O Manchester City anunciou hoje a saída de dos jogadores, um em definitivo e o outro por empréstimo. Scott Sinclair irá jogar no West Brom até o final do ano, o time dirigido por Steve Clarke pagou £ 2 milhões pelo empréstimo, pagará seus salários e tem a opção de compra após o final da temporada. Sinclair pouco jogou pelo City e na pré temporada fez nada que pudesse convencer diretoria e comissão técnica que ele merecia uma chance. A saída de outro jogador, mesmo sendo da base, é mais importante.
Denis Suarez se despediu hoje do Manchester City e irá assinar contrato com o Barcelona, onde passará os primeiro anos no time B deles jogando a segunda divisão para depois ser aproveitado, se mostrar capacidade, no time principal. Não é o primeiro espanhol da base do City que fará esse caminho. Joan Angel Roman está desde 2012 no Barça e participou da pré temporada do clube nesse ano. Há toda uma engenharia financeira nessa transferência de Suarez: receberíamos 850 mil libras agora, 685 mil ano que vem e mais 685 mil por cada jogo no time principal até 10 partidas. Além de 20% de uma futura venda dele com direito a escolher primeiro ele. É um investimento alto do Barcelona, logo ele deve ter potencial.
Mas aí que entra a minha dúvida: por que liberar esse jogador? Ele está descontente com seu aproveitamento no clube e aceita jogar na segunda divisão ou a comissão técnica entende que ele não terá utilidade para o City? Denis era um dos jogadores que muitos apostavam que poderiam disputar vaga no time principal nos próximos anos, além dele Guidetti e Rekik. Acho que isso prejudica bastante o processo de evolução dos jogadores de base. Quando é que veremos alguns, quem sabe vários, desses moleques jogando no profissional?
Guidetti é uma incógnita. Quando joga no time EDS, faz gol, mas não atua no time principal por causa de seguidas lesões. Pellegrini gosta dele, mas será que ele estará disponível em algum momento para ser escolhido? Ele viajou com o City a pré temporada inteira, não entrou em campo, só fez exercícios de recuperação. Deve ser inscrito na Liga dos Campeões porque o City não tem quatro crias da casa para preencher as vagas, isso aconteceu na Liga passada, assim como para o goleiro Eirk Johansen, não vamos perder uma vaga de estrangeiros para colocar um terceiro goleiro na lista. Karim Rekik foi emprestado para o PSV da Holanda, é titular e participa de jogos da Liga dos Campeões. É um zagueiro que joga pela esquerda, mesma posição do Nastasic, também jovem e que mostrou excelentes qualidades.
Quando acabar o empréstimo, será que Rekik voltará? Competir com um Nastasic pela posição, o faria crescer, mas ele começou a ser convocado agora para a seleção holandesa principal, ele vai pensar o que será melhor para ele: ficar mais tempo no banco num time da liga mais forte ou ser titular numa equipe forte, numa liga bem mais fraca.
Um ponto importante a ser levantado também, vendo a saída do Denis, é o time EDS produz qualidade? Há investimento grande na contratação de jogadores jovens de diversas partes do mundo, mas não vejo resultado nisso. Tudo bem que o time de base não é para ser campeão, e sim produzir jogadores para o time principal, mas não aconteceu nenhum dos dois.
O Patrick Vieira começou o trabalho agora, então tem tempo para melhorar o time, só que no campeonato inglês sub 21, o time perdeu as duas partidas, uma de goleada, e na pré temporada os resultados não foram bons não. Ele herdou o time do amigo do Mancini, Attilio Lombardo, que eu não sei quais eram as credencias dele para treinar jovens. O Vieira fez curso na UEFA, já acompanhava o time e assumiu esse ano.
Nós não precisamos esperar o time EDS se mudar para o Etihad Campus para poder ter certeza que veremos a base realmente servir ao time principal. O projeto tem mais de três anos e os jogadores que eu achava que poderiam ser nosso futuro estão deixando o clube. O próximo na lista de potencial para chegar no time principal é o Marco Lopes, será que ele vai ser o cara a puxar a fila?
Nenhum comentário:
Postar um comentário