sábado, 8 de janeiro de 2022

Show de Palmer coloca o City na próxima fase da Copa da Inglaterra.

 Como é aquela frase? "A base vem como"? Porque é isso que vimos ontem no jogo do Manchester City contra o Swindon Town pela Copa da Inglaterra, o time venceu por 4 a 1 e o melhor em campo foi o jovem Cole Palmer que aproveitou a chance. Será que em pouco tempo Guardiola tornará mais frequente a escalação da partida diante do Everton pela Premier League quando Foden e Palmer foram titulares? Espero que sim. Bernardo (passe do Palmer), Gabriel, Gundogan e Palmer marcaram os gols da vitória de ontem.

A grande dúvida para o jogo de ontem surgiu na coletiva comandada pelo Rodolfo Borrell no dia anterior quando descobrirmos que Guardiola e mais 20 jogadores e funcionários da comissão técnica não estariam presente no jogo pois tinham testado positivo para COVID, sendo 7 jogadores do time principal, como o time seria escalado, Borrell disse que era a escalação mais fácil do mundo: colocar quem tinha condições de jogar. E foi isso que aconteceu. O Laporte era o único jogador do time profissional (tinha o Carson também, mas ele só compõe elenco) no banco de reservas, o resto tudo garoto. Nos titulares eram 10 jogadores que já estamos acostumados a ver e o Palmer, que acho pouco provável que volte a jogar no time da base, talvez possa jogar uma ou outra nessa período que o City terá poucos jogos, para manter o ritmo, mas depois de fevereiro, acho impossível.

Eu vou falar para vocês que fiquei um pouco decepcionado com a escalação inicial, achei que veria mais jogadores da base no time titular além do Palmer. Pensei no McAtee, que entrou no segundo tempo no lugar do De Bruyne, e o Joshua Wilson-Esbrand, esse nem no banco ficou, mas circulou no Twitter uma informação sem confirmação alguma que ele não foi relacionado porque seu contrato vai até junho (isso confirmei no Tranfer Market) e ele não renovou ainda ou ele pode ter sido um da base com testes positivos também, ninguém do City vai falar abertamente sobre isso e nenhum jornalista vai se dar ao trabalho de perguntar ao Guardiola sobre um jogador da base que, no momento, só atrae interesses dos torcedores do próprio time.

Mesmo sem o treinador e vários jogadores ausentes, o time que o "treinador" Borrell colocou em campo fazia frente a todos os times da Premier League e da Europa. "Ah o time gasta muito dinheiro!", não, o time sabe gastar o dinheiro, sabe aonde investir, o United gasta muito e foca em chegar na Liga dos Campeões, o Arsenal contratou o Nicolas Pépé por umas 70 milhões de libras e é banco, o City pagou pouco menos no Rúben Dias e ele foi fundamental para o City vencer a última Premier League em seu primeiro ano. Nossa equipe é toda organizada, de cima a baixo.

Bernardo foi o jogador que atuou como falso nove ontem com o Gabriel na esquerda combinando com o Cancelo e o Palmer mais na direita, com apoio do De Bruyne. E foi pela direita que a jogada do primeiro gol saiu após o Palmer cortar seus marcadores para chegar na linha de fundo, já na grande área, e rolar para o Bernardo só empurrar para as redes e comemorar com o nosso camisa 80, essa vai ser a última temporada dele com esse número, com toda a certeza. O Swindon tentava jogar bola e sair jogando, mas não é algo tão simples e numa dessa o Gabriel conseguiu roubar a bola, que chegou no De Bruyne e, de primeira, voltou para o brasileiro ficar cara a cara com o goleiro, que foi um dos que erraram na saída, e marcar o segundo, isso com meia hora de jogo. Quase fomos para o intervalo com um 3 a 0 a favor, um chutaço do Cancelo enganou todo mundo, a bola parecia ter entrado no ângulo, mas tinha batido no poste de trás e rolado na rede por fora. 

Esse poderia ter sido o suficente para o técnico improvisado mexer no intervalo, mas não foi nesse momento que isso aconteceu. O pessoal ouviu as instruções do Guardiola nos vestiários e continuou na  mesma toada. Por falar no técnico de verdade, o Borrell comentou que só não falou com ele nos minutos finais porque a bateria acabou, obviamente isso deve ter sido uma piada porque é ruim disso ter acontecido de verdade. Gundogan marcou o terceiro em uma volta bem cobrada por fora da barreira que bateu ainda no pé da trave e o quarto gol poderia ter saído num pênalti sofrido e cobrado pelo Gabriel, ele perdeu e me parece que o Mahrez será o nosso cobrador por um longo período ainda. Só que erramos e demos um gol para o Swindon.

O Cancelo foi tentar um passe de chaleira, pegou mal o toque e o Rodri não chegou bem na bola e perdeu a posse. Contra ataque para os caras e delírio da torcida da casa com o gol marcado pelo Harry McKirdy, tinha feito 4 gols na rodada passada na quarta divisão. E ainda acho que o Zack Steffen poderia ter feito melhor, o modo como caiu foi estranho. O gol deles deve ter feito o Borrell segurar a entrada da garotada, mas quatro minutos depois Cole Palmer fez o seu gol, um golaço, ele aproveitou um rebote do chute do Bernardo e arriscou um chute forte de esquerda. Seu terceiro gol pelo City e os outros dois foram em suas estreias na Copa da Liga e Liga dos Campeões, agora só falta na Premier que segundo ele virá logo, "Prem soon come", isso aqui ganhou os corações do pessoal por causa do modo e do sotaque como falou.

Laiva, Mbete e Kayky entraram em campo nos minutos finais, o brasileiro fez sua estreia, se tornou o 13º jogador do Brasil e jogar pelo City. Não tiveram tempo de muita coisa. Uma novidade foi o jovem norueguês Oscar Bobb no banco de reservas, sua primeira aparição, ainda vai demorar um tempo para ele aparecer outras vezes, poderia ter entrado porque poderia haver cinco alterações. Só ontem eu descobri que a partir dessa fase as cinco substituições eram permitidas, tomei até um susto quando vi o Kayky na fila atrás do Mbete para entrar. Imagina ser eliminado após vários problemas médicos por um erro administrativo.

O sorteio acontecerá amanhã, domingo, por volta das 14 da tarde, após o jogo West Ham e Leeds. O Manchester City é a bola 20 e o Wigan joga hoje ao meio dia contra o Blackburn com transmissão no StarPlus, temos que ficar de olho nesse jogo, vocês sabem muito bem o porquê.

O próximo jogo agora será apenas no sábado que vem contra o Chelsea em casa e se os casos de COVID no elenco não foram muito pesados devemos ter as volta dos sete jogadores que teriam testado positivo e do Guardiola também. A minha especulação para esses sete jogadores do time principal é a seguinte: Foden e Zinchenko certos, Ederson, eu tenho dúvidas porque ele não jogaria mesmo essa partida e possivelmente nem no banco ficaria, mas aconteceu de ficar no banco em jogos desse tipo na temporada passada. Stones já está ausente há algum tempo, pode ter sido problema físico mais COVID, os outros seriam Fernandinho, Grealish e Sterling, nenhum desses viajou.

Informações da Partida:


Nenhum comentário:

Postar um comentário