quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Aguero na Premier League.

Antes de falar dessa lenda que é o Sergio Aguero quero avisar que o Manchester City contratou em definitivo por seis temporadas o lateral direito português João Cancelo de 25 anos. Ele chega numa transação que envolveu a ida de Danilo por 37 milhões de euros mais 28.6 euros num pagamento que pelo meu italiano zero permite será feito em 3 exercícios, possivelmente deve significar 3 anos, total da transferência 65.6 milhões de euros. Ele usará a camisa 27 e será apresentado para a torcida amanhã na loja do clube, para a partida contra o West Ham no sábado Walker deverá ser titular ainda. 

A janela de transferência fecha amanhã e não há expectativa de haver novos negócios por parte do City, o caso do Leroy Sané pode ter dado uma reviravolta hoje porque há uma suspeita que ele possa ter que operar o joelho e ficaria de fora por muitos meses, mais exames serão feitos amanhã. Caso seja confirmado essa lesão e a operação, acredito que ele não deva ser inscrito na Premier League nem na Liga dos Campeões nessa primeira metade de temporada, por exemplo se for ficar de fora quatro meses ou o clube pode ir no desespero para contratar um defensor, porque é isso o quê a gente precisa, mas ficaria estranho a partir de janeiro de 2020 se o Sané voltasse a jogar ou colocaria Mangala nos 17 livres inscritos. Eu estou agoniado para saber o quê irá acontecer com ele, ainda é jogador do City, mas não o vejo treinando e as especulações sumiram, imagina ele ganha nova chance até janeiro, joga cinco partidas da Premier League e leva mais uma taça para casa mesmo não estando mais no clube. Tentar falar um pouco desse gênio Aguero.

Essa será a nona temporada dele com a camisa do Manchester City e vai lutar para conquistar seu quinto título (2011/12, 2012/14, 2017/18 e 2018/19). Apesar de seus números fantásticos, ele é pouco reconhecido na hora da votação dos jogadores da Premier League, só nas duas últimas temporadas ele entrou no time ideal nessa escolha. O mais engraçado disso é que ele é, juntamente com Stevie Gerrard e Harry Kane, o jogador mais vezes escolhido como o melhor do mês pela Premier League: cada um tem 6 troféus desse. Por falar em Kane, um jogador que gostaria muito de ter no City, ele parece ser o jogador que rivaliza atualmente com o Aguero quando o assunto é gols em geral, vocês verão o nome dele em muitas tabelas aí para baixo.

Atualmente ele é o sexto maior goleador da história da Premier League, tem 164 gols, já é o maior artilheiro de fora da Europa no campeonato, e está a apenas 11 gols do quinto colocado, Thierry Henry (175), então não parece ser um desafio muito grande para o nosso camisa 10, ainda mais com duas temporadas por jogar. Quando passar a ser quinto colocado, será o jogador na Premier League com mais gols por um único time, os quatro na sua frente atuaram por dois ou mais times diferentes. O quarto da lista é Frank Lampard, que fez seis gols quando atuou pelo City, isso prejudicou o Aguero, tem 13 a mais. Há uma possibilidade de Aguero chegar nessa marca no dia do jogo contra o Chelsea, na décima terceira rodada em Manchester, essa informação é relevante porque o atual treinador do Chelsea é o Lampard, ganhar mais uma posição com gol e vitória em cima dele seria bem interessante. Os três primeiros são Alan Shearer (260), Wayne Rooney (208) e Andy Cole (187), vinte e três gols para chegar no ex jogador do City? Não apostaria contra o Aguero não.


Aguero tem se tornado um artilheiro mais caseiro, em outros momentos eu tinha feito essa diferença entre gols dentro e fora do Etihad e era mais parelha, agora ele tem 96 gols no Etihad, o nosso quarto jogo lá na temporada será contra o Wolverhampton é possível chegar a 100, contra 68 em outros estádios, sendo que nunca marcou em Anfield (12ª rodada é a chance dele), no Selhurst Park (para minha surpresa) e no Estádio de Londres, onde faremos nossa estreia nesse sábado, boa chance para quebrar essa marca horrível. 


Dos três times que subiram nessa temporada, Aguero já marcou gols contra eles seja em casa ou fora, no caso falo do Aston Villa (Villa Park) e Norwich City (Carrow Road), mas enfrentará pela primeira vez no campeonato ou mesmo com a camisa do City o Sheffield United que joga no estádio de Bramall Lane. As duas partidas acontecerão muito perto uma da outra: em 28/12 em Manchester e 21/01/20 em Sheffield, se o Aguero conseguir marcar em alguma dessas duas partidas ele aumenta o seu número de vítimas pela Premier League. 

De 32 times que enfrentou só o Bolton não tomou gol dele, então pode passar a ser 32 de 33 adversários. Aqui tem uma tabela com os números de outros jogadores e foi feita antes do Aguero marcar contra o Huddersfield em 2017/18, outros nomes podem ter surgido, mas por enquanto temos isso. Em percentual ele é o melhor com quase 98%. Ao contrário do Bolton, o Newcastle é a principal vítima com 15 gols sofridos, sendo dois hat tricks( um de 3 gols e outro de cinco). Aqui nesse artigo há uma tabela com os times que mais sofrerem com um único jogador e se Aguero marcar mais duas vezes (30/11, f, e 28/04, c) se tornará o segundo maior jogador nessa estatística, só ficará atrás de Alan Shearer diante do Leeds United e seus 20 gols. Caso o Newcastle não tivesse jogado a segunda divisão na temporada 2016/17, a diferença poderia estar bem menor.

(P.S.: eu esqueci de escrever na hora, pensei, mas não coloquei aqui. Com os problemas do Bolton é impossível o Aguero conseguir marcar contra eles no campeonato. Atualmente na terceira divisão, o Bolton começou com MENOS 12 PONTOS na tabela, já perdeu a primeira partida. Mesmo que com um milagre consiga subir para a segunda, a temporada que vem seria a última do Aguero no Manchester City até o momento.

O City fez a parte dele na temporada 2011/12 ao vencer o QPR, mas o Bolton ficou apenas no empate com o Stoke City e por isso terminou um ponto atrás do QPR. Na temporada 2012/13 ficou em sétimo lugar atrás do Leicester no saldo de gols. Só não fico puto com a não subida do Bolton porque a história do título do Leicester na Premier League passa por essa temporada.)



E quem sabe o Aguero não pode matar três coelhos com uma cajadada só, vocês sabem quais marcas ele pode ser tornar líder único em um único jogo de Premier League? Se por um acaso ele marcar seis (!) vezes contra o Newcastle em um único jogo, ele será o jogador com mais gols em uma única partida na Premier League (desde 1992 para cá o recorde é de cinco com cinco jogadores diferentes, sendo que o Aguero é o último a ter feito isso e contra o Newcastle. Na história do campeonato Geoff Hurst fez seis pelo West Ham contra o Sunderland em 1968), terá 21 gols contra o mesmo adversário e deixará o Shearer para trás, além de se tornar o líder isolado de hat tricks com 12, ambos tem 11 no momento. O jogador atual mais perto deles é o Harry Kane com 8 hat tricks.

O seis gols em um único jogo é irrealista, mas dá para passar as duas marcas do Alan Shearer, que já não deve mais aguentar em ver o nome do Aguero chegando perto dele. Chelsea e Newcastle sofreram dois Hat Tricks dele. 



Uma estatística aleatória é sobre juízes que apitaram seus gols. Já foram 23 apitadores e com apenas dois deles o Aguero não saiu para o abraço: Peter Walton, já aposentado, e Graham Scott. O primeiro apitou apenas um jogo, uma derrota para o Everton no Goodison Park na temporada 2011/12, já o último nunca apitou um jogo pela Premier League do Aguero, a única vez que se encontram pelo campeonato foi em Leicester, 2017/18, e o Aguero não saiu do banco. Vamos ver se a Premier League o escolherá em alguma partida nossa.

Mike Dean é o juiz que mais viu gols do Aguero no campeonato, foram 23 vezes e pode ver mais, acho que não se aposentou. Sendo que em três partidas, duas contra o Chelsea, o argentino marcou hat tricks. Uma dessas foi aquele três a zero no Stamford Bridge em 2016 após o City ter sido eliminado da Copa da Inglaterra por eles ao tomar 5 - 1 num time cheio de garotos, ele vingou a molecada, e a outra nessa última temporada que metemos 6 - 0! O Dean até brincou quando o Aguero foi buscar a bola no final do jogo. Na temporada 2019/20 teremos mais dois novos juízes no quadro da Premier League: Andy Madley ( irmão do Robert Madley, um juiz careca, que expulsou o Walker no primeiro tempo num empate contra o Everton em 2017/18  por nada, ele saiu da liga porque zoou um portador de necessidades) e Peter Bankes. Dois nomes para o Aguero colocar no seu caderninho.


Sergio Aguero ainda tem uma marca de fazer inveja para qualquer jogador que atuou na Premier League: é o cara que precisa de menos tempo em campo para fazer um gol. Atualmente ele precisa de 108,80 minutos, isto é, um jogo inteiro e menos da metade do primeiro tempo do outro. Em sua pior temporada ele precisou de 130 minutos o que é ainda menos de um jogo e metade do outro, fantástico, e em sua melhor ele fazia um gol a cada 90,53 minutos! ou seja, passava em branco em um, mal saia a bola já estava ele comemorando gol. O que falar de um sujeito desse?

Só que ele não pode se descuidar porque há três jogadores que estão a uma distância não muito grande, não muito confortável para ele: Kane, Aubameyang e Salah. Assim como o Aguero, esses aí vão fazer gol atrás de gol nessa temporada também O Gabriel Jesus também tem uma média muito boa, está perto do Henry que até o surgimento do Aguero era o recordista. Para esse cálculo se leva em consideração um número mínimo de gol, quando comecei a acompanhar o número da Premier League era 20, mas isso pode variar de acordo com a vontade deles.



Para finalizar Aguero igualou o recorde de Henry na temporada passada: ambos são os únicos jogadores na história da Premier League a marcar 20 ou mais gols em cinco temporadas consecutivas. E eles poderiam ter a companhia do Kane, mas ele se machucou na partida de ida contra o City na Liga dos Campeões em jogada que ele chutou o Fabian Delph e acabou ficando com 17 gols mesmo, sua contagem voltou para zero, com 26 anos ainda tem chance de chegar a essas cinco temporadas, o problema é se o Aguero quiser aumentar esse número para sete, aí o sarrafo fica lá em cima.

O mais foda disso é que o Aguero já poderia estar na sexta temporada consecutiva, como mostrei acima a melhor média de gols por minuto foi 2013/14 com 90 minutos entre gols, só que ele jogou muito pouco (1.539 minutos) e fez 17 gols, ficou em campo apenas 45% dos minutos possíveis, se aumenta isso para 70%, com certeza iria marcar esses três gols.


Gente, não tem como falar que ele não é o melhor atacante da história da Premier League. Os números de gols mostram isso, além de ter um belo número de títulos do campeonato, só não está mais para frente numa listagem de jogadores que mais venceram a Premier League porque o United foi dominante num período, agora com mais times "disputando" o caneco, deverá ficar mais difícil um jogador terminar a carreira na Premier League com seis títulos ou mais.

Ficou grande, mas ficou legal. Ainda acho q deve ter mais informações para colocar sobre ele. Espero realmente que ele continue aumentando suas marcas na Premier League para durarem por muito, mas muito tempo ainda.

3 comentários:

  1. Ótimo trabalho. Ele é realmente o melhor atacante da história da PL. E tem que ter uma estátua dele na entrada do Etihad sim.

    Gostei muito da contratação do Cancelo. Jogador jovem, e técnicamente é muito superior ao Danilo.

    ResponderExcluir
  2. Esse Cancelo é bom então? Pq a Juventus aceitou liberar ainda mais para um concorrente de Liga dos Campeões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom sim. Dar tempo para adaptação, mad acho que agora o Walker tem concorrência.

      Eu li que a Juventus esta precisando fazer caixa,talvez por isso eles liberaram ele.

      Excluir