sexta-feira, 16 de agosto de 2019

EPL # 2 - Manchester City Vs Tottenham

Um jogo fora contra um time de Londres na estreia, na segunda rodada receberemos uma visita de um clube de Londres. Uma vitória como o cinco a zero na semana passada será bem vindo, só que outro lado está o Tottenham, muito possivelmente o time que poderá atrapalhar City e Liverpool na briga pelo título. Partida começará às 13:30 do sábado com transmissão dos canais ESPN e a primeira vez em muito tempo que não veremos o Rafael Oliveira comentando um jogo da Premier League, o motivo, infelizmente, eu acho que todo mundo já sabe.

A boa notícia para essa partida será a liberação do Fernandinho para jogar, ele nem relacionado tinha sido contra o West Ham, muito possivelmente porque tinha pouco tempo de treinamento após as férias. Mendy e Sané continuam de fora, sem data para retornarem ainda e o alemão fará a operação no joelho nesse final de semana na Áustria com o médico da seleção alemã que tem muita ligação com o Bayern, aí as especulações sobre transferências subiram né? Normalmente os jogadores do City realizam seus procedimentos com o Dr Ramom Cugat, médico de confiança do Guardiola. A transferência não acontecerá agora de qualquer jeito, então parar com essa especulação por aqui.

A volta do Fernandinho dá mais opções para o nosso meio de campo e gera aquela dúvida de quem começará o jogo, ele ou o recém contratado Rodrigo? Na sua estreia na Premier League ele deu uns pequenos vacilos, normais para quem não consegue a velocidade do futebol inglês, precisa ganhar esse conhecimento do jogo na Inglaterra, melhor seria contra um Aston Villa da vida, só que a tabela colocou o Tottenham pela frente, eu acho que por estar num estágio mais avançado que o Fernandinho, em termo físicos, o Rodrigo vai começar jogando, mas vai ser bom o Guardiola poder olhar para o banco ver um desses dois, além do Gundogan, caso a coisa não esteja muito boa para gente.

Quem eu acho que tem q jogar amanhã é o Bernardo Silva no lugar do David Silva, obviamente De Bruyne seria mantido, o Bernardo não precisou pisar em campo no Estádio de Londres, deve estar sedento por um jogo para valer, competitivo, o último foi a final da Liga das Nações, quando ele conquistou e foi escolhido o melhor do torneio além de ter feito uma temporada excepcional, mesmo assim não está na lista do melhores do mundo, não ter marketing causa esses problemas. Eu gostaria de vê-lo mais centralizado e deixar as pontas para Sterling e Mahrez que foram muito bem contra na estreia, não vejo porque deixá-los de fora, ainda mais sem o Sané. Para completar o ataque é sempre o Aguero, mesmo que o Gabriel Jesus faça 35 gols em um jogo, minha escolha será para o Aguero ser titular.

João Cancelo treinou a semana toda com o elenco, será que receberá uma oportunidade contra o Tottenham? Seria um teste de fogo que acho desnecessário no caso, colocar em confronto grande sem que o Walker tivesse feito besteira atrás de besteira, acredito que no domingo que vem contra o Bournemouth fora de casa seria um jogo bem mais atrativo para ele fazer sua estreia como titular. Os outros três da defesa serão o mesmo da vitória contra o West Ham, ainda mais o Zinchenko que pode aumentar sua sequência de partidas com vitória na Premier League, na verdade ele só venceu em jogos pelo campeonato inglês, são 23 vezes que entrou em campo com 23 vitórias, está empatado com David Silva e os cinco primeiros são do City: Fernandinho, Ederson e De Bruyne, todos com 18 e sequência terminou para os três no mesmo dia na vitória diante do Newcastle em 27/12/2017, o jogo seguinte foi um empate contra o Crystal Palace que Ederson salvou um pênalti no final. Zinchenko pode chegar a 24 amanhã e rir da cara do David Silva nos treinos, não seria uma atitude inteligente rir do seu capitão e um dos maiores jogadores da nossa história, mas poderia.

O Tottenham vem de uma vitória nos minutos finais contra o Aston Villa e terá algumas baixas, as mais importantes são Son e Dele Alli e algum mistério sobre o Erikssen que pode ter ou não viajado para Manchester, a imprensa da cidade não conseguiu tirou foto dele. Temos que fazer a vida do Kane um inferno, não podemos dar um segundo de descanso para ele porque ele vai colocar nas redes. Eles contrataram o Ndombélé, que chegou a estar em nosso radar e foi bem contra a gente pelo Lyon na Liga dos Campeões, espero que isso não volte para nos assustar.

Na temporada passada foram quatro jogos contra eles com três vitórias nossas e uma derrota, todos os jogos terminaram com a diferença de apenas um gol, incluindo a partida de volta na Liga dos Campeões que por alguns milímetros não termina com uma margem de dois gols a nosso favor, uma pena. No último jogo da temporada entre eles, Phil Foden foi o autor do gol após assistência perfeita de Aguero que preferiu servir o companheiro ao tentar o gol, uma vitória para lá de importante na reta final do campeonato.

Agora à noite foi divulgada a segunda parte da coletiva do Pep e ele comentou sobre a possibilidade do Sterling marcar 30 ou mais gols numa temporada, algo surpreendente para mim há algumas temporadas, inclusive com aquele gol perdido contra o Burnley. Os números deles melhoram absurdamente, 11 em 2015/16 com Pellegrini, 2016/17 fez 10, já em 2017/18 foram 23 e na última marcou 25 vezes, vice artilheiro da era Guardiola com 62 gols, logicamente só atrás do Aguero com 96.

Sterling já marcou 4 vezes nessa temporada, será que tem bala na agulha para fazer mais 26? Não ficou longe na última vez, agora com De Bruyne mais tempo em campo e o time mais forte a cada temporada parece ser algo bem realista. Tomara que amanhã ele diminua essa distância.

E nosso outro concorrente na briga pelo título tem outra molezinha nesse começo de campeonato, enfrentará o Southampton na costa sul, o time da casa tomou 3 a 0 do Burnley na primeira rodada. Esses dois primeiros jogos deles parecem bem confortáveis.

Na expectativa de mais um grande jogo amanhã com aquele nível de futebol excelente que o City nos proporciona.

Man City Vs Tottenham (desde 1992):




Jogador suspenso: não há.

Jogador pendurado: não há.

Juiz da partida: Michael Oliver. Apitou a estreia do Liverpool na atual edição da Premier League, deu apenas dois amarelos nesse jogo. Esse será o terceiro confronto entre City e Tottenham apitado por ele, todos em Manchester, e nos dois anteriores vitórias nossa: 1-0 (Phil Foden) na temporada passada e em novembro de 2012, 2-1 (Aguero e Dzeko). Pode manter o ritmo, Oliver, problema algum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário