Tem tempo que eu não escrevo nada por aqui e mesmo os pre jogos ou pós estão cada vez mais curtos e sem informações, tenho ficado bem cansado e preguiçoso para simplesmente abrir o computador de casa no dia a dai, então vou tentar escrever alguma coisa agora enquanto vejo essa grande final do Aberto da Austrália entre Rafael Nadal e Daniil Medvedev.
Para começar tem o jogo que empatamos com o Southampton em 1 a 1 na semana passada com gol do Laporte e o Liverpool venceu o Crystal Palace por 3 a 1. A classificação mostra nove pontos de diferença entre os dois, mas eles tem um jogo a mais por fazer, então pode cair para seis pontos, como ainda tem o confronto direto entre os dois times, mesmo que seja no Etihad, a coisa pode ficar ruim para o City. Eu já tinha dito isso antes: duas rodadas ruins para a gente, com um empate, que já aconteceu, e uma derrota, colocam o Liverpool na nossa cola fácil, fácil. O título está longe de estar definido e não dará para vacilar porque se o time de Klopp perder mais de três pontos nos jogos que faltam, eu acho muito.
O time, assim como todos da Premier League, teve folga para uma parada de inverno e os alguns jogadores viajaram para descansar e/ou fazer eventos comerciais para o próprio City como Rúben Dias e Jack Grealish na Expo Abu Dhabi. Gabriel Jesus e Ederson estão aqui pela América do Sul porquê as eliminatórias sul americanas estão acontecendo, o mesmo vale para o Zack Steffen pelos EUA. Sinceramente eu estou bem curioso para saber os resultados dos testes de todos os jogadores quando voltarem para a Inglaterra, os casos da variante Omicron deram um salto em várias regiões do mundo.
O time feminino do City continua sua recuperação na temporada depois de um começo horrível quando o time foi eliminado da Liga dos Campeões muito cedo e fez poucos pontos no campeonato. Já são oito partidas de invencibilidade com sete vitórias, sendo que o único empate foi em casa contra o Arsenal, líder do campeonato, com gol delas aos 92 depois de termos várias e várias chances para matar o jogo, eu vi esse jogo e como fiquei puto com esse empate.
Essa subida de produção tem muito a ver com a volta das muitas jogadores que estavam no departamento médico como a Lucy Bronze e Steph Hougton e ontem, na vitória pro 8 a 0 sobre o Nottingham Forest pela Copa da Inglaterra foi a vez da goleira Ellie Roebuck voltar a campo, ela tinha sido substituída pela Karima Taieb (15 partidas), que foi mal em muitos desses jogos, e a jovem Khiara Keating (4 jogos) de 17 anos, que eu gostei, ontem ela esteve no banco, pode ser que seja utilizada como a reserva imediata da Roebuck a partir de agora. Nesse jogo da Copa, a Georgia Stanway marcou um hat trick e passou a ser a maior artilheira da história do clube com 64 gols, Nikita Parris liderava até essa partida com 62. Stanway tem apenas 23 anos, só vai abrir a diferença, os dados do time feminino são muito escassos ainda, não consegui saber quem é a terceira ou se há um contrato assinado mais recente, uma matéria antiga fala até 2022, mas isso era em 2019, tem tempo.
Contra o Nottingham, o técnico Gareth Taylor deu oportunidade para a estreia de duas novas jogadoras, Ginny Lackey, atacante, e Jemima Dahou, meio de campo, ambas da base do clube. Ausências por COVID, lesões e jogadoras australianas a serviço do país deram espaço para as duas jovens inglesas. A próxima rodada, oitavas de final, será no dia 27 de fevereiro.
Kyle Walker foi punido com três jogos de suspensão pela expulsão/agressão na partida contra o RB Leipzig, agora ele ficará de fora das duas partidas das oitavas contra o Sporting e, se o time avançar, não jogará a primeira das quartas de final também, caso não passe, terá que cumprir na próxima competição de clubes da UEFA que ele participar. Alguns dias da punição vir a público, ele já tinha falado que fez besteira no lance e assumia a responsbilidade, diz que não erra comportamento de um jogador já veterano. Não foi por causa disso, mas esse jogo na Alemanha foi bem inútil como o pouco uso de jogadores da base em partida que valia nada para a gente.
Julian Alvarez é o nome do atacante do River Plate que foi contratado e não anunciado oficialmente pelo Manchester City. O presidente do clube argentino confirmou ontem que o jogador ficará até o meio do ano com eles e depois viaja para a Inglaterra. Ele é dito como o próximo craque argentino e já faz parte da seleção do seu país, entrou nos minutos finais na vitória sobre o Chile fora de casa. Fará 22 anos amanhã, eu estou curioso para saber aonde ele jogará, se mesmo no City ou algum dos times do City Football Group. Dizem que é muito bom de bola, mas pela idade e não estar na Europa ainda, não me parece o tipo de jogador que é contratado pelo Manchester City, mas pelo grupo, veremos.
Tommy Doyle, James Trafford e Patrick Roberts mudaram de clubes emprestados. O primeiro veio do Hamburgo da segunda alemã para o Cardiff City, segunda inglesa, o goleiro Trafford trocou um time da terceira inglesa por outro da terceira inglesa, o Accrington Stanely pelo Bolton e até agora em três jogos foram três clean Sheets e uma assistência. E o Patrick Roberts entra nos seus últimos seis meses de contratos com o City (foram sete anos, três jogos e um bilhão de empréstimos) no Sunderland depois de não jogar no Troyes, clube da primeira francesa e que faz parte do grupo City.
Agora na parte final da temporada, o City deve liberar jogadores da base que não serão usados pelo time principal nem em treinamento para ganharem alguma experiência, o zagueiro Finley Burns deve ser um deles, indo para o País de Gales, para o Swansea. Mas James McAtte e Joshua Esbrand-Wilson deverão ficar, ainda mais que o City quer convencer, especialmente o primeiro a assinar um contrato de longo prazo. Guardiola quer mostrar para ele o Caminho Foden, o modo como o clube agiu para trabalhar um jogador da base e que hoje é um dos titulares do elenco. No momento vemos a repetição com o Cole Palmer, que já faz parte dos jogos regularmente, o próximo seria o McAtee, mas isso vai depender dele, se vai ter paciência para entender o método ou vai querer repetir o Sancho e o Brahim Diaz que preferiram outra abordagem.
E a final do Aberto da Austrália está no quarto set com 2 a 1 para o russo Medvedev e 2 a 2 no quarto set com ele sacando. Isso está com cara que irá durar muito ainda.