domingo, 30 de janeiro de 2022

Notícias Manchester City - 30/01/2022

 Tem tempo que eu não escrevo nada por aqui e mesmo os pre jogos ou pós estão cada vez mais curtos e sem informações, tenho ficado bem cansado e preguiçoso para simplesmente abrir o computador de casa no dia a dai, então vou tentar escrever alguma coisa agora enquanto vejo essa grande final do Aberto da Austrália entre Rafael Nadal e Daniil Medvedev.

Para começar tem o jogo que empatamos com o Southampton em 1 a 1 na semana passada com gol do Laporte e o Liverpool venceu o Crystal Palace por 3 a 1. A classificação mostra nove pontos de diferença entre os dois, mas eles tem um jogo a mais por fazer, então pode cair para seis pontos, como ainda tem o confronto direto entre os dois times, mesmo que seja no Etihad, a coisa pode ficar ruim para o City. Eu já tinha dito isso antes: duas rodadas ruins para a gente, com um empate, que já aconteceu, e uma derrota, colocam o Liverpool na nossa cola fácil, fácil. O título está longe de estar definido e não dará para vacilar porque se o time de Klopp perder mais de três pontos nos jogos que faltam, eu acho muito.

O time, assim como todos da Premier League, teve folga para uma parada de inverno e os alguns jogadores viajaram para descansar e/ou fazer eventos comerciais para o próprio City como Rúben Dias e Jack Grealish na Expo Abu Dhabi. Gabriel Jesus e Ederson estão aqui pela América do Sul porquê as eliminatórias sul americanas estão acontecendo, o mesmo vale para o Zack Steffen pelos EUA. Sinceramente eu estou bem curioso para saber os resultados dos testes de todos os jogadores quando voltarem para a Inglaterra, os casos da variante Omicron deram um salto em várias regiões do mundo.

O time feminino do City continua sua recuperação na temporada depois de um começo horrível quando o time foi eliminado da Liga dos Campeões muito cedo e fez poucos pontos no campeonato. Já são oito partidas de invencibilidade com sete vitórias, sendo que o único empate foi em casa contra o Arsenal, líder do campeonato, com gol delas aos 92 depois de termos várias e várias chances para matar o jogo, eu vi esse jogo e como fiquei puto com esse empate.

Essa subida de produção tem muito a ver com a volta das muitas jogadores que estavam no departamento médico como a Lucy Bronze e Steph Hougton e ontem, na vitória pro 8 a 0 sobre o Nottingham Forest pela Copa da Inglaterra foi a vez da goleira Ellie Roebuck voltar a campo, ela tinha sido substituída pela Karima Taieb (15 partidas), que foi mal em muitos desses jogos, e a jovem Khiara Keating (4 jogos) de 17 anos, que eu gostei, ontem ela esteve no banco, pode ser que seja utilizada como a reserva imediata da Roebuck a partir de agora. Nesse jogo da Copa, a Georgia Stanway marcou um hat trick e passou a ser a maior artilheira da história do clube com 64 gols, Nikita Parris liderava até essa partida com 62. Stanway tem apenas 23 anos, só vai abrir a diferença, os dados do time feminino são muito escassos ainda, não consegui saber quem é a terceira ou se há um contrato assinado mais recente, uma matéria antiga fala até 2022, mas isso era em 2019, tem tempo.

Contra o Nottingham, o técnico Gareth Taylor deu oportunidade para a estreia de duas novas jogadoras, Ginny Lackey, atacante, e Jemima Dahou, meio de campo, ambas da base do clube. Ausências por COVID, lesões e jogadoras australianas a serviço do país deram espaço para as duas jovens inglesas. A próxima rodada, oitavas de final, será no dia 27 de fevereiro.

Kyle Walker foi punido com três jogos de suspensão pela expulsão/agressão na partida contra o RB Leipzig, agora ele ficará de fora das duas partidas das oitavas contra o Sporting e, se o time avançar, não jogará a primeira das quartas de final também, caso não passe, terá que cumprir na próxima competição de clubes da UEFA que ele participar. Alguns dias da punição vir a público, ele já tinha falado que fez besteira no lance e assumia a responsbilidade, diz que não erra comportamento de um jogador já veterano. Não foi por causa disso, mas esse jogo na Alemanha foi bem inútil como o pouco uso de jogadores da base em partida que valia nada para a gente. 

Julian Alvarez é o nome do atacante do River Plate que foi contratado e não anunciado oficialmente pelo Manchester City. O presidente do clube argentino confirmou ontem que o jogador ficará até o meio do ano com eles e depois viaja para a Inglaterra. Ele é dito como o próximo craque argentino e já faz parte da seleção do seu país, entrou nos minutos finais na vitória sobre o Chile fora de casa. Fará 22 anos amanhã, eu estou curioso para saber aonde ele jogará, se mesmo no City ou algum dos times do City Football Group. Dizem que é muito bom de bola, mas pela idade e não estar na Europa ainda, não me parece o tipo de jogador que é contratado pelo Manchester City, mas pelo grupo, veremos.

Tommy Doyle, James Trafford e Patrick Roberts mudaram de clubes emprestados. O primeiro veio do Hamburgo da segunda alemã para o Cardiff City, segunda inglesa, o goleiro Trafford trocou um time da terceira inglesa por outro da terceira inglesa, o  Accrington Stanely pelo Bolton e até agora em três jogos foram três clean Sheets e uma assistência. E o Patrick Roberts entra nos seus últimos seis meses de contratos com o City (foram sete anos, três jogos e um bilhão de empréstimos) no Sunderland depois de não jogar no Troyes, clube da primeira francesa e que faz parte do grupo City.

Agora na parte final da temporada, o City deve liberar jogadores da base que não serão usados pelo time principal nem em treinamento para ganharem alguma experiência, o zagueiro Finley Burns deve ser um deles, indo para o País de Gales, para o Swansea. Mas James McAtte e Joshua Esbrand-Wilson deverão ficar, ainda mais que o City quer convencer, especialmente o primeiro a assinar um contrato de longo prazo. Guardiola quer mostrar para ele o Caminho Foden, o modo como o clube agiu para trabalhar um jogador da base e que hoje é um dos titulares do elenco. No momento vemos a repetição com o Cole Palmer, que já faz parte dos jogos regularmente, o próximo seria o McAtee, mas isso vai depender dele, se vai ter paciência para entender o método ou vai querer repetir o Sancho e o Brahim Diaz que preferiram outra abordagem.

E a final do Aberto da Austrália está no quarto set com 2 a 1 para o russo Medvedev e 2 a 2 no quarto set com ele sacando. Isso está com cara que irá durar muito ainda.


sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

EPL # 23 - Southampton Vs Manchester City

 Para tentar a décima terceira vitória seguida, o Manchester City terá que sair de sua visita ao estádio do Southampton com os três pontos nesse sábado, o jogo será o último das partida de amanhã e começará às 14:30 com transmissão dos canais ESPN.

A eliminação muito cedo da Argélia da Copa Africana de Nações fez com que o nosso artilheiro Riyad Mahrez voltasse mais cedo para a Inglaterra, só que Guardiola já cortou nossas asas e avisou que ele não jogo, até ganhou uma semana de folga para se recuperar, com isso só deveremos vê-lo em campo na partida da Copa da Inglaterra contra o Fulham em 5 de fevereiro. E temos duas notícias sobre outros dois jogadores: Aké e Zinchenko.

O zagueiro holandês ficou de fora da partida da semana passada contra o Chelsea, voltou a treinar e está liberado para o jogo, deverá ficar no banco. A dúvida nessa área é saber se o Rúben Dias vai voltar ao time titular, foi uma surpresa ver o português na reserva num jogo grande do City, Stones e Laporte foram muito bem no jogo. Eu acho que ele voltará ao time. Já Zinchenko continuará de fora, ele não joga desde o Boxing Day na vitória sobre o Leicester, o interessante é que não há muitas informações sobre a sua ausência, o ucraniano esteve envolvido em duas fofocas fortes nessa semana, ou ele poderá ir para o Bétis da Espanha ou ganhará um novo contrato. Só o tempo dirá, mas se tivesse que apostar, ele fica. Precisamos focar em um meio de campo para o lugar do Fernandinho e um atacante, contratar um lateral esquerdo é um bônus.

O City não pode dar mole nesse jogo, mesmo com uma pontuação muito maior que o Liverpool ( o Chelsea deu adeus) porque dá para o Liverpool chegar a cinco pontos sem muita dificuldade. O Southampton quase nos derrotou em casa, foi um 0-0 com o VAR entrando em ação para cancelar um pênalti com expulsão do Walker, minutos tensos aqueles, só que o equipamento também entrou em ação para anular um gol do Foden aos 90 e lá vai porque o Sterling em impedimento acabou participando da jogada. As duas intervenções foram corretas.

Guardiola já alertou para o James Ward-Prowse, segundo o nosso treinador, o melhor cobrador de faltas no mundo no momento. Então pessoal, vamos evitar aquela falta boba, sem sentindo algum nas proximidades da área. 

O Liverpool só jogará no domingo, enfrentará o Brentford fora de casa e não deverá ter dificuldade para ganhar os três pontos. Se ganharmos os nossos três pontos, ok. Caso contrário, ligar o secador, mas não gostaria porque, além de estar quente demais, o custo da energia está um absurdo.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Notícias Manchester City - 17/01/2022

 Depois de um sumiço por estar bem cansado para ligar um computador, estou aqui de volta depois de mais uma grande vitória do Manchester City. Não foi apenas uma vitória nesse sábado que passou, o City venceu as 4 partidas que teve pela frente: masculino, feminino, sub 23 e sub 18.

Com gol de De Bruyne, City bateu o Chelsea por 1 a 0 e chegou a abrir 13 pontos do segundo colocado, no domingo o Liverpool venceu e a diferença caiu para 11, mas eu não penso que seja uma vantagem confortável mesmo que os nossos principais confrontos sejam jogados no Etihad. O Liverpool tem um jogo a menos, a diferença pode cair para 8, eles podem nos vencer por um mísero 1 a 0 e assim são 5 pontos entre os dois e se a gente bobear em dois jogos, eles podem empatar ou passar. No começo de dezembro estávamos atrás do Chelsea por um ponto e agora 13 a frente, a coisa pode desandar, temos que manter o foco.

O time feminino venceu o Aston Villa por 3 a 0 fora de casa, gols de Georgia Stanway (2) e Vicky Lozada, e sua recuperação no campeonato continua. Chegamos a metade dos 22 jogos e o City está a apenas dois pontos da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões, o Utd tem 21 assim como o Tottenham, os 19 pontos do City o deixam na quinta colocação. E ainda enfrentaremos esses dois adversários. 

A volta de Lucy Bronze (eleita hoje para a seleção da FIFA) e de Steph Houghton fizeram o time melhorar muito, são três jogos sem sofrer gols. Nas duas últimas partidas a jovem de 17 anos Khiara Keating assumiu o gol por problemas da titular Ellen Roebuck, não jogou ainda nessa temporada, e da primeira reserva Karima Benameur Taieb, não sei o motivo da sua ausência. O próximo jogo será dia 23 contra o líder Arsenal, mas já ouvi que poderia ser adiado por causos de COVID no time de Londres.

No sub 23 enfrentamos o United no estádio da Academia e vencemos por 3 a 1, James McAtee, Kayky e Oscar Bobb marcaram os gols. Quatro jogadores que foram titulares nessa partida estiveram no banco na partida de mais cedo na Premier League: Luke Mbete, Joshua Wilson-Esbrand, Romeo Lavia e o McAtee. Cole Palmer não foi relacionado em nenhuma das duas partidas por questões físicas mesmo, ele esteve pelo menos no Etihad, onde um jovem torcedor tirou foto com ele, logo ele não era uma das ausências por COVID.

O tim está em segundo lugar com 33 pontos, dois a menos que o West Ham, mas fizemos uma partida a mais que eles por enquanto, teremos que torcer por um tropeço deles e o confronto entre os dois times acontecerá em Manchester no meio de fevereiro.

No sub 18 vitória por 1 a 0 sobre o Liverpool, fora de casa, gol de Luca Barrigton, um meio de campo inglês. O atacante português Carlos Borges foi o capitão do City nessa partida. Também estamos em segundo lugar nessa competição, dois pontos atrás do Blackburn e um fizemos um jogo a mais também, isso na divisão Norte.

Para finalizar, De Bruyne e Rúben Dias foram escolhidos para a seleção da FIFA que bizarramente montou um esquema 3-3-4, muito possivelmente para colocar o Messi e o Cristiano Ronaldo, num esquema com 3 atacantes um dos dosi iria rodar para Lewandowski, eleito o melhor, e Haaland.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Notícias Manchester City - 14/01/2022

 Assim como o Manchester City, eu estou sumido. Desde a vitória sobre o Swindon Town pela Copa da Inglaterra não há notícias sobre o time masculino no site oficial do clube, não tem foto, vídeo ou matéria, estranho isso né? Só agora jornalistas estão fazendo matérias em seus jornais e aparentemente os casos de COVID não termianram no City, mas eu consigo especular que um jogador pode ter testado positivo e agora está livre.

O Fernandinho não jogou na Copa da Inglaterra, partida que era esperado dele fazer parte do time titular, nem no banco ficou e nessa semana um torcedor do Athletico Paranaense fazia um Tour pelo Etihad quando foi visto pelo nosso meio de campo e acabou ganhando um tour privado e dois ingressos para o jogo de sábado contra o Chelsea. Para ele estar em público assim é que ele já teve um teste negativo para COVID. Agora os outros seis que, pouco sabemos como estão. Acho o Guardiola, que segundo a imprensa inglesa já participou do treinamento com o time nessa quinta feira à noite em Manchester, fará uma coletiva hoje e será perguntado sobre os casos, duvido muito que dará nomes. A acompanhar.

Na quarta feira o time feminino venceu o Leicester City por 5 a 0 pela Copa da Liga e terminou em primeiro lugar no seu grupo com mesmos pontos do United e tivemos o melhor saldo de gols. Ellen White, Lauren Hemp (2) e Georgia Stanway (2) marcaram os gols. Agora o próximo desafio pela competição será o Bristol City na semana que vem ou 19 ou 20 de janeiro, a partida será no estádio da Academia. O adversário ganhou o seu grupo também, mas na segunda divisão o time está em apenas na quinta colocação, 9 pontos atrás do líder e única vaga para subir. A fase que jogaremos é a de quartas de final.

Na base tivemos a volta do Taylor Harwood-Bellis para a Inglaterra, o jovem não jogará mais pelo Anderlecht da Bélgica, time do treinador Vincent Kompany, e agora jogará pelo Stoke City da segunda divisão, atualmente na oitava colocação e com chances de chegar na fase de play offs para tentar a última vaga na Premier League em 2022/23. O zagueiro começou bem seu período na Bélgica, infelizmente nas últimas semanas ele tem ficado mais tempo no banco e não parecia que isso mudaria, então se ele foi para ganhar tempo de jogo e não teve, é melhor tentar outra opção.

Tommy Doyle deve ser o próximo a diminuir o tempo de empréstimo fora da Inglaterra. Outro que tem jogado pouco no Hamburgo, da segunda divisão da Alemanha, e o Cardiff City parece ser o destino do meio campista. O clube galês está na luta para não cair para a terceira divisão. Ele não tem futuro no City, vai ficar rolando nesses empréstimos até o contrato com o City terminar em definitivo.

O jogo da quarta fase da Copa da Inglaterra contra o Fulham já tem data e horário, será dia 05 de fevereiro ao meio dia no Etihad. O jogo não terá transmissão para a Inglaterra, mas acredito que a ESPN, na TV ou no streaming, transmitirá esse jogo.

O City divulgou o relatório financeiro de 2020/21 e, após um prejuizo de £ 126 milhões, a conta final foi de lucro de 2.4 milhões de libras, além de maior receita na Inglaterra, a primeira vez que superamos o United nesse quesito também, mais um. Somos melhores em campo e fora dele, eles que sofram por longos e longos anos. Depois eu tento abrir as contas deles.

E para finalizar, o City teve três renovações de contrato: a capitão Stephen Houghton assinou um novo contrato, no site não diz quanto tempo ficará ainda, está com 33 anos e 8 anos no City. Na base o zagueiro Finley Burns, que fez sua estreia no profissional nessa temporada, assinou até 2027 e o meio campista Shea Charles também colocou a caneta no papel até 2027 e ele já treina com o time profissional, ainda não foi para o banco em nenhum jogo.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Notícias Manchester City - 10/01/2022

 - Com a volta de Lucy Bronze ao time titular e da capitão Stephen Houghton ao banco, mas que entrou no segundo tempo, o Manchester City bateu o Brighton fora de casa por 6 a 0 para seguir vivo na luta por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. A goleada só começou no segundo tempo depois de um gol contra, a partir desse momento choveu gol marcados por Lauren Hemp, Georgia Stanway, Laura Coombs, Hayley Raso e Vicky Losada.

O nosso primeiro tempo foi muito ruim, não houve pressão contra a goleira do Brighton, as nossas melhores chances aconteceram em escanteios que conseguíamos colocar a bola na área e torcia para erros das adversárias. O modo como a força da Bronze é mal aproveitada no ataque é algo de louco, o técnico não sabe montar um time de futebol, a sorte dele começou a mudar porque a Lauren Hemp, a melhor em campo, conseguiu em uma jogada pela esquerda se livrar da marcadora para cruzar, a zagueira tinha que cortar porque a Ellen White estava por trás, nesse corte ela colocou para dentro e nesse momento a coisa desandou para o time da casa.

Na jogada seguinte a Hemp, sempre ela, saiu livre na cara da goleira e por cobertura fez o segundo, Staway aproveitou um bate rebate na área para fazer o terceiro, Coombs, quando fizemos pressão na saída de bola, roubou a bola e de fora da área fez um golaço, a Raso aproveitou um lançamento logo da Houghton para fazer o quinto e Losada, que começou no banco, completou o placar. Agora o time está na quinta colocação com 16 pontos, o Tottenham está em terceiro com 20 e o United com 18, todas essas equipes tem 10 jogos, para completar 11 jogos ou um turno inglês (seguem a mesma lógica da Premier League, quando chega na metade do campeonato não quer dizer que jogou com todo mundo), pegará o Villa (décimo lugar de 12) fora de casa no sábado. Só para passar a informação o Arsenal, muito líder até essa rodada, perdeu para o outro time de Birmingham e lanterna com antes 1 ponto, o Birmingham City por 2 a 0 fora de casa, então não vamos cantar vitória antes do tempo.

Mas antes do jogo da Liga, o City enfrentará na quarta o Leicester, último lugar no campeonato, pela Copa da Liga. Originalmente o jogo seria no dia 15 de dezembro, mas surtos de COVID adiaram a partida, um empate classifica o time, uma derrota leva o Leicester para a próxima fase. Ainda não deve ser nessa partida que a goleira Ellie Roebuck volta e a ponta Chloe Kelly viajou para os EUA para continuar seu programação de reabilitação após rompimento de ligamento do joelho.

- O time sub 23 venceu o Blackburn por 5 a 3 num sufoco que lembrou a partida contra o Leicester, quando vencemos por 6 a 3. Nós também abrimos 4 a 0 contra o time da casa, gols de Oscar Bobb de pênalti, Kayky, duas vezes, e McAtee, esse marcado aos 4 do segundo tempo, esses três jogadores ou jogaram ou pelo menos estiveram relacionados para a partida diante do Swindon na sexta. Só que em cinco minutos os caras fizeram 3 gols e não deve ter passado nem WIFI dos nossos jogadores, treinadores e torcedores até o atacante escocês Adebire Mebude marcar o quinto, ele havia entrado no intervalo no lugar do português Carlos Borges.

Com o resultado estamos na segundo colocação com 30 pontos, um atrás do West Ham, mas nós temos dois jogos a mais que o primeiro e terceiro colocados. Próximo jogo será um Derby no sábado que vem no estádio da Academia. Nesse dia enfrentaremos o Chelsea pela Premier League em casa, mas a diferença entre os inícios das partidas é de sete horas, pode ter um bom público, mas não dá para o pessoal que for no jogo no Etihad ficar na espera para atravessar a ponte. Será que o Cole Palmer jogará duas partidas no mesmo dia novamente?

- O sorteio da Copa da Inglaterra colocou City e Fulham novamente frente a frente como há duas temporadas, quando vencemos no Etihad por 4 a 0 o time que estava na segunda divisão na época, gols de Gundogan, Bernardo Silva e Gabriel Jesus (2). Essa partida também aconteceu na quarta fase e após o City vencer um time da quarta divisão por 4 a 1, logo já sabemos o resultado da partida que acontecerá entre 4 e 7 de fevereiro né?

Se estiver com todos os jogadores aptos para a partida, dificilmente o Guardiola colocará a base para jogar, o Fulham luta para subir na segunda divisão, na verdade não apenas isso, luta para conquistar o título. O time de Londres está em terceiro lugar, quatro pontos atrás do Bournemouth, mas tem dois jogos a mais por fazer, pelo saldo de gols, primeiro critério de desempate, uma vitória e um empate o colocam na liderança da segundona. Não será um jogo tranquilo para a gente. E será um jogo que ficará após uma data FIFA excepcional para algumas federações, não a UEFA, e pode ser que Mahrez não tenha voltado ainda, as semifinais e final com decisão de terceiro lugar acontecem entre 2 e 6 de fevereiro, a Argélia é a atual campeã e estreia amanhã contra Serra Leoa. O torneio acontece em Camarões.

- Alguns jogadores emprestados pelo City podem mudar de clubes nessa janela de transferência: Tommy Doyle, Taylor Harwood-Bellis e Patrick Roberts devem deixar os times de fora da Inglaterra que estão e voltar para uns times de segunda e terceira divisões. O único que vislumbro a possibilidade de jogar novamente pelo City é Harwood-Bellis, mas com a ascensão do Aké isso pode demorar ou nem acontecer.

sábado, 8 de janeiro de 2022

Show de Palmer coloca o City na próxima fase da Copa da Inglaterra.

 Como é aquela frase? "A base vem como"? Porque é isso que vimos ontem no jogo do Manchester City contra o Swindon Town pela Copa da Inglaterra, o time venceu por 4 a 1 e o melhor em campo foi o jovem Cole Palmer que aproveitou a chance. Será que em pouco tempo Guardiola tornará mais frequente a escalação da partida diante do Everton pela Premier League quando Foden e Palmer foram titulares? Espero que sim. Bernardo (passe do Palmer), Gabriel, Gundogan e Palmer marcaram os gols da vitória de ontem.

A grande dúvida para o jogo de ontem surgiu na coletiva comandada pelo Rodolfo Borrell no dia anterior quando descobrirmos que Guardiola e mais 20 jogadores e funcionários da comissão técnica não estariam presente no jogo pois tinham testado positivo para COVID, sendo 7 jogadores do time principal, como o time seria escalado, Borrell disse que era a escalação mais fácil do mundo: colocar quem tinha condições de jogar. E foi isso que aconteceu. O Laporte era o único jogador do time profissional (tinha o Carson também, mas ele só compõe elenco) no banco de reservas, o resto tudo garoto. Nos titulares eram 10 jogadores que já estamos acostumados a ver e o Palmer, que acho pouco provável que volte a jogar no time da base, talvez possa jogar uma ou outra nessa período que o City terá poucos jogos, para manter o ritmo, mas depois de fevereiro, acho impossível.

Eu vou falar para vocês que fiquei um pouco decepcionado com a escalação inicial, achei que veria mais jogadores da base no time titular além do Palmer. Pensei no McAtee, que entrou no segundo tempo no lugar do De Bruyne, e o Joshua Wilson-Esbrand, esse nem no banco ficou, mas circulou no Twitter uma informação sem confirmação alguma que ele não foi relacionado porque seu contrato vai até junho (isso confirmei no Tranfer Market) e ele não renovou ainda ou ele pode ter sido um da base com testes positivos também, ninguém do City vai falar abertamente sobre isso e nenhum jornalista vai se dar ao trabalho de perguntar ao Guardiola sobre um jogador da base que, no momento, só atrae interesses dos torcedores do próprio time.

Mesmo sem o treinador e vários jogadores ausentes, o time que o "treinador" Borrell colocou em campo fazia frente a todos os times da Premier League e da Europa. "Ah o time gasta muito dinheiro!", não, o time sabe gastar o dinheiro, sabe aonde investir, o United gasta muito e foca em chegar na Liga dos Campeões, o Arsenal contratou o Nicolas Pépé por umas 70 milhões de libras e é banco, o City pagou pouco menos no Rúben Dias e ele foi fundamental para o City vencer a última Premier League em seu primeiro ano. Nossa equipe é toda organizada, de cima a baixo.

Bernardo foi o jogador que atuou como falso nove ontem com o Gabriel na esquerda combinando com o Cancelo e o Palmer mais na direita, com apoio do De Bruyne. E foi pela direita que a jogada do primeiro gol saiu após o Palmer cortar seus marcadores para chegar na linha de fundo, já na grande área, e rolar para o Bernardo só empurrar para as redes e comemorar com o nosso camisa 80, essa vai ser a última temporada dele com esse número, com toda a certeza. O Swindon tentava jogar bola e sair jogando, mas não é algo tão simples e numa dessa o Gabriel conseguiu roubar a bola, que chegou no De Bruyne e, de primeira, voltou para o brasileiro ficar cara a cara com o goleiro, que foi um dos que erraram na saída, e marcar o segundo, isso com meia hora de jogo. Quase fomos para o intervalo com um 3 a 0 a favor, um chutaço do Cancelo enganou todo mundo, a bola parecia ter entrado no ângulo, mas tinha batido no poste de trás e rolado na rede por fora. 

Esse poderia ter sido o suficente para o técnico improvisado mexer no intervalo, mas não foi nesse momento que isso aconteceu. O pessoal ouviu as instruções do Guardiola nos vestiários e continuou na  mesma toada. Por falar no técnico de verdade, o Borrell comentou que só não falou com ele nos minutos finais porque a bateria acabou, obviamente isso deve ter sido uma piada porque é ruim disso ter acontecido de verdade. Gundogan marcou o terceiro em uma volta bem cobrada por fora da barreira que bateu ainda no pé da trave e o quarto gol poderia ter saído num pênalti sofrido e cobrado pelo Gabriel, ele perdeu e me parece que o Mahrez será o nosso cobrador por um longo período ainda. Só que erramos e demos um gol para o Swindon.

O Cancelo foi tentar um passe de chaleira, pegou mal o toque e o Rodri não chegou bem na bola e perdeu a posse. Contra ataque para os caras e delírio da torcida da casa com o gol marcado pelo Harry McKirdy, tinha feito 4 gols na rodada passada na quarta divisão. E ainda acho que o Zack Steffen poderia ter feito melhor, o modo como caiu foi estranho. O gol deles deve ter feito o Borrell segurar a entrada da garotada, mas quatro minutos depois Cole Palmer fez o seu gol, um golaço, ele aproveitou um rebote do chute do Bernardo e arriscou um chute forte de esquerda. Seu terceiro gol pelo City e os outros dois foram em suas estreias na Copa da Liga e Liga dos Campeões, agora só falta na Premier que segundo ele virá logo, "Prem soon come", isso aqui ganhou os corações do pessoal por causa do modo e do sotaque como falou.

Laiva, Mbete e Kayky entraram em campo nos minutos finais, o brasileiro fez sua estreia, se tornou o 13º jogador do Brasil e jogar pelo City. Não tiveram tempo de muita coisa. Uma novidade foi o jovem norueguês Oscar Bobb no banco de reservas, sua primeira aparição, ainda vai demorar um tempo para ele aparecer outras vezes, poderia ter entrado porque poderia haver cinco alterações. Só ontem eu descobri que a partir dessa fase as cinco substituições eram permitidas, tomei até um susto quando vi o Kayky na fila atrás do Mbete para entrar. Imagina ser eliminado após vários problemas médicos por um erro administrativo.

O sorteio acontecerá amanhã, domingo, por volta das 14 da tarde, após o jogo West Ham e Leeds. O Manchester City é a bola 20 e o Wigan joga hoje ao meio dia contra o Blackburn com transmissão no StarPlus, temos que ficar de olho nesse jogo, vocês sabem muito bem o porquê.

O próximo jogo agora será apenas no sábado que vem contra o Chelsea em casa e se os casos de COVID no elenco não foram muito pesados devemos ter as volta dos sete jogadores que teriam testado positivo e do Guardiola também. A minha especulação para esses sete jogadores do time principal é a seguinte: Foden e Zinchenko certos, Ederson, eu tenho dúvidas porque ele não jogaria mesmo essa partida e possivelmente nem no banco ficaria, mas aconteceu de ficar no banco em jogos desse tipo na temporada passada. Stones já está ausente há algum tempo, pode ter sido problema físico mais COVID, os outros seriam Fernandinho, Grealish e Sterling, nenhum desses viajou.

Informações da Partida:


quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Copa da Inglaterra - Swindow Town vs Manchester City

 Primeiramente fica aqui meu desejo de melhoras aos 21 funcionários do Manchester City que foram diagnosticados como positivos para COVID. Espero que todos eles estejam vacinados e por isso os sintomas serão mais fracos neles. E amanhã teremos a primeira partida do time na Copa da Inglaterra e não teremos o Pep Guardiola no campo porque ele é um dos 21. O jogo começará às 17 horas com transmissão dos canais grupo Disney.

Na Inglaterra há um acordo entre clubes, ligas e federações para jogos serem adiados caso os clubes não consigam ter o número de 13 jogadores, sendo um o goleiro, disponíveis (aparentemente essa regra não valeria para a Copa da Inglaterra. A confirmar). O City fará mais testes entre hoje e amanhã, então não vou ficar surpreso se o jogo for cancelado em cima da hora, aparentemente o City tem a quantidade de jogadores mínimos ou aceita ter esse jogo logo para não embolar o calendário mais a frente. O clube anunciou que dos 21 infectados 14 são da comissão técnica e 7 jogadores do TIME PRINCIPAL. Isso em letras altas porque o Rodolfo Borrell, que subsitituirá o Guardiola, afirmou que tem jogadores da base também positivados. É, a situação não está nem um pouco boa, ainda não entendi porque não aconteceu o fechamento dos estádios.

Não foram divulgados os nomes dos infectados, apenas do Guardiola e um dos seus assistentes Juanma Lillo, mas eu especulo que dos 7 jogadores, dois nós já sabemos porque o técnico falou sobre eles ao final da partida contra o Arsenal: Zinchenko e Foden. Não sei se já fizeram novos testes e deram negativo, nos únicos fotos divulgadas essa semana, na terça feira, ambos não estavam no treinamento. Acho pouco provável que eles participem desse jogo mesmo se estiverem negativos, talvez comecem no banco. Vale lembrar que o Mahrez também desfalcará o City por estar com sua seleção na Copa Africana de Nações.

Borrell falou que a escalação do time vai ser fácil, "vou colocar em campo o quê tem". Animador isso não? Mas fazer o quê? Não tem nem para onde correr, a gente deu sorte de pegar um time da quarta divisão no sorteio, muitos desses garotos que deverão jogar amanhã já enfrentaram esses times pelo Troféu da Liga, competição que envolve times das terceira e quarta divisões da Inglaterra mais alguns times de base de times maiores.

Sei que não é pelo melhor dos motivos, mas muitos desses jovens jogadores podem ter uma oprtunidade de ouro de se fazerem serem vistos pelos torcedores, entre eles o brasileiro Kayky, ex Fluminense, que se jogar seria o décimo terceiro jogador do Brasil a jogar oficialmente pelo City. Ele tem ficado no banco em algumas partidas, então se não for um dos positivados, deve ser um dos relacionados ao menos. Já deixou aqui minha Boa Sorte para ele que pode estar muito ansioso nessa noite em Manchester ou Swindon, será que o time já viajou para o sul do país?

Na expectativa de ver 90 minutos de Cole Palmer e quem sabe do James McAtee, além de não esquecer do Joshua Wilson-Esbrand que gostei muito no seu jogo contra o Wycombe, o moleque parece que pode ser uma solução para a lateral esquerda num futuro próximo. 

Agradecer o pessoal do Swindon que fez um vídeo desejando melhoras para o Pep e o convidando para ver um jogo no estádio deles quando ele estiver melhor. Mandaram bem demais.

É claro que eu quero avançar de fase, mas entendo se não conseguir porque a escalação está muito prejudicada, meu objetivo para essa partida é me divertir e conhecer melhor a nossa base. E não vamos esquecer que teremos o Chelsea daqui a pouco mais de uma semana, veremos como nossos jogadores chegarão até lá.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Copa da Inglaterra 2021/22

 A terceira rodada da Copa da Inglaterra começará nessa sexta feira, é a rodada onde os times da primeira e segunda divisão da Inglaterra entram e o Manchester City fará a abertura dessa rodada quando enfrentar o Swindon Town da quarta divisão na casa dele, o The County Ground, na sexta feira às 17 horas. A Copa da Inglaterra o City não vence desde 2018/19 (parece que foi há séculos) e foi nessa temporada que ganhamos tudo domesticamente.

Há uma diferença de prestígio entre as duas copas no país e acho que é bem possível ver isso quando falamos nas escalações dos times para as fases iniciais, na Copa da Liga o Guardiola, por exemplo, coloca muitos jovens jogadores para terem suas experiências iniciais com a camisa do time principal, contra o Wycombe Wanderers da terceira divisão foram seis jogadores da base que fizeram suas estreias. Já na Copa da Inglaterra não é comum que isso aconteça com a gente.

Na temporada passada a estreia foi contra o Birmigham City no Etihad, eles jogavam na segunda divisão e no time titular da base só o Foden, mas ele já havia deixado de ser inexperiente há muito tempo. O time abriu três a zero no primeiro tempo e no intervalo Taylor Harwood-Bellis e Feliz Nmecha entraram com o Liam Delap jogando os 15 minutos finais.



Na rodada seguinte o adversário foi mais fácil, só que fora de casa, o Chelteham Town que jogava a quarta divisão e ao final do campeonato se sagrou campeão, subiu para a terceira e se encontra numa posição intermediária com bons sete pontos da zona de rebaixamento. Harwood-Bellis e Tommy Doyle começaram nos onze iniciais, só que a coisa ficou ruim no meio do segundo tempo com um placa de um a zero contra e Guardiola teve que chamar reforços: Dias, Cancelo e Gundogan entraram e nos ajudaram a virar a partida aos 81 e 84.




A nossa terceira partida foi contra o Swansea que lutou até o fim para subir da segunda divisão para a Premier League, caiu no último jogo quando perdeu para o Brentford por 2 a 0. O Guardiola preferiu escalar um time "profissional" e quando meteu o 3 a 0 aos 5 do segundo tempo começou a mexer as peças para dar chance ao Claudio Gomes e Tommy Doyle, que tentou fazer seu primeiro gol pelo time que seus avós jogaram ao invés de tocar para o Gabriel Jesus.


Essa foi a última participação da base na competição nessa temporada porque na rodada seguinte o City enfrentaria e venceria o Everton fora de casa por 2 a 0 para chegar nas semi finais e perder para o Chelsea em Wembley. No jogo de sexta há expectativa que tenha um ou outro jogador no time titular, teria uma partida da base no mesmo dia, mas essa foi adiada para o domingo, então abre uma brecha para eles serem relacionados para a Copa da Ingalterra e esse número baixo pode ter outra explicação além da importância dada à Copa: calendário.

A nossa última partida foi no dia 01 de janeiro e a seguinte, fora a de sexta, é só no dia 15 contra o Chelsea, na acho que o Guardiola gostará de deixar tanto tempo muitos jogadores sem atuar, duas semanas no meio da temporada parece ser muita coisa e o Chelsea estará jogando, seu calendário não parará como o nosso. Para mim é certo que o Cole Palmer jogará (também era certo para mim contra o Leipzig, em jogo que valia nada, e ele entrou com 3 minutos para o fim da partida), agora os demais eu não sei mesmo. Mbete para poupar os zagueiros se o Stones não puder jogar mais uma vez? É possível. O Lavia no meio de campo? Acho mais complicado porque Rodri e Fernandinho tem se revezado nas últimas partidas, então pode ser a vez do brasileiro novamente. 

O Guardiola já usou 30 jogadores na atual temporada, só que alguns já não estão no elenco mais, como Mendy e Torres, foram emprestados como Ben Knight, foram convocados para jogar a Copa da África, no caso o Mahrez, e podem estar com COVID ou pouco treino pós COVID, como Zinchenko e Foden, ambos não apareceram nas fotos que o City postou do treino de ontem, assim como o Stones. É provável que o Guardiola precise convocar jogadores sem experiência para ter os 20 relacionados, mas para entrarem em campo somente se a partida estiver muito favorável para a gente.

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Notícias Manchester City - 04.01.2022

 A vantagem do Manchester City só aumentou nesse final de semana depois da vitória suada diante do Arsenal, graças a um gol do Rodri aos 90 e lá vai e um perfeito empate entre Chelsea e Liverpool no dia seguinte. Agora nós temos 10 pontos a frente do Chelsea e o mesmo número de jogos, o Liverpool pode tomar a segunda colocação se vencer o Leeds em jogo adiado deles, no momento o time de Klopp tem 42 pontos. E nós temos algumas boas vantagens contra esses dois concorrentes:

- além de enfrentamos os dois concorrentes em casa, dos atuais 10 primeiros jogaremos mais contra três no Etihad (Utd, Tottenham e Brighton), dois fora (West Ham e Wolverhampton) e já fizemos as duas partidas contra dois times (Arsenal e Leicester, vencemos essas quatro partidas). É uma bela vantagem nossa;

- Uma outra vantagem é nosso calendário para o mês de janeiro, teremos mais três jogos apenas, semanas livres, não teremos partidas terça e quarta até 09 de fevereiro quando pegaremos o Brentford em casa. Isso já começou após o período festivo, nosso último jogo contra o Arsenal foi no final de semana passado, não jogamos nesse meio de semana porque caímos na Copa da Liga, então próximo jogo será na sexta contra um time da quarta divisão pela Copa da Inglaterra, o Swindow Town, ou seja, dá para dar um descanso extra para os principais jogadores. Depois Chelsea no dia 15, Southampton no dia 22 e, se avançarmos na Copa da Inglaterra no final de semana do dia 05 de fevereiro a quarta fase da competição, enquanto isso o calendário deles é cheio de Copa da Liga, partidas adiadas e Mundial de Clube para o Chelsea. Depois disso é tiro, porrada e bomba até maio;

- Teremos a Copa Africana de Nações, entre 09 de janeiro e 06 de fevereiro, o City perde uma peça importante, seu artilheiro Riyad Mahrez que jogará pela sua seleção Argélia, mas o Chelsea perde o goleiro, Édouard Mendy, e o Liverpool fica sem Keita, Mané e Salah. O Liverpool sabia que isso aconteceria, então é preciso criar estratégias para diminuir o efeito da perda desses jogadores, no atual elenco há gente que pode compensar pelo menos um 50% da ausência deles? Não sei, o problema é do Klopp.

De algum jeito a imprensa inglesa, torcedores desses time e o técnico desse time (o Tuchel ainda não vi reclamando muito não) vão procurar uma teoria da conspiração falando que é culpa do City, tudo é feito para benificiar o City e eles ganharão as campeonatos contra tudo e contra todos porque eles são os iluminados, os predestinados, aquela choradeira padrão.

Ferran Torres saiu do City e resolveu deixar claro que a intenção nunca foi ficar em Manchester. Basicamente falou que o objetivo era servir de trampolim para jogar num dos grandes da Espanha, parece que sempre teria deixado claro isso. Ok, campeão, vai com Deus. Ele serviu para o City faturar quase o triplo na sua transferência com que pagou para o Valencia a menos de duas temporadas e esse dinheiro deverá ser usado na contratação de um atacante. Ah, e o Torres não pode jogar por dois motivos: testou positivo para COVID, desejamos melhoras e nenhuma sequela, e o Barcelona ainda não pode inscrevê-lo, como demorou a fazer com o Aguero, porque estouraria o teto salarial, então ou vende jogador ou chora para os que ficarem reduzirem seus salários. 

Só para deixar claro, a janela de transferência abriu e o City não deve contratar ninguém mesmo com o elenco principal reduzido. Alguns jogadores emprestados, como Tommy Doyle e Patrick Roberts, deverão mudar de clube.

O City precisa de mais 36 pontos para não depender de nenhum outro resultado e terminar mais uma temporada na frente do United, seria a nona seguida, desde 2013/14. "Ah o City gasta muito", é, o United só produz jogador, não contratou zagueiro por 80 milhões de libras, meio campo por 90 e atacante por 75...


sábado, 1 de janeiro de 2022

A série de vitórias do City continua, mas no sufoco.

 Hoje foi o jogo que desde após o apito inicial me pareceu que a gente iria perder a partida, o Manchester City jogou mal hoje, só que deu algum jeito conseguiu vencer e assim continua com a sua sequência de vitórias, agora são 11 seguidas na Premier League. Um 2 a 1 de virada aos 93, cortesia de Rodri com uma comemoração entusiasmada em direção a torcida rival. A maratona de jogos do City dá um tempo, o time terá seis dias antes a próxima partida, é um tempo que precisamos muito.

Tivemos um misto de boas e más notícias antes da divulgação da escalação do City, Foden não viajou para Londres, assim como Zinchenko, a informação inicial era que eles não estava em condições, o City não abriu muito o jogo, só na coletiva pós jogo que o Guardiola falou que os dois testaram positivo para Covid e ficarão em isolamento. Sempre desejando prontas melhoras, além do jogo de hoje, se cumprirem o prazo de 10 dias só perderão a viagem para enfrentar o Swindon da quarta divisão pela Copa da Inglaterra na sexta feira, o próximo jogo da Premier League é daqui duas semanas contra o Chelsea no Etihad. A boa notícia foi que tivemos os retornos de Walker, ficou o tempo todo no banco, e Rodri, que já voltou titular e jogou os 90 minutos, ele estava fora por Covid. Agora a única ausência não explicada é do John Stones que perdeu mais uma partida, Guardiola colocou quatro jogadores da base no banco hoje: Mbete, Palmer, Kayky e McAtee.

Entre o jogo de hoje e o anterior, o City teve menos de 72 horas, o Arsenal teve um jogo da rodada passada adiada, então tinha melhores condições físicas que a gente e os caras souberam usar isso a favor deles, principalmente nas laterais. Cancelo e Aké sofreram, o brasileiro Gabriel Martinelli explorou muito o português que, assim como todo o time, fez uma partida bem ruim, ele teve o trauma de um assalto com agressão em casa na última quinta feira. Para mostrar como ele foi mal, no segundo tempo ele errou um lateral, ele e o De Bruyne não se entenderam e a bola foi direto para um jogador do Arsenal. O gol deles eu acho que saiu numa sequência de falhas e bobeiras nossa na marcação.

O lateral esquerdo Kieran Tierney veio trazendo a bola do seu campo até a nossa intermediária sem ninguém o incomodar, o Mahrez, que eu acho que deveria ser responsável por sua marcação, estava longe dele. Quando um passe simples para nossa área, o Lacazette fez quase um bloqueio de basquete no Aké para o Saka chegar chutando sem chance para o Ederson, foi muito fácil como eles chegaram na nossa área nessa jogada. A gente teve reação nenhuma e a coisa foi assim no segundo tempo até a maré virar totalmente para a gente em coisa de 2 ou 3 minutos.

Primeiro o Bernardo sofreu um pênalti em cima e embaixo do Xhaka que o juiz apenas confirmou após o uso do VAR, ali o zagueiro Gabriel Magalhães tomou um cartão amarelo que custou muito alguns momentos depois. Depois de muita reclamação Mahrez marcou seu último gol pelo City antes de se juntar à Argélia para jogar a Copa Africana de Nações. E por muito pouco, muito pouco mesmo, esse empate não dura alguns segundos apenas.

O Laporte, que fez uma partida horrível, quase encobriu de cabeça o Ederson que vinha saindo para pegar a bola, o Aké ligou o modo turbo e tirou o gol contra, a bola sobrou para o Gabriel Martinelli chutar de esquerda, sem goleiro para fora. Agora os torcedores do Arsenal estão acusando o juiz de atrapalhar o atacante na jogada, patético é pouco para eles. A TV perdeu o lance, só vimos ao vivo o Stuart Atwell levantando o vermelho para o zagueir Gabriel, depois no replay a explicação: tiro de meta rápido do Ederson, o nosso Gabriel tomou uma ombrada do Gabriel deles para parar o contra ataque, cartão amarelo clássico e como eles estavam nervosos demais, fizeram rodinha e reclamaram do juiz. Surtiu efeito zero.

Mas falar para vocês que mesmo com um a menos parecia que era o Arsenal que sairia vencedor da partida, os caras jogaram no nosso campo, Guardiola só tinha alterado uma vez, colocou o Gundogan no lugar do Gabriel para ver se ganhava no meio de campo, não surtiu muito efeito não porque a gente não testava o Ramsdale, até que num acaso monstro com Rodri e Laporte na área deles, o gol da vitória saiu. A bola sobrou para o Laporte que chutou ou tentou chutar, a nossa sorte que ela foi em direção do Rodri e ele marcou o gol da vitória! A comemoração foi fantástica, os torcedores do Arsenal devem estar loucos com ele até agora, ele poderia ter corrido para a nossa torcida, indo para a esquerda, mas preferiu ir para a direita, tirar a camisa e escorregar em direção deles! Uma lenda!

Honestamente? Se o Arsenal vencesse não era injustiça nenhuma, de vez em quando é bom vencer sendo o pior em campo, até o Guardiola falou sobre isso. Agora é descansar, recuperar os jogadores e colocar a base, ou parte dela, em campo contra o Swindon na sexta feira. E sobre o lance do pênalti ou não do Ederson no Odegaard, no primeiro momento achei que foi, mas com o replay mudei de opinião, o noruguês até pisa no nosso goleiro.

Amanhã Chelsea e Liverpool se matam em Londres, um empate com gols é ótimo para a gente.


Informações da Partida: