Nessa semana teremos jogos das fases anteriores à participação do Manchester City em duas competições, Copa da Liga e Liga dos Campeões, será a semana dos sorteios das duas competições também.
Nos últimos seis anos o Manchester City venceu três vezes a Copa, em cima do Liverpool, Arsenal e Chelsea, e é o atual bi campeão do torneio e segundo maior vencedor com seis, somente atrás do Liverpool com oito, mas não vence desde 2011/12, ano que vencemos nossa primeira Premier League. O horário do sorteio é após a partida entre Everton e Lincoln City, que será realizada na quarta feira, acho que os canais ESPN irão transmitir essa partida. Acredito que não há mudança em relação ao torneio passado: jogo único, exceção as semi finais, não há tempo extra em caso de empate, somente na final isso aconteceria, o campeão leva a vaga em fases iniciais da Liga Europa e a final será no dia primeiro de março em Wembley, se o City chegar à final o jogo contra o Arsenal, dia 29/02, será remarcado.
Para chegar a final um clube que entra na terceira fase, caso do Manchester City, precisa jogar seis vezes e para definir o local é simples, a primeira bolinha sorteada será o mandante do jogo. Por enquanto a EPL, entidade que realiza a Copa da Liga, não divulgou os números de cada time, em algum momento na terça ou quarto saberemos qual será o nosso número.
Um parênteses aqui é sobre dois times entre os 96 que fazem parte da EPL: Bury e Bolton. Se você entrar no site da EPL verá duas notas sobre esses times que estão com terríveis problemas financeiros e atrás de novos donos, ambos os times são da região da Grande Manchester e o Bury recebeu a custo zero do City o antigo CT do clube, só era necessário fazer a manutenção. Infelizmente há poucas semanas o City pediu de volta porque nem o básico estavam sendo feito. Os dois clubes estão nas duas últimas posições da terceira divisão com pontos negativos, prontos para cair. Depois vou dar uma estudada melhor sobre esses dois clubes.
Na quinta feira acontecerá o sorteio da Liga dos Campeões e acontecerá às 13 horas, horário de Brasília, com certeza terá transmissão dos canais Esporte Interativo (TNT, Space,...). Há mais seis vagas em disputa com três partidas sendo jogadas na terça e mais três na quarta. Tirando o Olympiacos que meteu 4-0 no Krasnodar, os outros jogos estão todos em aberto.
A fase de grupos será jogada entre os dias 17/18 de setembro até 10/11 de dezembro e a final no dia 30 de maio de 2020 no estádio Olímpico Ataturk em Istambul na Turquia.
Nesse post anterior eu fiz uma breve descrição do que podemos ter pelo caminho nessa primeira fase.
Um pouco de números desses três primeiras rodadas da Premier League. Temos dois artilheiros até o momento, Raheem Sterling e Teemu Pukki, finlandês do Norwich, cada um com 5 gols. Aguero vem atrás deles com 4 e como deve ser titular diante do Brighton, eu acho que a liderança desses dois está realmente ameaçada. Kevin De Bruyne lidera em assistência com o dobro dos seu rival mais próximo, foram 4 nesses três jogos e Aymeric Laporte é o jogador que mais trocou passe com 297, já Zinchenko é o décimo com 211, com Walker em 11º (209) e Otamendi em 12º (192). Jordan Pickford é o único goleiro a sair de duas partidas sem ser vazado.
Em números coletivos, o Manchester City tem o melhor ataque com 10 gols e 4 times sofreram apenas dois: Everto, Leicester, Crystal Palace e Wolverhampton. Os visitantes saíram vitoriosos em 12 dos 30 jogos, os mandantes em 10 e houve 8 empates, o número de gols marcados por mandantes e visitantes é idêntico, 41 para cada.
Apenas dois times não ficaram nem um minuto atrás do placar nesses três jogos, City e Liverpool, e dois times não ficaram na frente, Wolverhampton e Watford, que tem um número inglório: é o único time na Premier League que passou mais de dois jogos (180 ou mais minutos) em uma das três situações do jogo, no caso 182 minutos correndo atrás do placar.
O Tottenham e Aston Villa tem casos interessantes. Os clubes se enfrentaram na primeira rodada e o time de Londres só conseguiu ficar na frente no final do jogo e por uma virada, passou o time de Birmingham aos 86 minutos, então só ficou 4 minutos na liderança nos 270 possíveis, mas está na frente deles na pontuação(sétimo lugar), só que o Villa é o terceiro time com mais muitos em posição de vitória (133) e só não está na zona de rebaixamento por causa do saldo de gols. Moral dessa fábula: o importante é estar na frente após o apito final do juiz, como se ninguém soubesse disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário