivo, o último foi a final da Liga das Nações, quando ele conquistou e foi escolhido o melhor do torneio além de ter feito uma temporada excepcional, mesmo assim não está na lista do melhores do mundo, não ter marketing causa esses problemas. Eu gostaria de vê-lo mais centralizado e deixar as pontas para Sterling e Mahrez que foram muito bem contra na estreia, não vejo porque deixá-los de fora, ainda mais sem o Sané. Para completar o ataque é sempre o Aguero, mesmo que o Gabriel Jesus faça 35 gols em um jogo, minha escolha será para o Aguero ser titular.

João Cancelo treinou a semana toda com o elenco, será que receberá uma oportunidade contra o Tottenham? Seria um teste de fogo que acho desnecessário no caso, colocar em confronto grande sem que o Walker tivesse feito besteira atrás de besteira, acredito que no domingo que vem contra o Bournemouth fora de casa seria um jogo bem mais atrativo para ele fazer sua estreia como titular. Os outros três da defesa serão o mesmo da vitória contra o West Ham, ainda mais o Zinchenko que pode aumentar sua sequência de partidas com vitória na Premier League, na verdade ele só venceu em jogos pelo campeonato inglês, são 23 vezes que entrou em campo com 23 vitórias, está empatado com David Silva e os cinco primeiros são do City: Fernandinho, Ederson e De Bruyne, todos com 18 e sequência terminou para os três no mesmo dia na vitória diante do Newcastle em 27/12/2017, o jogo seguinte foi um empate contra o Crystal Palace que Ederson salvou um pênalti no final. Zinchenko pode chegar a 24 amanhã e rir da cara do David Silva nos treinos, não seria uma atitude inteligente rir do seu capitão e um dos maiores jogadores da nossa história, mas poderia.

O Tottenham vem de uma vitória nos minutos finais contra o Aston Villa e terá algumas baixas, as mais importantes são Son e Dele Alli e algum mistério sobre o Erikssen que pode ter ou não viajado para Manchester, a imprensa da cidade não conseguiu tirou foto dele. Temos que fazer a vida do Kane um inferno, não podemos dar um segundo de descanso para ele porque ele vai colocar nas redes. Eles contrataram o Ndombélé, que chegou a estar em nosso radar e foi bem contra a gente pelo Lyon na Liga dos Campeões, espero que isso não volte para nos assustar.

Na temporada passada foram quatro jogos contra eles com três vitórias nossas e uma derrota, todos os jogos terminaram com a diferença de apenas um gol, incluindo a partida de volta na Liga dos Campeões que por alguns milímetros não termina com uma margem de dois gols a nosso favor, uma pena. No último jogo da temporada entre eles, Phil Foden foi o autor do gol após assistência perfeita de Aguero que preferiu servir o companheiro ao tentar o gol, uma vitória para lá de importante na reta final do campeonato.

Agora à noite foi divulgada a segunda parte da coletiva do Pep e ele comentou sobre a possibilidade do Sterling marcar 30 ou mais gols numa temporada, algo surpreendente para mim há algumas temporadas, inclusive com aquele gol perdido contra o Burnley. Os números deles melhoram absurdamente, 11 em 2015/16 com Pellegrini, 2016/17 fez 10, já em 2017/18 foram 23 e na última marcou 25 vezes, vice artilheiro da era Guardiola com 62 gols, logicamente só atrás do Aguero com 96.

Sterling já marcou 4 vezes nessa temporada, será que tem bala na agulha para fazer mais 26? Não ficou longe na última vez, agora com De Bruyne mais tempo em campo e o time mais forte a cada temporada parece ser algo bem realista. Tomara que amanhã ele diminua essa distância.

E nosso outro concorrente na briga pelo título tem outra molezinha nesse começo de campeonato, enfrentará o Southampton na costa sul, o time da casa tomou 3 a 0 do Burnley na primeira rodada. Esses dois primeiros jogos deles parecem bem confortáveis.

Na expectativa de mais um grande jogo amanhã com aquele nível de futebol excelente que o City nos proporciona.

Man City Vs Tottenham (desde 1992):




Jogador suspenso: não há.

Jogador pendurado: não há.

Juiz da partida: Michael Oliver. Apitou a estreia do Liverpool na atual edição da Premier League, deu apenas dois amarelos nesse jogo. Esse será o terceiro confronto entre City e Tottenham apitado por ele, todos em Manchester, e nos dois anteriores vitórias nossa: 1-0 (Phil Foden) na temporada passada e em novembro de 2012, 2-1 (Aguero e Dzeko). Pode manter o ritmo, Oliver, problema algum.


terça-feira, 13 de agosto de 2019

Notícias Manchester City - 13.08.2019

- Foi engraçado o quê aconteceu hoje, eu tinha visto há um ou dois dias que o Valencia havia confirmado a transferência em definitivo do Mangala, só que não tinha visto nada da parte do Manchester City. Comecei cavucar na imprensa, no site oficial do City e nada, quando entrou no twitter a timeline é atualizada com a sua saída. Acho que meu celular está sendo monitorado.

Como falei a transferência é em definitivo e de graça com o jogador aceitando um corte salarial para acertar com o time no qual já foi emprestado pelo City. Tinha visto um jogo dele pelo Valencia contra o Barcelona, ele fez um gol, um pênalti e uma expulsão, que dia infeliz. Eu não tinha entendido porque o City tinha assinado uma extensão com ele, claramente não iria ficar com o elenco e ninguém iria querer pagar um valor para um jogador que sairia de graça no verão seguinte.

Podemos nos reencontrar com o Mangala na Liga dos Campeões porque o time da Espanha está no pote 3 e a gente, como campeões ingleses, no pote 1. O universo vai conspirar para isso acontecer e ele ainda vai colocar o Aguero e cia no bolso nesse dia.

- Por falar em Liga dos Campeões, hoje muitos times se classificaram para a fase de play offs, a última antes da fase de grupos, o importante é saber que com a eliminação do Porto para o Cluj da Romênia, o Manchester City vai subir no ranking da UEFA para distribuição de cotas, na repartição do dinheiro. O time era o 14º colocado, mas Arsenal, United, Porto e Sevilla não jogaram com isso avançamos para o décimo lugar e levaremos 23 cotas, cada uma vale 1 milhão e pouco de euros, vocês deixem de preguiça e façam as contas.

- Após o jogo contra o West Ham muito se falou que o City faz faltas táticas, até distorceram palavras do Pellegrini sobre isso, para parar os ataques adversários, foram 13 faltas cometidas, não sei dizer isso foi muito ou não na rodada porque a Premier League dá o número de faltas individuais e não coletivas, procurei apenas números do Liverpool (9) e United (18), então parem de encher nosso saco que nem ganhamos nesse critério.

O importante desse número 13 é ver que nove foram cometidas por Gabriel, Sterling e Rodrigo, três cada. Os dois atacantes marcando em cima a saída de bola e o novo contratado tendo que fazer falta como todo volante faz. Parece que minha dúvida nesse post foi respondida, veremos no final da temporada se ele, Fernandinho e Gundogan lideram. O interessante que apenas uma falta foi cometida por defensor, Walker, mostra que a defesa está bem protegida e troca de bolas também impedem do nosso time ser atacado.

- A FIFA anunciou que o City foi punido por contratação irregular de jogador menor de 18 anos e foi uma multa apenas em dinheiro, nada de proibição de contratação. Eu estava com medo disso porque já tinha visto Chelsea, Barcelona, Real ou Atlético ou ambos serem punidos pela FIFA, mas aí foi muito sensacionalista de imprensa caça clique. O caso do City envolveu dois jogadores, o do Chelsea foram 29! Agora é ficar de olho se a UEFA pensa em nos punir.

- A Copa da Liga teve jogos da primeira fase hoje e todos os times que contam com jogadores empestados pelo City avançaram, o QPR de Matt Smith foi o quê sofreu mais ao precisar dos pênaltis para eliminar o Bristol City, 3 a 3 no tempo normal, Smith deu uma assistência, mas perdeu um penal nas disputas, que acabou 5 a 4.

O Nottingham de Muric (banco) venceu por 1 a 0 o Fleetwood Town, o Leeds bateu o Salford City por 3 a 0, Jack Harrison entrou no segundo tempo, o Luton Town teve o Luke Bolton no primeiro tempo contra o Ipswich Town, placar final 3 a 1 e para finalizar o Blackburn, sem Tosin nos 18, ganhou por 3 a 2 do Oldham.

O sorteio da segunda fase já foi realizado hoje, teremos os  treze times da Premier League que não jogam competições europeias e teremos um confronto entre Newcastle e Leicester, que bom sorteio para eles. O Manchester City só entra na terceira fase, que será jogada em setembro.

TROFÉUS MANCHESTER CITY

Para quem ia no evento no Rio de Janeiro houve uma mudança de data, agora será no dia 14/08/2019, quarta feira, mesmo horário.


sábado, 10 de agosto de 2019

City estreia com goleada.

Jogar no Estádio de Londres é um prazer inenarrável para Guardiola e Cia, o time vai lá e sai com uma bela vitória, nesse quinto jogo pela no local o City meteu 5 a 0 no West Ham e terminou a rodada de sábado na liderança mesmo após o Liverpool meter 4 a 1 no Norwich. O time fez barba cabela e bigode: ganhou, jogou bonito e não sofreu gol. Sterling também fez barba, cabelo e bigode com seus três gol, Gabriel abriu o placar e Aguero, de pênalti, fez o dele. Agora o time enfrentará o Tottenham sábado que vem em casa.

Eu tive duas surpresas na escalação inicial, a primeira foi que o Gabriel foi titular ao invés do Aguero, que entrou no lugar do brasileiro no segundo tempo, achei que Guardiola iria colocar o que eu acho ser a força máxima, Gabriel deu conta do recado. Mas a surpresa maior para mim foi o Bernardo Silva, aniversariante do dia, nem ter entrado em campo hoje, ele que foi o escolhido o nosso melhor jogador da temporada passada, fez uma bela pré temporada, deu lugar ao Mahrez, que fez uma excelente partida.

Foi dele o primeiro susto ao gol do Fabianski em um chute de fora da área, ele trabalhou e explorou muito bem a parceira com o Walker porque o lado esquerdo do West Ham foi uma mãe para eles e numa jogada da dupla, Gabriel na posição de atacante matador colocou o 1 a 0 no placar. O Mahrez enfiou uma bola para o Walker que ganhou, humilhou o lateral na corrida e cruzou para o Gabriel desviar para dentro do gol. A gente tomou alguns pequenos sustos principalmente em lance que o Rodrigo segurou um pouco mais a bola do que deveria e o Lanzini a roubou na entrada da área, ainda bem que nada demais aconteceu. O primeiro tempo não foi a melhor coisa do mundo, mas a volta do intervalo foi bem aninada e contou com o VAR.

O segundo gol saiu após o Kevin De Bruyne dar uma arrancada, carregar a bola até esperar o Sterling estar na melhor posição e chutar por debaixo do goleiro. Esse De Bruyne nós tivemos muito pouco na temporada passada e ganhamos quatro títulos, ele em condições tenho pena dos rivais. Depois desse gol, começou o Show do VAR e já adianto aqui: concordei com todas! O quê seria nosso terceiro gol saiu de uma jogada brilhante, de uma triangulação entre Sterling, D Silva, Sterling e toque para o Gabriel marcar, uma pena que na hora que a bola saiu do pé do David o ombro do Sterling estava em posição de impedimento. "ah, foi o ombro, é ser muito detalhista". Gente, a regra diz qualquer parte do corpo que o jogador possa usar na partida, Balotelli já marcou de ombro pelo City. Se coloca a tecnologia para pegar algo impossível na velocidade do jogo, se for o bico da chuteira, então infelizmente é impedimento.

Foi o primeiro uso do VAR na Premier League e foi rápido e transparente, anunciaram o quê era, mostraram e deram o veredito em dois minutos. O quê eu vi de inglês reclamando, meu Deus! Colocar esses putos para ver um jogo do brasileirão e a equipe do VAR demorando 5 minutos e a gente sem saber o quê aconteceu. O terceiro gol também precisou do uso da tecnologia para definir e acho que esse foi mais importante do que o anterior. A TV mostrou que o Sterling estaria em posição de impedimento, mas quando foi usado o VAR, ele mostrou que ele não estava, ou seja, a transmissão errou. Foi uma bola do Mahrez por cavadinha para o Sterling matar e colocar por cima do Fabianski.

Aqui vale a pena fazer um comentário sobre essa jogada, durante a semana o City postou esse tuíte com o Sterling falando para o jogador fazer a cavadinha ("Dink it") e o Guardiola quis entender o quê ele disse e tentou repetir. Como era de se esperar não saiu 100% como um inglês falaria, mas a jogada foi usada hoje pelo Mahrez, temos que começar a proibir que esses vídeos sejam divulgados porque nossos adversários saberão das táticas.

O quarto gol saiu de um pênalti que o juiz demorou não marcou imediatamente, mas também não solicitou o VAR e aqui eu acho que houve um pequeno problema interno. O Sterling queria Hat Trick, o Aguero já estava em campo e era o capitão ainda por cima, foi quem bateu, na verdade recuou para o goleiro, a sua sorte que o VAR mandou voltar porque o Declan Rice invadiu a área e foi o jogador a pegar o rebote e não porque o goleiro se adiantou, como eu sei disso? Porque a Premier League divulgou no twitter, transparência total. Na segunda tentativa, Aguero bateu deslocando o goleiro e sério dessa vez.

Sobre quem deveria bater, a coisa é simples para mim, o escolhido é o Aguero? Então o Aguero vai bater, se ele não quiser bater, ele passa a bola. Num jogo contra o Watford há duas temporadas não sei quem sofreu o pênalti, o Aguero estava em campo, já tinha marcado três gols e deixou o Sterling bater, não tem porque o Sterling ficar puto. O quê tem que acontecer é o Aguero melhorar essas batidas, seus números não são os melhores do mundo não, foi salvo pela invasão. O quinto e último gol aumentou essa minha sensação de um clima não muito bom.

O Gundogan roubou a bola e tocou para o Mahrez que serviu o Sterling, ele olhou para o meio da área e viu o Aguero, só que o Fabianski quis se adiantar ao lance, foi fechar o cruzamento e deixou o canto aberto para o terceiro gol do Sterling, que na comemoração deu meia volta quando esteve mais perto do Aguero, notei na internet que não fui o único a perceber isso não. Será que se o Fabianski não tenta se antecipar o Sterling toca a bola? Espero que seja aquela birra que tem em todo jogo de futebol e no vestiário a coisa já tenha passado.

O Sterling recebeu o prêmio de melhor em campo e o Mahrez merece menção honrosa após duas assistências e um passe excelente para o Walker no primeiro gol. Pode ser a síndrome da segunda temporada, Sané e Bernardo começaram "lentos", muito tempo no banco na primeira e na segunda estavam deslanchando. Rodrigo fez uma boa partida para sua estreia oficial e João Cancelo foi opção no banco, pode ter impulsionado o Walker hoje que fez um bom jogo.

O nosso próximo adversário será o Tottenham que bateu o Aston Villa em Londres e vou dizer para vocês, o estádio deles jogou, bem diferente de Wembley. Depois que empataram aos 70 e lá vai, a torcida colocou uma pressão maior ainda nos visitantes que fizeram nada. E o Harry Kane já deixou duas nas redes. O Tottenham vai incomodar muito nesse ano.

Informações da Partida:

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

EPL # 1 - West Ham Vs Man City

Pouco mais de 12 horas para a estreia do Manchester City no campeonato inglês. O bi campeão começará a defender o seus dois títulos fora de casa, em Londres, contra o West Ham. Partida está marcada para começar no primeiro horário de sábado, às 8:30 da manhã e terá transmissão dos canais ESPN.

Começar com a boa notícia do dia, Ilkay Gundogan finalmente assinou sua extensão de contrato com o City depois de uma demora que me incomodava e agora será jogador do time até o final da temporada 2022/23, quando ele terá 32 anos, novo ainda, terá muito futebol pela frente. Além dessa notícia para agradar tivemos também a confirmação que Laporte e Mahrez estavam liberados para o jogo e foram dois dos 20 atletas que viajaram para Manchester, Fernandinho não era um deles, talvez pela idade, pouco tempo de férias e acho que também se lesionou durante a Copa América, Guardiola pode ter preferido poupá-lo no momento. Os jornais não cravam ele fora, ele e outros jogadores poderão se encontrar com o restante do pessoal em Londres. Com a ausência dele cresce as chances de Rodrigo começar como titular.

A nova contratação já começou nessa posição durante o título da Supercopa e fez toda a pré temporada com o time, a forma física está excelente, na partida do domingo passada eu achei que Guardiola começaria com o Gundogan nessa posição por achar que era uma partida competitiva, mas o espanhol foi o preferido, grandes chances disso acontecer novamente amanhã. Eu estou em dúvida como será formada a parte ofensiva do time, naquele dia Sterling foi o atacante, mas Aguero e Gabriel tinham poucos dias de treinamento.

Por mim Aguero começa essa partida como titular depois de duas semanas de condicionamento físico e colocaria Sterling de um lado e Bernardo Silva do outro, Mahrez ficaria mais no banco porque participou menos de treinamentos do que os demais afinal sua temporada terminou bem depois e ainda teve o problema do remédio para o olho. Outro motivo de achar que Mahrez começa no banco é por causa da escolha do capitão, Guardiola disse que iria esperar todo mundo chegar para eles decidirem e isso foi feito no restaurante do próprio Guardiola em Manchester. Espero que ele tenha liberado o pessoal de pagar a conta. Surpresa nenhuma para mim o David Silva ter sido o escolhido por isso eu acho estranho que no primeiro jogo após ser decidido o substituto do Kompany com a faixa o capitão na partida seria o vice capitão, aparentemente tem três, não sei se nessa ordem: Fernandinho, De Bruyne e Aguero, a gente já via esse ordem na temporada passada. Para fechar o meio campo é óbvio que seria com o de Bruyne.

Na coletiva de hoje Guardiola disse que João Cancelo não começa, mas ele foi para Londres, então pode ser banco, como a negociação demorou mais do que o time gostaria, não tem o porquê já forçar colocar ele de cara. É bom o Walker não dar bobeira porque pelos comentários Cancelo colocará mais pressão que o Danilo. Ederson será o titular, normal isso e com a volta de Laporte, acredito que a zaga seja formada por ele e Stones com Zinchenko finalizando os 11 iniciais. Os quatro contratados viajaram, mas é quase certo que apenas Rodrigo jogará nesse primeiro momento.

A notícia ruim mesmo foi a confirmação da lesão do Sané, no ligamento do joelho, e a expectativa de retorno é para fevereiro. O time vai ter que se adaptar, mas lembro que o Guardiola colocou em um dos amistosos o Foden nessa posição, acho que não vai ser uma boa não, ele não me parece um jogador rápido, parece ser mais pensante, precisaria ficar mais centralizado para poder criar.

O campeonato começou hoje com o Liverpool vencendo por 4-1, com o primeiro gol sendo contra e aos 7 minutos, assim o Norwich quer bater e voltar para a segunda divisão. Infelizmente o Alison teve quer sair ainda no primeiro tempo, num lance sozinho. Já vi especulação de Aquiles como o Bravo e lesão na panturrilha, torcer para pronta recuperação.

O West Ham fez um janela de transferência forte com a única perda importante foi do Arnautovic. O atacante francês, ex Eintracht Frankfurt, Sebastien Heller vai para o jogo, a transferência recorde do time de Londres. O goleiro Fabianski chegou a ser dúvida com problema na virilha, mas está pronto para jogar. A única ausência seria do Mark Noble.

Já enfrentamos o West Ham na pré temporada e foi um 4-1, só que não vale de nada aquela partida. Aquela expectativa ao menos do resultado se repetir.

O City venceu as últimas sete partidas contra o West Ham e Aguero tem seis gols em estreias na Premier League, lideram nesse quesito Alan Shearer, Frank Lampard e Wayne Rooney. Como falei antes ele nunca marcou no estádio de Londres pela Premier League, pode mandar esse tabu para espaço amanhã.

Apesar dos números favoráveis para a gente, gostaria de começar a temporada em um jogo em casa contra um time que chegou da segunda divisão, não foi possível, então vamos ter que encarar o West Ham e sair com os três pontos além de um bom futebol porque nesse momento da temporada ainda não estou naquela de 1-0 é ótimo, pode ter futebol de qualidade sim.

Man City Vs West Ham (desde 1992): O City nunca perdeu no estádio de Londres, marcou 17 gols e levou 1 em quatro jogos.





Jogador suspenso: não há.

Jogador pendurado: não há.

Juiz da Partida: Mike Dean. O interminável Mike Dean apitará essa partida, será a terceira vez: derrota de 1-0 em março de 2009 e vitória de 2-1 em dezembro de 2017.